Ir ao conteúdo

Corsair tx750 -> que nobreak?

LouLima13

Posts recomendados

Postado

Boa noite, galera!

Tenho lido há um tempo o fórum, principalmente sobre essa questão de energia (já conto meu drama...), e confesso que deveria ter feito isso antes de fazer certas escolhas.

Resumindo bem a história pra não escrever um tratado, moro num bairro do Rio que sofre com muitas quedas de luz, a maioria delas sem causa aparente, às vezes em plena luz do dia, em horários de trabalho, à noite... Piora bastante no verão, como era de se esperar mesmo.

Há uns dois anos fiz um computador pra trabalhar (faço imagens pesadas de arquitetura, projetos em 3D pesados), e uso ele esporadicamente pra jogar também. Na época da escolha dos componentes, procurei investir um pouco mais pra ficar atualizado por um bom tempo, e é o que ainda acontece, cumpre bem seus papéis sem me deixar na mão.

Aí vai a configuração:

Corsair TX750W

Cooler CPU Corsair A70

Phenom II X6 1090T

MSI GTX 560 TI Twin Frozr II

12GB RAM DDR3 (2x4GB + 2x2GB)

Placa Mãe Gigabyte 890FXA-UD5

HD 1TB

Dei azar de comprar um nobreak sem conhecer muito à época, gato por lebre, no caso, um SMS Net Winner 1300VA (FP=0,5)... Bem, começou até mais ou menos, jogando coisas como Battlefield 3 com tudo no talo ou renderizando imagens de alta resolução ele apenas apitava, mas depois de um tempo parava o escândalo, nunca desligou. Com o tempo foi piorando, as baterias provavelmente foram drenando, até que qualquer pequena oscilação na rede fazia ele morrer e o PC desligar como se estivesse ligado direto na tomada.

Estou na busca por um nobreak que aguente minha máquina. Depois de muito ler os posts desse e de inúmeros outros fórums, e depois de muito pesquisar modelos, agora com uma noção bem maior do que antes, cheguei a três modelos, dois de onda retangular e um de senoidal:

- APC BZ1500BI, 1500VA (gerando 825W);

- SMS 1400Bi Net 4+ Expert (gerando 980W);

- SMS Net Manager III 1400VA (gerando 980W tb, só que senoidal)

Ouvi falar muito bem desse último, mas o preço salgado assusta um pouco... Estou ciente que onda senoidal é igual a que vem da rede, e menos danosa a longo prazo pra fonte. No meu caso, não tenho intenção de ficar meia hora trabalhando sem luz na rua, quero apenas tempo suficiente pra salvar o trabalho e desligar o PC em segurança, então de repente um de onda retangular daria conta do recado.

Minha dúvida principal é a seguinte: fiz aquele cálculo do Extreme Power Supply Calculator pra dimensionamento de fonte, e as informações do PC que eu inseri (usei o pior cenário, full load em tudo que deu pra colocar...) me levaram ao valor de 577W de Watts recomendado (520 pouco o normal). No caso, algum desses três nobreaks aguentaria meu PC e monitor por cerca de cinco minutos??

Obrigado antecipadamente!

• Membro VIP
Postado

A perguta que não quer calar é... Quando a energia cair, você vai lá, correndo, abrir sua fonte de 750 Watts, trocar os capacitores de entrada dela??? Não.. Então sua fonte, ofereça ou não todos os 750 Watts a PC (e você já viu que não oferece) vai se comportar, justo na hora em que a energia cai, como uma fonte fornecendo os 750 Watts.

Mais que isso.. 750 Watts ela entregaria ao PC, mas tomaria de quem a alimenta algo como 750 Watts / 0,80 pela eficiência da mesma..

Ou seja, do ponto de vista de alimentar a fonte, 750/0,80 = 938 Watts que somados aos 50 Watts do monitor chegam ai perto dos 1.000 Watts..

Quer ver isso dito por quem entende do riscado, olhe ai, Um AN da APC:

RecomendaodaAPCnodimensionamentodeUPSemfontescomPFCativo.jpg

Isso dai tira fora o primeiro dos no-breaks por ti citados e leva os outros dois no limite do limite..

É por isso que às vezes escrevo umas dicas mas que deveria ler não lê..

Olhe ai, fala sobre a preocupação em super dimensionar uma fonte (seu caso): 10 Boas razões para você evitar superdimensionar a fonte de seu PC

Olhe bem a dica de número 8

• Membro VIP
Postado
valeu pela dica! Superdimensionei sim, agora já foi... Mas obrigado pela ajuda assim mesmo!

Compre uma fonte mais adequada ao teu pc. Sai mais barato comprar uma nova fonte eu um ups "menos potente", do que comprar um ups mais potente e manter a fonte atual.

• 4 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...