Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Faço parte de uma equipe missionária que ajuda algumas comunidades ribeirinhas do Pará. Lá, não há rede elétrica. Estamos planejando montar uma bicicleta geradora de energia (aquelas em que ligamos a roda traseira a um alternador de carro, que por sua vez é ligado a uma bateria onde a energia é armazenada e esta bateria é ligada a um inversor para que possamos ligar aparelhos elétricos nela).Queríamos utilizar uma bateria estacionária de 220A, mas temos algumas dúvidas:

1 - Sabendo que para isso terei que comprar um inversor bem potente, eu poderia ligar um refrigerador frost free na bateria (consumo de 48kWh/mês)? E por quanto tempo ele funcionaria ligado a uma bateria de 220A?

2 - Como posso fazer o cálculo de duração do funcionamento de algum aparelho, já que a potência deles é medida em watts e a bateria tem carga medida em amperes (desculpem minha ignorância...!)?

3 - uma bateria estacionária pode ser recarregada através da rede elétrica (tipo uma tomada caseira)? Existe algum carregador para isso?

4 - é possível, caso uma não seja suficiente, interligar 2 ou mais baterias desse tipo?

Eu estou de olho na bateria Clean Max 220A da Moura (http://www.bateriaautomotiva.com.br/ecommerce_site/produto_17483_4651_Bateria-Estacionaria-Moura-Clean-Nano-220Ah-12MF220-) - o que vocês acham? Aconselham outra?

Por enquanto não temos com instalar uma geração solar/eólica etc, então peço que mantenham o foco nas duas possibilidades: carregar direto na eletricidade de nossa casa (que fica a 2 dias de barco da comunidade mais próxima) e as bicicletas geradoras de energia.

Desde já agradeço as respostas, que são para satisfazer muito mais do que minha curiosidade - ajudarão pessoas que simplesmente desconhecem pequenas soluções e confortos com os quais convivemos naturalmente, sem nos darmos conta de como as coisas seriam difíceis se não os tivéssemos.

Postado

1 - Sabendo que para isso terei que comprar um inversor bem potente, eu poderia ligar um refrigerador frost free na bateria (consumo de 48kWh/mês)? E por quanto tempo ele funcionaria ligado a uma bateria de 220A?

Com um alternador destes montado em uma bicicleta, uma pessoa só vai conseguir gerar uns 130watts durante uns 15 minutos, no máximo e depois vai se cansar.

Vamos Fazer uma conta rápida:

Se são 48kWh/mês, dividido por dia vai dar 1548 watts, que dividido por 24 horas vai dar 64,5 watts. É o que vai gastar aproximadamente por hora. Para efeito de consumo é melhor adotar 70 watts, pois o inversor perde uns 10% em calor.

Com relação a autonomia, podemos tirar a seguinte tabela como base:

http://img18.imageshack.us/img18/4346/autonomia.png

4 baterias de 58Ah daria 232AH; 76 watts em uma bateria de 58AH daria 8 horas de autonomia. 4 bateria multiplicaria isso por 4, dando total de 32 horas. Podemos considerar que uma bateria de 200AH dê autonomia de aproximadamente 24 horas com potência de 70 watts.

Acho que para gerar 1548 watts dia, vai precisar de muita gente se revesando eim? Só tome cuidado em usar inversor senoidal de onda pura

2 - Como posso fazer o cálculo de duração do funcionamento de algum aparelho, já que a potência deles é medida em watts e a bateria tem carga medida em amperes (desculpem minha ignorância...!)?

Se pudéssemos usar a capacidade total da bateria, bastaria calcular quanto de corrente o eletrodoméstico drenaria da bateria, simplesmente dividindo a sua potência em watts pela tensão de alimentação. Sabendo que a bateria forneceria 200AH, bastaria fazer um simples calculo matemático.

Mas não é bem assim. Além de não podermos usar a capacidade total da bateria, elas dão perdas que vão de 20 a 15%. Na prática é recomendado que use apenas 20% da capacidade da bateria, para ele poder durar mais.

A tabela que mostrei ajuda.

Neste artigo achei mais informações sobre a bateria.

http://www.solar.coppe.ufrj.br/practica3.html

3 - uma bateria estacionária pode ser recarregada através da rede elétrica (tipo uma tomada caseira)? Existe algum carregador para isso?

Sim, existe vários modelos de carregadores. Mas tome cuidado pois existes muitos carregadores ruins que danificam a bateria.

Este é um bom modelo: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-522467797-carregador-de-bateria-5a-12v-baterias-automotivas-motos-_JM

Podem ser carregadas com corrente de até 20% de sua capacidade nominal em AH, exemplo: para uma de 200AH, não compre um carregador que tenha mais que 40A. Isso visa a prolongar a vida útil.

Neste outro tópico eu mencionei sobre baterias:

http://forum.clubedohardware.com.br/como-montar-gerador/1159939

4 - é possível, caso uma não seja suficiente, interligar 2 ou mais baterias desse tipo?

Sim. Podem ser ligadas tanto em série como em paralelo

Eu estou de olho na bateria Clean Max 220A da Moura (http://www.bateriaautomotiva.com.br/ecommerce_site/produto_17483_4651_Bateria-Estacionaria-Moura-Clean-Nano-220Ah-12MF220-) - o que vocês acham? Aconselham outra?

As baterias estácionárias são sempre melhores para aplicação onde se deseja alimentar cargas constantes. As automotivas são projetadas para partida e não dão o mesmo rendimento que as estacionárias com carga constante.

Por enquanto não temos com instalar uma geração solar/eólica etc, então peço que mantenham o foco nas duas possibilidades: carregar direto na eletricidade de nossa casa (que fica a 2 dias de barco da comunidade mais próxima) e as bicicletas geradoras de energia.

É mais viável carregar na tomada da casa. Ninguém suportaria ficar pedalando para gerar 1548 watts dia.

• Curtir 1
Postado

Nem posso expressar o quanto sua resposta nos ajuda, albert! Muito obrigado mesmo!

Tua resposta levantou algumas questões também:

1- Quanto ao inversor, você citou o de onda pura. O de onda modificada não pode ser usado? Qual seria o problema? Pensávamos em utilizar este (http://www.multienergy.com.br/site/downloads/manual_inversor_2000watts.pdf) ou um similar (por questões de facilidade na compra nesta loja especificamente...) Um inersor de 2000W é suficiente para uma geladeira? Pois li que os picos do compressor da geladeira forçam muito e exigem um inversor bem potente - mas potente quanto? Estou sempre citando a ageladeira pois ela seria o eletrodoméstico mais potente a ser usado, os outros seriam apenas utensilhos bem mais fracos.

CARACTERÍSTICAS DO INVERSOR:

- Código do produto: WAG2482

- Potência de Saída: 2.000W contínua;

- Potência de surto: 4.000W

- Tensão de Saída: 115 v

- Eficiência: 90.00%

- Corrente de repouso: Menos de 5A

- Tensão de entrada de força: 10 v a 15 v

- Alarme de baixa tensão: DC 10,5 + /-0.5V

- Desligamento por baixa tensão: DC 9,5 + /-0.5V

- Cooler integrado

- Peso incluindo os cabos (apox.): 4.500 g

- Dimensões (Comprimento x Largura x Altura): 31 x 16 x 7.5 cm

- Proteção contra sobrecarga e curto circuito

- Duas Saídas de força tipo 3 pinos (dois chatos + terra)

- Garantia: 3 meses contra defeito de fabricação

2 - A bateria pode ser carregada enquanto é utilizada (a estacionária, no caso)?

3 - Um alternador de carro pode realmente ser ligado a uma bateria estacionária? Li tb que o alternador pode ser modificado com ímãs de neodímio para aumentar a geração de energia...

Obrigado desde já! E quanto às pedaladas, não se preocupe! Com o número de pessoas que temos dispostas nesse projeto dá pra colocar um de meia em meia hora o dia inteiro e ainda sobre gente...!rsrs Nós não temos noção do que é não ter energia elétrica e do que faríamos se houvesse uma alternativa para consegui-la!!!

• Curtir 1
Postado

1- Quanto ao inversor, você citou o de onda pura. O de onda modificada não pode ser usado? Qual seria o problema?

O problema é este:

Veja um exemplo de um inversor que o comércio chama de onda senoidal modificada. Neste caso aqui é um inversor de um no-break, mas não deixa de ser inversor.

A primeira foto mostra o formato da onda com o inversor em bateria, sem carga:

http://img68.imageshack.us/img68/1430/semcargash4.jpg

semcargash4.jpg

A segunda foto mostra o inversor com carga na saída:

http://img234.imageshack.us/img234/8052/comcargage2.jpg

comcargage2.jpg

Observe também que quando adiciona carga a largura dos pulsos aumentam para corrigir a tensão RMS de saída. É justamente isso que eles chama de senoidal modificada. Veja mais na foto abaixo:

http://www.sfe-solar.com/wp-content/uploads/2011/08/onda_senoidal_pura_modificada.gif

onda_senoidal_pura_modificada.gif

No entanto a onda continua quadrada, e os equipamentos que trabalham com bobinão não se dão bem com isso. Geralmente queima o compressor da geladeira. Já testemunhei a mesma situação onde o compressor queimou.

Pensávamos em utilizar este (http://www.multienergy.com.br/site/downloads/manual_inversor_2000watts.pdf) ou um similar (por questões de facilidade na compra nesta loja especificamente...) Um inersor de 2000W é suficiente para uma geladeira? Pois li que os picos do compressor da geladeira forçam muito e exigem um inversor bem potente - mas potente quanto? Estou sempre citando a ageladeira pois ela seria o eletrodoméstico mais potente a ser usado, os outros seriam apenas utensilhos bem mais fracos.

A corrente de partida tem haver com a partida do motor interno do compressor. Motores elétricos de indução possuem uma corrente de partida que pose chegar de 7 a 10 vezes o valor nominal durante o consumo.

Você tem que ver quantos watts de potência tem o compressor, e multiplicar este valor por 7. Tem que ver na placa que fica atrás do aparelho.

O inversor também costuma suportar um certo pico de potência. Isso vem informando no manual. No inversor que você se interessou, cita que a potência de surto é de 4.000W, mas infelizmente ele não serve para motores de indução, como é o caso do compressor da geladeira. Segue vídeo demostrando como estes compressores funcionam: [ame=https://www.youtube.com/watch?v=dsabYhhOko0]Copeland Scroll Compressor - YouTube[/ame]

CARACTERÍSTICAS DO INVERSOR:

- Código do produto: WAG2482

- Potência de Saída: 2.000W contínua;

- Potência de surto: 4.000W

- Tensão de Saída: 115 v

- Eficiência: 90.00%

- Corrente de repouso: Menos de 5A

- Tensão de entrada de força: 10 v a 15 v

- Alarme de baixa tensão: DC 10,5 + /-0.5V

- Desligamento por baixa tensão: DC 9,5 + /-0.5V

- Cooler integrado

- Peso incluindo os cabos (apox.): 4.500 g

- Dimensões (Comprimento x Largura x Altura): 31 x 16 x 7.5 cm

- Proteção contra sobrecarga e curto circuito

- Duas Saídas de força tipo 3 pinos (dois chatos + terra)

- Garantia: 3 meses contra defeito de fabricação

2 - A bateria pode ser carregada enquanto é utilizada (a estacionária, no caso)?

Sim, tranquilamente. É o que ocorre nos automóveis. Mas há algo que faz toda a diferença: Nos automóveis o alternador além de não ultrapassar a capacidade de corrente de 20% da bateria (12A para baterias de 60A) ele também é capaz de manter as cargas consumidoras (faróis e eletrônicos), que podem ultrapassar 500 watts, cargas estas que exigem correntes elevadas, como é o caso de 500 watts, vai exigir: 500 watts dividido por 12V = 41,6 Amperes. O alternador é capaz de suprir os 12A da bateria e ao mesmo tempo mandar os 41A das cargas consumidoras. Como ele faz isso?

É simples: Controlando a tensão em cima da bateria. A bateria pode ser alimentada de 12V a 14.5V.

Quando alimentada com 12V a corrente de carga é de praticamente zero, e vai subindo conforme a tensão se aproxima de 14.5V. Então o alternador possui um circuito eletrônico automático que faz isso: Controla a tensão em cima da bateria para controlar a corrente de carga da bateria.

Já para as cargas consumidoras, tais como faróis e equipamentos eletrônicos, esta variação de 12 a 14,4V vão importa. É a faixa de operação destes equipamentos. Assim o alternador manda 12A para a bateria e 41A para o resto dos equipamentos.

E assim ele consegue carregar a bateria enquanto a energia está sendo usada.

Mais no seu caso você não vai ter este recurso pois vai ser difícil criar um circuito de monitoramento deste tipo. Então se a carga de consumo for nais potente que o carregador, a energia da bateria vai começar a ser usada e ela não vai ser carregada. No caso, calculamos que o carregador ideal para a bateria de 200AH seria um que fornecesse corrente de 40A. Ou seja: Que fosse um carregador mais potente o possível, mais sem comprometer a vida útil da bateria.

Se as cargas de consumo forrem de: 40A vezes 12V = 480 watts. Se os equipamentos eletrônicos mais geladeira consumir acima disso, a bateria começará a ser descarregada.

3 - Um alternador de carro pode realmente ser ligado a uma bateria estacionária? Li tb que o alternador pode ser modificado com ímãs de neodímio para aumentar a geração de energia...

Pode sim, mas a modificação fará com que você tenha que mandar desenvolver outro tipo de controle eletrônico de carga. Estes alternadores vem com um circuito eletrônico que regula a carga da bateria e estabiliza a tensão para os equipamentos eletrônicos Sem o circuito regulador a tensão pode facilmente ultrapassar 40 volts em corrente alternada. Circuito original pode ser facilmente adaptado para outras aplicações. Veja como eles funcionam:

[ame=https://www.youtube.com/watch?v=HzIpsGmX6mY]TCC 2011 - Simulação do Funcionamento de um alternador - OFICIAL - YouTube[/ame]

Eu ainda não vejo como vocês encontrarão tanta energia para manter todos estes equipamentos funcionando e ainda bateria carregada.

Continuo dizendo que ninguém suportará ficar pedalando pois mais de 15 minutos, gerando 130 watts.

De outra forma teria que levar a bateria todos os dias para carregar, também não seria viável.

Existe outra abordagem.

Biodigestor. Este equipamento é barato e gera gás, que pode mover um gerador convertido para gás:

[ame=http://www.youtube.com/watch?v=v3D8BP8l_L0]Versão Completa - Biodigestor: Um jeito inteligente de cuidar do meio ambiente - YouTube[/ame]

Uma outra versão maior:

[ame=http://www.youtube.com/watch?v=2XOBlnMQjAs]Biodigestor Marcus Cazarré -- Entrevista José Hélio Silva Araújo - YouTube[/ame]

O gerador:

[ame=http://www.youtube.com/watch?v=fMLlZznGL8w]Biodigestor Marcus Cazarré -- Funcionamento do Gerador a Biogás - YouTube[/ame]

Acredito que dê para utilizar em geradores menores também.

Em tempo:

Ainda sobre as formas de onda nos motores, as ondas quadradas possuem a característica de produzir harmônicas.

Como você deve saber, o motor de indução funciona com base na freqüência da rede elétrica que no caso é de 60Hz. Tanto é que se você variar a freqüência, a velocidade do motor varia. Até existe um equipamento que se chama inversor de freqüência que faz justamente isso. Varia a freqüência para controlar a velocidade dos motores.

O que tem a forma de onda haver com isso?

É que formas de onda quadrada tem a característica de de produzir inúmeras freqüências harmônicas. Algumas destas harmônicas produzem uma freqüência que força o rotor do motor girar ao contrário. Para o motor funciona como se uma carga muito pesada estivesse no seu eixo. Por isso ele queima.

Aqui fala de motores trifásicos e cargas não lineares que produzem estas harmônicas.

Mas no caso do inversor de onda quadrada, os motores monofásicos também vão sofrer com as harmônicas produzidas:

[ame=http://www.youtube.com/watch?v=cF2PSBe0kmk&feature=player_embedded]Harmônicas 2 - Classificações e efeitos das harmônicas - YouTube[/ame]

Postado

Albert, muito obrigado. Tuas informações me deram a base que precisava para que nós lá da base missionária possamos decidir sobre o assunto.

Pela tua orientação, já vi que a geladeira é impraticável, mas pelo que entendi poderemos utilizar para recarregar notebooks, celulares, ligar uma tv para que eles possam assistir a um vídeo, um som portátil etc - e que para esses equipamentos um inversor de 1000w já bastaria, certo? e que não precisaria ser de onda senoidal pura, já que não há compressor/motor nesses casos de eletrônicos...

Um outra coisa: vi que você vende produtos de eletrônica no mercado livre - você tem um bom inversor que supra as necessidades que citei (fora a questão da geladeira...); e carregador de bateria d 200ah, você trabalha com isso? Se houver algum outro material que você trabalhe e sabe que eu necessitarei nesse projeto, ficaria feliz em comprá-los com você, tendo em vista a grande ajuda fornecida!

Muito obrigado.

Postado
Albert, muito obrigado. Tuas informações me deram a base que precisava para que nós lá da base missionária possamos decidir sobre o assunto.

Pela tua orientação, já vi que a geladeira é impraticável, mas pelo que entendi poderemos utilizar para recarregar notebooks, celulares, ligar uma tv para que eles possam assistir a um vídeo, um som portátil etc - e que para esses equipamentos um inversor de 1000w já bastaria, certo? e que não precisaria ser de onda senoidal pura, já que não há compressor/motor nesses casos de eletrônicos...

Um outra coisa: vi que você vende produtos de eletrônica no mercado livre - você tem um bom inversor que supra as necessidades que citei (fora a questão da geladeira...); e carregador de bateria d 200ah, você trabalha com isso? Se houver algum outro material que você trabalhe e sabe que eu necessitarei nesse projeto, ficaria feliz em comprá-los com você, tendo em vista a grande ajuda fornecida!

Muito obrigado.

Eu não tenho estes equipamentos, mas você pode comprar um de 1000 watts de onda Senoidal modificada. Ele serve para os equipamentos eletrônicos.

É bem possível que lâmpadas eletrônicas não se dê bem com ele.

Já liguei uma num inversor deste tipo e ela parece ficar um pouco instável, mas acredito que o modo de funcionar varie conforme a marca.

Também não se esqueça de comprar carregadores inteligentes:

http://www.hobbys.com.br/centraldeveleiros/Carregadores%20de%20bateria.htm

Postado

Em tempo:

Um amigo meu me falou que vai comprar uns equipamentos nesta empresa:

http://www.ottotransformadores.com.br/produtos.html

Achei interessante repassar os contatos.

Só estou repassando. Não sei nada da empresa.

O modelo de carregador automático de 50A seria uma boa opção para a sua bateria.

Vai fornecer corrente dentro da faixa que não compromete a vida útil da bateria.

• 1 ano depois...
Postado

Bom dia amigo, lendo o topico achei interessante, estou com uma ideia parecida, moro em um sobrado e portanto venta direto dia e noite, ja havia pesquisado sobre baterias estacionárias para poder criar um gerador eólico para alimentar algum eletrônicos (no caso seria o escritório, com pcs e impressoras), poderia me dar uma ideia do que iria precisar, a parte do gerador, digo a mecânica (pás e suportes) já está definida, precisaria de uma base em alternador para alimentar as baterias mesmo.

Att.;

Kleber Luiz

Postado

Bom dia amigo, lendo o topico achei interessante, estou com uma ideia parecida, moro em um sobrado e portanto venta direto dia e noite, ja havia pesquisado sobre baterias estacionárias para poder criar um gerador eólico para alimentar algum eletrônicos (no caso seria o escritório, com pcs e impressoras), poderia me dar uma ideia do que iria precisar, a parte do gerador, digo a mecânica (pás e suportes) já está definida, precisaria de uma base em alternador para alimentar as baterias mesmo.

Att.;

Kleber Luiz

Só tenho experiência com baterias e com inversores. 

Com geradores eólicos eu só tenho a teoria. 

Mas posso te dar dicas:

​O calcanhar de Aquiles deste sistema é o alternador, o gerador propriamente dito.

Os entusiastas teimam em usar alternador veicular, contudo alternador tem eficiência muito baixa, pois foram feitos apara automóveis, onde a disponibilidade de energia é muito grande. 

Estes mesmos entusiastas costumam modificar os alternadores veiculares, com imãs permanentes e também rebobinando, mas você já pode imaginar o quanto de trabalho especializado é necessário para fazer isto :) ,

Estas modificações deixam o alternador mais eficiente, mas a custo de um trabalho muito grande. 

Contudo as modificações não são capazes de deixar um alternador tão eficiente quanto um alternador comercial hehehe.

É aí que de indico uma empresa: 

http://www.alterima.com.br

Eles vão te cobrar uns R$ 3.000,00 por um gerador capaz de fornecer 500 watts com 600 RPM. (600 rotações por minutos). Mas você só irá pagar uma única vez. É um gerador muito bem construído. Capaz de durar mais de 20 anos. 

Veja: O gerador funciona desde 1980:

Daí por diante eu acredito que a melhor hélice iria ser estas aqui, de bomba d'água moinho de vento:

bomba-de-%C3%A1gua-do-moinho-de-vento-43

Elas aproveitam bem o vento em baixa velocidade. 

Aquelas outras hélices com três pás, precisam de ventos de 40Km hora para fazer o gerador gerar sua potência máxima. 

De resto, você precisará adequar só duas ou três polias, para multiplicar a velocidade, e fazer o eixo do gerador alcançar as 600 rotações por minutos. 

Estes seriam os primeiros paços.

Depois vem a questão de armazenamento de energia. As baterias. Isso você já leu aí em cima.

Você não tem nem "para onde correr". Se comprar aqueles geradores eólicos prontos, eles vão vir com aquela hélice, que só gera a potência máxima com ventos de 40Km hora. Pode não dar rendimento para você.

Mas esta hélice de bomba d'água, consegue aproveitar ventos mais lentos. 

Postado

Só tenho experiência com baterias e com inversores. 

Com geradores eólicos eu só tenho a teoria. 

Mas posso te dar dicas:

​O calcanhar de Aquiles deste sistema é o alternador, o gerador propriamente dito.

Os entusiastas teimam em usar alternador veicular, contudo alternador tem eficiência muito baixa, pois foram feitos apara automóveis, onde a disponibilidade de energia é muito grande. 

Estes mesmos entusiastas costumam modificar os alternadores veiculares, com imãs permanentes e também rebobinando, mas você já pode imaginar o quanto de trabalho especializado é necessário para fazer isto :) ,

Estas modificações deixam o alternador mais eficiente, mas a custo de um trabalho muito grande. 

Contudo as modificações não são capazes de deixar um alternador tão eficiente quanto um alternador comercial hehehe.

É aí que de indico uma empresa: 

http://www.alterima.com.br

Eles vão te cobrar uns R$ 3.000,00 por um gerador capaz de fornecer 500 watts com 600 RPM. (600 rotações por minutos). Mas você só irá pagar uma única vez. É um gerador muito bem construído. Capaz de durar mais de 20 anos. 

Veja: O gerador funciona desde 1980:

Daí por diante eu acredito que a melhor hélice iria ser estas aqui, de bomba d'água moinho de vento:

bomba-de-%C3%A1gua-do-moinho-de-vento-43

Elas aproveitam bem o vento em baixa velocidade. 

Aquelas outras hélices com três pás, precisam de ventos de 40Km hora para fazer o gerador gerar sua potência máxima. 

De resto, você precisará adequar só duas ou três polias, para multiplicar a velocidade, e fazer o eixo do gerador alcançar as 600 rotações por minutos. 

Estes seriam os primeiros paços.

Depois vem a questão de armazenamento de energia. As baterias. Isso você já leu aí em cima.

Você não tem nem "para onde correr". Se comprar aqueles geradores eólicos prontos, eles vão vir com aquela hélice, que só gera a potência máxima com ventos de 40Km hora. Pode não dar rendimento para você.

Mas esta hélice de bomba d'água, consegue aproveitar ventos mais lentos. 

Boa tarde amigo, eu não vou usar as hélices verticais e sim horizontais, o próprio eixo vai estar acoplado as polias, pois a armação fica fixa e qualquer direção de vento é aproveitado, só outra dúvida em relação as baterias estacionárias, você disse que pode ser usado em série, esse alternador daria conta de carregar duas ou três baterias, mesmo com os pcs rodando a toda... Valeu pela resposta.

Att.;

Kleber

• Membro VIP
Postado

Legal aquele site albert. Mas 3 pau acho que tá 1/2 salgado. você encontra na china por um preço menor e mais potente e alguns já vêm com controlador de carga. Desconsiderando o quesito 20 anos e o risco de não passar pelo fisco, talvez valha a pena comprar de lá mesmo pagando os impostos.

Amigo se der acople direto pois polia perde energia. Quanto a configuração da bateria tem alguns depende. O certo é você contatar o fabricante

O que vi na china gera energia a partir de 3.5m/seg até 16m/seg

Posta foto da sua criatura! Compartilhe sua alegria!

abç

• Curtir 1
Postado

Boa tarde amigo, eu não vou usar as hélices verticais e sim horizontais, o próprio eixo vai estar acoplado as polias, pois a armação fica fixa e qualquer direção de vento é aproveitado, só outra dúvida em relação as baterias estacionárias, você disse que pode ser usado em série, esse alternador daria conta de carregar duas ou três baterias, mesmo com os pcs rodando a toda... Valeu pela resposta.

Att.;

Kleber

Qual alternador você se refere? 

Tudo só vai depender da potência e tensão que o gerador seja capaz de produzir. 

Um só PC de escritório consome na faixa de uns 130 watts.

Não necessariamente o gerador vai precisar manter os PCs ligados e recarregar baterias ao mesmo tempo.

Como se trata de um escritório, pressuponho que o horário de trabalho seja das 8:00 horas até 18:00 horas. 

Isso dá um total de 10 horas. 

Digamos que seja apenas um PC, o consumo será de 130 watts.

130 watts vezes 10 horas = 1300 watts Hora.

O gerador terá que fornecer esta mesma potência no decorrer das horas que o escritório estiver fechado

24 horas menos 10 horas= O escritório permanecerá fechado por 14 horas. 

1300 watts dividido por 14 horas = 92.85 watts.

Não estou nem levando em conta as perdas de 10% do inversor e do controlador de carga. Mas em fim. Considere que o gerador terá que fornecer 100 watts Hora, durante 14 horas. 

Duas baterias de 12V por 100Ah estacionárias serão suficiente para o exemplo de um único PC consumindo 130 watts. As duas baterias estacionárias de 12V por 100AH, darão autonomia de 15 horas e 40 minutos. Mas que suficiente. 

O seu gerador eólico teria que ter capacidade para gerar uma média de 100 watts num período de 14 horas, para poder ser capaz de recarregar as duas baterias de 12V por 100AH. 

Foi um exemplo de apenas um PC. Para mais PCs, multiplique os valores pelo número de PC. 

Postado

Qual alternador você se refere? 

Tudo só vai depender da potência e tensão que o gerador seja capaz de produzir. 

Um só PC de escritório consome na faixa de uns 130 watts.

Não necessariamente o gerador vai precisar manter os PCs ligados e recarregar baterias ao mesmo tempo.

Como se trata de um escritório, pressuponho que o horário de trabalho seja das 8:00 horas até 18:00 horas. 

Isso dá um total de 10 horas. 

Digamos que seja apenas um PC, o consumo será de 130 watts.

130 watts vezes 10 horas = 1300 watts Hora.

O gerador terá que fornecer esta mesma potência no decorrer das horas que o escritório estiver fechado

24 horas menos 10 horas= O escritório permanecerá fechado por 14 horas. 

1300 watts dividido por 14 horas = 92.85 watts.

Não estou nem levando em conta as perdas de 10% do inversor e do controlador de carga. Mas em fim. Considere que o gerador terá que fornecer 100 watts Hora, durante 14 horas. 

Duas baterias de 12V por 100Ah estacionárias serão suficiente para o exemplo de um único PC consumindo 130 watts. As duas baterias estacionárias de 12V por 100AH, darão autonomia de 15 horas e 40 minutos. Mas que suficiente. 

O seu gerador eólico teria que ter capacidade para gerar uma média de 100 watts num período de 14 horas, para poder ser capaz de recarregar as duas baterias de 12V por 100AH. 

Foi um exemplo de apenas um PC. Para mais PCs, multiplique os valores pelo número de PC. 

Boa tarde novamente, esse escritório seria em casa, e provavelmente ficaria ligado 11 horas dia, pra tocar 2 pcs, estava pensando em 2 baterias de 200ah, já a recarga seria feita 24 horas por dia, com o gerador eólico, um alternador pesado, digo, para um motor que exiga bastante corrente, tipo de caminhão, carregando as baterias, funionária?

Att.;

Kleber Luiz

Postado

Boa tarde novamente, esse escritório seria em casa, e provavelmente ficaria ligado 11 horas dia, pra tocar 2 pcs, estava pensando em 2 baterias de 200ah, já a recarga seria feita 24 horas por dia, com o gerador eólico, um alternador pesado, digo, para um motor que exiga bastante corrente, tipo de caminhão, carregando as baterias, funionária?

Att.;

Kleber Luiz

Não irá funcionar ligando diretamente na hélice.

Hálices que vão ligada diretamente no eixo do gerador, são dimensionadas com física de aviação. Não é coisa simples. Elas dão bom rendimento e giram a uns 600 RPM com ventos de 40Km hora. Nesta velocidade de vento, elas dão a potência máxima do gerador. 

Não entendo como você conseguirá calcular estas hélices em casa. Hélices de tamanho rendimento :)  :) .

Ainda tem o problema destes alternadores veiculares só fornecer a potência máxima com 1500 RPM. 

Não tem haver com o fato de ser alternador de carro grande ou pequeno. 

Qualquer alternador de carro 1.0 dos mais fracos que existe,  já geraria na faixa de 1000 watts.

Isso já seria mais que suficiente para você.

Só para você ter uma ideia... Meu consumo de energia gira em torno de 220Kw hora mês. Com isso pago na faixa de uns R$ 200,00 todo mês.

Se eu conseguisse fazer um alternador de carro 0.1 ficar girando lá no telhado, gerando uma média de 300watts por dia... Eu deixaria de pagar conta de energia. Eu abandonaria a concessionária de energia, pois com estes 300 watts diários eu teria praticamente os mesmos 220Kw hora mês. 

Mas aqui eu não tenho ventos. 

As duas baterias de 200AH daria uma autonomia de aproximadamente 15 horas e 43 minutos para 2 PCs, equivalente a 260 watts.

Eu tenho dois PCs. Consomem exatamente isso. Veja a configuração dos dois:

11423345_729373480523961_1283145445_n.jp

Com relação ao gerador... Incluindo as perdas térmicas do controlador de carga mais as do inversor... Considere que você tenha que gerar uns 400 watts.

Serão uma média de 400 watts em 24 horas. 

Isso não será nada fácil de ser feito hehehe. 

Postado

Não irá funcionar ligando diretamente na hélice.

Hálices que vão ligada diretamente no eixo do gerador, são dimensionadas com física de aviação. Não é coisa simples. Elas dão bom rendimento e giram a uns 600 RPM com ventos de 40Km hora. Nesta velocidade de vento, elas dão a potência máxima do gerador. 

Não entendo como você conseguirá calcular estas hélices em casa. Hélices de tamanho rendimento :)  :) .

Ainda tem o problema destes alternadores veiculares só fornecer a potência máxima com 1500 RPM. 

Não tem haver com o fato de ser alternador de carro grande ou pequeno. 

Qualquer alternador de carro 1.0 dos mais fracos que existe,  já geraria na faixa de 1000 watts.

Isso já seria mais que suficiente para você.

Só para você ter uma ideia... Meu consumo de energia gira em torno de 220Kw hora mês. Com isso pago na faixa de uns R$ 200,00 todo mês.

Se eu conseguisse fazer um alternador de carro 0.1 ficar girando lá no telhado, gerando uma média de 300watts por dia... Eu deixaria de pagar conta de energia. Eu abandonaria a concessionária de energia, pois com estes 300 watts diários eu teria praticamente os mesmos 220Kw hora mês. 

Mas aqui eu não tenho ventos. 

As duas baterias de 200AH daria uma autonomia de aproximadamente 15 horas e 43 minutos para 2 PCs, equivalente a 260 watts.

Eu tenho dois PCs. Consomem exatamente isso. Veja a configuração dos dois:

11423345_729373480523961_1283145445_n.jp

Com relação ao gerador... Incluindo as perdas térmicas do controlador de carga mais as do inversor... Considere que você tenha que gerar uns 400 watts.

Serão uma média de 400 watts em 24 horas. 

Isso não será nada fácil de ser feito hehehe. 

E ai amigo beleza, já deu para ter uma boa ideia agora, como disse sobre as pás, elas vão ser horizontais, o eixo que elas vão ficar presas será usado como cardão, que será preso em uma "coroa" (igual as de bicicletas) e via corrente levando o movimento até o alternador que também terá uma "coroa" só que de menor diâmetro para ganhar rotação, essas pás teriam por volta de 30cm e seria 3 pás, a altura do telhado de casa fica em 12m em relação ao nivel da rua, e venta bem, o meu medo é quando aumentar muito o vento, ter perigo de gerar excesso de carga ou coisa parecida.

Outra dúvida, ligo direto o alternador na bateria, certo, e pra usar ligadas em paralelo, seria positivo com positivo pra saida do inversor (tipo aqueles da marca hayonic), pra depois jogar pra tomada do escritório??

Att.;

Kleber Luiz

Obs.: já agradecendo a paciência e o conhecimento dado aqui por você.

Postado

E ai amigo beleza, já deu para ter uma boa ideia agora, como disse sobre as pás, elas vão ser horizontais, o eixo que elas vão ficar presas será usado como cardão, que será preso em uma "coroa" (igual as de bicicletas) e via corrente levando o movimento até o alternador que também terá uma "coroa" só que de menor diâmetro para ganhar rotação, essas pás teriam por volta de 30cm e seria 3 pás, a altura do telhado de casa fica em 12m em relação ao nivel da rua, e venta bem, o meu medo é quando aumentar muito o vento, ter perigo de gerar excesso de carga ou coisa parecida.

Outra dúvida, ligo direto o alternador na bateria, certo, e pra usar ligadas em paralelo, seria positivo com positivo pra saida do inversor (tipo aqueles da marca hayonic), pra depois jogar pra tomada do escritório??

Att.;

Kleber Luiz

Obs.: já agradecendo a paciência e o conhecimento dado aqui por você.

Olá amigo!

Como espera que o alternador gere uma média de 9600 watts dia com uma hélice composta de 3 pás de 30 centímetro?

9600 watts dia, daria 400 watts por hora, que menos uns 10% do controlador de carga, menos uns 10% de perdas nas baterias e mais uns 10% de perda no inversor, irá restar apenas uns 290 watts "livres de impostos :) ", Quero dizer; livre de ´perdas para você usar.

Eu estava esperando uma hélice com pás maiores que 1 metros e 50 centímetros. 

Por isso indiquei aquela hélice de bomba d"água, pois aquela gera a força necessária para gerar esta potência. 

Mas nada melhor que aprendermos na prática.

Monte você mesmo o sistema. Quando tiver gerando, meça a corrente e a tensão. Aí você vai ver na prática as dificuldades.

Com relação as baterias;

É mais simples ligar em paralelo.

404597d1365286807-bateria-para-aguentar-

O alternador já tem que estar com o regulador de tensão. 

Se não me engano, existem reguladores que já vem com o regulador internamente, e outros que não tem o regulador.

O inversor vai ligado direto nas baterias, junto com o alternador. 

Não se preocupe com sobrecarga, pois se o alternador já vier com o regulador, este irá manter as baterias sempre com 13.8V., exatamente o que o alternador faz num carro. 

Neste vídeo explica mais:

@Kleber Luiz

Viu no vídeo 3??? O cara lá disse que um alternador destes só começa a gerar a partir de 1000RPM.

Daí completou dizendo que para começar a gerar a partir de 0 RPM, é necessário colocar imãs dentro do alternador.

Por estas e outras que estes alternadores não prestam para energia eólica. 

Postado

Olá amigo!

Como espera que o alternador gere uma média de 9600 watts dia com uma hélice composta de 3 pás de 30 centímetro?

9600 watts dia, daria 400 watts por hora, que menos uns 10% do controlador de carga, menos uns 10% de perdas nas baterias e mais uns 10% de perda no inversor, irá restar apenas uns 290 watts "livres de impostos :) ", Quero dizer; livre de ´perdas para você usar.

Eu estava esperando uma hélice com pás maiores que 1 metros e 50 centímetros. 

Por isso indiquei aquela hélice de bomba d"água, pois aquela gera a força necessária para gerar esta potência. 

Mas nada melhor que aprendermos na prática.

Monte você mesmo o sistema. Quando tiver gerando, meça a corrente e a tensão. Aí você vai ver na prática as dificuldades.

Com relação as baterias;

É mais simples ligar em paralelo.

404597d1365286807-bateria-para-aguentar-

O alternador já tem que estar com o regulador de tensão. 

Se não me engano, existem reguladores que já vem com o regulador internamente, e outros que não tem o regulador.

O inversor vai ligado direto nas baterias, junto com o alternador. 

Não se preocupe com sobrecarga, pois se o alternador já vier com o regulador, este irá manter as baterias sempre com 13.8V., exatamente o que o alternador faz num carro. 

Neste vídeo explica mais:

@Kleber Luiz

Viu no vídeo 3??? O cara lá disse que um alternador destes só começa a gerar a partir de 1000RPM.

Daí completou dizendo que para começar a gerar a partir de 0 RPM, é necessário colocar imãs dentro do alternador.

Por estas e outras que estes alternadores não prestam para energia eólica. 

Rapaz, você ajudou muito, vou dar uma alterada nos planos em relação as pás, já até achei um projeto aqui, e verificar pra colcocar os imãs no alternador, e fazer os testes, assim que começar a testar, dar uma comentada do que aconteceu, beleza.

Obrigado novamente pela ajuda.

Att.;

Kleber Luiz

Postado

Legal aquele site albert. Mas 3 pau acho que tá 1/2 salgado. você encontra na china por um preço menor e mais potente e alguns já vêm com controlador de carga. Desconsiderando o quesito 20 anos e o risco de não passar pelo fisco, talvez valha a pena comprar de lá mesmo pagando os impostos.

Amigo se der acople direto pois polia perde energia. Quanto a configuração da bateria tem alguns depende. O certo é você contatar o fabricante

O que vi na china gera energia a partir de 3.5m/seg até 16m/seg

Posta foto da sua criatura! Compartilhe sua alegria!

abç

16 metros por segundo dá 57Km por hora.

Foi isso que citei. Geram a potência máxima com ventos de 40Km hora. 

Não é um vento fraco não :D .

É um super vento, daqueles raros de encontrar por ai. 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Bom o que vi era 700w. Se 150w for bom pro amigo e se for proporcional, 12.6km/h deve dar um bom resultado. Uma comparação tosca: o caminhar humano é de 5km/h. Se der uma corridinha, seria algo como aquele vento que se sente na cara

oftopic

Albert pelo valor e consumo de sua conta, creio que não tiveste sucesso naquela empreitada em que o moderador fechou seu tópico né? (ao pesquisar sobre o "assunto", caí nela kk)

Quase mandei-te mp pra trocar ideias... Tenho uma em andamento

amigo @Kleber Luiz , sou entusiasta destas energias alternativas. Causam-me prazer (e inveja) ao vê-las. Portanto, de novo,  não te acanhes em publicar fotos!

abç

• 1 ano depois...
Postado
Em 14/11/2013 às 11:24, albert_emule disse:

Com um alternador destes montado em uma bicicleta, uma pessoa só vai conseguir gerar uns 130watts durante uns 15 minutos, no máximo e depois vai se cansar.

Vamos Fazer uma conta rápida:

Se são 48kWh/mês, dividido por dia vai dar 1548 watts, que dividido por 24 horas vai dar 64,5 watts. É o que vai gastar aproximadamente por hora. Para efeito de consumo é melhor adotar 70 watts, pois o inversor perde uns 10% em calor.

Com relação a autonomia, podemos tirar a seguinte tabela como base:

http://img18.imageshack.us/img18/4346/autonomia.png

4 baterias de 58Ah daria 232AH; 76 watts em uma bateria de 58AH daria 8 horas de autonomia. 4 bateria multiplicaria isso por 4, dando total de 32 horas. Podemos considerar que uma bateria de 200AH dê autonomia de aproximadamente 24 horas com potência de 70 watts.

Acho que para gerar 1548 watts dia, vai precisar de muita gente se revesando eim? Só tome cuidado em usar inversor senoidal de onda pura

Se pudéssemos usar a capacidade total da bateria, bastaria calcular quanto de corrente o eletrodoméstico drenaria da bateria, simplesmente dividindo a sua potência em watts pela tensão de alimentação. Sabendo que a bateria forneceria 200AH, bastaria fazer um simples calculo matemático.

Mas não é bem assim. Além de não podermos usar a capacidade total da bateria, elas dão perdas que vão de 20 a 15%. Na prática é recomendado que use apenas 20% da capacidade da bateria, para ele poder durar mais.

A tabela que mostrei ajuda.

Neste artigo achei mais informações sobre a bateria.

http://www.solar.coppe.ufrj.br/practica3.html

Sim, existe vários modelos de carregadores. Mas tome cuidado pois existes muitos carregadores ruins que danificam a bateria.

Este é um bom modelo: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-522467797-carregador-de-bateria-5a-12v-baterias-automotivas-motos-_JM

Podem ser carregadas com corrente de até 20% de sua capacidade nominal em AH, exemplo: para uma de 200AH, não compre um carregador que tenha mais que 40A. Isso visa a prolongar a vida útil.

Neste outro tópico eu mencionei sobre baterias:

http://forum.clubedohardware.com.br/como-montar-gerador/1159939

Sim. Podem ser ligadas tanto em série como em paralelo

As baterias estácionárias são sempre melhores para aplicação onde se deseja alimentar cargas constantes. As automotivas são projetadas para partida e não dão o mesmo rendimento que as estacionárias com carga constante.

É mais viável carregar na tomada da casa. Ninguém suportaria ficar pedalando para gerar 1548 watts dia.

adicionado 9 minutos depois

Alguém já pensou em instalar um motor por indução magnética ao alternador??? A ideia seria que este alternador girasse a pelo menos 2 mil rpm e fornecesse 24v com duas baterias em série, sendo cada uma de 240ah o que nos traria 5760 watts de potência nominal, o que permitiria um inversor de 4000 w considerando as perdas... isso sem esforço, sem grandes demandas e uma manutenção consideravelmente baixa ( rolamentos e escovas no alternador...), considero uma viável solução para uma situação na qual muitos brasileiros se encontram, isolados no meio do Brasil! Visto que um motor magnético teria seu custo de produção em torno de R$ 500,00 à R$ 1.000,00. Alguém poderia me convencer do contrário ou mesmo trazer melhoramentos a essa ideia?

Postado
Em 01/03/2017 às 18:36, Fabiano Andrade de Souza disse:

adicionado 9 minutos depois

Alguém já pensou em instalar um motor por indução magnética ao alternador??? A ideia seria que este alternador girasse a pelo menos 2 mil rpm e fornecesse 24v com duas baterias em série, sendo cada uma de 240ah o que nos traria 5760 watts de potência nominal, o que permitiria um inversor de 4000 w considerando as perdas... isso sem esforço, sem grandes demandas e uma manutenção consideravelmente baixa ( rolamentos e escovas no alternador...), considero uma viável solução para uma situação na qual muitos brasileiros se encontram, isolados no meio do Brasil! Visto que um motor magnético teria seu custo de produção em torno de R$ 500,00 à R$ 1.000,00. Alguém poderia me convencer do contrário ou mesmo trazer melhoramentos a essa ideia?

Motor perpétuo. 

Já pensou em energia solar

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...