Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Linguagens Para Se Fazer Software Livre


De Los Santos

Posts recomendados

Software livre" se refere à liberdade dos usuários executarem, copiarem, distribuírem, estudarem, modificarem e aperfeiçoarem o software. Mais precisamente, ele se refere a quatro tipos de liberdade, para os usuários do software:

A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade no. 0)

A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade no. 1). Aceso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.

A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade no. 2).

A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie (liberdade no. 3). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.

Sendo assim, se um software atende esses requisitos, ele é considerado livre, independente da linguagem... Logico que, se ele for escrito numa linguagem que não está presa a um determinado produto(ambiente de desenvolvimento), como o JAVA, a possibilidade dele se disseminar é bem maior.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claro que o mais usado pra fazer Software Livre são ferramentas livres...

Exemplos: Python, GCC, Mono, etc

Mas a princípio, a linguagem não importa.

Obs: Visual Basic não é muito bem visto entre as comunidades de software livre. Visual C++ até é aceitável, assim como Delphi e C++ Builder.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por PBJR@17 jun 2004, 13:38

A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade no. 0)

A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade no. 1). Aceso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.

A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade no. 2).

A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie (liberdade no. 3). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.

Não, com relação a essas 4 liberdades, eu já conhecia. Eu só perguntara as linguagens utilizadas. Mas eu outras dúvidas. Os programas feitos em quaisquer linguagens, podem rodar nos dois SO's, ou somente em um? E qual a diferença de uma linguagem livre, para uma linguagem "não-livre"?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por A_Luiz@19 jun 2004, 22:36

Não, com relação a essas 4 liberdades, eu já conhecia. Eu só perguntara as linguagens utilizadas.

O que eu tentei te mostrar é que o conceito de software livre não está ligado a nenhuma linguagem.. para um software ser considerado "livre" basta que ele atenda aqueles requisitos.

Os programas feitos em quaisquer linguagens, podem rodar nos dois SO's, ou somente em um?

Que Dois SO´S ? Novamente , um software livre não está ligado a um SO, assim como não está ligado a nenhuma linguagem específica.

E qual a diferença de uma linguagem livre, para uma linguagem "não-livre"?

linguagemlivre é aquela que não depende de uma feramenta específica ou de uma ferramenta paga

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qualquer Linguaguem, mais o ideal seria C ou C++, na totalidade 98% dos software livres são escritos nessa linguaguem, por exemplo se você fizer um programa em JAVA você vai ter que usar o JDK que e proprientario.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!