Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
robert_rj

Roteador como AP - Fiz certo?

Recommended Posts

Pessoal, boa tarde

Tive algumas mudanças aqui em casa de Internet, acabei que achei uma solução mas não sei se foi a melhor que eu poderia ter feito. Deixa eu descrever tudo que aconteceu para ajudar a entender.

Tinha aqui em casa um modem da NET simples. Dele saía um cabo para um roteador wireless (Dlink Dir-300) para sua porta WAN de onde depois saía um cabo da LAN para um desktop, e a rede wireless (que vou chamar de Rede_1) ficava pra ser usada em toda a casa. Usava inclusive uma antena direcional, já que o cômodo onde estava a internet fica num extremo da casa.

Hoje foi feita a troca do modem da NET, em função da maior velocidade adquirida. Esse modem na verdade é bem semelhante ao roteador, possuindo várias entradas LAN e wireless. Porém, eu não estava em casa quando a instalação foi feita, dessa forma:

> Chega o cabo coaxial da NET no modem da NET, como ocorria

> De uma das portas LAN sai um cabo conectando no PC

> De outra porta LAN sai um cabo conectando na porta WAN do modem Dlink

> Foi configurada a rede wireless saindo direto do modem da NET (que vou chamar de Rede_2)

Bom, no PC desktop tudo certo, nenhum problema. A Rede_2 também sem problemas, funcionando ok. Porém, a Rede_1 (a wireless saindo diretamente do Dlink), apesar de conseguir me conectar a ela e ver na tela de configuração do modem que a internet estava online, não entrava internet por nada.

Eu sei que muitos podem estar pensando "por que ele quer manter essa rede wireless, se a outra funciona?". Acontece que, como mencionei, o modem na NET fica num extremo da casa, e em alguns cômodos o sinal do modem da NET fica bem fraco. Diferença gritante, por exemplo, no quarto onde costumo usar meu laptop, pela Rede_1 vindo do Dlink tenho 4 de 5 tracinhos de conexão, enquanto que com essa Rede_2 do modem da Net, fica oscilando entre 1 e 2 tracinhos, quando enxerga.

Bom, acabou que eu me precipitei um pouco, e acessando a tela de configuração do modem dlink (por aquele endereço 192.168.0.1), testei as configurações, até que então eu cliquei na opção de transformá-lo num Access Point.

Resultado: agora pego Internet acessando a Rede_1. Acontece que agora digitando aquele endereço eu não acesso mais a página de configuração do modem Dlink, mas sim do modem da NET.

Um detalhe: na configuração do modem da Dlink eu tinha feito uma série de restrições de MAC Address, permitindo somente os aparelhos que tenho aqui (laptop, celulares, Kindle, etc). Outro detalhe é que na tela de configuração do modem da NET, não enxergo os aparelhos conectados à Rede_1

Explicado todo esse processo, minhas dúvidas:

> O que eu fiz foi o correto? Usar o Dlink como AP seria a única opção, ou teria alguma saída mais inteligente para manter essa rede?

> A configuração de MAC Address que eu fiz no Dlink (agora atuando como AP) continua valendo? Se não, como faço para limitar o acesso de computadores indesejados?

> Tem como eu acessar a tela de configuração do modem da Dlink?

Embora tudo esteja funcionando, tenho a preocupação se eu fiz da maneira correta, e se teria outra forma mais elegante de fazer essa configuração.

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais