Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O Linux tem melhor desempenho para games ?


zanatadrummer

Posts recomendados

  • Membro VIP
Em tese, sim. Só que a maioria dos títulos não têm versão para linux. A saída, nesse caso, é usar o wine ou similar. Só que nem sempre funciona.

Em tese, não. Há vários problemas com o openGL, como também os drivers feito para essa plataforma. Jamais o Linux alcançara o desempenho que nós temos no ambiente Windows. O mercado, hoje, é voltado para Windows. Logo, placas de video e os jogos são trabalhados para terem o melhor desempenho no ambiente windows ( Directx e os drivers da placa de video).

Não se iludam, Linux há vários pontos melhores que windows, porém, para o mundo dos jogos, windows é insuperável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em tese, não. Há vários problemas com o openGL, como também os drivers feito para essa plataforma. Jamais o Linux alcançara o desempenho que nós temos no ambiente Windows. O mercado, hoje, é voltado para Windows. Logo, placas de video e os jogos são trabalhados para terem o melhor desempenho no ambiente windows ( Directx e os drivers da placa de video).

Não se iludam, Linux há vários pontos melhores que windows, porém, para o mundo dos jogos, windows é insuperável.

Respeito mas discordo. O desempenho do windows para jogos é atualmente melhor porque os jogos são projetados para rodar no windows. Então, todo o suporte é voltado para este OS. A questão do desempenho não pode ser nivelada por baixo. Por isso que em tese é melhor (porque o sistema é mais leve e mais rápido). Mas na prática não (atualmente a indústria toda é voltada para o universo o windows). A partir do momento que fabricantes de placas e etc., otimizarem seus produtos para o linux, podemos ter como dimensionar isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

angelus... já tem jogos portados para linux. o steam já está no linux... então de todo não é valido o argumento

o que ocorre é que muitos jogos, como você disse, são windows. então no linux depende-se de APIS... daí é no peito mesmo.

alguns jogos, ainda, dizem ser linux, e ao rodar o instalador, baixa um "wine" disfarçado.

mas, claro... tem de se cuidar e muito quando se afirma que é melhor ou não.

Jogos em flash, o desempenho está melhor. mas não dá pra comparar também... por isso eu reitero que.... se o jogo for portado o desempenho é melhor, pelo simples fato de que linux não usa direct-X.

Mas... parcimônia na hora de comparar sempre é bom

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

angelus... já tem jogos portados para linux. o steam já está no linux... então de todo não é valido o argumento

o que ocorre é que muitos jogos, como você disse, são windows. então no linux depende-se de APIS... daí é no peito mesmo.

alguns jogos, ainda, dizem ser linux, e ao rodar o instalador, baixa um "wine" disfarçado.

mas, claro... tem de se cuidar e muito quando se afirma que é melhor ou não.

Jogos em flash, o desempenho está melhor. mas não dá pra comparar também... por isso eu reitero que.... se o jogo for portado o desempenho é melhor, pelo simples fato de que linux não usa direct-X.

Mas... parcimônia na hora de comparar sempre é bom

Sem dúvida. É porque alguns argumentos comparam os dois sistemas per si. Se você for comparar um por um, o linux é melhor em termos de não exigir muitos recursos da máquina. Por outro lado, a comparação fica prejudicada já que a produção massiva de games ainda é para o windows. Mas para o autor do tópico, acredito que ele esteja em dúvida se vale a pena trocar o windows pelo linux para jogar: atualmente, não.:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Rodando aqui alguns jogos portados na Steam numa boa...Estou esperando a "Sale" para pegar o Metro Last Light e o Eurotruck2...

Ah, mas o jogo que eu gosto não tem pra linux...bom, use windows...:D

Acho que com a chegada do SteamOS teremos mais jogos AAA para a plataforma...ou não, é uma aposta mesmo...mas acho que vale a pena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então pelo que entendi o Linux poderia ter mais desempenho, se tivesse mais suporte para os jogos ?

Eu pensei no Linux, porque pelo menos ia desafogar um pouco mais nos requisitos dos games, é muito ruim ter que gastar fortunas só pra poder relaxar naquelas horas com uns games favoritos :(

Mesmo assim, então pelo trabalho que da só pra tentar fazer um jogo rodar o jeito vai ser ficar com o pesado e velho Windows =(

Muito obrigado a todos pelas dicas :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!