Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Comunicação bidirecional ?


GustavoS.

Posts recomendados

Pessoal, quero fazer um projeto de um carrinho controlado por controle remoto e nele queria colocar alguns sensores, como temperatura, umidade, um sensor de distância e etc, e queria que o carrinho fizesse a leitura desses sensores e retornasse os valores para o controle remoto.

 

A ideia surgiu quando vi no site do pessoal da labdegaragem que fizeram um carrinho controlado por um controle remoto ( pc ) e no carrinho havia uma câmera ip que retornava a imagem ao pc .. Seria algo tipo assim ! Só que as câmeras ficam pra depois, pois imagino que seja algo muito complexo e caro, rs. Pra quem achou interessante, vejam aí: http://labdegaragem.com/profiles/blogs/robo-wifi-controlado-via

 

Como disse, quero dar uma alterada no projeto que vi nesse site, então terei um microcontrolador no carrinho que pode fazer a leitura dos sensores e enviar esses valores ao meu controle remoto e fica o tempo todo recebendo os comandos que vou dar, e terei outro microcontrolador no controle remoto, no qual escolho o sensor que quero ler e o comando que quero que o carrinho execute.

 

Vou trabalhar com dois atmegas.

 

O shield ethernet do Arduino seria o melhor para isso ou há outro módulo que me indicam ? 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gustavo,

 

Eu acho bem mais simples e mais barato fazer isso com dois módulos de comunicação Bluetooth, existem várias alternativas  tanto de baixa potência como de média potência. Lembre que voce vai pecisar de dois módulos, um para cada Atmega.

 

Assim voce faz a comunicação tipo serial. Mas o alcançe é pequeno.

 

Existem também alguns módulos transceivers do tipo RF que são bons para isso, tipo o NRF24L01, que possuem um bom alcançe, bem superior aos do tipo Bluetooth. Eu usaria dois desses.

 

No Ebay, isso é bem baratinho...

 

Já para o link do sinal da camera, existe um conjuntinho tx/rx que é muito utilizado pelo pessoal de aeromodelismo, se não me engano custa no Ebay menos de US$ 40 o conjuntinho já entregue aqui. Só precisa escolher uma boa camera !

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta Paulo !

 

Dei uma busca rápida nesse transceiver que disse e gostei, o alcance é ótimo .. ( Tem até versões com antena que chegam a mais de 1Km Oo )

 

Encontrei ele baratinho no mercadolivre, espero que seja de boa qualidade !

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-527271690-nrf24l01-24ghz-transceiver-wireless-rf-arduino-pic-_JM

 

Mais uma dúvida, posso usar qualquer protocolo com ele ? 

Fiz um código simplezinho aqui no protoboard mesmo em que faço dois atmegas se comunicarem por serial apenas ligando pino tx no rx e vice-versa, mas utilizando fios.

Eu poderia simplesmente substituir os fios pelos transceivers ou não ?

 

Quanto a câmera, quando for adicioná-la ao projeto vou comprar tanto a câmera quanto o parzinho tx/rx pelo ebay mesmo, creio que lá tenha bem mais opções e saia mais em conta ..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gustavo,

Com certeza existem bibliotecas para o Arduino, e também o pessoal do Bascom tem códigos para ele desde 2008.

Segue um link de um Application Note sobre o uso desse módulo em Bascom :

http://www.mcselec.com/index.php?option=com_content&task=view&id=212&Itemid=57

Quanto ao que voce perguntou sobre fazer igual a um tx/rx serial, não dá, existe um protocolo para isso.

Mas se voce utilizar bluetooth, dá, mas como disse anteriormente, o alcance é bem pequeno.

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!