Ir ao conteúdo

Divisor resistivo para PIC - Tensão alta

chacalgbi

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal!

Preciso monitorar uma tensão contínua de no máximo 170V.

Fiz o divisor resistivo para quando estiver em 170V na fonte irá dar 5V no PIC. Até ai tudo bem.

Só que os terras tem de está ligados para que a leitura seja realizada.

Minha dúvida é: Com uma tensão tão alta e os terras ligados tem algum risco de queimar o microcontrolador?

Vai em anexo o calculo do divisor resistivo e como quero ligar no PIC.hh22.jpg

Postado

Chacal... pode ligar os terras sem medo... A menos que seja fonte simétrica ai o procedimento é outro... Ou se tiver cargas indutivas na fonte de 170V, mas ai é só usar um diodo roda livre e fica tudo bem.

Não se esqueça de colocar um zener (5v1 talvez?) no port AN do PIC caso dê problema no divisor resistivo.

Espero ter ajudado.

Grato Luiz Gustavo.

Postado

chacal, o diodo roda livre sempre vai em reverso com a carga indutiva (como nos reles).... O zener vai em paralelo no pino do PIC com o Catodo no Pino do PIC e anodo no terra (modo regulador)....

Postado

perdoem eu interferir mas também tenho minhas duvidas, LuizGBarrio você disse se fosse indutiva ?

mais é DC mesmo assim teria possibilidade de ter corrente  e tensões de pico elevadas ???

fica minha duvida também ,gostaria de entender um pouco disso

tai minha participação Valeu galera um Alô a Todos !!! B)

Postado

Atoo

O fato de ser DC não altera certos fenômenos, imagine o seguinte, no caso do motor DC ele tem um estator geralmente feito com imãs , por tantos ao mover as bobinas do rotor (com a mão por exemplo) ele vai atuar como um gerador  e vai geras seus picos de tensão(também vale para motores com estator bobinado, mas só quando este esta energizado), o mesmo acontece quando o motor esta girando, mas por conta da inercia ele vai atuar como um gerador.  Pois a carga que o motor "move" geralmente não "consome" toda a potencia do motor e essa diferença entre a potencia gerada e a potencia consumida volta para o circuito em forma de picos de tensão, e é justamente a função do diodo roda livre dar cabo desses picos, pois pode danificar ou gerar mal funcionamento do circuito eletrônico...

Espero ter ajudado e esclarecido sua duvida... E caso eu tenha dito alguma bobagem me corrijam pf....  :)

A) Luiz Gustavo.

• 2 semanas depois...
Postado

Agora me surgiu outra dúvida:

O divisor resistivo, de acordo o calculo ficou bacana, só que a corrente de saida ficou em torno de 1,03 mA. O PIC precisa mais do que isso para fazer uma leitura precisa?

Postado

@chacalgbi,

O divisor resistivo não pode ter uma impedância muito alta, ou as leituras podem ser bem erradas por causa da impedância de entrada do conversor A/D.

Tente manter a impedância do seu divisor resistivo na faixa de 10K.

Paulo

Postado

chacalgbi, 

no datasheet eles recomendam que use no máximo uma impedância de entrada de 2,5K. Portanto o resistor que estará em paralelo com a entrada deverá ser de no máximo 2,5K. R1 = 82,5K e R2 = 2,5K. Esses são os valores máximos para 170V

Postado

@Moley,

Vixi.... E no da família 16F87x , sem o "A" no final, está 10k mesmo..... Que é o datasheet que eu abri para ver qual a impedância....

http://ww1.microchip.com/downloads/en/DeviceDoc/30292C.pdf

Página 114 .

E agora ???? Kkkkkkk Pior que ambos são PIC16F.

Adoro a Microchip..... Eles podiam padronizar as famílias, como a Atmel fez com a AVR.

Nunca imaginei que dentro de uma mesma família existe mudança interna de hardware do conversor A/D.

É um baita saco ficar lendo os datasheets de cada chip...

De qualquer maneira, chacalgbi, se usar impedância mais alta, voce pode compensar diminuindo o clock do conversor, dando mais tempo para o capacitor interno do Sampling and Holding se carregar.

Paulo

Postado

@Moley,

Upgrade para pior ? você quer dizer downgrade né kkkkk ! Brincadeira...

Pelo menos descobrimos uma diferença que pode impedir a simples troca direta entre eles.

Mas é o que você falou, não sabemos o modelo do Pic usado pelo chacal.

Paulo

Postado

Valeu pessoal por tantas informações!

Vou usar o PIC18F4620.

Eu coloquei resistores com valores altos para poder utiliza-los com menor potência de dissipação. Ai caiu muito a corrente na saida.

Bem, então eu tenho 3 alternativas.

1° - Usar valores menores e tentar arrumar resistores com maior valor de dissipação (o problema é usar o trimpot pra ajustar certinho a tensão, e acho que eles podem não aguentar essa dissipação).

2° - Usar primeiro um divisor de tensão para digamos quebrar a tensão de 170V para 70V ai depois fazer outro divisor de 70V pra 5V. (Isso dá certo? :confused: )

3 ° - Deixar como tá e dar um delay de uns 50ms ou mais pra carregar o capacitor interno.

Qual das 3 alternativas vocês acham mais viável??

Postado

@chacalgbi,

Esse PIC também é 2.5 K a máxima impedância. Tecnologia antiga dá nisso kkkk !  Mas dá para usar sim tranquilo, veja :

voce vai usar um divisor resistivo, para cair de 170V para 5V, certo ?

Bom, sabemos que o valor que o resistor que vai ao terra, em paralelo com o que vai até o sinal de 170V, tem de dar 2.5 K . Assim, se eu "chutar " para esse resistor um valor de 2200 ohms vou atender com certeza.

Teremos então a seguinte fórmula :

5 = 170 X R1 / ( R1 +R2 )  Usando R1 como 2200 temos :

5 = 170 X 2200/( R2+2200)

5xR2 + 11000 = 374000

5xR2 = 363000

R2= 363000 / 5 = 72600

Então usaremos R1=2K2 e R2 = 72K6

Vamos calcular a potencia sobre os resistores :

R1 => 25/2200 =  11 miliwats.... pode usar aqueles minúsculos de 1/8 de watt.

R2 = 165 * 165 / 72600 = 375 miliwatts ... Use de 1/2 watt para garantir.

Só como exemplo, vamos ver a impedância que é vista pelo conversor A/D : 2200 // 72600 = 2,1 k aproximadamente. Pode montar tranquilo.

No lugar do resistor de 72K6, use 68K em série com um trimpot de 4k7. A dissipação no trimpot será baixa,

Entendeu ?

Paulo

Postado

Entendi sim... verdadeiro tutorial! rsrs

Paulo, só me diz uma coisa: Se a dissipação no R2 é de 0,375W a corrente que vai passar no resistor de 68K e depois no trimpot não é a mesma? O trimpor aguenta essa dissipação?

Outra coisa que pensei: não seria melhor colocar uma resistência de 1K5 no R1 e mais um trimpot de 2K ??

Postado

@chacalgbi,

Se usar resistores de 1% , pode manter R1 fixo, você ia ficar louco tentando ajustar R1 E R2 . Basta R2 e vai ficar tudo certinho.

Sim, a corrente é a mesma, mas a potencia será bem menor ! Veja :

Corrente sobre os resistores = 170/74800 = 2,27 mA . Agora é só calcular a tensão sobre o resistor de 68K e o trimpot de 4600 :

V 68k = 68k x 2,27 mA = 154,36 V

V 4k6 = 4600 x 2,27 mA = 10,44

Então, a potencia aplicada no trimpot será de 10,44 V x  2,27 mA = 23,7 mW .... que ele aguenta tranquilo.

Paulo

Postado

Entendi sim.... e eu tb fiz um teste aqui e entendi o princípio. Olhe na imagem que você entenderá o que fiz Agora só vou trocar o resistor que eu usei (22K 2W) por um de 68K (1W).

oinf.jpg

Muito obrigado Paulo!

Problema resolvido.

Pode fechar o tópico.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!