Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Abaixo a configuração que pretendo pegar, mas estou em dúvida quanto a fonte e gostaria de uma ou mais indicações de fontes para esse pc.

Processador Core i5 760 - 2.80ghz

Placa mãe INTEL - DP55WG

DDR3 2gb - Kingston (2 unid)

HD Seagate 500gb SATA2 7200rpm\16mb

Grav DVD SONY SATA PRETO OEM

_________

*Corsair 450w irá servir?

• Curtir 1
Postado

Highor,

Não vou falar com toda certeza, mas quase sempre, em placas com o conector extra de 8pinos, você pode sim instalar apenas 4. Tanto é que a maioria das placas que tem esse conector para 8, vem na caixa com uma tampinha plástica cobrindo a metade deles.

Se preferir, pesquise algo mais específico no próprio fórum ou numa ferramenta de busca. Se não conseguir esclarecer a dúvida, abra um tópico a parte a respeito, mas aposto que alguém já deve ter tido a mesma dúvida.

Rick Ctba,

A Corsair VX450 é uma ótima fonte. Sem duvida, umas das melhores na faixa de preço.

De qualquer forma, mesmo que vá adicionar uma placa de vídeo depois, pode ficar até mesmo com a CX400, de 400W. Pode economizar aí uns 80 reais sem prejuízo nenhum na "folga" de potência.

• Curtir 1
Postado
Highor,

Não vou falar com toda certeza, mas quase sempre, em placas com o conector extra de 8pinos, você pode sim instalar apenas 4. Tanto é que a maioria das placas que tem esse conector para 8, vem na caixa com uma tampinha plástica cobrindo a metade deles.

Se preferir, pesquise algo mais específico no próprio fórum ou numa ferramenta de busca. Se não conseguir esclarecer a dúvida, abra um tópico a parte a respeito, mas aposto que alguém já deve ter tido a mesma dúvida.

Procurei no próprio Fórum. Parece-me que em caso de processadores com potência maior que 95W precisa do Conector de 8 Pinos.

Então vou pegar a IceAge de 500W mesmo. Tem 4 Reais de diferença para a de 450W, apenas no Megamamute, como meu processador é de 125W, vou precisar dos 8 Pinos.

Só uma dica pra galera que vai procurar fonte pra processadores com mais de 95W e placas mãe como a minha, para procurarem fontes que tenham esse conector de 8 pinos.

Muito Obrigado a todos que me ajudaram. Hoje mesmo vou encomendar minha fonte. Não vou ter o PFC ativo, mas vou poder usar meu processador e ter uma eficiência boa.

• Curtir 1
Postado

Olá greatwalker, esqueci de postar a placa de vídeo ali, que será uma GT240 GEFORCE 1GB.

Dando uma olhada nas especificações das peças:

placa mãe pede no mínimo: 460W

placa de vídeo geforce gt 240: 350W

processador i5 760 pede: 95 W

Será que o Corsair 450W da conta? ou parto pra 550W?

Obrigado

• Curtir 1
Postado
Desculpem se a dúvida parece trivial, mas vou ficar triste se chegar na hora e não conseguir usar o PC novo por causa de um conector da fonte.

A OCZ realmente pisou na bola com esse conector, porém os 4 pinos podem ser utilizados quando não se faz overclock ou quando o TDP do processador não é dos mais exagerados. No seu caso é até aconselhável evitar a OCZ sim.

Outras alternativas excelentes com 8 pinos: Corsair 400CX, Antec 430 Green, Corsair 430CX.

Obrigado

Corsair 400CX, Antec 430 Green.

• Curtir 1
Postado
Olá greatwalker, esqueci de postar a placa de vídeo ali, que será uma GT240 GEFORCE 1GB.

Dando uma olhada nas especificações das peças:

placa mãe pede no mínimo: 460W

placa de vídeo geforce gt 240: 350W

processador i5 760 pede: 95 W

Obrigado

Essa placa de vídeo ainda é extremamente econômica. Pode ficar tranquilo.

A propósito, ignore essas indicações de fabricantes. Digo, não é que eu saiba mais do que algum deles, mas pense comigo: como é que o fabricante da sua placa-mãe vai recomendar 460W se ela não sabe o que você vai montar sobre ela? E se você colocar duas placas de vídeo do nível de uma GTX470? 460W não serão suficientes. Da mesma forma, como o fabricante da placa de vídeo vai recomendar, de olhos fechados, 350W? E se você fizer overclock no processador? E se você tiver colocando essa placa de vídeo num micro para banco de dados com 10HDs? Percebe?

Enfim, o ideal é partir para medições de consumo de configurações similares a sua, ou então ir somando o consumo máximo de cada componente mais crítico: 95W para o seu processador, 60~70W para a placa de vídeo, placa-mãe com memórias 30~40W e para cada HD mais uns 10W. Isso se conseguisse colocar cada um deles em ciclos infinitos de 100% de uso, o que é quase impossível.

De qualquer forma, mesmo estrapolando, o consumo do seu micro não deve passar de 170~180W. Podemos comprovar isso com esse teste aqui:

http://images.anandtech.com/graphs/gt240_010510091957/21325.png

Repare que, mesmo com overclock no CPU que foi feito pelo site, o consumo total da máquina, no pico de demanda, foi de 170W.

Sendo assim, volto com minhas sugestões: Corsair CX400, ou CX430 ou OCZ SXS2 também de 400W ou ainda a Antec de 430W que o Kyake acrescentou. Ótimas fontes, com preço justo, e com uma bela folga que permitirá que seu micro opere, no pico de consumo, abaixo dos 50% do que ela é capaz de fornecer.

Se a VX450 for sua única opção na loja, pode comprá-la, sem problema algum. Terá ainda mais folga, mas estará desperdiçando dinheiro. As sugestões do parágrafo acima farão a mesma coisa, com a mesma qualidade e com alguns bons reais a menos.

• Curtir 1
Postado

Olá, eu comprei uma hd 5770 e + 2gb de ram, mas não sei se minha fonte vai aguentar.. A config é a seguinte:

Athlon II X2 240 2.8Ghz

Foxconn A6VMX

2x2GB 800mhz

HD 500GB

Drive Dvd

HD 5770

eu estou usando uma C3Tech Puf 4050s "500w" com essa config fora a placa e 2gb de ram.

Eu tenho outra fonte, que não deve ter muita diferença, uma Dr. Hank "500w" PW-500T-USPC, eu usava ela com uma 9600gt.

o que pode acontecer se eu ligar a placa e a ram e a fonte não segurar? o pc vai desligar ou algo pode queimar?

• Curtir 1
Postado
Olá, eu comprei uma hd 5770 e + 2gb de ram, mas não sei se minha fonte vai aguentar.. A config é a seguinte:

Athlon II X2 240 2.8Ghz

Foxconn A6VMX

2x2GB 800mhz

HD 500GB

Drive Dvd

HD 5770

eu estou usando uma C3Tech Puf 4050s "500w" com essa config fora a placa e 2gb de ram.

Eu tenho outra fonte, que não deve ter muita diferença, uma Dr. Hank "500w" PW-500T-USPC, eu usava ela com uma 9600gt.

o que pode acontecer se eu ligar a placa e a ram e a fonte não segurar? o pc vai desligar ou algo pode queimar?

Olá. Eu não recomendaria uma fonte C3Tech por razões pessoais. Sua configuração merece uma fonte melhor como a Cosair VX 450. Em relação a fonte Dr. hank, mantenha ela longe do seu PC. Caso você ligue uma fonte que não aguentaria sua configuração os problemas variam entre travamentos, reinicializações. Acredito que queimar, não vai. lembre-se: Uma fonte de qualidade deve ser o primeiro investimento na montagem de um bom PC. Não deixe pra fonte apenas o que sobrar. abraços.

• Curtir 1
Postado

Boa noite galera.

To com uma configuração nova pra ser montada mais to na duvida se a fonte que eu tenho irá aguentar. Pretendo deixa-la temporariamente.

A minha fonte é uma Corsair VX450W

A configuração que irei montar é a que esta na minha assinatura (So falta as peças chegarem) e mais pra frente pretendo colocar a HD5770 em CrossFire.

Para o CF eu tenho certeza que a fonte não aguenta porém agora desconfio dela não aguentar a hora que for montar o que eu ja tenho.

Quem puder me ajudar nessa eu agradeço porque se ela realmente não aguentar vou ter que correr e vender minhas peças antigas a preço de banana para comprar outra!

Aproposito pretendo comprar para essa config. + CrossFire uma Corsair HX650... ela aguenta de boa?

Obrigado!

• Curtir 1
Postado

Tenho aqui a seguinte configuração:

Foxconn a6vmx, Atlhon II 245 (sem over), 2Gb Ddr2, 2HD SATA, Dvd-rw e Cd-rw IDE e sem placa de vídeo.

Tenho em vista esta fonte: Cooler Master Elite Power 400w (achei por $130 aqui em São Paulo).

Esta fonte segura? Tem outra nesta faixa de preço?

• Curtir 1
Postado

Gente, Estou montando um PC dessa maneira:

PROCESSADOR 775 INTEL CORE 2 DUO E7500 2.93GHz 3MB 1066MHz

MEMÓRIA RAM 2GB DDR2 800 KINGSTON

placa-mãe 775 PCWARE PW-IPM31

PLACA DE VÍDEO NVIDIA GEFORCE 8600 GT PCI EXPRESS

Só está faltando a fonte. Alguém me recomenda alguma? Se possível alguma desse site(barata e boa se possivel)? http://www.qualitech.info/produtos/37/fontes/1/

• Curtir 1
Postado

configuração:

Core 2 Quad Q8200

Geforce GTS 250-1GB-256BITS

8 GB RAM, sendo 4GB kingstone + 4GB INVIX

HD 500GB

Placa mãe asus P5K-SE

leitor de DVD comum

2 coolers de 12mm, um deles com led

1 cooler de 8mm com led

+ antena wirelles ligada na usb, soponho que consuma alguma energia do pc já que ela só esta ligada nele.

FONTE ATUAL: C3 Tech 430w PSF-4043-a fonte deve estar obsoleta por q todas que vejo na net para comprar tem só um cooler de 14mm, a minha tem 2 coolers de 8mm eu acho, não vi mais nenhuma do tipo da minha vendendo O_O

o pc da erro de temperatura direto creio que seja a fonte

alguem me ajuda urgente por favor preciso trocar de fonte? qual fonte devo comprar?

desde já agradeço.^_^

• Curtir 1
Postado

Foxconn a6vmx, Atlhon II 245 (sem over), 2Gb Ddr2, 2HD SATA, Dvd-rw e Cd-rw IDE e sem placa de vídeo.

Tenho em vista esta fonte: Cooler Master Elite Power 400w (achei por $130 aqui em São Paulo).

Ela aguenta porém se comprasse uma Iceage 450watts seria mais interessante, é uma pouco melhor e teria uma margem um pouco maior, mesmo que sua configuração nem chegue perto dos 200watts

• Curtir 1
Postado
Boa noite galera.

To com uma configuração nova pra ser montada mais to na duvida se a fonte que eu tenho irá aguentar. Pretendo deixa-la temporariamente.

A minha fonte é uma Corsair VX450W

A configuração que irei montar é a que esta na minha assinatura (So falta as peças chegarem) e mais pra frente pretendo colocar a HD5770 em CrossFire.

Para o CF eu tenho certeza que a fonte não aguenta porém agora desconfio dela não aguentar a hora que for montar o que eu ja tenho.

Quem puder me ajudar nessa eu agradeço porque se ela realmente não aguentar vou ter que correr e vender minhas peças antigas a preço de banana para comprar outra!

Aproposito pretendo comprar para essa config. + CrossFire uma Corsair HX650... ela aguenta de boa?

Obrigado!

Antes de mais nada, gostaria de lembrar que a HD5770 é uma das placas mais econômicas que existe. Aliás, proporcionalmente ao desempenho, pode ser a mais eficiente de todas! hehe

Vamos aos dados de consumo feito pela anandtech, com um sistema baseado num i7-920 (TDP 130W) e com overclock para 3,33GHz:

Sistema em full dentro de um jogo: http://images.anandtech.com/graphs/5700_101209230406/20471.png

Sistema em full stress sintético: http://images.anandtech.com/graphs/5700_101209230406/20470.png

Vemos que na pior da pior das piores hipóteses, o pc todo com uma HD5770 single vai consumir 250W, ou seja, basicamente a metade do que sua fonte pode fornecer. Em situações "reais", como num jogo, o consumo não vai chegar nem a 210W, ou seja, menos de 50% da capacidade da fonte.

Lembrando que, de fato, uma HD5770 consome num pico típico de jogos menos de 65W, e mesmo sob stress sintético não chega a 90W, veja mais uma vez, desta vez com o site destacando apenas o consumo da VGA:

http://www.xbitlabs.com/images/video/radeon-hd5770-hd5750/5700_power3dm.png

http://www.xbitlabs.com/images/video/radeon-hd5770-hd5750/5700_powerfur.png

Desta forma, só não recomendaria o CrossFire de HD5770 para sua VX450 pensando no dimensionamento da mesma, que nos fóruns sempre se preza que o consumo em pico não ultrapasse 70~80% da capacidade da fonte. Sendo assim, 80% de 450W seriam 360W, e no caso, o seu sistema poderia chegar até uns 380~390 com um pouco de overclock no processador.

Repare lá nos primeiros testes que mandei, da anandtech, que o CF de 5770 consome até menos do que UMA 5870 single!

Sendo assim, para uma maior folga para a fonte, eu recomendaria a VX550 no caso de CF de 5770 somado a overclocks.

Agora, quanto a sua primeira dúvida: sua VX450 dá conta da HD5770 com os dois braços amarrados e uma venda nos olhos.

• Curtir 1
Postado

Não que a CoolerMaster de 400W não possa dar conta, mas é que não tem porque comprar ela, considerando seu projeto antigo, se você tem hoje opções muito melhores por praticamente o mesmo preço.

Recomendo no mínimo a IceAge 450W, na faixa de uns 140 reais, com alta eficiência e um projeto muito superior. Se puder investir um pouquinho a mais, fique com a OCZ SXS2 de 400W, com PFC ativo e tudo mais, por uns 170 reais.

Teriam até mais opções, como a Corsair CX400 ou CX430 e ainda a Antec 430W Green, mas aí vão se aproximar dos 200 reais.

Gente, Estou montando um PC dessa maneira:

PROCESSADOR 775 INTEL CORE 2 DUO E7500 2.93GHz 3MB 1066MHz

MEMÓRIA RAM 2GB DDR2 800 KINGSTON

placa-mãe 775 PCWARE PW-IPM31

PLACA DE VÍDEO NVIDIA GEFORCE 8600 GT PCI EXPRESS

Só está faltando a fonte. Alguém me recomenda alguma? Se possível alguma desse site(barata e boa se possivel)? http://www.qualitech.info/produtos/37/fontes/1/

Neste site, as únicas fontes boas são as muito potentes, de 600~750W, coisa que você não precisa e não deve estar disposto a pagar.

Recomendo as mesmas que indiquei para o colega acima: IceAge, OCZ, Corsair e Antec.

A propósito, você está montando esse micro HOJE? Se for, dê uma repensada: a plataforma 775 da Intel já morreu. Você consegue um Core i3-530 ou i3-540 pelo mesmo valor (ou até menos) do E7500. Aí já aproveita e entra no mundo das DDR3 e tudo mais. Fica aí a dica.

configuração:

Core 2 Quad Q8200

Geforce GTS 250-1GB-256BITS

8 GB RAM, sendo 4GB kingstone + 4GB INVIX

HD 500GB

Placa mãe asus P5K-SE

leitor de DVD comum

2 coolers de 12mm, um deles com led

1 cooler de 8mm com led

+ antena wirelles ligada na usb, soponho que consuma alguma energia do pc já que ela só esta ligada nele.

FONTE ATUAL: C3 Tech 430w PSF-4043-a fonte deve estar obsoleta por q todas que vejo na net para comprar tem só um cooler de 14mm, a minha tem 2 coolers de 8mm eu acho, não vi mais nenhuma do tipo da minha vendendo O_O

o pc da erro de temperatura direto creio que seja a fonte

alguem me ajuda urgente por favor preciso trocar de fonte? qual fonte devo comprar?

desde já agradeço.^_^

Não exatamente pela potência que seu micro está demandando, mas sim pela qualidade da fonte: eu trocaria, se estivesse no seu lugar.

Minhas sugestões são as mesmas, mais uma vez: IceAge, OCZ, Corsair e Antec, todas na casa de 400, 430, 450W.

• Curtir 1
Postado

ae galera gostaria muito da ajuda de vocês tenho seguinte pc: amdx2 5200, xfx geforce GTS250 512mb, 1dvdrw, 1 hd sata, 1hd ide, 1 antena wireless usb, 1 adptador wireless usb, e fonte wisecase wscw-500 1*8. isso a quase um ano e akbei de ganhar 1 placa mãe ECS A780 ultra black series.

gostaria de saber o consumo em dessa configuração por causa da minha fonte q é uma porcaria e só aguenta até uns 320w.

vocês podem me ajudar ?

• Curtir 1
Postado

Bom Dia,

Estou montando um pc novo:

M4A785TD-V EVO

Phenom II X4 965 BE

XFX GeForce 9600GT ( Irei mudar para uma top daqui a uns 3 meses)

2x Kingston KVR1333D3N9/2G Box

HD Seagate 500GB

HD Seagate 40GB

A questão é, qual fonte pegaria pra aguentar essa configuração com a GPU nova?

Será que uma OCZ 500W SXS aguenta? Talvez eu faça algum OC leve mais pra frente.

• Curtir 1
Postado
ae galera gostaria muito da ajuda de vocês tenho seguinte pc: amdx2 5200, xfx GeForce GTS250 512mb, 1dvdrw, 1 hd sata, 1hd ide, 1 antena wireless usb, 1 adptador wireless usb, e fonte wisecase wscw-500 1*8. isso a quase um ano e akbei de ganhar 1 placa mãe ECS A780 ultra black series.

gostaria de saber o consumo em dessa configuração por causa da minha fonte q é uma porcaria e só aguenta até uns 320w.

vocês podem me ajudar ?

Se você acha que a fonte "só aguenta até uns 320W" você pode ficar super tranquilo. Sua máquina não deve consumir mais do que 250W.

O problema na maioria das fontes não está só em não entregar a potência que promete. Muitas vezes, mesmo dizendo ter 400~500W, conseguem, de fato, entregar ao menos uns 200~300W, o que é mais do que suficiente para a grande maioria. O complicado é a qualidade com que a fonte entrega essa energia, com oscilações e ruído na rede, baixa eficiência, etc.

Procure pelas fontes que recomendei acima, caso possa trocar essa que você tem. Eu trocaria!

• Curtir 1
Postado
Se você acha que a fonte "só aguenta até uns 320W" você pode ficar super tranquilo. Sua máquina não deve consumir mais do que 250W.

O problema na maioria das fontes não está só em não entregar a potência que promete. Muitas vezes, mesmo dizendo ter 400~500W, conseguem, de fato, entregar ao menos uns 200~300W, o que é mais do que suficiente para a grande maioria. O complicado é a qualidade com que a fonte entrega essa energia, com oscilações e ruído na rede, baixa eficiência, etc.

Procure pelas fontes que recomendei acima, caso possa trocar essa que você tem. Eu trocaria!

obrigado pela resposta amigo,você ajudou muito... tava preocupadaço...valeu mesmo

• Curtir 1
Postado
Ai gente desculpe mais só bem leigo no assunto...

Então eu estava querendo compra uma fonte, mais ouvi um papo aqui que tem fonte que não aguenta Dual Chanel e que não aguenta sata ou ide, mas a questão é que tenho um micro que uso ide e logo vou colocar sata2 e quero usar Dual, posso comprar qualquer (Seventeam 350W) todas aguenta IDE e SATA2 ao mesmo tempo e Dual...

Vi um modelo na WAZ (Seventeam 350W - ST350BKV ATX2.0) Posso compra essa? tem mais algum site de confiança ?

Por favor me ajudem :)

Não entendi a relação que você usou com Dual channel para hd's.

Poe um sata2 e particiona melhor que ficar com esse ide aí atrasando sua vida .

Qual a capacidade ? Dependendo nem vale a pena continuar usando.

Outra coisa diferença do dual channel p/ o single channel é mínima dessa forma só vai mudar conforma o dinheiro que tu tem pra gastar.

• Curtir 1
Postado
Bom Dia,

Estou montando um pc novo:

M4A785TD-V EVO

Phenom II X4 965 BE

XFX GeForce 9600GT ( Irei mudar para uma top daqui a uns 3 meses)

2x Kingston KVR1333D3N9/2G Box

HD Seagate 500GB

HD Seagate 40GB

A questão é, qual fonte pegaria pra aguentar essa configuração com a GPU nova?

Será que uma OCZ 500W SXS aguenta? Talvez eu faça algum OC leve mais pra frente.

Sim, qualquer fonte bacana nessa faixa de 500W suporta o seu micro, com algum overclock e qualquer placa de video high-end.

Como você não diz qual vai ser o novo GPU aí, por alto, diria que esses 500W seriam sim suficientes para praticamente qualquer placa de vídeo, em conjunto com o resto do seu sistema. Vai depender de quanta folga pretende, de quanto over vai fazer e de qual GPU vai colocar aí pra ter certeza.

Se quiser outras opções, busque a Corsair VX550 ou TX650. A XFX de 650W é outro bom exemplo.

• Curtir 1
Postado

Ola amigos sorte que não comprei a fonte,depois de ver que a Ice Age 650w e uma bomba atômica perdi meu interesse de compra La peso a vocês que me indiquem uma fonte de 600 a 750w boa,podem me indicar lojas do Mercado Livre e lojas sem ser do Mercado Livre.

Configuração:

Gabinete: Gabinete Cooler Master HAF 922 (ja tenho)

Placa Mãe: ASUS M4A89TD PRO 890FX (ja tenho)

Placa de vídeo: ATI READON HD5870 Sapphire Gamer Edition (ja tenho)

Processador: AMD Phenom II X6 1055T 2.8Ghz (ja tenho)

Memória: OCZ REAPER HPC PC3 12800 CL6 1.65V 2x2gb 4gb 1600Mhz (ja tenho)

HD: Sata 2 500 Gb 7200 RPM Seagate (falta)

Fonte: ???? 600w a 750w REAIS sugestão (falta)

Cooler Processador: Cooler CPU Cooler Master Hyper 212 PLUS (com 2 fans) (ja tenho)

Gravador DVD: Gravador DVD LITEON (ja tenho)

Leitor de cartão:Leitor de cartão AKASA STWICR007 (ja tenho)

fiunk responde:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-NZXT-HALE90-850-M/2059

RS Faria responde:

Essa segura sua config com folga até:

https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:15:33:152

Leopss:

E essas 2 aqui seriam uma boa?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-154461123-fonte-ocz-700w-reais-stealthxstream-ocz700sxs-pfc-active-700-_JM

http://www.waz.com.br/_produtos/?p=91050

• Curtir 1
Postado

Phenom II X6 1055

M4A785TD-V EVO

Kingston DDR3 4Gb

Seagate 500Gb ou 1 Tb

CoolerMaster 690 II

Radeon HD5870 Vapor-X 1GB

7 fans

Então esse e o pc que pretendo comprar :)

Gostaria que os amigos do CdW me ajudassem a escolhar uma fonte entre : R$ 150 (meu bolso agradece) a R$ 330 (meu bolso chora). No tópico que pedi ajuda sobre meu pc o mikael92, me citou uma opção de fonte mas eu gostaria de ter varias opções para minha escolha, se puderem me ajudar a achar elas nesse site http://www.boadica.com.br/pesquisa/out_fonte/precos?ClasseProdutoX=8&CodCategoriaX=44&modelo=&regiao=A&preco_min=&preco_max=

Obrigado

Obs.: Estou evitanto a IceAge, depois da bomba que foi a 650W estou desconfiado dessa marca =/

• Curtir 1
Postado

qual fonte aguenta bem minha config:

athlon x2 5200

4gb ddr2

hd320gb

ati hd 4770

Ouvi falar da seventeam 550 pag, acho que é isso, é boa?

eu to usando uma leadership 720w, mas quando ta calor, da um pouco de lag nos jogos...

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...