Ir ao conteúdo

Ponto de restauração e Backup

Talleyrand

Posts recomendados

Postado

Olá, gostaria que alguém poderia me explicar o que seria um ponto de restauração e um Backup. (tutoriais)

Se são a mesma coisa, quais as diferenças entres ( se são coisas diferentes), como fazer um ponto de restauração, como fazer um backup, etc...

O negócio é o seguinte: baixei um jogo (mas este pensamento serve também para qualquer outro programa que futuramente possa querer colocar no pc.) e to querendo instalar ele no pc, só que não sei se o jogo vai prestar, rodar, etc...,e se der tudo certo mas eu não gostar do jogo vou querer desinstalar, só que nunca some tudo relacionado ao arquivo, sempre fica uma pasta ou algo salvo relacionado ao jogo no pc.

(sugestões, além do dito cujo ponto de restauração e backup, de programas que façam um pente fino no pc mesmo depois de desinstalado o programa pra ver se ficou algum rastro.)

Então pesquisando na net vi algo falando sobre ponto de restauração que é como se a máquina voltasse no tempo até antes de você ter instalado algo ou salvado algum arquivo.

Será que fazendo um ponto de restauração, se por exemplo, o pc estiver com vírus, ativando esse ponto de restauração o vírus pode sumir do pc?

( ponto antes de o vírus pegar no pc)

não tem muito haver com os outros questionamentos, mas mexendo na net vi que tem uma versão 8.1 do Windows, queria saber se vale a pena atualizar o Windows, ou deixa no Windows 8, pois o 8.1 não tem tanta diferença nem tanta melhoria significativa assim?

Att

Talleyrand

OBS: procurei algumas coisas referentes ao assunto aqui no CH mas encontrei muitos posts antigos e não sei se os mesmo detalhes e dicas servem para o Windows8.

Postado
Olá, gostaria que alguém poderia me explicar o que seria um ponto de restauração e um Backup. (tutoriais)

Se são a mesma coisa, quais as diferenças entres ( se são coisas diferentes), como fazer um ponto de restauração, como fazer um backup, etc...

Olá! Restauração de restauração: "A Restauração do Sistema o ajuda a restaurar arquivos do sistema do computador para um ponto anterior no tempo. É uma forma de desfazer alterações do sistema no computador sem afetar os arquivos pessoais, como email, documentos ou fotos."

http://windows.microsoft.com/pt-br/windows-vista/what-is-system-restore

Copia de segurança/backup: "Em informática, cópia de segurança (em inglês: backup) é a cópia de dados de um dispositivo de armazenamento a outro para que possam ser restaurados em caso da perda dos dados originais, o que pode envolver apagamentos acidentais ou corrupção de dados."

http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3pia_de_seguran%C3%A7a

Como fazer um ponto de restauração: http://windows.microsoft.com/pt-br/windows7/create-a-restore-point (no win8 acho que não há muita diferença, mas deve varia de acordo com o sistema).

Como fazer backup/cópia de segurança: http://windows.microsoft.com/pt-br/windows7/back-up-your-files (windows 7).

São coisas totalmente diferentes, creio eu. Porque pela restauração como foi dito você volta para a configuração na data que você criou o ponto, mas alguns arquivos são mantidos, porém alguns aplicativos não. Já o backup/cópia de segurança não tem nada a ver com restauração (o nome já muda) você copia seus respectivos arquivos por exemplo um problema no PC/notebook ou formatação para conservar seus dados.

O negócio é o seguinte: baixei um jogo (mas este pensamento serve também para qualquer outro programa que futuramente possa querer colocar no pc.) e to querendo instalar ele no pc, só que não sei se o jogo vai prestar, rodar, etc

Veja o requisito mínimo do jogo e compare com sua máquina ou apenas instale, rode, caso gostar e decidir ficar grave em algum dispositivo como pendrive/cd-dvd etc. Obs: como gostaria de fazer suas cópias de segurança?

Será que fazendo um ponto de restauração, se por exemplo, o pc estiver com vírus, ativando esse ponto de restauração o vírus pode sumir do pc?

( ponto antes de o vírus pegar no pc)

Acho que depende do vírus. Acho que no caso de vírus só com algum antivírus, anti-malware etc. Mas não é garantido. Para deletar e colocar em quarentena só se prevenindo e não confiar em ponto de restauração (até em backup pode carregar* o vírus).

só que nunca some tudo relacionado ao arquivo, sempre fica uma pasta ou algo salvo relacionado ao jogo no pc.

Isso você tem que desinstalar, verificar se há algum vestígio no registro e deletar.

mas mexendo na net vi que tem uma versão 8.1 do Windows, queria saber se vale a pena atualizar o Windows, ou deixa no Windows 8, pois o 8.1 não tem tanta diferença nem tanta melhoria significativa assim?

Diferença acho que nem sempre... é mais para melhorias:

http://blogs.windows.com/windows/b/bloggingwindows/archive/2013/05/30/continuing-the-windows-8-vision-with-windows-8-1.aspx

Espero ter ajudado!

Postado

A respeito do backup eu fiquei meio sem entender ainda. do jeito que tá escrito aí parece que é seria a mesma coisa, por exemplo, de eu copiar os arquivos para um pendrive.

Isso você tem que desinstalar, verificar se há algum vestígio no registro e deletar.

como vejo e "acho" isso no registro?

Para ajudar a assegurar que você não perderá os arquivos, você deverá fazer o backup deles regularmente

Como é que posso fazes esse backups regularmente? tem como fixar uma data ou um intervalo de tempo ao qual gostaria que isso fosse feito?

Obs: como gostaria de fazer suas cópias de segurança?

e como é que se faz as cópias de segurança?

Esses tutoriais aí como explica, por exemplo, fazer o ponto de restauração, achei muito vago. não explica muito bem não.

Postado
A respeito do backup eu fiquei meio sem entender ainda. do jeito que tá escrito aí parece que é seria a mesma coisa, por exemplo, de eu copiar os arquivos para um pendrive.

Sim, backup é uma cópia de segurança, nada mais, seja em pendrive, Cd/dvd, ssd, hd externo etc. Mas restauração é diferente de backup.

como vejo e "acho" isso no registro?

Pelo que eu sei isso é pelo comando "regedit" no executar. Por exemplo: Hkey_local_machine/software/microsoft/windows/currentversion/unistall e procure pela chave ou ctrl+f para procurar o nome do arquivo. (isso para deletar qqr vestígio). Exemplo: há tipo de backup/cópia de segurança do windows que ensina a fazer uma cópia do arquivo e/ou do sistema.

Como é que posso fazes esse backups regularmente? tem como fixar uma data ou um intervalo de tempo ao qual gostaria que isso fosse feito?

Bom, isso é pelo "backup" regular agendado. Tem como fixar uma data/hora.

http://windows.microsoft.com/pt-br/windows7/set-up-or-change-automatic-backup-settings

e como é que se faz as cópias de segurança?

cópia de segurança é o mesmo que backup. O jogo ou arquivos você pode fazer uma cópia em dispositivos como citei, mas caso for arquivos importantes do sistema, registro etc, o procedimento é que a microsoft sugere.

Postado
Sim, backup é uma cópia de segurança, nada mais, seja em pendrive, Cd/dvd, ssd, hd externo etc. Mas restauração é diferente de backup.

Neste ponto eu fiquei com uma dúvida, como copiaria todos os arquivo essenciais do windos para um pendrive, por exemplo os arquivos do disco C:? Acho que não caberia.

Pelo que eu sei isso é pelo comando "regedit" no executar. Por exemplo: Hkey_local_machine/software/microsoft/windows/currentversion/unistall e procure pela chave ou ctrl+f para procurar o nome do arquivo. (isso para deletar qqr vestígio). Exemplo: há tipo de backup/cópia de segurança do windows que ensina a fazer uma cópia do arquivo e/ou do sistema.

Para qualquer arquivo que eu queria verificar se depois de desinstalado ainda deixou algo será através deste comando aí no regedit?

cópia de segurança é o mesmo que backup. O jogo ou arquivos você pode fazer uma cópia em dispositivos como citei, mas caso for arquivos importantes do sistema, registro etc, o procedimento é que a microsoft sugere

e que procedimento seria esse?

tava pesando aqui, o backup seria uma copia de segurança de um arquivo qualquer, certo? então eu vou e faço uma cópia do disco c: (não sei nem como é que se faz isso)no proprio pc (ou a cópia tem que se necessariamente em um outro dispositivo portátil?-pendrive, hd externo etc), aí depois de eu fazer essa cópia pegue um vírus no pc, essa cópia também será infectada ou não?

cara você sabe algum lugar que mostra como se fazer um ponto de restauração e um backup?

esse daí da Microsoft eu particularmente achei muito legal não.

Algum site,videoaula que mostra como se faz ambos de forma mais didática, digamos assim.

Postado
Neste ponto eu fiquei com uma dúvida, como copiaria todos os arquivo essenciais do windos para um pendrive, por exemplo os arquivos do disco C:? Acho que não caberia.

Pelo caminho do Painel de Controle/Backup e Restauração/Configurar Backup (windows 7) e depois vai pedir para selecionar o local para salvar e assim você gravaria em pendrive, hd externo etc. Caberia sim, mas teria que ser um super pendrive. O windows 8 deve ter mais de 20gb com ou sem atualização; sem esquecer seus aplicativos que também ocupam o c:/.

Para qualquer arquivo que eu queria verificar se depois de desinstalado ainda deixou algo será através deste comando aí no regedit?

Esse caminho que dei exemplo é para desinstalar caso não der pelo modo de unistalar. Mas caso der para desinstalar e tiver algum arquivo ainda no registro pode procurar pelo caminho HKEY_LOCAL_MACHINE ou procurar pelo atalho ctrl+f e digitar pelo nome.

tava pesando aqui, o backup seria uma copia de segurança de um arquivo qualquer, certo?

Certo!

então eu vou e faço uma cópia do disco c: (não sei nem como é que se faz isso)no proprio pc (ou a cópia tem que se necessariamente em um outro dispositivo portátil?

O procedimento eu expliquei na frase anterior (windows 7 mas pelo win8 não deve haver muita diferença). A cópia tem que ser onde você desejar.

aí depois de eu fazer essa cópia pegue um vírus no pc, essa cópia também será infectada ou não?

Se fez uma cópia sem nenhum vírus detectado, não terá vírus algum. Caso estiver infectado e fizer a cópia logicamente terá vírus na cópia.

cara você sabe algum lugar que mostra como se fazer um ponto de restauração e um backup?

esse daí da Microsoft eu particularmente achei muito legal não.

Algum site,videoaula que mostra como se faz ambos de forma mais didática, digamos assim.

Achei um vídeo como ensina a fazer backup (que não foi diferente do que ensinei)

[ame=http://www.youtube.com/watch?v=wyMc2BbPHJ8]Como criar e restaurar um backup do seu Windows e programas? - YouTube[/ame]

Restauração do sistema: [ame=http://www.youtube.com/watch?v=JZKuUDmKk2E]Backup e Restauração do Windows 7 - Imagem do Sistema - 1/2 - www.professorramos.com - YouTube[/ame]

Acho que agora você deve ter entendido melhor. Espero. Falou!

Postado
Se fez uma cópia sem nenhum vírus detectado, não terá vírus algum. Caso estiver infectado e fizer a cópia logicamente terá vírus na cópia.

Acho que não expliquei direito o que tava pensando em perguntar.

Eu fiz o backup e o computador estava limpo. Depois de backup feito, outra pessoa, por exemplo, utilizando o pc para baixar algum arquivo e infecta o pc com vírus ( o backup foi feito antes com o pc limpo), o arquivo(não sei se pode chamar assim) do backup pegará esse vírus também ou não?

espero ter me expressado melhor.

Cara muito obrigado por tentar tirar as minhas dúvidas e, principalmente pela paciência com minhas perguntas 'bestas'. E responde-las!

Valeu mesmo.

Att.

Me dou por satisfeito. Minhas dúvidas, na medida do possível, foram sanadas, consequentemente, o tópico poderá ser fechado!

Postado
Eu fiz o backup e o computador estava limpo. Depois de backup feito, outra pessoa, por exemplo, utilizando o pc para baixar algum arquivo e infecta o pc com vírus ( o backup foi feito antes com o pc limpo), o arquivo(não sei se pode chamar assim) do backup pegará esse vírus também ou não?

Olá! ah entendi. Não, de forma alguma. Se fez a cópia/backup (em cd/dvd, hd externo etc) com o sistema "limpo", essa cópia não será infectada.

Cara muito obrigado por tentar tirar as minhas dúvidas e, principalmente pela paciência com minhas perguntas 'bestas'. E responde-las!

Que isso! todos temos dúvidas independente do tipo da pergunta. Não sei se consegui explicar da melhor forma.

Postado
Não sei se consegui explicar da melhor forma.

Se da melhor forma eu não sei(rsrs), mas conseguiu me explicar.

Agora entendo, pelo menos o básico, definição e diferença entre ambos, aos quais eram uma das dúvidas.

Mais uma vez Obrigado!

Postado

Caso o autor necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...