Ir ao conteúdo

Ajuda na criação de um circuito de um pulso só

eu100

Posts recomendados

Postado

Pessoal, estudei os vários formatos de circuitos do 555 e outras postagem deste fórum, mas ainda não me atendeu exatamente. Sou bastante amador em eletrônica, por isso, preciso de ajuda.

Tenho um GPS acionado por celular (desses chineses). Quando eu envio uma mensagem ele aciona um relé 12v, envio outra, desaciona. O que eu quero é trocar o relé comum para outro de pulso, daqueles de alto-baixo de farol de carro e com apenas um pulso ele fica fechado, em outro, aberto ou vice-versa. A intenção é desonerar a bateria da moto quando acionado, de forma que o relé não fique ligado todo o tempo enquanto o GPS estiver acionado. Para isso, preciso criar um circuito para receber o sinal on (12v) do GPS e transformá-lo em apenas um pulso ao relé, e quando receber outro sinal off(0v), o sistema emitir outro pulso ao relé. Como posso fazer isso?

Obrigado.

Postado

A maneira mais rudimentar é inserir um capacitor em série com a bobina do relé.

O valor do capacitor depende do valor da resistência da bobina do relé, mas para um pouco de alguns milissegundos um eletrolítico de uns 100uF até uns 1000uF deve dar conta.

Quando o sinal de +12V for aplicado, será gerado um pulso exponencial de tensão na bobina de relé, pois o capacitor funciona inicialmente como um curto-circuito, e sua resistência vai aumentando conforme ele se carrega até que a corrente seja zerada.

Quando o sinal de 0V for aplicado, o capacitor irá se descarregar gerando um potencial de -12V na bobina do relé, que irá durar até que o capacitor se descarregue.

Uma observação: Verifique se este relé trata-se realmente de somente uma bobina. Se houver algum circuito digital ou mesmo analógico sensível integrado ao relé, o mesmo pode ser danificado (principalmente pelo pulso de tensão negativa que irá aparecer quando o sinal de 0V for aplicado).

image.jpg

Postado

Obrigado pelo retorno ZaqueuHeinsen. A bobina do relé é uma só. Acho que não foi exatamente o que eu preciso. Fiz o teste com o capacitor (experimentei vários, conforme sua instrução). O resultado foi um pequeno atraso no acionamento para o tempo de carga do capacitor e não teve o efeito de reacionamento após 0v. Alé disso, a carga do relé não foi aliviada, evitando oconsumo de energia. Eu preciso é de um pulso curto (em torno de 1/2 segundo) após acionamento para não consumir energia e outro após o desacionamento (o mais importante é o primeiro pulso, se não for possível este último, pode ser somente o primeiro). Pensei até em algum transistor que poderia fazer esse efeito de um pulso só curto, mesmo com carga contínua, mas não conheço.

Obrigado.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!