Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posso ligar o pc sem usar um estabilizador?


João

Posts recomendados

Olá,eu gostaria de saber se eu posso ligar a minha fonte diretamente na luz,sem usar um estabilizador,pois ele está fazendo uns cliques de vez em quando que são MUITO irritantes,minha fonte é uma Modxstream-Pro da ocz e no manual consta que a tensão dela é de 100-240v,e ela não possui aquela ''chavinha'' pra alterar entre 110 e 220,então pressuponho que ela regule a tensão automaticamente,posso ligar o pc direto na luz?É seguro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Quando a tensão de trabalho é declarada como 100-240 Volts na verdade ela pode funcionar de 100 a 240 Volts +-10%, ou seja.pode operar com QUALQUER tensão de 90 a 265 Volts. A última coisa de que ela necessita é de estabilização da tensão de trabalho..

A isso dai se chama de tensão UNIVERSAL ou Full Range.. Sua fonte tem PFC ativo e como tal em sua maioria absoluta é Full Range..

Note, isso é diferente de Bivolt e diferente de seleção automática, nem tem chave seletora elas..

Bivolt é quando pode operar em duas diferentes tensões, 110 ou 220 Volts.. Seleção automática é quando tem um pequeno circuito na fonte que decide se comuta a fonte , bivolt, para operar em 110 ou 220 Volts..

 

Full Range, como a sua é, pode operar em 90, 95,100,120,145,162,174,184,201,232,245,253,265 Volts.  Só para que entendas e todas as outros valores de tensão existentes entre 90 e 265 Volts AC..

 

Se podes ligar seu PC sem uso do estabilizador????   Não não podes, DEVES ligar o mesmo sem estabilizador....  Estabilizador é o maior matador de fontes que se conhece. Não é necessário para nenhum tipo de fonte e é prejudicial..

 

Para entender leia o artigo original o tópico que foi ai acima indicado e pelo tal de Eduardo Barbian surrupiado sem nenhuma indicação da fonte, do crédito desse tópico dai que escrevi em 2009 :  Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC

 

Para entender o que é cada tlec (estalo) que escutas ai no mal\dito estabilizador leia: Você já viu um Tlec?? - Estabilizadores -   

 

 

 

Cara tem uma chavinha atras da sua fonte 110v~220v geralmente vermelha coloca no lado certo e liga. Qual o problema?

Você ainda não conhece fontes com PFC ativo, que operam de 90 a 265 Volts AC sem ter de trocar chave nenhuma, nem chave tem... Olhe ai o vídeo que fiz de uma delas operando desde 35 Volts ate 254 Volts: 

Bem vindo ao século 21.. Ainda não trocaste o calendário??

 

Fonte com PFC ativo - Matando a cobra e mostrando o PAU      

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando a tensão de trabalho é declarada como 100-240 Volts na verdade ela pode funcionar de 100 a 240 Volts +-10%, ou seja.pode operar com QUALQUER tensão de 90 a 265 Volts. A última coisa de que ela necessita é de estabilização da tensão de trabalho..

A isso dai se chama de tensão UNIVERSAL ou Full Range.. Sua fonte tem PFC ativo e como tal em sua maioria absoluta é Full Range..

Note, isso é diferente de Bivolt e diferente de seleção automática, nem tem chave seletora elas..

Bivolt é quando pode operar em duas diferentes tensões, 110 ou 220 Volts.. Seleção automática é quando tem um pequeno circuito na fonte que decide se comuta a fonte , bivolt, para operar em 110 ou 220 Volts..

 

Full Range, como a sua é, pode operar em 90, 95,100,120,145,162,174,184,201,232,245,253,265 Volts.  Só para que entendas e todas as outros valores de tensão existentes entre 90 e 265 Volts AC..

 

Se podes ligar seu PC sem uso do estabilizador????   Não não podes, DEVES ligar o mesmo sem estabilizador....  Estabilizador é o maior matador de fontes que se conhece. Não é necessário para nenhum tipo de fonte e é prejudicial..

 

Para entender leia o artigo original o tópico que foi ai acima indicado e pelo tal de Eduardo Barbian surrupiado sem nenhuma indicação da fonte, do crédito desse tópico dai que escrevi em 2009 :  Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC

 

Para entender o que é cada tlec (estalo) que escutas ai no mal\dito estabilizador leia: Você já viu um Tlec?? - Estabilizadores -   

 

 

 

Você ainda não conhece fontes com PFC ativo, que operam de 90 a 265 Volts AC sem ter de trocar chave nenhuma, nem chave tem... Olhe ai o vídeo que fiz de uma delas operando desde 35 Volts ate 254 Volts: 

Bem vindo ao século 21.. Ainda não trocaste o calendário??

 

Fonte com PFC ativo - Matando a cobra e mostrando o PAU      

Pois bem,eu ligarei o pc então diretamente numa régua de tomadas aqui então,porque esse barulhinho está me deixando MALUCO,e quanto a queda de energia ou oscilações,não poderá dar algum problema sem o uso do estabilizador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Qual parte que você não entendeu?????  Tá difícil!!!!!

Sua fonte pode operar mesmo que a tensão da rede elétrica oscile entre 90 e 265 Volts.. Se isso realmente vier a acontecer ai na sua casa, fique preocupado, muito preocupado, com as lâmpadas com o refrigerador, o forno de micro ondas, a máquina de lavar roupa, aspirador de pó, liquidificador.. Esses sim não aguentariam essa brutal oscilação, mas sua fonte sim..

 

E quanto a falta de energia. Onde você viu falta de energia dar problema.. Eventualmente alguns surtos de tensão acompanham as quedas de energia. Um supressor de surto de tensão, no Brasil chamados de filtro de linha, ajudam nessa hora. Nota, estabilizador nenhum protege sua fonte das quedas de energia...

Raciocine amigo, pense sobre o que lês...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual parte que você não entendeu?????  Tá difícil!!!!!

Sua fonte pode operar mesmo que a tensão da rede elétrica oscile entre 90 e 265 Volts.. Se isso realmente vier a acontecer ai na sua casa, fique preocupado, muito preocupado, com as lâmpadas com o refrigerador, o forno de micro ondas, a máquina de lavar roupa, aspirador de pó, liquidificador.. Esses sim não aguentariam essa brutal oscilação, mas sua fonte sim..

 

E quanto a falta de energia. Onde você viu falta de energia dar problema.. Eventualmente alguns surtos de tensão acompanham as quedas de energia. Um supressor de surto de tensão, no Brasil chamados de filtro de linha, ajudam nessa hora. Nota, estabilizador nenhum protege sua fonte das quedas de energia...

Raciocine amigo, pense sobre o que lês...

Obrigado pela ajuda,insisti em te perguntar porque já queimei uma fonte antes,ligando-a direto na luz,mas agradeço a sua ajuda,li seu post sobre os ''tecs'' e realmente acredito na confiabilidade do mesmo,porém como me falta conhecimento mais técnico em questão de fontes decidi só me certificar te indagando novamente,pesquisarei mais sobre o assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando a tensão de trabalho é declarada como 100-240 Volts na verdade ela pode funcionar de 100 a 240 Volts +-10%, ou seja.pode operar com QUALQUER tensão de 90 a 265 Volts. A última coisa de que ela necessita é de estabilização da tensão de trabalho..

A isso dai se chama de tensão UNIVERSAL ou Full Range.. Sua fonte tem PFC ativo e como tal em sua maioria absoluta é Full Range..

Note, isso é diferente de Bivolt e diferente de seleção automática, nem tem chave seletora elas..

Bivolt é quando pode operar em duas diferentes tensões, 110 ou 220 Volts.. Seleção automática é quando tem um pequeno circuito na fonte que decide se comuta a fonte , bivolt, para operar em 110 ou 220 Volts..

 

Full Range, como a sua é, pode operar em 90, 95,100,120,145,162,174,184,201,232,245,253,265 Volts.  Só para que entendas e todas as outros valores de tensão existentes entre 90 e 265 Volts AC..

 

Se podes ligar seu PC sem uso do estabilizador????   Não não podes, DEVES ligar o mesmo sem estabilizador....  Estabilizador é o maior matador de fontes que se conhece. Não é necessário para nenhum tipo de fonte e é prejudicial..

 

Para entender leia o artigo original o tópico que foi ai acima indicado e pelo tal de Eduardo Barbian surrupiado sem nenhuma indicação da fonte, do crédito desse tópico dai que escrevi em 2009 :  Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC

 

Para entender o que é cada tlec (estalo) que escutas ai no mal\dito estabilizador leia: Você já viu um Tlec?? - Estabilizadores -   

 

 

 

Você ainda não conhece fontes com PFC ativo, que operam de 90 a 265 Volts AC sem ter de trocar chave nenhuma, nem chave tem... Olhe ai o vídeo que fiz de uma delas operando desde 35 Volts ate 254 Volts: 

Bem vindo ao século 21.. Ainda não trocaste o calendário??

 

Fonte com PFC ativo - Matando a cobra e mostrando o PAU      

Meu caledario está em perfeito funcionamento só meu bolso que esta vazio. A ultima fonte que comprei foi uma generica 500W reais -com- chavinha em 2012 estou bem atrasando ao que diz fontes. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só para entrar com outra opinião e ajudar a decidir.

 

NÃO USE: Estabilizador. Exceto se você quiser ir destruindo seu computador aos poucos.

USE: Filtro de linha de qualidade ou ligue direto na tomada da parede.

 

Fontes: Compre uma com selo 80plus. Consulte esse site e escolha uma que você ache melhor http://www.plugloadsolutions.com/80PlusPowerSupplies.aspx . Recomendo as que tenham o selo 80plus bronze ou superior.

 

 

E samosaara, compensa comprar um produto de alta qualidade (que vai sair caro...) hoje para não ter despesa de manutenção no futuro ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela ajuda,insisti em te perguntar porque já queimei uma fonte antes,ligando-a direto na luz,mas agradeço a sua ajuda,li seu post sobre os ''tecs'' e realmente acredito na confiabilidade do mesmo,porém como me falta conhecimento mais técnico em questão de fontes decidi só me certificar te indagando novamente,pesquisarei mais sobre o assunto.

Provavelmente a fonte estava com aquela chave vermelha atrás dela em 110v e a tomada é 220v, assim qualquer coisa queima....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual parte que você não entendeu?????  Tá difícil!!!!!

Sua fonte pode operar mesmo que a tensão da rede elétrica oscile entre 90 e 265 Volts.. Se isso realmente vier a acontecer ai na sua casa, fique preocupado, muito preocupado, com as lâmpadas com o refrigerador, o forno de micro ondas, a máquina de lavar roupa, aspirador de pó, liquidificador.. Esses sim não aguentariam essa brutal oscilação, mas sua fonte sim..

 

E quanto a falta de energia. Onde você viu falta de energia dar problema.. Eventualmente alguns surtos de tensão acompanham as quedas de energia. Um supressor de surto de tensão, no Brasil chamados de filtro de linha, ajudam nessa hora. Nota, estabilizador nenhum protege sua fonte das quedas de energia...

Raciocine amigo, pense sobre o que lês...

Pois bem,retirei o estabilizador,só que agora que estou sem estabilizador a fonte está fazendo de vez em quando um zumbido que não é muito alto,mas da para ouvir,o que pode ser isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

... a fonte está fazendo de vez em quando um zumbido que não é muito alto,mas da para ouvir,o que pode ser isso?

 Ai na tua casa tem chuveiro com a temperatura eletronicamente controlada??? Esse tipo de zumbido na fonte por acaso casa com o uso do chuveiro eletrônico???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai na tua casa tem chuveiro com a temperatura eletronicamente controlada??? Esse tipo de zumbido na fonte por acaso casa com o uso do chuveiro eletrônico???

Se o chuveiro tem a temperatura eletronicamente controlado,eu não sei,mas pelo que eu vi o zumbido começou quando o chuveiro foi ligado,porém ele continuou mesmo depois do chuveiro estar desligado.

Se o chuveiro tem a temperatura eletronicamente controlado,eu não sei,mas pelo que eu vi o zumbido começou quando o chuveiro foi ligado,porém ele continuou mesmo depois do chuveiro estar desligado.

Após uma pequena chuva,começou a zumbir de novo mesmo sem nenhum chuveiro estar ligado,o que pode ser?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se isso nao alterar o desempenho do pc ou faze-lo agir de maneira estranha provavelmente nao é nada talvez sua fonte trabalhando um pouco mais por causa de interferência na rede elétrica (chuveiro, chuva)

É porque não vejo opções,se deixo o estabilizador fica fazendo ''clecs'',se o tiro fica fazendo o zumbido e ambos são MUITO chatos e incomodam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Cara só descobrir a tensão da tomada e regular na sua fonte pra coincidir. Por que? http://www.oficinadanet.com.br/post/10701-porque-parar-de-usar-o-estabilizador

Prezado samosaara, tudo bem?

 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/613646-raz%C3%B5es-pelas-quais-os-estabilizadores-atrapalham-a-fonte-do-pc/

 

Por que postar um link de um outro site?... Esse conteúdo foi plagiado do nosso próprio fórum e copiado lá descaradamente... Dica: antes de pesquisar no oráculo, dá uma fuçada aqui mesmo que tem muita coisa boa amigo.

E que na verdade o verdadeiro autor do conteúdo é este que vos ajudou acima, o nosso prezado amigo faller.

 

Ao Faller-> Aproveitando o ensejo, não seria interessante recomendar um filtro clamper ao prezado João? Como disse o samosaara, talvez haja diminuição no ruído na rede...

                  Ou então levar a fonte a um eletrotécnico para colocar pasta de borracha nas bobinas da fonte... talvez resolva também, mas aí talvez a mão de obra possa ficar astronômica... em fim...

 

Forte abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!