Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

No break certo


brunofranco

Posts recomendados

Aqui em casa venho tendo problemas com a rede elétrica. Na minha região, principalmente no verão, vira e mexe a luz cai. Só que nem sempre a energia simplesmente acaba de uma vez. Infelizmente, vem ocorrendo com muita frequência, a luz ir e voltar várias vezes seguidas e como na última vez, ela ia e voltava bem fraquinha e de forma repetida durante umas 10 vezes até acabar por completo. Isso é muito perigoso pois pode queimar os aparelhos. Como uso muito o PC, pensei em adquirir um no-break para evitar de danificar meu aparelho e se for possível, ligar até minha TV e o decoder DHT que fica próximo ao computador. Será que esse no-break aqui dá conta? Eu sinceramente nem sei medir isso? É possível juntar a potência de todas as peças a serem utilizadas  e determinar o no break certo a adquirir?

 

http://www.apc.com/products/resource/include/techspec_index.cfm?base_sku=BZ700-BR&tab=documentation

 

 

Aqui está o esquema que quero fazer no meu quarto:

 

i5vm.jpg

 

 

No caso sobre a extensão das tomadas da TV e do decoder até o nobreak, pode ser qualquer um? Pois as tomadas não possuem comprimento suficiente para chegar até lá. Posso ligar uma extensão comum até eles.

 

PS: Eu já possuo um filtro de linha? Devo continuar usando? No caso, ligo o filtro no no break? A TV e o decoder ligaria direto no no break ou no filtro de linha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem ter ideia da tua config ou pelo menos da fonte que seu PC usa e sem ter ideia das demais demandas, fica difícil dimensionar o no-break..

Informe esse dados.

De modo antecipado, um no-break como esse dai, com 350 Watts amigo, não dá nem para a largada...

 

Meu PC tem:

 

- fonte Cosair 430cx,

- vídeo ATI HD 5670,

- 8 GB RAM DDR 3 (4x 2G),

- AMD Phenom II X2 555 

- 1 hd 500 GB Seagate

- 1 hd 2 TB Seagate

- 1 Fan traseira da thermaltek 120x120

- 4 fan cooler master xtraflo (todas 120x120)

 

Atualizado:

 

TV LED Sony Bravia 32'' EX525 

Sagemcom DSI83 (decoder DHT)

Monitor - Samsung SyncMaster S23A550 LED 23" Wide

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Demanda da fonte = 430/0,82 = 524 Watts

Demanda da TV = 80 Watts

Demanda monitor = 40 Watts

Decoder = 20 Watts

Total = 664 Watts

Seu no-break deverá poder entregar isso dai se desejares ligar tudo ao mesmo tempo..

Não sei qual o benefício que desejas ao ligar uma TV em um no-break, se esse no-break poderá segurar a mesma ligada por no máximo uma hora se nada mais estiver ligado ao no-break..

Equipamentos de  áudio, vídeo bem como fontes com PFC ativo, como a sua, podem não se dar bem com no-breaks desse tipo ai, interativos, com geração de forma de onda retangular..

 

Entenda os três principais tipos de no-break que o mercado oferece (esse por você mostrado é o primeiro tipo) lendo isso dai:  Entenda os diferentes tipos de no-break     

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendo Faller, obrigado pela ajuda. É que realmente sou muito leigo nessa área. Eu pensei em aproveitar que o no-break fica perto e ligar a TV e o decoder também. Pois da mesma forma que essas variações extremas de energia que acontecem aqui em casa podem queimar o PC, pode fazer a mesma coisa com minha TV. Então pelo que entendi se ligar apenas o PC no nobreak um modelo de 1200 VA seria suficiente? Olha esqueci também destes itens que possivelmente ligaria no nobreak:

 

- Modem ADSL + Roteador wireless TP-Link (TD-W8951ND) 150MBPS

- subwoofer LOGITECH Z313

 

Incluindo estes e excluindo a TV, o decoder e meu tel sem fio, dá para usar esse modelo que passei pelo link? Pois 1200 VA entrega uma carga de até 600 watts não? Lembrando que apenas que o no-break segure o tempo suficiente para que eu posso desligar os aparelhos com segurança. Claro que com exceção ao modem/roteador que se pudesse me garantir um pouco de internet durante a falta de luz, seria uma mão na roda, se me entende. rs. Agora, se eu adquirir um no-break, seria certo manter os aparelho ligados no filtro de linha e este ligar no no-break?

 

obrigado pela ajuda amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Queda de energia em si não danifica nada.. O que acontece é que essas quedas podem te fazer perder ou tornar inconsistentes arquivos ou registros eventualmente em processo de salvamento ou perda de arquivos não salvos. Em hardware os surtos de tensão que acompanham a queda de energia esses sim podem danificar hardware. Coloque um bom filtro de linha/supressor de surtos de tensão e estarás combatendo o real vilão dos danos causados pela falta de energia. Dez vezes mais barato do que um no-break decente..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Queda de energia em si não danifica nada.. O que acontece é que essas quedas podem te fazer perder ou tornar inconsistentes arquivos ou registros eventualmente em processo de salvamento ou perda de arquivos não salvos. Em hardware os surtos de tensão que acompanham a queda de energia esses sim podem danificar hardware. Coloque um bom filtro de linha/supressor de surtos de tensão e estarás combatendo o real vilão dos danos causados pela falta de energia. Dez vezes mais barato do que um no-break decente..

 

Entendi. É que realmente aqui está muito ruim. No último surto de energia foi assim: A luz acabava e logo em seguida, após 2 segundos voltava bem fraquinha a ponto de não ter energia suficiente para nem o monitor ficar ligado e a luz ficava acesa com uma densidade muito baixa, quase a apagando e os ventiladores giravam bem devagar. Depois se apagava tudo e voltava a luz fraquinha novamente e isso se repetiu durante uns 20 minutos. Depois acabou de vez e só no dia seguinte conseguiram normalizar. Imagina e o PC estivesse ligado. Isso que me preocupa.  Bem esse filtro aqui basta?

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-538219467-filtro-de-linha-upsai-fht-1200-pronta-entrega-lacrado-_JM#redirectedFromParent

 

Eu usava esse da SMS: https://www.balaodainformatica.com.br//Produto/34445?parceiro=&cpc=

 

Eu troquei por um da UPSAI mais simples que esse do link, e o vendedor me garantiu que era bom. Ele é bem pesado e parece ser de ferro. Depois vou abrir ele e checar se os componentes são bons mesmos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Esse filtro de linha da SMS é o único, no Brasil, que além de supressão de surtos de tensão tem a função de desativar as saídas se a energia subir ou descer + de 15% de seu valor nominal. Um bom filtro..

Upsai mais simples que esse dai, de uma só fila d e tomadas, é ruim pacas..  Definitivamente não sei qual esse filtro da Upsai de que falas, poderias postar um link dele, ou foto???

Esse dai, do link por você postado, é bom..

 

Aqui em casa quando a energia cai a um valor que a fonte do PC não consegue segurar o PC se desliga e não volta a ligar se eu não pressionar o botão de ligar..  Então não vejo muito problema, na primeira queda mesmo ele se desliga, depois disso pode piscar duzentas vezes que ele nem sentirá, uma vez desligado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse da UPSAI não é aquele fininho. Ele é grosso igual ao do SMS e suporta até 10 tomadas. Agora eu me lembro que uma vez, a luz voltou bem fraquinha e mal acendia uma lâmpada e o filtro do SMS não ligava, só ligou após a anergia ficar normal. Isso realmente é muito bom, garante a proteção e esse do UPSAI que estou usando não fez isso. Depois com calma vou abrir ele e tirar umas fotos dos componentes internos. Aqui está algumas fotos dele:

 

7zo2.jpg
 
e0yc.jpg
 
5lan.jpg
 
whrd.jpg
 
d40k.jpg
 
v0gy.jpg
 
sxqo.jpg
 
PS: Se quisesse ligar a TV no filtro, poderia usar uma extensão elétrica comum até ele? É que como você pode ver na foto, a tomada da TV não chega até lá.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!