Ir ao conteúdo

Sincronizar SG3525 com a rede elétrica.

albert_emule

Posts recomendados

Postado

Olá!

Vou montar um inversor de tensão destes comuns que são comumente chamados de "onda senoidal modificada", mas que na verdade a onda é PWM 60Hz.

Vou usar o sg3525:

http://www.onsemi.com/pub_link/Collateral/SG3525A-D.PDF

Será um inversor tipo nobreak, que ao faltar energia acionará em uns 3 milissegundos, quando a energia voltar ele levará 2 segundos para desligar e ao mesmo tempo acionar um relé que alimentará as cargas diretamente pela rede.

O problema é que quando o inversor estiver prestes a desligar, já com rede presente, sua onda deve sincronizar com a onda senoidal da rede para a carga ser transferida para a rede elétrica suavemente.

A carga deve ser transferida para a rede quando as ondas estiverem conforme imagem abaixo:

onda_senoidal_pura_modificada.gif

A pergunta é:

Como eu poderia fazer o SG3525 sincronizar com os 60Hz da rede elétrica?

Este CI tem um terminal dedicado ao sincronismo externo (Terminal 3) mas eu não estou sabendo como fazer com que o sinal de 60Hz da rede sirva de referência para este sincronismo.

Postado
Albert,

Pelo que lí, ele não pode ser sincronizado abaixo de 100 hertz......

Segue o link onde tratam desse assunto :

http://www.diyaudio.com/forums/power-supplies/98829-sg3525-inverter-8.html

Paulo

Existe um esquema de um no-break da marca Enermax que usa este CI para controlar os mosfets.

Já a etapa que monitora as condições da rede elétrica é feita por um microcontrolador.

Percebi que ele sincroniza o SG3525 antes de transferir as cargas para a rede elétrica, mas não lembro em qual terminal do SG3525 ele envia o sinal.

Acho que outra forma simples de sincronizar seria aumentando um pouquinho a freqüência do GS3525, assim as ondas iriam ficar se deslocando lentamente uma em relação a outra, bastando um circuito para reconhecer quando as ondas ficarem em fase.

Com duas ondas senoidais é fácil pois quando as duas ondas entram em fase, a tensão da soma das duas ondas é a menor possível. Se aos duas ondas tiverem a mesma amplitude, a tensão de soma é zero.

Quando estão defasadas em 180 graus a tensão de soma é total.

Assim fica fácil colocar um comparador lá para informar quando a tensão for a menor possível.

Mas quando uma onda é senoidal e a outra é PWM não sei como ficaria.

Lembrando que a sincronização não é permanente. Se dá apenas em uma fração de segundo, tempo suficiente para o inversor desligar e um relé atracar a carga na rede.

Postado

O que diz aí é que para faze-lo operar num inversor de 60Hz, o oscilador interno tem que trabalhar a 120Hz.

E também o sujeito lá queria fazer o trafo de ferrite e trabalhar diretamente com 50 a 60Hz. O cara que respondeu disse que os ferrites são muito ruins em baixas freqüências como 60Hz, e que teria que usar trafos laminados portanto pesados.

Acho que eles não gostos muito de trafos pesados.

O cara que respondeu ainda recomendou que ele fizesse um conversor DC/DC em alta freqüência para transformar 12V em 320V DC e só depois um inversor em ponte H para transformar 320V DC em corrente alternada.

Diz ele que assim o projeto ficaria leve.

De sincronismo não fala nada.

Aqui fala algo sobre sincronismo:

http://www.diyaudio.com/forums/power-supplies/140991-sync-sg3525.html

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!