Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC Aquecendo


dortt

Posts recomendados

Galera, to com uma dúvida referente a minha configuração, não sei se pode ser algum defeito ou estou exagerando, mas vamos ao problema!

Primeiramente, a configuração...

Processador: AMD FX-6300 Vishera @3,5GHz (stock)

Mobo: GA-970A-D3 rev 3.0

GPU: MSI R9 270x HAWK - Driver/Software: AMD Catalyst™ 13.11 Beta9.2

Memória: 1x 8GB 1600MHz Corsair Vengeance (é 1x8 mesmo porque vou por mais 1)

HD: 1x Seagate 1Tb SATA 3

Fonte: Corsair GS600

Gabinete: Thermaltake V4 Black

Monitor: AOC 23" IPS I2369VM usando a resolução em 1920x1080 por HDMI

PROBLEMA #1 - Performance

Jogando Battlefield 4 no Ultra em 1920x1080 após uns 5~15 minutos de jogo em modo Multiplayer começo a perceber uma queda de performance, ainda não realizei testes de temperatura e FPS apenas fica perceptível a mudança, hoje realizarei os testes para garantir que é realmente um problema e atualizo para garantir.

PROBLEMA #2 - Aquecimento

Este é meu primeiro desktop gamer e estou estranhando, meu gabinete está aquecendo muito, claro que não esperava menos de um pc com essa configuração, porém não sei se é normal o tanto que ele está aquecendo e não tenho como medir a temperatura, só de encostar a mão você sente um calor forte, digamos que de 0-10 eu classificaria como 7, dá para sentir esse calor tanto no acrílico da "janela" quanto na parte de metal.

......

Eu estou achando que o gabinete é muito pequeno e acaba não abrindo muito espaço de refrigeração na máquina, estou apenas com os coolers de fábrica do processador e do gabinete.

O que acham que devo fazer? Estava pensando em algumas possibilidades....

1- Juntar uma grana e investir em um gabinete maior com melhor espaço interno para refrigeração

2- Adicionar 2 FAN 120mm no topo do gabinete

3- Idem ao 2 e trocar o cooler do processador por um Corsair H60

4- Colocar os computadores em outro comodo da casa (são 2 computadores e 1 televisão no mesmo quarto) que seja mais arejado

A opção 4 não gostaria muito por que o melhor ambiente que tenho hoje é onde estão. :(

@edit --- TESTE FEITO

No teste de FPS eu fiquei com oscilação entre 45~60 entre cenas de ação (com tiros, explosões de C4, etc.) e "calmaria".

Quanto a temperatura

Em "idle": 37º C

No BF4: 66~70ºC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, problema resolvido, pelo jeito a AMD vai ter que trabalhar bem nos futuros drivers para Windows 8.

Quando criei este tópico, meu Windows só havia feito alguns updates, dai descobri que após instalar todos updates do Windows 8 (estava atualizando para poder instalar o 8.1) e instalar o Visual Studio 2013 (com todos os recursos) a minha GPU "foi pro saco" de vez, estava obtendo apenas 21~25 fps no Battlefield 4, sendo assim não era problema de aquecimento tendo em vista que a temperatura estava OK.

Enfim, pra resolver meu problema formatei novamente o computador, desativei as atualizações automáticas e deixei de instalar o Visual Studio por enquanto que não preciso, qualquer coisa uso o notebook para isto.

Agora o outro problema dessa GPU são os drivers que são muito recentes, como ainda não está bem otimizado o que está sendo BIZARRO é você jogar Battlefield 4 com 60 fps no Ultra e quando reduz para High cair pra ~40 fps.

Vou aguardar sair atualizações de driver e dai instalo tudo novamente, de qualquer forma fica ai o "caso de uso" se alguém tenha problema com essa placa também.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Que bom que o problema foi solucionado amigo.

De qualquer maneira quero aproveitar a oportunidade para fazer alguns comentários sobre sua configuração.

Por se tratar de uma configuração gamer, temos três pontos críticos quando falamos em refrigeração.

1° - Cooler do processador: É de extrema importância a troca do cooler box por um modelo com maior desempenho, pois apesar de não parecer, as temperaturas estão chegando a níveis muito elevados, e infelizmente o cooler box não é capaz de refrigerar de forma satisfatória, ao menos não nessas condições (Executando jogos).

Posso lhe recomendar 2 modelos muito bons.

Este caso queira economizar

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-520174290-coolermaster-cooler-p-cpu-hyper-t4-pwm-intel-e-amd-nf-_JM

Este caso queira melhor desempenho

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-526813533-cooler-cpu-cooler-master-hyper-212-evo-120mm-rr-212e-20pk-r2-_JM

2° - Gabinete: Muitos usam gabinetes apertados, ou pagam "milhões" em gabinetes Lindos, que não possuem nenhum potencial para refrigeração, felizmente não é esse o seu caso. Você possui um modelo excelente quando o assunto é abertura para refrigeração, podendo você obter máxima eficiência.

3° - Fans: De nada adianta ter um cooler modelo torre com alto poder de dissipação e um gabinete repleto de furações se não existe fluxo de ar para retirar ar quente e injetar ar frio.

O recomendado é ter no MÍNIMO 2 fans no gabinete. 1 Frontal ou inferior funcionando em modo ventilação, ou seja, injetando ar frio no gabinete. A 2 fan posicionada na parte traseira ou superior do gabinete em modo de exaustão, ou seja, retirando ar quente do gabinete.

As fans de 120 são consideradas as melhores por oferecem uma ótima relação entre Fluxo de Ar (CFM) e Ruído (Bba).

https://www.guerradigital.net/fan-aerocool-shark-devil-red-edition-120mm-en55437.html

https://www.guerradigital.net/coolers/fan/fan-akasa-viper-120mm-ak-fn059.html

https://www.guerradigital.net/coolers/fan/cooler-master-fan-120mm-xtraflo-vermelho-r4-xfbl-22pr-r1.html

https://www.guerradigital.net/coolers/fan/cooler-master-fan-120mm-r4-sickleflow-vermelho-r4-l2r-20ar-r1.html

Com essa configuração você joga tranquilo, sem necessidade de mover o equipamento para outro lugar, e sem se preocupar com altas temperaturas, além de conservar sua configuração por mais tempo.

Grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...