Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvidas na inicialização de estudo em programação


Giovanne Oliveira

Posts recomendados

Olá galera eu gostaria de aprender a programar. Eu sei algumas coisa na teoria, mas na pratica não sei nada, tipo sei como funciona mais não sei os códigos, técnicas e etc... Eu sei que devo começar pela logica de programação e depois inciar em uma linguagem, mais o problema é em qual linguagem iniciar? Eu estava pensando em Java mais muitos internautas de outros site dizem pra começar por outra linguagem, então dissidir perguntar aqui, no melhor fórum de todos! Eu estou lendo uns tópicos aqui do CH que estão me ajudando muito, mas sempre é melhor mais ajuda né :D
 
Eu gostaria que vocês pessoas inteligentes, me fizesse uma lista de quais linguagens aprender e em qual ordem. eu gostaria que essa lista inclua: Java, C/C++/C# e Android. Java por que eu já sei onde fazer o curso grátis, Android porque é a plataforma do momento e também sei onde fazer, e as linguagens C por que imagino que seja muito usadas, apesar de java ser compatível com muitos SO (ou todos).
 
Obs.: Por enquanto só quero mexer com software/aplicativos e só no futuro mexer com hardware então a lista das LPs pode conter as linguagens que trabalhe muito com Hardware por ultimo. Ou se preferir faça uma lista separada de linguagens que trabalhem com hardware que eu deveria aprender no futuro, quem sabe um dia eu crie um Sistema Operacional :P 
 
Gostaria também de uma lista de E-books Free ou apostilas para eu ter mais material, eu pretendo aprender tudo sozinho, e como só tenho 14 anos, não da para investir dinheiro nisso, por isso se alguém souber de livros que eu posso encontrar em bibliotecas publicas e talvez até na biblioteca da minha escola seria de grande ajuda. Eu morro em Teresópolis/RJ se alguém também for daqui e conhecer a Biblioteca da várzea seria ÓTIMO!
 
E quantas horas por dia eu devo dedicar a esses estudos?
 
Obs.: Eu sei bastante coisa sobre Linguagem de estrutura Web, Tipo HTML, vou até aprender um pouco mais do que já sei por que acho que isso vai me ajudar, mas sera que ajuda mesmo? Eu também já li um E-book de algorítimos, e já sei o básico.
 
Só para ressaltar as perguntas e pedidos são: 
 
Depois de logica de programação, com qual linguagem de programação devo começar?
Se possível uma lista de linguagens de programação que devo aprender, na ordem que devo aprender.
Material de estudo disponível na internet e em bibliotecas publicas
Quando horas por dia devo estudar?
Vale a pena aprender um pouco mais de estrutura web antes de embarca na logica e nas linguagens de programação? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Olá amigo,

 

Se você utilizar nossa ferramenta de pesquisa, vai encontrar inúmeros tópicos como este.

resumidamente:

 

Se o seu objetivo for desenvolver programas, estude: Java, C/C++

 

Se o seu objetivo for aplicações web,  estude: php, javascript, HTML, CSS

 

 

Não existe um roteiro... você estuda na ordem que quer... o tempo que quer.  se sua curva de aprendizado for rápida... melhor.

 

Veja video aulas,  pegue apostilas em pdf... compre livros da novatec(a maioria são para programação)

e faça  muita prática.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo,

 

Se você utilizar nossa ferramenta de pesquisa, vai encontrar inúmeros tópicos como este.

resumidamente:

 

Se o seu objetivo for desenvolver programas, estude: Java, C/C++

 

Se o seu objetivo for aplicações web,  estude: php, javascript, HTML, CSS

 

 

Não existe um roteiro... você estuda na ordem que quer... o tempo que quer.  se sua curva de aprendizado for rápida... melhor.

 

Veja video aulas,  pegue apostilas em pdf... compre livros da novatec(a maioria são para programação)

e faça  muita prática.

 

Hum... Tudo bem, mas tipo, sera que não tem uma linguagem boa pra começar, tipo uma fácil, em outro tópico eu vi você dizendo para sempre começar pelo mais fácil, porém não sei qual seria a mais fácil 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Sim, eu disse,  mas não me referi a uma linguagem específica!

No caso,  seria você começar pela linguagem que é mais fácil para você aprender.

 

Por exemplo:

No meu caso, eu não pude escolher uma linguagem.. eu fui obrigado estudar pascal e portugol(português estruturado)na faculdade.. sendo que no segundo semestre pulamos para java ,ou seja, perdemos 6 meses em pascal.. 

que na minha opinião é só uma linguagem que atrasa muito...  dá perfeitamente aprender a lógica da programação   já  usando a linguagem que você acha mais fácil.

 

Na época se dependesse de mim... eu escolheria php desde o início pois tenho muita facilidade com ele, por consequencia, tenho facilidade para java pois a sintaxe do php e java são muito parecidas.

 

Agora recomendando:

 

Você mencionou que os aplicativos android estão em alta.. sim, isso é verdade.  nesse caso.. recomendo estudar java, xml, e principalmente a API do android eventualmente, sql para fazer interações com banco de dados.. e etc...

 

Para isso, você necessitará, do JDK mais recente instalado, o android SDK mais recente instalado... uma IDE, por recomendação, o "Eclipse"

 

att,

 

Dif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara agora sim ajudou MUITO mesmo, eu fiz bastantes pesquisas e depois de logica, eu estudar portugol só para entender como funciona a programação depois vou parti a C e depois C++ depois Java e então Android. depois de ter estudado vou ficar focado em programar em C++ e java e um pouco em aplicativos para android. Valeu pelas Dicas! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!