Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
PedraX

PC reiniciando

Recommended Posts

Colegas, estava trabalhando com meu Desktop da assinatura, é uma configuração média, apesar de ser um QuadCore Q9550 (2,83Mhz-LGA775- refrigerado por um coolermaster  212 plus) e o fonte é um Seasonic 520 bronze, tem 4 HD's instalados, 1 SSD, 3 SATA, a placa de vídeo é fraca, uma GTS250 e uso W8 64bits. De vez em quando dá aquela mensagem das NVIDIA( a placa de vídeo parou de funcionar e se recuperou...). Hoje deu um sinal de superaquecimento, a tela ficou preta e o PC reiniciou sózinho, deduzí que foi a temperatura, pois está perto dos 30 graus em SP. Olhei o Spedyfan e apontava 54 graus na GPU e 46 em média nos HD's.

Como medida paliativa coloquei um ventilador de 30cm na direção oblíqua da CPU-entrando ar na frontal e na lateral.( pois minha torre fica debaixo da escrivaninha, pouco ventilado, vamos ver se dá conta) .

Meu gabinete é desses comuns ( GOLDSHIP) de 4 baias de 5"1/4. Tem 1 ventoinha de 8cm na frontal, 1 ventoinha de 12cm na lateral em cima da GPU e duas ventoinhas de 8cm na tampa  traseira. Não tem mais lugar para colocar ventoinhas

Minhas perguntas:

1) vai adiantar trocar o gabinete ( vou continuar usando debaixo da escrivaninha pois não tem outro lugar)? pois em condições normais a temperatura da GPU fica em 46/48 e a CPU 43/45 e os HD' não passam de 44 graus

2) proponho que quem puder poste as temperaturas de sua CPU, descrevendo a configuração se possível

3) apesar de saber que essas temperaturas medidas  estão dentro da tolerancia dos componentes, o que causa exatamente essas reinicializações ? Pois na Setup da BIOS a temperatura de segurança para reinicialização é alta ( acima de 60 graus)

Editado por PedraX

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá.

 

Primeiramente vou te informar sobre as ventoinhas.

Não adianta um número grande delas se todas estiverem dispostas incorretamente no gabinete. Seria mais interessante você distribuí-las de forma que elas funcionassem a favor da exaustão, já que o cooler no processador produz ar quente assim como outros componentes do PC. Veja o esquema:

Fluxo_de_ar_gabinete.jpg

A causa dessas reinicializações pode ser a temperatura do processador.

Sendo o mais provável a pasta térmica, assim verifique o estado da mesma, ela se encontra entre o cooler e o processador, é responsável pela troca de calor entre eles, essa pasta tem que ser trocada dentro de um certo intervalo de tempo.

Você pode encontrá-la em locais de manutenção de micro, custa cerca de R$ 5,00.

 

Segue as temperatura do meu PC:

 

Idle:

hvwa.png

 

 

 

Full Load:

 

i8u6.png

 

 

 

Boa sorte!!

Editado por gandalfnho
remoção skype

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agradeço a informação. Meu gabinete é parecido com o da figura e o fluxo na frontal e traseira está igual, só que não tenho como colocar ventoinhas na parte superior, só na lateral e em cima da GPU, assim coloco na posição do ar entrando na CPU.

Suas temperaturas estão altas, o sistema é estável ? Qual a configuração ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como te falei, o mais interessante é a exaustão do ar quente, mas isso depende de como é seu gabinete.

 

Minha config é:

Processador: Core 2 Duo E7300 (3M Cache, 2.66 GHz Dual Core, 1066 MHz FSB)

Placa de Vídeo: 9400GT com overclock (GPU:810MHz, Shader:1950MHz, Memória: 550MHz) Acho que foi o record de over com essa placa :D

4GB de RAM em Dual Channel

500GB HD

Windows 7 Ultimate X64

 

O sistema é estável, e as temperaturas do processador estão de acordo com o estipulado no site da Intel, e quanto ao restante das peças as temperaturas estão normais.

 

Acesse o site da fabricante do seu processador e veja o limite de temperatura, olha o limite do meu:

22jv.png

 

Outra coisa, verifique a pasta térmica, ela é a responsável pela transmissão do calor gerado pelo processador para o dissipador, além disso de uma revisada na ventilação do gabinete.

 

Ao participar desse tópico lembrei de uma ferramenta criada pela Intel chamada "Smart Fan". Essa ferramenta adéqua a velocidade de rotação do cooler as temperaturas do processador. Lembrando disso entrei na BIOS e desabilitei tal ferramenta.

 

Antes:

xquk.png

 

Depois:

s54l.png

 

 

Qualquer coisa estamos aí! Boa sorte!  :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na SETUP da BIOS de minha placa, a temperatura de segurança está em 60 graus, mas reiniciou com menos de 50 graus, isso é que me surpreendeu.

A minha última troca de pasta térmica vai fazer uns 8 meses, por isso tinha descartado essa possibilidade, mas não custa revisar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×