Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Formatação


Giovanne Oliveira

Posts recomendados

Olá habitantes da Computadorland! Eu gostaria de uma ajuda no meu "pequeno" problema.
No meu Notebook Win 8 deu um problema e meio que o windows se alto formatou, porém ele sô desinstalou os programas padrões que vem nele, o Musicas, Videos, Fotos, e todos aqueles aplicativos que vem no SO. Os meus programas, arquivos, fotos, videos, musicas e tudo que eu coloquei, ficou em uma outras pasta do HD, eu então resolvi criar uma partição do HD e colocar meus arquivos la, e então formatar o note e continuar com minhas coisas. Eu sei que no Win 8 vem com uma configuração para eu formatar ele, porém não sei se formatando por ali vou continuar com a parte do HD que eu dividi.
No caso eu fiquei tipo com "dois" HDs. Se eu formatar o PC pela propria configuração de formatação dele eu vou perder a minha partição?
 
Obs.: meu note não veio com DVD nem CD de Instalação do Win 8 então só posso formatar por ali, outro jeito não a como
 
Aviso: Esse problema aconteceu, por que quando o PC deu um outro probleminha (meio que culpa minha) eu fui na Opção Atualizar PC sem afetar os arquivos, recomendo NUNCA fazer isso, já é a terceira vez que acontece, só que nas anteriores eu não sabia que o os meus arquivos ficaram guardados. Repito, NUNCA vá na opção "Atualizar PC sem afetar arquivos"

 
E só mais uma coisinha, eu sei que é possível baixar os aplicativos de novo pela App Store do SO mais isso vai dar muito mais trabalho do que formatar, e alem do mais vai lotar muito o HD que já estar super lotado por causo do erro que fez ele duplicar os outros programas que vem nele, tipo o IE, Bloco de nota, Explorador de aquivos, Midia Player e esses todos que Também vem no WIn 7 e nos anteriores.
 
A pergunta principal é: Se fazendo a formatação do Win 8 pela própria configuração dele eu vou perder o HD que "parti" e/ou os arquivos que estão dentro dele.
 
Para melhor ajudar na resposta: O "novo" HD estar com nome B: e o antigo com o normal, C:
Eu quero deixar a unidade B somente com o que eu colocar nela, e a C quero formatar e deixar só com o Sistema Operacional, como se tivesse acabado de sair da loja
 
Desde de já agradeço e peço desculpa pelo texto meio comprido de mais!
 
Abaixo segue duas foto para auxiliar no compreendimento do problema

post-713076-0-14281100-1391852045_thumb.

 

post-713076-0-30288300-1391851795_thumb.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Utilize o aplicativo abaixo para trabalhar com as partições em modo livecd.

-> Ele permitirá gerenciar as partições....

 

http://www.partitionwizard.com/download/pwhe7.iso *   

Ta mais eu vou poder formatar o computador e continuar com o mesmo SO e os meus aquivos da partição B?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim., basta identificar as partições.... Suponhamos que meu HD tenha 5 partições: C:\ (windows) D:\(Backups) e outras 3 referentes ao linux.... -> se eu vou formatar e reinstalar o windows, então vou trabalhar selecionando apenas a partição referente ao windows que em 99,9% sera a C:\

* Para facilitar é sempre bom nomear as partições....( no meu pc c:\  é Jaguar)

-> para uma compreensão melhor: tem S.O nas duas partições, C e D ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim., basta identificar as partições.... Suponhamos que meu HD tenha 5 partições: C:\ (windows) D:\(Backups) e outras 3 referentes ao linux.... -> se eu vou formatar e reinstalar o windows, então vou trabalhar selecionando apenas a partição referente ao windows que em 99,9% sera a C:\

* Para facilitar é sempre bom nomear as partições....( no meu pc c:\  é Jaguar)

-> para uma compreensão melhor: tem S.O nas duas partições, C e D ?

So na C. A C estar "normal" so com o "defeito" e a B estar so alguns programas, imagens, videos, musicas, documentos de textos, jogos em flash. Estar funcinando como um PenDrive, tanto é que eu so coloquei 50GB para ela, eu criei ela no intuito de formtar a partição original C e deixar a B, talvez depois de formatar nem deixe ela, o quero realmente fazer é formatar meu PC mais deixar meus arquivos a salvo, eu pensei em fazer brackup mais não tenho onde deixar o Brackup, anuncer que eu possar colocar em um endrive de 8GB ou dividir porque eu tenho um PD de 8GB e um de 4, e tenho 5 CDs regravaveis de 700MB. Tipo não tenho muito acessorio para me ajudar. Minha mãe é muito mão de vaca não compra nada pra mim , o que tenho nem foi ela que deu, nem o Note foi ela

 

Eu sei que tenho um programa que dividi qualquer arquivos em quantas partes quiser com cada do tamanho que quiser, mas não sei qual o tamnho de um BrackUP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai ficou mais fácil.... ( você vai trabalhar somente com a partiição c...( formatando e reinstalando o windows)

Em relação a backups -> botão direito em D: ( Propriedades) na descrição espaço usado, irás ver o tamanho e poder calcular o espaço necessário para backup.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai ficou mais fácil.... ( você vai trabalhar somente com a partiição c...( formatando e reinstalando o windows)

Em relação a backups -> botão direito em D: ( Propriedades) na descrição espaço usado, irás ver o tamanho e poder calcular o espaço necessário para backup.

Hum... Agora estou começando a entender melhor, mas no caso parar restaurar o Windows (ou sejá a partição C) eu teria que usar esse programa que você citou, né? 

 

Eu vi em um site que: quando se restaura o computador a forma que veio de fabrica ele volta todo ao normal inclusive as partições criadas. Usando esse programa, você tem certesa que isso não vai acontecer?

 

Esse programa vai restaurar o windows a forma de que saiu da frabrica e vai deixar a minha partição a salvo?

 

E sobre o Brackup eu achava que brackups meio que "super comprimia" os arquivos para pode guardar em alguma unidade pequena, eu já sabia ver o espaço usado no HD, pendrive, CD, e coisas do tipo, so não sabia que o BrackUp ia ficar com o mesmo tamanho que os arquivos tem. Se ele fica do mesmo tamanho não é muito util pra mim, pois não tenho onde colocar tantos GBs, juntanto tudo que tenho so da a metade do que precisaria

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atenção!! a partir do momento que for utilizado o partition wizard...para formatar a partição c., o computador ficará sem sistema operacional. ( então terás que ter em mãos a mídia de instalação do windows para efetuar a reinstalação do mesmo) 

* O partition wizard não irá restaurar o windows ao seu padrão de fábrica....

-> no caso de opinar para uma restauração ao padrão inicial de fábrica terás que ler o manual do fabricante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atenção!! a partir do momento que for utilizado o partition wizard...para formatar a partição c., o computador ficará sem sistema operacional. ( então terás que ter em mãos a mídia de instalação do windows para efetuar a reinstalação do mesmo) 

* O partition wizard não irá restaurar o windows ao seu padrão de fábrica....

-> no caso de opinar para uma restauração ao padrão inicial de fábrica terás que ler o manual do fabricante.

Então voltamos a estaca ZERO! Porque voltar ao padrão de fabrica eu sei, na verdade com o windows 8 qualquer um sabe, ate mesmo quem não tem nenhum conhecimento em informatica. o problema é que eu não sei se a minha partição vai "sumir" junto com o defeito que o sistema estar. 
 
Aff que medo de perde meu Photoshop CC que demoro 6 DIAS baixando, minhas mais de 540 musicas, meus videos que reunidos formam 15GB, meus 90 instaladores, minhas 193 imagens, meus mais de 6600 jogos em flash, e todo o resto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Toma ai um copo de suco de maracujá....

Com medo não irás sair do lugar....

Como afirmei acima ( irás trabalhar apenas com a partição C) e se os seus arquivos estão na D não tem como perdê-los.....

O problema é que meu notebook não veio com DVD ou CD de instalação, ou sejá se eu formatar a unidade C vai desinstalar o Windows 8 e vou ficar sem sistema operacional, e sem o sistema não tem computador.

 

Eu estava pessando em fazer um brackup, usando meus pendrives de 4 e 8GB, meus 5 DVDs-RW de 700MB cada, e vou comprar mais alguns CD de 4,7GB para completar o tamanho que preciso para o BrackUP. Vai ficar os aquivos muito divididos mais pelo menos vou ficar com eles.

 

Os meus pendrives e DVDs juntos formam 15GB, so vai faltar 12,2 GB para completar os 27,2 GB que tenho (preciso) manter a salvo

Mais se por acaso surgi uma ideia melhor ai, pode me passar. Porque esse BrackUp vai dar é trabalho para fazer, mais mesmo assim agradeço pela sua ajuda e atenção com meu problema

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nesse caso a única opção que restou é entrar em contato com a microsoft....explicar  a situação (seu windows é versão Oem) e tentar obter a cópia da versão exatamente compatível com a chave que consta no seu equipamento., ou então levar em uma assistência técnica autorizada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo, para fazer os DVD, pendrive de restauração de fábrica a maioria dos fabricantes que não manda os DVDs de restauração junto com o notebook fornece um programa para que o próprio usuário faça esses discos. Não sei te dizer qual programa a CCE usa, no caso eu recomendo fazer uma busca em todos os programas instalados para achar o bendito programa que faça esses DVDs de restauração de fábrica.

 

No caso esses dvds ou pendrive permite voltar seu computador para o estado em que ele estava quando você comprou o notebook.

 

Se você não achar o programa que faz esses DVDs você pode ligar para a CCE para ou eles te mandarem esses DVDs ou explicarem como fazer esses DVDs. Aproveite e pergunte se eles podem te mandar um DVD de instalação do Windows para a sua versão. 

 

No caso eu tenho um notebook da dell e o programa que faz isso se chama "Dell backup and Recovery" mais não sei te informar como se chama o programa em seu CCE.

 

Quanto a sua estratégia de backup de usar DVDs virem me parece ser a solução mais barata, eu recomendaria um HD externo mais como você não pode gastar muito e só precisa de uns 30 GBs então até que é viável usar DVDs.

 

O Windows 8 inclui também uma forma bem eficiente de restauração do sistema chamada Imagem do sistema, mais no caso você precisar de uma unidade de backup do mesmo tamanho que a sua partição c: que não é o seu caso.

 

As vezes as partições de recovery ficam gravadas no próprio HD do notebook (na maioria das vezes) e você pressiona alguma tecla durante o boot do notebook para acionar alguma ferramenta que vai deixar seu computador em estado de fábrica. Isso se você não apagou as partições de recovery em qualquer ocasião.

 

Abra o gerenciador de discos para ver se você tem essas partições de recovery. Mais cuidado, não é a partição de recovery criado pela microsoft que tem por volta de 500 MB é outra criada pelo fabricante do notebook que deve ter por volta de 15 GB;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!