Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

GLCD 320X240 + TouchScreen


vtrx

Posts recomendados

@rodrigocirilo,

 

Olha o link do Ebay ... com touch :

 

http://www.ebay.com/itm/2-2-Parallel-TFT-Color-LCD-Module-Display-with-PCB-Adpater-without-Touch-Panel-/190874670925?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item2c7104574d

 

http://www.ebay.com/itm/2-4-TFT-LCD-Module-Display-Touch-Panel-Screen-PCB-adapter-/131137262587?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item1e8863d3fb

 

 

O ultimo que voce postou, de 3,5" , é apenas display, não tem Touch... cuidado com esse detalhe !!!!

 

Achei num preço bom este aqui, com touch, de 3.2" , a US$ 10,99 :

 

http://www.ebay.com/itm/3-2-TFT-LCD-Module-Display-Touch-Panel-PCB-adapter-good-/121294883359?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item1c3dbd0a1f

 

Todos estes são com interface paralela, ideal 16 bits e no mínimo de 8 bits, portanto vai precisar de uns 11 ou 12 pinos de i/o só para falar com o display a 8 bits.... e de uns 20 para falar a 16 bits .... meio irreal né !

 

Se voce quiser usar um display de tamanho menor, com menos pixels de resolução, existem modelos com interfaces seriais SPI, mas serão bem mais lentos no acesso. Pelo que eu lí , mesmo se usar um Atmega328P com clock de 32 mhz, que seria quase 3 vezes mais rápido que esses pic18F, conseguem manter o vídeo em tempo real, tipo um filme a 30 frames por segundo.  

 

Mas para uso industrial, como display mesmo de sinalização e teclado touch , não vejo nenhuma limitação, e nesse caso a interface SPI é muito mais prática, consome menos pinos de I/O, e pode usar de qualquer tamanho e resolução.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk, bom vamos lá, não "pretendo (se conseguir usar kkkk)" exibir videos nem fotos, eu precisaria mesmo usa-lo em substituição a um teclado normal de 12 teclas (tipo telefonico) só que com mais  requinte entende?

 

Nunca comprei no ebay mas ja vou faze-lo assim que você dar o aval do GLCD de 3,2" com touch que falei em SPI..  esse que você postou por ultimo fala em SPI ???

 

a propósito itens do ebay estão nos eua ou na china??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existe um detalhe sobre usar a comunicação SPI.

A interface do Touch usa um canal SPI,logo teria que 'multiplexar' esse canal ou usar 2 SPI...

Na interface que tenho tive esse detalhe,é usado o SPI para o cartão sd e touch, e para não complicar muito eu uso um por vez,assim não preciso mudar muito na programação e no Hardware.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nossa vtrx, que legal!!! você manja muito!!! D+ esses projetos com displays coloridos são D++++, quero logo ter grana pra comprar essas... coisas e tempo hahahahaha quando der vou fazer esses projetos... o que mata é essa demora das encomendas internacional, acabei de comprar umas coisas da dealxtreame e estou com medo de não chegar, fui burro, comprei logo 220 reis sem nem conhecer o site :(

 

abrçs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodrigocirilo,

 

Olha, desse tipo já encareçe a brincadeira ...... vou procurar em outros sites, mas por enquanto o que achei é este aqui, 2.8" e com SPI a US$ 15,00  :

 

http://www.ebay.com/itm/2-8-inch-320x240-Touch-TFT-LCD-Display-Module-SPI-16bit-8bit-all-Interface-/171201078046?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item27dc61231e

 

Aliás, já vou comprar um desses agora mesmo..... gostei do jeitão dele !

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk, engraçado que no anuncio ele parece ser grandão,  quero ver quando chegar.....  Mas a comunicação é SPI, (nunca usei) ela usa 2 pinos.... e neste glcd que você postou o link tem uma porrada de pinos??

 

@vtrx a leitura dos "botões" e o trafego das "imagens dos botões" são  tudo trafegado pela SPI?? ou para "ler os botões" usa-se outros pinos...

 

pessoal desculpaí pelas perguntas toscas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodrigocirilo,

 

kkkkk essa foi boa ..... já ví que voce nunca trabalhou com comunicação paralela....

 

16 bits, significa 16 pinos de dado. Mais 4 pinos de controle. Mais dois pinos de alimentação. Mais um pino de reset. Total para o LCD = 23 pinos

 

Agora, mais 5 pinos para o Touch. E mais um pino para o Backlite , e agora, para o SPI, mais X pinos, mais .... 

 

Entendeu o motivo de tanto pino ? depende do tipo de comunicação, e se você vai usar touch, e se vai ter backlite, e se vai alimentar com 3.3 ou com 5 V ....

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

@vtrx a leitura dos "botões" e o trafego das "imagens dos botões" são  tudo trafegado pela SPI?? ou para "ler os botões" usa-se outros pinos...

No meu circuito a interface com o microcontrolador na parte do GLCd(as imagens),é feita com comunicação paralela de 16 bit de dados mais pinos de controle.

Isso garante a máxima velocidade de comunicação entre o módulo LCD e o micro.

No Touch a comunicação é via SPI pois ele usa um conversor A/D para ler o valor de resistência gerado nos pontos da tela,esse A/D é acoplado ao Touch e ja vem montado assim.

Esses GLCDs vem com muitos pinos pois ele pode trabalhar com cores em 24 bits e se a interface escolhida for paralela,é utilizado 18 pinos só para os dados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodrigocirilo,

Não conte com o código.... Existem muitos CIs controladores, e você tem de achar uma biblioteca pronta para ele. Escrever um driver de controlador "na marra" é uma tarefa bem inglória, e creio que ninguém gostaria de passar por isso...

Eu, por exemplo, só compro displays depois de confirmar que o Bascom tem suporte, ou que algum usuário criou o suporte para o uso dele.

Por sinal, esse que eu indiquei tem suporte para a parte do GLCD, mas vou ter de tratar o touch "na marra" ...

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses GLCDs Chineses não vem com um controlador definido.

Depois de setar os pinos e ter pelo menos uma rotina de leitura de registros,deve-se ler o conteúdo do registro 0x0000.

Nesse registro,no LCD,contem o ID do controlador do display.

Os IDs que conheço são 0x5408,0x9325 ou 0x9328,0x9328,0x9320 ou 0x9300,0x9331,0x9919,0x1505 e 0x8989.

Todo GLCD deve conter um destes controladores.

Sabendo qual é,você deve ler o manual e setar os registros internos dele,tipo,tipo de interface,gama,X/Y etc.

O meu controlador é o 0x8989 e procurando na net descobri que o manual é o do SSD1289.

Os driver da net são genéricos,geralmente ILI9320 ,e não ativam todas as funções do display,apenas o essencial.

Segue mais uma sequencia de meus testes,desta vez utilizando um SdCard(mini) para armazenar imagens e mapas de games.

Programei rotinas para gerar imagens panorâmicas,utilizando Scroll por Hardware, pois mesmo utilizando um ARM a 90MIPs,não é possível fazer Scroll por Software sem 'fliker' alto numa imagen a 320x240 pixels.

 

 

As rotinas que utilizam o sistema de arquivos FAT32 foram programadas para máximo desempenho e pouco uso de memória RAM,e programado apenas para leitura de arquivos.

Existem na net bibliotecas para o uso de FAT com bastante suporte,mas todas utilizam muito recurso do sistema e são lentas,mas em compensação são quase completas(leitura/escrita e proteção de arquivos).

 

Segue o Hardware usado,sem o módulo GLCD:

main__1_.JPG

 

Do jeito que eu gosto,é só o Micro e o mínimo para ele funcionar,assim fica fácil montar um prototipo dedicado,ja que não utiliza circuitos auxiliares.

O CI CDC da placa é apara comunicação RS232 para gravação do Firmware via USB,mas tem um conector dedicado para isto(JTAG),podendo ser dispensado este CI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk, acho que vou voltar para o tópico dos botões touch e abandonar esse aqui hehehehe....  agora to igual cego em tiroteio...

 

@vtrx antes de dar play no video  vi a tela do Super Mario World, pensei "não é possivel que ele vai controlar o Mario e criar um Game Boy"  hehehe mas ficou bem legal e bem mais rápido também...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodrigocirilo@, vtrx

 

Rodrigo, não se assuste antes da hora. Isso que o Vtrx falou é sobre os CI's utilizados. Embora ele esteja lendo o registro para saber, na compra voce já consegue saber qual é o chipset dele. Existem alguns muito usados, onde é fácil achar o código pronto, e outros que é um inferno.... Procure sempre comprar os mais "antigos", que vai achar muito código para eles.

 

Vtrx, ficou muito legal, caramba daqui a pouco você vai colocar um CoreI3 para ver o vídeo fluir .... !!!

 

Sobre a sua rotina de FAT, eu lí algo em algum lugar, sobre um conjunto de rotinas para acesso rápido de cartão SD, fica muito rápido, mas não é 100% compativel. Vou ver se acho onde foi e te passo o link.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

@vtrx antes de dar play no video  vi a tela do Super Mario World, pensei "não é possivel que ele vai controlar o Mario e criar um Game Boy"  hehehe mas ficou bem legal e bem mais rápido também...

Não pretendo reinventar o game boy ;)

Até poderia simular o game,mas isso faria eu perder muito tempo e ainda falta eu aprender o uso de alguns registros do LCD,os registros de transparecia que eu não entendi bem,mesmo assim só perderia este tempo se estivesse usando um micro mais rápido pois seria mais fácil implementar mais rotinas de geração de vídeo.

 

 

acho que vou voltar para o tópico dos botões touch e abandonar esse aqui hehehehe....  agora to igual cego em tiroteio...

Não se preocupe,você vai ter que ler o datasheet quando for usar recursos avançados do LCD.

 

 

Rodrigo, não se assuste antes da hora. Isso que o Vtrx falou é sobre os CI's utilizados. Embora ele esteja lendo o registro para saber, na compra voce já consegue saber qual é o chipset dele. Existem alguns muito usados, onde é fácil achar o código pronto, e outros que é um inferno.... Procure sempre comprar os mais "antigos", que vai achar muito código para eles.

@aphawk,não é bem assim não com os chineses!

Procurei muito em fóruns na internet e descobri que todos que compraram estes módulos da China estavam com dificuldades de setar funções específicas do LCD.

Todos os drivers vão gerar imagens,mas os efeitos vão depender de verificar o código,por exemplo,para fazer uma imagem usando Window Mode,que é quando você escolhe uma região da tela para ser preenchida com uma imagem sem usar esforço do Micro pois o Hardware preenche sequencialmente os dados de imagem,você deve setar o inicio X e Y para formar a área de imagem e no 9320 são usados dois registros para o horizontal,,já no 8989 é usado um só registro.

Olhando o Hardware não é possível identificar o controlador,da uma olhada.

lcd.JPG

@rodrigocirilo,isso são apenas detalhes mas se precisar poderia ajudar em algo.

 

 

 

Vtrx, ficou muito legal, caramba daqui a pouco você vai colocar um CoreI3 para ver o vídeo fluir .... !!!

A culpa da velocidade não é minha LOL.

Ja verificou a velocidade dos ARM usados nos tablets para rodarem vídeo em telas de 7 polegadas?

 

PS:Reiterando,não esquente a cabeça se o intuito é apenas gerar ícones pois todos os driver vão fazer isto,os driver leem o ID do controlador no registro 0x0000 e definem o mínimo para você poder trabalhar,só terá que programar algo se verificar que alguma funções específicas que o controlador do LCD pode fazer e não foi setado,geralmente são funções de efeitos especiais como Zoom,Scroll etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk, cara fiquei assustado sim kkkk,,, mas agora to mais tranquilo...hehe

 

@aphawk e @vtrx, então para eu conseguir gerar somente ícones que funcionaram como botões e com alguma escrita também e também poder exibir valores de variáveis etc, qual a tela (touch) vocês sugerem?  Usa-lo como se fosse um display 20x4 normal mas com a funcionalidade touch!

Um que já tenha um certo suporte com biblioteca para o CCS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!