Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PIC 18f4550 para controle de um retificador trifásico


ratu123

Posts recomendados

Ola, estou construindo um retificador trifasico para meu projeto de eletronica, e ele será micocontrolado, desejo usar o pic 18f4550 para faze-lo e desejo utilizar a função de comunicação via usb dele, o problema é, tenho pesquisado na internet e não acho como faze-lo, não sou experiente em microcontroladores e por isso preciso de ajuda, todos os foruns e sites que encontrei são muito antigos, e por este motivo algumas informações não servem, alguem aqui sabe o processo para criar essa comunicação? depois de criada a comunicação, eu acho que sou capaz de criar o software que fara a comunicação com o pic, e o própio programa do pic.

Att Guilherme de M. G. Marini

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha tem pessoas aqui que responderam a sua pergunta com certeza,

mais com franqueza o certo seria forum microcontroladores ,aqui você mistura um pouco o tema !! procure o data sheet do pic ,projetos com outros tipos de microcontrolador e faça

uma replica!! usb to pó fora!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe, não notei que existia o fórum para microcontroladores, bom, mas como eu disse ja pesquisei bastante e as informações que encontrei não foram suficientes para que eu conseguisse fazer a comunicação entre o pc-pic, logo eu precisava de uma ajuda nessa parte, tipo um passo a passo do que devo fazer, eu sei que eu tenho que criar um arquivo para o descriptor... mas não sei exatamente como fazer. Preciso de alguem que se disponibilze a me ajudar a transformar meu projeto que esta no pic 16f877 para o pic 18f4550 via usb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola ratu123...

Acho que isto vai lhe ser útil:

http://microcontrolandos.blogspot.com.br/2013/07/controlando-pic18f4550-via-usb.html

Faça download do projeto para tomar como referencia, Esta tudo completo e com código fonte de ambas as partes (PIC e PC).

Aqui também tem uma material interessante:

http://microcontrolandos.blogspot.com.br/2013/09/tutorial-comunicacao-usb-no-mikroc.html

Espero ter ajudado.

Grato Luiz Gustavo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esse é um projeto muito complicado, e começar no mundo dos microcontroladores por ele é uma passo gigantesco........ para inicio tem uns bons tutoriais como este

http://forum.clubedohardware.com.br/tutorial-projeto-picusb/855496?t=855496

mas diga, qual compilador e linguagem vai usar para programar o pic?

flowwww

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você estiver no início dos estudos com microcontroladores, e quiser fazer este seu projeto, então:

1 - Inicie com algo muito mais simples, para conhecer as partes preliminares do uso de microcontroladores. Enquanto isso faça um fluxograma em pseudo-código* do que você deseja que o microcontrolador faça, independente do fabricante do mesmo.

2 - Provavelmente o caminho mais rápido e fácil é escolher o Arduino como plataforma, pois já possui quase tudo pronto, em termos de rotinas e sua linguagem é uma das mais fáceis, se não a mais fácil de aprender. As rotinas e tudo o mais relativo à programação são abertas e portanto, free. A segunda opção poderia ser a plataforma MikroC. Também possui muitas rotinas prontas e sua linguagem não é difícil. O detalhe é que o compilador é free somente para 2K bytes de programa, o que é uma limitação.

Em termos de custos, a opção do Arduino é a mais em conta, pois você só terá que comprar um kit (o compilador é free) com o custo de uns US $ 21.00 no Ebay

http://www.ebay.com/itm/New-Latest-Version-Arduino-Uno-R3-MEGA328P-ATMEGA16U2-USB-Cable-/251119519193?pt=AU_B_I_Electrical_Test_Equipment&hash=item3a77e3c5d9

Ou

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-522152589-kit-arduino-uno-r3-rev3-cabo-usb-cd-com-programas-_JM

* - Código que não pertence a nenhuma linguagem específica, porém contém os blocos necessários à retificação trifásica. É a parte do tratamento teórico do seu projeto. Tensão de saída em função do ângulo de disparo, etc. É o guia para o restante do projeto.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sugiro comprar o modelo mais novo de Arduíno, a versão Leonardo, que é mais moderna, com um pouco mais de memória Ram, e que permite ligar periféricos tipo teclado / mouse na porta USB :

http://www.ebay.com/itm/Leonardo-R3-ATMEGA32U4-module-Arduino-Compatible-free-USB-cable-/200990077636?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item2ecbf132c4

US$ 9,99 com cabo e já entregue em sua casa !

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então, agradeço muito a ajuda de todo mundo, deixe-me esclarecer algumas coisas, estou cursando engenharia elétrica e atualmente faço as matérias de microcontroladores I e eletronica de potencia, ambas as matérias exigem projetos como forma de avaliaçao parcial, logo estou construindo esse inversor microcontrolado para sanar os dois projetos em um só, comecei essas matérias a cerca de um mês, e estou estudando elas, não tenho problemas com o código do pic, pois o projeto esta praticamente pronto, tenho um código em C, em que ele faz um menu e mostra em um lcd, e atraves de 4 botões é possivel faze as alteraçoes.

Dito isso, o meu desejo é comunicar o pic com o pc, e criar um programa, talvez em delphi, pois tenho algum conhecimento com essa linguagem, e esse programa iria fazer o papel dos botões, só que agora interfaceado.

no caso, funcionaria assim, liga o pic, se estiver ligado na usb ele vai aceitar apenas os comandos do usb, podendo mostrar ou nao no lcd, se nao estiver, funciona normal pelos botões.

O meu problema esta na parte da usb, e não tenho muita urgencia de aprofundar nesse assunto, o que eu precisava era de algum tipo de código pronto para eu adicionar ao coódigo do pic e assim permitir a comunicação. Tendo a forma de receber e enviar os sinais para o pic e pc, eu só precisaria manipular os dados recebidos para que o pic/pc faça o que eu programar.

Quanto a pergunta do Mister nintendo, eu ainda não tenho um compilador escolhido, mas tenho instalado aqui, o mikroc, o mplab, e o pcwh pcc, acho que vou programar em c, pois ao que me parece, é mais simples e servira ao propósito do programa.

espero não ter escrito muito, mas estou quase desistindo de fazer essa comunicação.

O projeto iria ficar muito interessante com essa função.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dito isso, o meu desejo é comunicar o pic com o pc, e criar um programa, talvez em delphi, pois tenho algum conhecimento com essa linguagem, e esse programa iria fazer o papel dos botões, só que agora interfaceado.

Qual a versão do Delphi?

Estou devendo dois tutoriais usando Delphi e voce seria o terceiro,assim faria um só,estou apertadíssimo precisando terminar um projeto usando um ARM Cortex-M3.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Vtrx, também tem aquele display matricial, estamos esperando ele também !!!!!

AUAUAUAUA.

Adivinha?!

MAtriz formando uma tela de 10 fileiras de matrizes 8x8(100 matrizes),tive que escolher um ARM(STM32F103).

Estou com a versão embarcadero delphi xe2, mas como eu disse, antes de qualquer coisa preciso comunicar pic com pc =[

Beleza,tem suporte ao Firemonkey,da para fazer altas telas e usando USB nativo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sugiro comprar o modelo mais novo de Arduíno, a versão Leonardo, que é mais moderna, com um pouco mais de memória Ram, e que permite ligar periféricos tipo teclado / mouse na porta USB :

http://www.ebay.com/itm/Leonardo-R3-ATMEGA32U4-module-Arduino-Compatible-free-USB-cable-/200990077636?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item2ecbf132c4

US$ 9,99 com cabo e já entregue em sua casa !

Paulo

Paulo!

Eu estou quase comprando um kit do Arduino.

Esse que você colocou possui alguma coisa a mais, mas acredito que tenha um inconveniente, que considero grave.

O UNO possui o ATMEGA328 com encapsulamento DILP e colocado em um soquete.

Com isso pode-se fazer os projetos e ao final colocar o microcontrolador na placa do projeto. Aí só precisa comprar o CI ATMEGA328 com o bootloader do Arduino para novos projetos. O CI a ser reposto fica mais em conta.

Com o kit Leonardo ou você usa a placa toda para o projeto, ou tem que comprar o CI ATMEGA32u4 com o Arduino e tentar fazer a placa de circuito impresso com SMD nela. Para um hobista isso é um inconveniente.

MOR_AL

Ratu123!

Dê uma olhada no índice do livro "Criação de Sistemas Supervisórios em Visual C# 2010 Express.

Mais precisamente no capítulo 14.

http://www.erica.com.br/include/sumario.asp?cod=4087

http://www.bestbooks.com.br/Indice.asp?CodigoLivro=168612&Tipo=1

http://compare.buscape.com.br/prod_unico?idu=1853650408&ordem=prec#precos

Comprei e gostei, por isso recomendo.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, ó eu aqui de novo, então, estava lendo os artigos desse blog, http://microcontrolandos.blogspot.com.br/2013/07/controlando-pic18f4550-via-usb.html#more, que foi postado aqui, baixei o arquivo e simulei no proteus, funcionou que foi uma beleza, era exatamente isso que eu queria um codigo funcionando.

O problema é, ele funcionou quando simulei com o .hex que veio no .rar, mas quando abri o projeto no mikroC e compilei, parou de funcionar, o computador sequer reconhece o dispositivo usb.

Minhas questões são, alguem sabe porque isso ocorreu? pois se eu conseguisse compilar o arquivo eu conseguiria fazer o que eu quero.

Segundo, alguem aqui tem experiencia em ccs e mikroC para fazer a conversão desses dos arquivos de mikroC para ccs? como sou novo nesse assunto de micro, não sei o que eu teria que mudar de um compilador para o outro.

Aguardo as respostas, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ratu123... Compare o HEX compilado no MikroC com o HEX baixado no microcontrolandos... e veja as diferenças (no tamanho e tal...) Pode usar o ICprog para disassemblar os dois HEX e procurar as rotinas que estão diferentes... Vai dar trabalho, mas sera possível descobrir se o código do HEX que você baixou é o mesmo que foi compilado no MikroC, comece pelo mais fácil, olhe a configuração dos Fuses, se o valor do clock esta coreto (Com PLL e tudo mais), pois pode ser que o configuração do proteus esteja mau ou algo assim... O melhor a fazer é monitorar o Buffer de entrada através do terminal HID e ver se os dados estão chagando lá(mas para isso, não tem simulação, é gravar o PIC e testar...)...

O proteus esta acusando algum erro?? Se estiver qual é??

Quanto a converter do MikroC para o CCS, é possível mas o CCS é um compilador diferente do MikroC e tem rotinas e bibliotecas diferentes, então teria que ser feito por uma pessoas que conhecesse o CCS (não é meu caso..XD).....

Vou tentar compilar o programa aqui (to no trampo agora, ai fica difícil..rsrs) e ver no que dá, seu eu conseguir eu te oriento sobre como proceder com seu projeto, OK?

Grato Luiz Gustavo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então, acho que o problema nao é no proteus, porque um arquivo hex funciona e outro nao, no mesmo circuito, alias sem mudar nada alem do hex, então penso que a diferenca esta no mikroc, e imagino que o Arquivo usado pra compilar é o mesmo usado pelo dono do blog, imaginei que seria alguma configuração do mikroc que eu nao fiz, mas por conhecer pouco do mikroc eu nao sei o que poderia ser. Proteus nao acusa erro algum, so que no arquivo compilado por mim o windows sequer reconhece o usb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AUAUAUAUA.

Adivinha?!

MAtriz formando uma tela de 10 fileiras de matrizes 8x8(100 matrizes),tive que escolher um ARM(STM32F103).

Nossa ...... caramba meu, voce tá querendo fazer um display de estádio ?????????

Isso que é uma mudança que significa bastante tempo adicional para concluir...

Um abraço, Vtrx !

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...