Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Roteador como AP - Fiz certo?


robert_rj

Posts recomendados

Pessoal, boa tarde

Tive algumas mudanças aqui em casa de Internet, acabei que achei uma solução mas não sei se foi a melhor que eu poderia ter feito. Deixa eu descrever tudo que aconteceu para ajudar a entender.

Tinha aqui em casa um modem da NET simples. Dele saía um cabo para um roteador wireless (Dlink Dir-300) para sua porta WAN de onde depois saía um cabo da LAN para um desktop, e a rede wireless (que vou chamar de Rede_1) ficava pra ser usada em toda a casa. Usava inclusive uma antena direcional, já que o cômodo onde estava a internet fica num extremo da casa.

Hoje foi feita a troca do modem da NET, em função da maior velocidade adquirida. Esse modem na verdade é bem semelhante ao roteador, possuindo várias entradas LAN e wireless. Porém, eu não estava em casa quando a instalação foi feita, dessa forma:

> Chega o cabo coaxial da NET no modem da NET, como ocorria

> De uma das portas LAN sai um cabo conectando no PC

> De outra porta LAN sai um cabo conectando na porta WAN do modem Dlink

> Foi configurada a rede wireless saindo direto do modem da NET (que vou chamar de Rede_2)

Bom, no PC desktop tudo certo, nenhum problema. A Rede_2 também sem problemas, funcionando ok. Porém, a Rede_1 (a wireless saindo diretamente do Dlink), apesar de conseguir me conectar a ela e ver na tela de configuração do modem que a internet estava online, não entrava internet por nada.

Eu sei que muitos podem estar pensando "por que ele quer manter essa rede wireless, se a outra funciona?". Acontece que, como mencionei, o modem na NET fica num extremo da casa, e em alguns cômodos o sinal do modem da NET fica bem fraco. Diferença gritante, por exemplo, no quarto onde costumo usar meu laptop, pela Rede_1 vindo do Dlink tenho 4 de 5 tracinhos de conexão, enquanto que com essa Rede_2 do modem da Net, fica oscilando entre 1 e 2 tracinhos, quando enxerga.

Bom, acabou que eu me precipitei um pouco, e acessando a tela de configuração do modem dlink (por aquele endereço 192.168.0.1), testei as configurações, até que então eu cliquei na opção de transformá-lo num Access Point.

Resultado: agora pego Internet acessando a Rede_1. Acontece que agora digitando aquele endereço eu não acesso mais a página de configuração do modem Dlink, mas sim do modem da NET.

Um detalhe: na configuração do modem da Dlink eu tinha feito uma série de restrições de MAC Address, permitindo somente os aparelhos que tenho aqui (laptop, celulares, Kindle, etc). Outro detalhe é que na tela de configuração do modem da NET, não enxergo os aparelhos conectados à Rede_1

Explicado todo esse processo, minhas dúvidas:

> O que eu fiz foi o correto? Usar o Dlink como AP seria a única opção, ou teria alguma saída mais inteligente para manter essa rede?

> A configuração de MAC Address que eu fiz no Dlink (agora atuando como AP) continua valendo? Se não, como faço para limitar o acesso de computadores indesejados?

> Tem como eu acessar a tela de configuração do modem da Dlink?

Embora tudo esteja funcionando, tenho a preocupação se eu fiz da maneira correta, e se teria outra forma mais elegante de fazer essa configuração.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!