Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pentium 4 & Asus P4V800-X Temperamentais no Calor


Saxofonista

Posts recomendados

E qual a temperatura do processador agora? Eu insisto nos descartes, porque o problema pode nao ser necessariamente o processador, mas de alguma forma o sistema está "se defendendo" de algum "overheating" em algum componente.

Essa lentidao no calor é normal, e é uma forma do P4 "se defender" do calor excessivo. É uma técnica chamada Thermal Throttle, na qual, para diminuir o calor gerado e facilitar a dissipacao, o processador funciona um ciclo ligado e um ciclo apagado, e na prática, é como se ele estivesse funcionando pela metade.

Procurei no Google e saiu esse teste do Gabriel Torres na página em inglês (Hardware Secrets) http://www.hardwaresecrets.com/article/104

SpeedFan & Everest Ultimate Edition são unanimes em 34/35 Cº do Processador neste instante com 24 Cº de Temperatura Ambiente.

Ps: A Garrafa de 5 Litros de Água Congelada, está numa prateleira a 60 cm de altura, junto a parede.

Velocidade de reação da máquina, diria que está em 70%, piora ao usar o navegador, com 3 a 4 páginas abertas, em uso normal, no frio, abro 10 páginas ao mesmo tempo sem problemas. Navegador preferido, Google Chrome.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
SpeedFan & Everest Ultimate Edition são unanimes em 34/35 Cº do Processador neste instante com 24 Cº de Temperatura Ambiente.

Ps: A Garrafa de 5 Litros de Água Congelada, está numa prateleira a 60 cm de altura, junto a parede.

Velocidade de reação da máquina, diria que está em 70%, piora ao usar o navegador, com 3 a 4 páginas abertas, em uso normal, no frio, abro 10 páginas ao mesmo tempo sem problemas. Navegador preferido, Google Chrome.

Se os sensores estão corretos, 34/35 °C nesse processador nao é nada para ele, está gelado. Para mim está mais do que claro que o problema nao é o processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem comprei 3 fan de 8", troquei aquela que rodava devagar na frente inferior, instalei mais um ao lado, e mais um na parte traseira. Usei um adaptador tipo hub, com 4 saídas, duas tem 1 fio amarelo e um preto, duas tem 1 fio vermelho e um preto. Para minha surpresa, aquela que girava devagar, continua na mesma, no conector de fio vermelho e preto, com fan nova, porém se plugo no terminal de fio amarelo e preto, roda bem depressa. Então adaptei o adaptador, ligando os vermelhos junto no pino dos fios amarelos, assim, todas as fan rodam depressa. Passei a tarde com o computador travando, tentei diversas configurações de fan. Tirei memória, e só agora consegui acessar o fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava lendo aqui o manual da Placa Mãe ASUS P4V800-X, tenho instalado duas Corsair 1GB cada 400Mhz PC3200 nos DIMM1 DIMM2

Aí dis que: " PC3200 DDR DIMMs max to 2 DIMMs only. "

Me explica melhor, que não sei se entendi direito. Como já tenho estas duas de 1GB cada, e são PC3200, não posso colocar mais memória ? O Manual diz que os sockets suportam acima de 3GB.

E então ?!

Um socket de memória está vazio, pelo visto não pode colocar uma memória de 1GB ali ?!

Neste momento, Temperatura Ambiente 24º C

+3 Fan novas girando a toda, total de 6, fóra as embutidas, no processador, placa de vídeo, fonte...

Temperaturas:

Placa Mãe 37º C

Processador 32º C

Propriedades do sensor

Tipo de sensor Winbond W83627THF (ISA 290h)

Nome da Placa Mãe Asus P4V800-X / P4V8X-X

Intrusão detectada no Chassis Não

Temperaturas

Placa mãe 38 °C (100 °F)

Processador 31 °C (88 °F)

Aux 5 °C (41 °F)

SAMSUNG 28° C

Seagate 32° C

Temperatura do painel do gabinete em 32º C

Pronto para travar por temperatura a qualquer momento.

Perdi a conta de quantas vezez travou, hoje quando marcava acima de 29º C no marcador do gabinete, em diveras configurações de fan, hora com tudo ligado, hora com uma só ligada, duas na frente, duas atrás, etc...

Ou seja, tanto faz a quantidade de fan rodando no máximo, é só esquentar um pouquinho que trava do mesmo jeito.

Como tenho duas placas de rede, uma of-board e outra onboard, agora liguei a onbord, coisa que não fazia a anos, já que está travando fácil fácil na Internet...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora pouco, troquei o jogo de memórias, pelo de outra máquina.

Coloquei PC3200 400MHz

1 pente de 512

2 pentes de 256

Travou já ao iniciar o Everest, depois de umas engasgadas, para iniciar o Windows XP Pró.

Depois, coloquei o pente de 256 PC3200 junto com os outros dois de 1 GB cada, 400 Mhz PC3200, também travou.

Ou seja, creio que podemos descartar as memórias do problema.

Tenho 1/6 dúzia de fan no momento rodando a toda.

Memórias Ok

Continua Travando por temperatura, mesmo depois de fazer o teste com as memórias.

O que pode ser ?

"Ouvi" um comentário, que nesta placa mãe, PC3200 400 MHz só pode 2 pentes.

Se quiser colocar 3GB tem que ser 333MHz ! Confere ? Por que ?

Se bem, que Memória já parece estar descartado do problema !

Faz anos, tentei instalar os HD's com o cabo serial ata, mas não deu certo, estão instalados com o cabo standard paralelo, sendo o HD menor e mais antigo, como slave.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No Momento troquei a placa de vídeo inno3D FX5200 8X 64Bit w/128Mb TV AGP

por outra igual, menos usada, para testar. Por enquanto todos os sensores mostram + ou - a mesma coisa. Vou aproveitar para fazer uma limpeza e aplicar pasta térmica na minha placa de vídeo. Deixei "apenas" 4 fan rodando no máximo.

Facebook aberto, Fórum ClubedoHardware e YouTube num vídeo HD, aguentou 8 minutos e travou.

Recoloquei a minha placa de vídeo, e reabri as mesmas páginas..., e travou em 1:50 minutos.

E então galera, o que pode ser ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser a fonte,li o tópico de novo e não ví menção nenhuma a fonte,qual é o modelo?

Tente usar somente 1 modulo daqueles 512 ou 256,em vez de testar tudo de uma vez.

Pois olha, ontem conversei com um amigo e ele também falou sobre a possibilidade de fonte. Esta aqui levou várias "casetadas" por falta de energia.

Quanto a memória, também tentei só um pente de 512, deu na mesma.

Minha fonte, é uma ATX-600

Mas a "possibilidade" da fonte ter ou não algum problema, pode influir na temperatura da placa mãe ?

A propósito, agora pouco, depois da "primeira travada do dia por temperatura", abri a fonte, e está tudo limpo, aparentemente nada estufado, ou com aparência de super aquecimento, bem como a placa mãe. Uso um Nobreak 800 W

Até parece Piada, com o trocadilho, mas é a mais pura verdade em meu PC:

" Tela Congela só no Verão "

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudações Blonski!

Ontem quando conversamos, eu citei que poderia ser algum problema com a fonte, considerando que aparentemente você manteve a mesma fonte de quando comprou o computador, mas desde então adicionou diversos componentes ao PC (+1 HD, 6 fans, etc).

Porém, lendo suas postagens me deparei com uma informação relevante que você não mencionou ontem: algum processo estar consumindo 100% da capacidade do processador. Podemos estar diante de um problema lógico (software) e não físico (hardware).

A recomendação que eu daria é que você monitore o gerenciador de tarefas do Windows para verificar se algum processo está consumindo muito processamento.

Como você disse, o travamento ocorre principalmente ao usar o Chrome e Youtube. Há alguns anos eu usava um micro antigo no trabalho que sempre travava quando eu tentava ver algum vídeo no youtube. Ao monitorar o gerenciador de tarefas, eu percebi que existia um processo de um plugin do flash que consumia 100% de processamento e, consequentemente, travava todo o PC.

O amigo Hqxriven sugeriu o teste de tentar rodar outro Sistema Operacional (Linux) pelo pendrive/CD. É uma ótima dica que ajudaria a identificar se o problema é físico ou lógico. Recomento usar o Ubuntu ou Linux Mint!

Qualquer dúvida, estamos aê!

;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faz um tempo que noto ao rodar a roda do mouse óptico para baixo, usa picos de 100 % da CPU, com Google Chrome, algumas vezes travou/congelou a tela, instantâneamente após rodar a roda do mouse. Mas principalmente com a proximidade do verão. Por hora só baixei a aceleração de hardware. Quanto a tentar rodar outro sistema operacional, nunca fiz isto, não sei se pode dar algum conflito com os programas instalados, ou com segurança dos dados na rede.

http://support.microsoft.com/kb/885355/pt-br

Figura1.jpg

Extra:

image.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não dá problema não...

Basta baixar uma instalação de um desses sistemas e gravar num CD/pendrive.

Então você insere o CD/Pendrive e dá o boot por ele.

É necessário configurar o PC para dar o Boot pelo CD ou pendrive antes do HD. Para fazer isso, quando o PC estiver iniciando, acesse o setup da BIOS, apertando DEL ou F2(depende da placa mãe) durante aquela primeira tela que aparece quando liga o PC.

Os detalhes sobre como acessar a configuração de boot do micro eu não tenho certeza, pois não tenho a placa mãe... Mas costuma ser meio padrão em placas mais antigas =)

Sobre o problema de compatibilidade de arquivos e segurança, na verdade você não vai instalar um sistema operacional novo. Vai simplesmente rodar uma versão "live" (temporária, para teste, etc). Teoricamente não vai comprometer a estrutura de arquivos existentes, nem a segurança do sistema que está originalmente instalado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sabe que o fato de ter baixado a aceleração de hardware em: Botão direito do mouse na área de trabalho > Propriedades > Propriedades de Vídeo > Configurações > Avançadas > Solucionar problemas | Baixei um risco do Máximo e desabilitei todas as extensões do Google Chorome, mantive só o AdBlock ativado. Das Fan's extras, além a do topo e lateral do gabinete, notei que somente uma na parte superior da traseira expelindo e uma na inferior da dianteira, aspirando. São o suficiente. Desta forma, nos últimos dias, foi possível assistir um vídeo do YouTube, operar programa de áudio, CorelDraw, etc... sem travar. Conseguindo desligar o computador "normalmente". Não dá para cantar vitória. Mas é notável a diferença, com estas simples mudanças descomplicadas, que tomei iniciativa em tentar.

Fica a dica, de que; além de baixar a aceleração de hardware, deixar o Google Chrome, "Limpo" sem extensões ativas, pode resfriar seu computador, ou mesmo, permitir que ele trabalhe em temperaturas um pouco mais elevadas, sem travar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!