Ir ao conteúdo

Elevar tensão de uma placa arduino

Tiago65

Posts recomendados

Postado

Bom dia, sou novo aqui e queria que alguém me tirasse uma duvida!
Meu senai já esta meio enferrujado e queria saber uma forma de elevar a tensão de saída de uma placa de 5V para 110 se isso é possivel  :huh:
Tambem não foi instalar um transformador em casa só pra isso..... :huh:  acho 

Postado

Bom... Não é que seja impossível.... Mas vai dar um trabalho enorme, ainda mais para gerar em AC 60 Hz.

Paulo

É eu dei uma viajada, já que elevar a tensão de 5V corrente continua para 110 alternada é meio que loucura...

Mas se eu quisesse acender uma lampada normal  de 110 a partir dos 5V de continua o que eu teria que fazer?

Postado

@Tiago65,

Primeiro tem o problema da potência.

Vamos imaginar uma lampada comum de 60w. Teriamos no mínimo de extrair esses 60w da fonte de 5 volts, e como ezistem perdas no processo, vamos imaginar uma eficiencia de 70%. Com isso, vamos ter de extrair aproximadamente 85 watts dos 5 volts, que significa uma corrente de 17A !!!!!!!

Aonde voce tem uma fonte de 5V por 17A ?????

O circuito teria de usar um transformador bem grandinho, usar transistores Mosfets bem parrudos, e se fosse apenas para acender uma lampada incadescente, não precisa usar 60 Hz, o que facilita um pouco o projeto, mas mesmo assim é bem complicadinho

Tenho uma sugestão melhor : porque voce não usa Leds de alta potência ?

Um led de 20w ilumina mais que uma lampada incadescente de 100w, e voce pode fácilmente alimentar ele com 12v, pois imagino que é de onde você está tirando os 5V...

Paulo

Postado

@Tiago65,

Primeiro tem o problema da potência.

Vamos imaginar uma lampada comum de 60w. Teriamos no mínimo de extrair esses 60w da fonte de 5 volts, e como ezistem perdas no processo, vamos imaginar uma eficiencia de 70%. Com isso, vamos ter de extrair aproximadamente 85 watts dos 5 volts, que significa uma corrente de 17A !!!!!!!

Aonde voce tem uma fonte de 5V por 17A ?????

O circuito teria de usar um transformador bem grandinho, usar transistores Mosfets bem parrudos, e se fosse apenas para acender uma lampada incadescente, não precisa usar 60 Hz, o que facilita um pouco o projeto, mas mesmo assim é bem complicadinho

Tenho uma sugestão melhor : porque voce não usa Leds de alta potência ?

Um led de 20w ilumina mais que uma lampada incadescente de 100w, e voce pode fácilmente alimentar ele com 12v, pois imagino que é de onde você está tirando os 5V...

Paulo

Sim, mas seria para colocar no meu quarto, e acho que um LED de alta potencia nao ficaria mt bonito no teto nao  :huh: 

Mas vou dar uma pesquisada com base no que você falou! obg

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!