Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Duvida quanto ao desempenho de um notebook


Felipevrs

Posts recomendados

Boa tarde... Bom, há alguns meses que venho pesquisando um notebook para realizar tarefas simples, trabalhos de escola e jogos (Que agrega tudo uashaushas). Depois de muito pesquisar, encontrei o notebook "Dell Inspiron 15r 5537", segue abaixo as configurações dele:

* 4ª Geração Intel® Core™ i5-4200U (2.6GHz, 3Mb Cache)*

* 6 GB de DDR3L D a 1600 MHz

* Disco Rígido 1TB, SATA (5400 RPM)

* Tela LED HD de 15.6 polegadas (1366x768) com True Life

* AMD Radeon® HD 8850M, 2GB GDDR5 (Pesquisei sobre e ela é Classe 2, um pouco inferior a GTX660m)

Quero saber se ele rodaria com um desempenho bom, jogos como: Far Cry 3, Battlefield 3, Sim City 2013, Metro Last Light / Eu sei que esse notebook não é especifico pra jogos, mas vi um tópico de "Como escolher seu notebook" e no setor "Gamer", ele só deixava a desejar no hd, que era pra ser um 7200rpm. Esse notebook tá custando atualmente R$2500 pois está em desconto, o preço normal é R$2800.

É isso... Fico grato a quem puder me ajudar. :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até hoje compartilho da ideia que notebook não foi projetado para rodar jogos. Sei que muitos fabricantes façam publicidade com modelos designados para esse fim, mas é uma questão lógica:

O processamento e funcionamento da placa mãe e seus componentes geram calor - e não e pouco - o calor causa desgaste nos condutores, além de comprometer seus desempenho durante suas funções, os notebooks em grande maioria dispõem apenas de um cooler - minúsculo - para auxiliar na refrigeração do sistema e seu espaço interno é totalmente preenchido sendo a circulação do ar bastante restrita. Jogos, são sem sombra de dúvida, os programas que mais exigem poder de processamento, consequentemente o calor estará presente durante seu uso, usuários de jogos não costumam jogar por 20 ou 30 minutos, mas por horas, muitas vezes sem nenhum intervalo.

Então não vejo como um notebook por mais que tenha uma configuração robusta - o que lhe torna extremamente caro - possa rodar jogos com facilidade e velocidade. Aconselho que entusiasta dessa modalidade busquem PC's de preferências com gabinetes "extra size" e se possível sistema de refrigeração liquida para proporcionar toda a eficiência que o conjunto da máquina pode lhe proporcionar e ainda gastar bem menos em seu investimento. E respondendo a sua pergunta, embora tenha uma ótima configuração e marca, não é um notebook que execute jogos com gráficos excelentes, poderá fazer no começo, mas com pouco tempo você sentirá os engasgos ou até mesmo o prejuízo de um colapso no sistema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Você conseguirá rodar esses jogos muito bem e o notebook cumprirá perfeitamente seu objetivo.

Os notebooks da Dell são muito bem projetados e não possuem histórico de aquecimento. Se ele foi feito com um Core i5 potente e uma Radeon HD 8850M, pode ter a certeza que ele tem capacidade suficiente de resfriar tais componentes. É um Dell.

Meu notebook é um Asus N53Ta, fica ligado quase o dia todo e eu fico jogando nele às vezes por horas e horas seguidas. Ainda faço overclock e nunca tive problema de super aquecimento. Notebooks bem projetados não apresentam esse problema e se não esquentam podem ficar ligados e jogando o dia todo. A cada vez mais aparecem notebooks adaptados para jogos que esquentam menos e oferecem grande performance.

Notebooks que queimam com jogos geralmente são porcarias mal projetadas do tipo Positivo, que ainda são forçados ao extremo por usuários desconhecedores.

Veja o Tópico Oficial desse notebook. Posso lhe garantir que ele é projetado para aguentar os jogos, não vai lhe dar problemas e é uma ótima opção. Battlefield 3, por exemplo, deve rodar bem no máximo ou perto disso. Ele não vai dar nenhum "colapso catastrófico de sistema". Oferecerá gráficos excelentes.

E quanto ao que disse o amigo acima, sobre PCs, ninguém precisa de water cooler para rodar jogos pesados. Water cooler é só para quem não possui espaço e refrigeração suficientes no gabinete ou faz overclock pesado. Um gabinete com tamanho razoável e um bom sistema de resfriamento a ar já é mais que suficiente.

Às vezes precisamos nos deslocar. Mesmo que seja melhor montar um PC para jogos, nem todos podem fazer tal coisa por dependerem da capacidade de deslocamento de um notebook. Nesse contexto entra a linha de notebooks adaptados para jogos.

Existem muitas propagandas enganosas nesse setor? Sim. Por isso você deve escolher bem um notebook realmente preparado para jogos. Esse Dell é preparado para aguentar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amiguinho, se você não for precisar de deslocamento melhor é fazer um PC Gamer que sai mais em conta.

Esse linha da DELL foi feita pra games, nunca ouvi falar de super aquecimento, mas eu iria de notebook da AVELL alguns tem Dual Cooler(dois coolers)...aliás tem preço melhor e com configuração melhor que esse da DELL.

Eu já "torrei" um Acer, jogava por horas, até que começou a desligar do nada até queimar de vez o processador.

Mas eu vou comprar um AVELL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não entro aqui para contestar a opinião de nenhum usuário, apenas respondo a tópicos de notebooks, pois tenho conhecimento de causa. Trabalho com manutenção exclusiva de notebooks e até agora não encontrei um modelo que suporte o processamento de gráficos por longos períodos, em um curto prazo de tempo, você sentirá as mudanças, na inicialização, para carregar os gráficos, para jogar propriamente até qu,e para funções simples como editar um texto ficará comprometido. Quanto ao colapso, que podem acontecer e é o que mais recebo em minha assistência, ele acontece justamente devido ao calor em excesso. Os semicondutores, circuitos integrados e chipsets, produzem calor, mas possuem um limite, quando esse limite extrapola provoca sua instabilidade ou mesmo falha permanente e ainda não posso esquecer de citar a tecnologia de solda usada em placas de circuito, que usam solda sem chumbo em sua composição - por fins ecologicamente correto - fazendo com que a liga perca um pouco de sua maleabilidade, essa característica mais a alternância em aquecer e resfriar proporciona a fissura das esferas que unem os chipsets a placa mãe, e ai é: colapso geral.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Também não estou aqui para contestar a opinião de nenhum usuário, e estou respondendo para auxiliar o autor do Tópico, mas não posso deixar generalizações precipitadas feitas como verdadeiras.

Se você trabalha com manutenções em notebooks, trabalha com notebooks que dão problemas. Logo, não devem chegar muitos produtos bem projetados com problemas de super aquecimento por aí, pois eles não dão problemas.

Como eu disse, basta escolher os modelos corretos. Não há risco de jogar em produtos realmente adaptados para isso. O Dell Inspiron 15R não tem problemas de aquecimento, uma pesquisa rápida já vai mostrar isso. Provavelmente não chegam muitos por aí, correto? Positivo deve chover por aí.

Novamente, não saia generalizando. O que você disse é correto mas jamais se aplica a todos os produtos e fabricantes.

Nem todo mundo pode montar PC gamer. Às vezes as pessoas precisam de notebooks para transportar e querem manter um alto desempenho.

Novamente, ao tópico: você será muito feliz escolhendo esse notebook na minha opinião.

O autor quer um notebook, não um PC. Perguntou sobre um modelo específico, contribua de maneira correta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é generalizar é a realidade, já peguei muito DELL, Sony Vaio, ACER, como falei anteriormente não existe garantia para nenhuma marca, até MacBook já chegou, embora com menor frequência, mas o que acontece no geral é que marcas que mais vendem tendem a sofrer maior incidência de manutenção corretiva. Afirmo que é realidade, pois estou há uma semana com um "poderoso" DELL XPS17 em minha bancada, com falha na solda BGA e porque não consigo consertá-lo? Até então não consegui o stencil do chipset. É só entrar no link para dar uma conferida em sua configuração e ver que esse deveria ser invencível, mas...

http://www.dell.com/us/p/xps-17/pd

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Não é generalizar é a realidade, já peguei muito DELL, Sony Vaio, ACER, como falei anteriormente não existe garantia para nenhuma marca, até MacBook já chegou, embora com menor frequência, mas o que acontece no geral é que marcas que mais vendem tendem a sofrer maior incidência de manutenção corretiva. Afirmo que é realidade, pois estou há uma semana com um "poderoso" DELL XPS17 em minha bancada, com falha na solda BGA e porque não consigo consertá-lo? Até então não consegui o stencil do chipset. É só entrar no link para dar uma conferida em sua configuração e ver que esse deveria ser invencível, mas...

http://www.dell.com/us/p/xps-17/pd

Mas amigo, não é só questão de vender mais. Marcas como a Positivo e derivadas todos sabemos que são problemáticas. A proporção por aí deve ser 10 Positivos para 1 Dell.

Nada é infalível. Claro que tudo pode dar problema. Mas depende muito do modelo. Como eu disse, não podemos generalizar nem no geral nem na marca. O modelo em questão no Tópico não tem nenhum histórico de super aquecimento, pelo contrário.

Não deve ter chegado nenhum Inspiron 15R queimado por aí, correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca recebi um 15R, nem mesmo para formatação. Se um cliente me pergunta qual marca comprar, respondo:

- Dell. É mais confiável, melhor projetado, existe um controle de qualidade rigoroso em sua fabricação, é verdade que assim como todas as marcas usa mão de obra oriental, para diminuir custo e agilizar a produção, mas fiscalizar o processo e procura ao máximo diminuí-los, sem falar que seu suporte ao cliente é o melhor que já vi e já entrei em contato com todos das principais marcas nacionais.

Então não tenho motivos de denegrir a DELL, apenas afirmo que nenhuma (marca ou modelo) de notebook possuirá um desempenho melhor que um PC para jogos e que, o usuário insistindo na ideia de possuí-lo para jogar exaustivamente como vejo fazerem com PC's o notebook apresentará defeitos e o custo para notebooks que publicam serem apropriados para jogos é muito acima do custo de um PC para a mesma finalidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Sim, é claro que se for só para jogos o correto, mais barato e mais seguro é um bom PC montado. Isso é incontestável. No entanto, nosso amigo parece precisar da mobilidade para trabalhos acadêmicos. Dessa forma, o único jeito é selecionar um bom notebook.

Até agora eu não vi um Inspiron 15R com problemas de aquecimento.

@Off-Topic

Só por curiosidade, qual foi sua experiência com o suporte técnico da Asus? A minha não foi boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como falei anteriormente, já realizei contato com todas elas, sempre solicitando drivers, bios ou para alguma dúvida quanto a instalação de dispositivos, sempre sou atendido por elas, mas o diferencial DELL é a cordialidade de seus atendentes, tem hora que fico com raiva, pois quero desligar e o atendente quer ter a certeza que não há mais dúvida ou solicitação por fazer. Sony também trabalha assim o problema da Sony é que para alguns modelos importados os atendentes não querem dar suporte, mas ai ligo de novo e falo com um novo atendente até que ele se dispõe a ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pelas respostas. Realmente, concordo que alguns notebooks não foram feitos para rodar jogos, não estou dizendo que esse é gamer ou algo do tipo. Mas é como o amigo disse ai em cima, preciso da mobilidade do notebook, pois vou para a casa da minha avó muitas vezes e lá não tem computador.

Acho muito difícil esse note esquentar, pesquisei muito sobre ele... Muitos elogios... A única reclamação foi quanto ao prazo de entrega da DELL, que é de 15 à 30 dias. Confesso que isso me deixou um pouco decepcionado, mas vou ter que aceitar.

Eu vou sim jogar alguns jogos pesados com ele, e mesmo assim, tenho um suporte com 3 coolers muito bons e geralmente ficarei em ambiente com ar condicionado. Portanto, cheguei a uma conclusão de que vou nesse notebook mesmo. Novamente, muito obrigado pelas respostas, foram de grande utilidade

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Muito obrigado pelas respostas. Realmente, concordo que alguns notebooks não foram feitos para rodar jogos, não estou dizendo que esse é gamer ou algo do tipo. Mas é como o amigo disse ai em cima, preciso da mobilidade do notebook, pois vou para a casa da minha avó muitas vezes e lá não tem computador.

Acho muito difícil esse note esquentar, pesquisei muito sobre ele... Muitos elogios... A única reclamação foi quanto ao prazo de entrega da DELL, que é de 15 à 30 dias. Confesso que isso me deixou um pouco decepcionado, mas vou ter que aceitar.

Eu vou sim jogar alguns jogos pesados com ele, e mesmo assim, tenho um suporte com 3 coolers muito bons e geralmente ficarei em ambiente com ar condicionado. Portanto, cheguei a uma conclusão de que vou nesse notebook mesmo. Novamente, muito obrigado pelas respostas, foram de grande utilidade

É uma escolha muito feliz. Meu caso foi o mesmo do seu, precisar da mobilidade de um notebook. Pode ficar sossegado, esse Dell não vai lhe trazer problemas, não vai esquentar, é fantástico. Se eu voltasse atrás, teria comprado ele. Divirta-se!

Tem o caso do HD de 5400rpm, o que também veio no meu notebook. Deixa o boot meio lento, lê e copia arquivos mais devagar, mas não interfere no desempenho em jogos. Isso não é nada que abaixe a performance geral de maneira considerável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não quero fazer propaganda de marcas, mas encontra noteboo gamer mais em conta viu.

Eu iria comprar esse da DELL mas desanimei por causa dessa Radeon HD 8850.

BF4 ela roda MÉDIO com 40 FPS

Crysis 3 ela roda MÉDIO com 28 FPS

http://www.notebookcheck.net/AMD-Radeon-HD-8850M.87118.0.html

Desanimei na hora

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Não acredite totalmente no Notebook Check. Os teste são gerais e muito relativos. A exemplo tenho o meu notebook. Nesse site era afirmado que eu jamais conseguiria rodar Dirt 3 e Skyrim acima do médio na resolução padrão da tela ( 1366 x 768 ). Resultado? Roda no ultra. Procure relatos reais de usuários que têm o produto. Posso lhe garantir que essa placa rende mais que isso. Além disso, os testes devem ter sido feitos em Full HD, Battlefield 4 ainda está com vários problemas e não é informada a versão do DirectX utilizada no Crysis 3. Eles também não colocam as opções gráficas separadas. Ainda mais: a versão do driver utilizada nessas placas da AMD costuma fazer uma diferença colossal. Creio que esses testes e um zero à esquerda são a mesma coisa.

Essa Radeon HD 8850M compete com a GTX 660M. Já são placas de alta performance.

Não sei se nosso amigo conseguirá achar um notebook com um conjunto tão bom com melhor preço, mas sempre é bom dar uma olhada nos Avell.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...