Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ligar som/microfone frontal na placa PCWARE IPMH61R1


valdenirrs

Posts recomendados

Pessoal preciso de ajuda para ligar o som e microfone FRONTAL dessa placa, tenho esses conectores (veja abaixo), mas não sei onde plugar porque não tenho um manual detalhado.O manual QUE ENCONTREI em um outro tópico (http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/861390-manual-placa-m%C3%A3e-ipmh61r1/) não ajudou porque é muito simples.

 

 

estão em plugs pares, conforme descritos a seguir:

 

amarelo LINE OUT FL

branco   LINE OUT RL

 

vermelho LINE OUT FR

azul           LINE OUT RR

 

laranja MIC POWER  -----> este plug está sozinho

 

verde  MIC IN ( R )

preto  GND

 

Por favor preciso de ajuda.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Valdenirrs!

 

Realmente o manual de instruções de sua PCWare IPMH61R1 é muito vago mesmo, mas felizmente, essa conexão de áudio obedece ao padrão Audio HD, simplificando a resolução do problema. O único porém é descobrir quais seriam os conectores de retorno dos auto-falantes, creio que os "LINE OUT RL" e "LINE OUT RR" sejam eles. Então, Valdenirrs, teremos (baseando pelas cores dos fios e pela ausência do pino 8):

 

t98r.png

 

Espero ter ajudado.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá Cabelo75, primiero gostaria de acradecer pela disposição em passar a resposta. Só agora pude fazer a ligação, fiz exatamente na forma que está na sua configuração mas não deu certo, está saindo som somente no lado direito e o microfone não funciona.

Podemos tentar novamente?

 

Agrandeço.

 

Obrigado mais uma vez.

Valdenirrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Valdennirs, boa noite!

 

Antes de mais nada, perdoe-me pela demora e também pelo esquema, que achei que estava equivocado, entretanto pode ajudar-nos. Tinha lido mais cedo seu pedido e corri atrás de algumas informações, inclusive achei a placamãe original da IPMH61R1, da qual se trata na verdade da ECS H61H2-M2 (v1.0). Lá tem o suporte completo para ela, e inclusive lá tem o manual completo em PDF para baixar. Todos os componentes delas são idênticos, reforçando a ideia.

 

Antes de mais nada, caro Valdenirrs, verifique se a placa se assemelha com a sua:

 

H61H2-M2(1.0)2_430300.png

 

E aqui está o link da ECS H61H2-M2 (v1.0): http://www.ecs.com.tw/ECSWebSite/Product/Product_Detail.aspx?DetailID=1228&MenuID=1&LanID=12

 

Voltando ao assunto do áudio, percebi uma opção na BIOS que pode funcionar, já que o esquema anteriormente postado por mim se trata da conexão "Azalia HD Audio". A questão seria se teria essa opção...e tem! 

 

Para entrar nas configurações de BIOS, basta teclar DEL no momento do post da BIOS. Uma vez lá, vá na seção "Chipset" e procure pela opção "Azalia HD Audio", igual a foto abaixo:

 

post-642830-0-02884500-1392174828_thumb.

 

Se tiver desabilitado, configure-o como "enabled", salve na mudança antes de sair na seção "Exit". Se tiver já habilitado, ou se persistirem os problemas, é só retornar para tentarmos outra solução, combinado Valdenirrs?

 

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Cabelo75, a placa é exatamente essa que você postou acima. Acessei as configurações de BIOS e estão corretas, ou seja "enabled" em "Azalia HD Audio", porém esses fios coloridos que não sei exatamente em quais pinos conectar, até tentei algumas opções seguindo o manual, porém como não entendo quase nada então não tive sucesso :confused: , vou ter que incomodar você com esses detalhes das conexões.

 

amarelo LINE OUT FL

branco   LINE OUT RL

 

vermelho LINE OUT FR

azul           LINE OUT RR

 

laranja MIC POWER  -----> este plug está sozinho

 

verde  MIC IN ( R )

preto  GND

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No retorno!
 
Tinha um fio de esperança....mas desabou! Sinceramente temia por isso, Valdanirrs, porque isso aponta que as conexões de áudio do painel dianteiro de seu gabinete só é preparado para AC'97. Muitos gabinetes tem ambos os conectores, facilitando a vida...infelizmente não é seu caso.
 
Hoje aproveitei e olhei a conexão de um gabinete que tenho aqui, da qual possui as duas conexões no mesmo cabo. Percebi logo de cara que nos pinos de 1 a 4, para o microfone são todos ocupados por fios diferentes no sistema HD, sendo que para AC'97 são apenas 3 (4 é vazio). Nos demais pinos, relativos ao fone, mais uma vez os pinos de 5 a 10 são ocupados (exceto pelo 8, que não há nada ali) por fios diferentes no HD, quanto no AC'97 são 4 pinos ocupados por apenas dois fios (o pino 7 e 8 são livres).
 
Não tenho certeza se vai funcionar, Valdenirrs, mas vendo pelas coincidências do cabo de áudio daqui, além do fato do seu micro pleo menos exibir som pelo lado direito, fiz esse diagrama abaixo descrevendo uma possível solução:
 
 

post-642830-0-43437300-1392246510_thumb.

(se o som do lado esquerdo continuar mudo, troque o fio amarelo pelo branco na posição 9)

 

Dando certo ou não, poste pra cá os resultados, meu caro. O que mata é se os cabos faltantes realmente se mostrarem necessários, realmente não há muito o que fazer... Pelo menos não saberia mais como proceder.

 

Abraço, Valdenirrs!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tentei na forma acima, mas como não deu certo, então decidi arriscar essa que encontrei em outro post (http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/881936-problema-ao-conectar-painel-frontal/), porém como microfone ainda ficou sem som fui verificar as configurações se som do microfone, pelo visto não está ativada mas não sei como ativar, veja a imagem anexada.

 

post-690668-0-76866100-1392294320_thumb.

 

As conexões estão assim:

1 MIC IN
2 GND
3 MIC POWER
4 Nada
5 LINE OUT FR
6 LINE OUR RR
7 Nada
8 Vazio
9 LINE OUT FL
10 LINE OUT FR

 

OBRIGADO PELA AJUDA, vou continuar tentando, mas se você puder continuar ajudando fico grato.

Valdenirrs

 

 


Veja na imagem que o microfone está ativado sim, mas não funciona, tentei outro modelo que tenho e nada de som.

 

post-690668-0-26798400-1392295149_thumb.

 

aguardo

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia!

 

 

 

OBRIGADO PELA AJUDA, vou continuar tentando, mas se você puder continuar ajudando fico grato.

 

Sempre que for possível, tentarei ajudar até esgotar as soluções, Valdenirrs...mas confesso que a "sinuca de bico" tá braba demais para contornar essa situação, meu caro amigo...

 

Sobre as fotos, sim os dispositivos então perfeitos e operantes, mas a detecção parte do painel traseiro da placamãe. O gerenciador de áudio padrão do Windows não tem o recurso de "acusar" conexões do painel dianteiro, apenas os gerenciadores proprietários do codec de áudio (nem todos) conseguem fazer o mapeamento das conexões da placamãe e do painel dianteiro do gabinete. 

 

O que realmente "tá pegando" ,Valdenirrs, é que o painel dianteiro de seu gabinete não suporta esse tipo de conexão de áudio que sua placamãe exige, deve ser até o fato deste gabinete ser um pouco antigo, creio eu. Os projetos da placamães recentes nem se preocupam mais em suportar o AC'97 que seu gabinete oferece (é como o slot PCI hoje, cada vez mais raro). E olhando mais de perto a placa dianteira de áudio de um gabinete que é para conexão HD, realmente se notam diferenças nas trilhas se comparado ao AC'97, além de mais cabos e etc.

 

Pesquisei bastante até para conseguir uma solução parcial em relação a isso e não vi até então algum esquema de ligação AC'97 do painel dianteiro funcionar, de fato, em placamães com HD áudio, mesmo porque não gostaria de deixar essa situação sem desfecho (de preferência positivo, claro!). Infelizmente uma solução direta não consegui confeccionar, mas há formas de facilitar o acesso ao painel traseiro usando prolongadores de cabos como esse:

 

1347564447_438380733_2-Cabo-Extensao-Ext

Serve tanto para fones de ouvido, alto falantes e microfones que tenham saída P2 (igual a conexão "macho" acima). Dois desses , um para os fones (entrada verde da placamãe) e outro para o microfone (entrada rosa) já remediariam a situação, Valdenirrs. Achei-os nesse link: http://www.cirilocabos.com.br/cabo-extensao-fone-de-ouvido-plug-p2-por-metro-384781/p Pode pedi-los por metro. 

 

Outra "remediação" que pensei foi trocar a placa da conexão dianteira por outra que seja compatível, de fato, com a saída HD da placamãe. Nesse caso teria que ver se as disposições dos plugs coincidem com o logal do gabinete, fora também que o sua placamãe não tem conector interno para USB 3.0, deixando esse USB "morto". Não é muito prático, mas é uma alternativa...

 

sku_254235_3.jpg

Achei-o nesse link: http://dx.com/pt/p/usb-3-0-usb-2-0-3-5mm-jack-front-panel-expansion-cable-for-computer-chassis-e-q5i-q6i-k3-k3i-254235#.Uv2Gb_ldUXw (não achei nenhum tipo de adaptador para o seu caso nem em sites chineses...)

 

Desculpe-me por não achar uma solução viável, Valdenirrs, mas acho que vai além de um simples esquema de conectores. Vamos ver se algum amigo fera do CdH mate essa charada pra gente. Mas não vou sumir não. Tô sempre na área, o que precisar é só pedir! (pelo menos vou tentar resolver, heauaehuaehe!!)

 

Abraço Valdenirrs!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Cabelo75,

 

gostaria de uma placa de conexão que tivesse as duas postas usb 2,0, já que não tem na Placa mãe a opção de 3,0. Caso localizar em algum fornecedor confiável. Para mais detalhes anexei pdf com imagens da conexão atual do meu cabinete. Porém caso tiver uma solução mantendo a placa atual seria muito melhor.

 

Observe na imagem que o cabo descontecta da placa de conexão dianteira, nela tem 7 pinos. Não tem como fazer a ligação HD com outro cabo aproveitando essa mesma placa? Ou isso não é possível por tratar-se de hardware diferentes internamente? Na imagem enviada por você a quantidade de fios do plug HD Audio equivale a quantiade de pinos na placa dianteira instalada. Que mistério é esse?

 

front painel.pdf

 

Grato.

 

Valdenirrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tô na área!!

 

Antes de mais nada, obrigado por mandar a foto do dispositivo para visualizar melhor, Valdenirrs! Agora deu para confirmar que realmente se trata de uma ligação AC'97 pela ausência do cabo 4 (presence) e 7 (Sense_send), presentes nos gabinetes que contém o HD áudio, por isso a ausência de som.T ambém as trilhas existentes podem ter caminhos diferentes no HD, não previstos no AC'97. Veja como seria a disposição de sua placamãe:

 

hdaudioheader.jpg

 

Mesmo nas mesmas posições, algumas ligações do HD não apresentam a mesma função em relação ao AC'97.

 

 

 

Observe na imagem que o cabo descontecta da placa de conexão dianteira, nela tem 7 pinos. Não tem como fazer a ligação HD com outro cabo aproveitando essa mesma placa? Ou isso não é possível por tratar-se de hardware diferentes internamente?

 

Pelo cabo apenas não teria problemas, pois o papel deles será apenas de ligar os pontos, desde que os tais pontos estejam correlacionados. O problema mesmo, Valdenirrs, é que as placas devem ter trilhas diferentes ou até componentes diferentes, justificando a incompatibilidade entre eles.

 

 

 

gostaria de uma placa de conexão que tivesse as duas postas usb 2,0, já que não tem na Placa mãe a opção de 3,0. Caso localizar em algum fornecedor confiável. Para mais detalhes anexei pdf com imagens da conexão atual do meu cabinete. Porém caso tiver uma solução mantendo a placa atual seria muito melhor.

 

Pior que catei em tudo que é lugar e a única fonte foi o DX mesmo, por certificar que as conexões, são de fato, HD áudio. E foi apenas com um USB 3.0 "na carona" que encontrei-o. A escassez dese dispositivo é tamanha que no Mercado Livre só achei um vendedor que está se desfazendo de uma, mesmo assim não menciona nada a respeito do padrão de áudio e o dispositivo ocupa uma baia 5,25'', veja:  http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-531935303-painel-frontal-com-usb-audio-firewire-hp-p-647115-001-_JM .Antes de qualquer coisa, deve-se confirmar qual padrão de áudio ele suporta, pela pesquisa que eu fiz aos micros que o provém, eles são recentes, aumentando as chances de ser um HD áudio.

 

Valdenirrs, "tamos" aí pro que der e vier! Não deixe de postar o quiser saber pra cá.

 

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!