Ir ao conteúdo

Não Usem Estabilizadores

Mansonk2

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado
Como a tensão aqui é 220v , preciso do estabilizador pra tudo funcionar em 110v ...inclusive o monitor , impressora ,caixas de som ...

Assim como o danelon eu uso o estab por via das dúvidas , mas tb nao tenho certeza se ajuda ou atrapalha .

Não existe a menor razão para que os equipamentos ai de sua configuração operes todos em 110 Volts. Se na minha casa tivesse 220 Volts, seria nessa tensão que eu colocaria todos os equipamentos que a tolerassem. Se algum equipamento não tolerasse essa tensão ( o monitor, por exemplo) compraria um autotransformador, corretamente dimensionado para converter de 220 para 115 Volts, para alimentá-lo. Ai esse transformador deveria ter potência para tão somente alimentar o monitor, por exemplo (uns 60 Watts bastariam).

O uso da tensão de 220 traz uma enormidade de ganhos em sua config;

1) A eficiência dos diversos elementos melhora;

2) As correntes envolvidas em toda a rede, disjuntor, fiação, tomadas, filtros etc cai pela metade;

3) Existe economia de energia (mesmo que pequeno) com o uso de 220 Volts;

Abraço..

• Membro VIP
Postado
Bem pessoal...

Analisem bem este tópico... 42 páginas e simplesmente acho que não dá para ter nenhuma conclusão real que o estabilizador realmente ajuda ou atrapalha.

Isso na sua visão. Tem já mais de 10 anos que eu conclui da total não serventia desse equipamento, e, desde lá (1986, mais exatamente) não os uso em nenhuma de minhas configs. Um bom filtro de linha/supressor de surtos, que visa eliminar os picos de tensão, os glitches e transientes da rede elétrica, são mais do que suficientes para qualquer equipamento receber uma energia mais pura...

Se você ainda não concluiu isso, já está em boa hora...

Abraço...

Postado

O difícil é encontrar um bom filtro de linha. não sei se vocês leram, mas tem um artigo interessante sobre isso aqui no CH > https://www.clubedohardware.com.br/artigos/455

Eu tava até procurando um filtro de linha bom no ML pra comprar, mas o problema é que em nenhum anúncio eu vi as especificações que eles citaram na conclusão do artigo. Ou seja, o negócio é comprar meio que noi achismo mesmo, mas aí eu prefiro não comprar.

Postado

Realmente tópico muito polemico e muito bom!!!

sendo que existem estabilizadores q invés de rele ele tem fet na saida dele, então no caso não iria gerar um pulso eletromagnético, pois no caso pulso na rede eletrica acontece todo tempo, ex: a sua geladeira, quando você liga uma lampada florecente evarios outros tipos de equipamentos. :)

Postado
A verdade e a seguinte pessoal,

dentro dos estabilizadores domesticos que possuimos, o que existem são relés que não passam de chaves que ficam chaveando tentando impedir uma brusca variação de tensão. O que acontece é que qualquer chave, quando acionada, gera pulsos eletromaganéticos de alta freqüencia e estas são estramamentes nocivas a sistemas digitais como é o caso dos computadores, ou seja estabilizadores podem ocasionar travamentos (Dependendo da sensibilidade do computador) e isto tem um agravante, os estabilizadores normalmente são ligados após os filtros de linha, isto significa que os pulsos gerados pelo chaveamento do estabilizador não são filtrados. Segundo, as atuais fontes produzidas para computadores são bastante robustas e podem funcionar perfeitamente diretamente na rede se achar-se necessario pode-se adicionar um filtro de linha.

Quero deixar claro que esta crítica se restringe expecificamente aos estabilizadores domesticos que não oferecem nenhuma proteção eficiente ao microcomputador, é claro que existem estabilizadores industrias mais complexos e caros que realmente valem a pena possuir, dentre as vantagens destes estabilizadores valem a pena ressaltar, estes possuem transformadores issoladores que sua razão de transformação é de 1/1, ou seja, esses transformadores nem elevam nem baixam a tenssão, então qual a função deles realmente?

Como o proprio nome sugere estes tranformadores issolam totalmente as saidas dos estabilizadores de sua entrada, isto é feito para assegurar que depois de desligado não ha a minima possibilidade de choque eletrico nas saidas do estabilizador. Já os estabilizadores domesticos não possuem esse tranformador e quando desligado ele barra somente um dos fios da entada do estabilizador. Em redes monofásica onde a pinagem da tomada estiver correta o estabilizador cortará a fase, que é justamente o responsavel pelo choque eletrico, mas em lugares onde a pinagem estiver invertida o neutro(terra da rede) será barrado e o fase passará normalmente, isto é muito comum acontecer pois uma tomada invertida funciona perfeitamente e nem todas as pessoas que se dispoem a fazer instalações eletricas possuem estas informações o pior é quado é rede é bifásica ou seja sempre uma das fase estará passando livremente. O problema nisto é que a maioria das pessoas quando desligam os estabilizadores e abrem o micro afim de fazer algum tipo de manutenção acreditam estar totalmente protegidas contra choque o que é um terrivel engano principalmente se a parte a ser acessada for a fonte de alimentação.

Pra terminar meus conselhos são os seguintes:

# Não usem estabilizadores domestico, seu mico funcionará perfeitamente direto na rede

# Se assim mesmo você não quer ligar seu micro diretamente na rede compre um estabilizador um pouco mais caro, vale a pena.

# Nunca confie na isolação de estabilizadores domesticos

Sei que este tópico vai ser polemico, mais a principio quero esclarecer que estas informações que aqui passei são bem fundamentadas e levantadas por professores experientes de eletrônica e eletrotecnica. Sou estudante de eletrônica (segundo semestre) e me disponibilizo a tirar as duvidas que sugirem e que estiverem ao meu alcance de responder.

T+ :bye:

sendo que existem estabilizadores q invés de rele ele tem fet na saida dele, então no caso não iria gerar um pulso eletromagnético, pois no caso pulso na rede eletrica acontece todo tempo, ex: a sua geladeira, quando você liga uma lampada florecente evarios outros tipos de equipamentos. :)

Postado
Mansonk2 muito bom tópico, polêmico. Gostaria de faver alguns comentários a respeito.

Nos estabilizadores de boa qualidade são usados tiristores nos lugares dos relés que reduzem o ruído do chaveamento da bobina.

Nos estabilizadores domésticos tambén tem transformador isolador, sei disso porque conserto vários, aqui no meu serviço. O chaveamento é no primário do transformador. A tensão que vai para o PC é originada do secundário, totalmente isolada do primário. O que causa mais problemas de choques é a falta de aterramento do gabinete. A fonte chaveada é bem menos sujeita a variações de tensão mesmo.

Postado

Bom eu uso, como já citado acima, também preciso de tensão 110v para alguns equipamentos (aqui é 220v) como as caixas da creative, o modem adsl e o roteador wireless que só trabalham em 110v.

E ainda uso dois estabilizadores, lado a lado, pois só um não dava conta. Desarmava sozinho, pois já esta velhinho e não aguentava o tranco.

• Membro VIP
Postado
Bom eu uso, como já citado acima, também preciso de tensão 110v para alguns equipamentos (aqui é 220v) como as caixas da creative, o modem adsl e o roteador wireless que só trabalham em 110v.

E ainda uso dois estabilizadores, lado a lado, pois só um não dava conta. Desarmava sozinho, pois já esta velhinho e não aguentava o tranco.

Algum dia já pensaste em usar um transformador, de 220 para 110, ou autotransformador, como é feito no mundo inteiro quando se quer adaptar tensões?? Como é feito desde lá da usina até o seu bairro, até sua rua... Essa é a função do transformador...

Abraço...

Postado
Algum dia já pensaste em usar um transformador, de 220 para 110, ou autotransformador, como é feito no mundo inteiro quando se quer adaptar tensões?? Como é feito desde lá da usina até o seu bairro, até sua rua... Essa é a função do transformador...

Abraço...

Aí que está a questão. O que motivaria eu gastar com transformador se eu tenho dois estabilizadores que fazem esse trabalho?

• Membro VIP
Postado
Aí que está a questão. O que motivaria eu gastar com transformador se eu tenho dois estabilizadores que fazem esse trabalho?

Claro que nessa condição nada te motivaria. O que eu quis deixar claro é que não existe a necessidade de um estabilizador que pode ser perfeitamente substituído por um transformador. Mas isso deveria ter sido sabido antes de comprar o estabilizador, agora não.

Aliás, se esse fosse o meu caso sim eu faria essa troca com certeza. Não confio em estabilizadores, sei da não necessidade deles, bem como sei que aqueles constantes ligar/desligar/e religar meus equipamentos (tlec-tlecs) não fazem bem algum para eles..

Claro que você pode ficar ai confortavelmente com seus estabilizadores..

O seguro de incêndio está em dia por ai certo??

Abraço...

Postado

mansonk2

Estou com uma dúvida, se alguém souber responder responda!

O meu estabilizador tem um fusível, que na minha ignorância, ele serve para que se houver uma oscilação na corrente elétrica, é queimado primeiro o fusível, assim desligando o estabilizador, evitando que queime o PC. Isto é verdade?

• Membro VIP
Postado
mansonk2

Estou com uma dúvida, se alguém souber responder responda!

O meu estabilizador tem um fusível, que na minha ignorância, ele serve para que se houver uma oscilação na corrente elétrica, é queimado primeiro o fusível, assim desligando o estabilizador, evitando que queime o PC. Isto é verdade?

Não é tão simples assim. Seu PC vamos supor, demanda cerca de 250 Watts, isso, na tensão de 115 Volts daria, 250/115 = 2,17 Amperes. A corrente de abertura de seu fusível provavelmente é de 5 Amperes. É necessário que a demanda de seu PC seja mais do que duplicada para que o fusível se abra. Algum elemento deve provocar que isso aconteça, caso contrário, seu PC terá que receber uma tensão muito alta para que ele demande uma corrente de mais que o dobro do que o normal.

Esse elemento é o Varistor. Se ele estiver lá dentro de seu estabilizador, sim você pode ficar tranqüilo que ele irá fazer com que, se a tensão subir a ponto de poder vir a prejudicar seu PC, ele, o varistor, vai passar a conduzir exigindo tanta corrente que fará com que o fusível se abra e proteja seu PC. Sem Varistor, é o PC quem terá que aguentar uma tensão sabe lá se o dobro ou mais, para conseguir abrir o fusível:

Veja algumas fotos do interior de alguns estabilizadores:

03_Interiortrazeiro.jpg

06_Placalgica.jpg

08_Explosodatrilha.jpg

Sem nenhum varistor...

Outro

2Trazeiraporfora.jpg

Até com selo do IMETRO

5Sadas.jpg

9C2C3C4VZ1.jpg

Também sem nenhuma proteção, sem nenhum Varistor...

Veja ai só para comparar algumas fotos da régua de proteção que uso (não uso estabilizador)

1Myhouse02.jpg

Proteção da linha telefônica:

3LinhaTelefnica.jpg

Proteção do cabo do Virtua

4Proteocoaxial.jpg

Proteção entre Fase e Neutro, entre Fase e Terra e entre Neutro e Terra. São no total dez Varistores:

6Fusvelbaixopontodefuso.jpg

É isso ai bixo... A maior proteção que um estabilizador oferece reside no fato que você acha que está protegido, embora não esteja. A fé é importante.

Abraço...

Postado
Claro que nessa condição nada te motivaria. O que eu quis deixar claro é que não existe a necessidade de um estabilizador que pode ser perfeitamente substituído por um transformador. Mas isso deveria ter sido sabido antes de comprar o estabilizador, agora não.

Aliás, se esse fosse o meu caso sim eu faria essa troca com certeza. Não confio em estabilizadores, sei da não necessidade deles, bem como sei que aqueles constantes ligar/desligar/e religar meus equipamentos (tlec-tlecs) não fazem bem algum para eles..

Claro que você pode ficar ai confortavelmente com seus estabilizadores..

O seguro de incêndio está em dia por ai certo??

Abraço...

Hehehe, entendo sua preocupação, o problema que esses estabilizadores vendidos por aí, são fraquinhos, tem em média 350w. Eu uso aqui um de 1000w, bastante forte.

Postado

Sério galera, é por isso que tem tanto brasileiro que compra golzinho achando que é bmw. Nunca vi tanta besteira escrita.

Sou formado em eng. elétrica e posso garantir que o contato a relé do estabilizador não prejudica de maneira alguma o pc, até porque, na fonte chaveada do pc, já tem filtro de entrada e de saída (pelo menos as mais conhecidas, as xing ling não sei)

Se fosse assim, ao ligar uma lâmpada, o ruído (chamado tecnicamente de bounce na engenharia) no chaveamento interferiria também no pc, geraria uma EMI tal que causaria distúrbios no pc, algo que não ocorre, o mesmo o chuveiro elétrico, etc, etc, etc.

O estabilizador nada mais tem do que um transformador interno que muda o nível de tensão, na verdade ele é hoje em dia inútil, porque a função da fonte chaveada é estabilizar a tensão na saída, através de um controle pwm em malha fechada independentemente da tensão de entrada, filtro de linha é outra inutilidade, as boas fontes já são equipadas de filtros. Agora todo respeito ao No-Break.

Com relação ao que estavam dizendo aos varistores e fusíveis, de nada adianta um varistor se houver uma sobre-tensão muito rápida na sua rede, ela queimará todo o pc, pois não tem tempo de resposta suficiente e o fusível o mesmo, caso de raios (onde há rompimento do dielétrico nos isolantes) e sobre tensões na rede. Tudo fica dependendo do tempo de resposta, hoje em dia, já existem filtros ativos que possuem excelente tempo de resposta.

Outra coisa, a corrente de consumo não é simplesmente dividir a potencia pela tensão, por favor..... isso só é válido pra circuitos resistivos...

Estabilizador e filtro de linha são meros produtos que ainda vendem pela crença e desinformação do consumidor.

Sucesso a todos

• Membro VIP
Postado

Ótimo, meu colega de profissão. Tudo o que o fórum necessita é de uma discussão abalizada, entretanto...

Dito por: engenheiro_do_surf: Sério galera, é por isso que tem tanto brasileiro que compra golzinho achando que é bmw. Nunca vi tanta besteira escrita.

Sou formado em eng. elétrica e posso garantir que o contato a relé do estabilizador não prejudica de maneira alguma o pc, até porque, na fonte chaveada do pc, já tem filtro de entrada e de saída (pelo menos as mais conhecidas, as xing ling não sei)

Se fosse assim, ao ligar uma lâmpada, o ruído (chamado tecnicamente de bounce na engenharia) no chaveamento interferiria também no pc, geraria uma EMI tal que causaria distúrbios no pc, algo que não ocorre, o mesmo o chuveiro elétrico, etc, etc, etc.

Dito por faller: Só que esqueceste que a corrente da lâmpada, ou do chuveiro, não é a corrente do PC... Veja ai o que acontece com uma boa chave interruptora de lâmpada eletrônica, sem correção de FP, ao longo de 2 anos de uso:

Interruptor03.jpg

Interruptor02.jpg

Esse contato, por esses 2 anos, chaveou uma lâmpada dessas com cerca de 40 a 60 Watts (duas lâmpadas eletrônicas sobre a mesa da sala) e ficou desse modo, pronto para criar mamicas, pronto para dar mau contato, aliás, eu o substituí pois já estava faiscando muito.. É por um contato muito parecido com esse dai que passa a corrente de seu PC, com fonte sem correção ativa de fator de potência (o parque nacional de PC's ainda pode ser considerado como 99% sem fontes tradicionais, sem PFC ativo) Essas fontes vão puxar desses contatos dos relés do estabilizador uma corrente muito maior do que essa dai que bagunçou com esse contato da chave de luz. E você me diz que tudo bem.. Não tem problema algum para a fonte de seu PC essa comutação, esses tlec-tlecs dos relés do estabilizador, por favor....

Eu não estou nem um pouco preocupado com a RFI nem a MFI gerada nos contatos abrindo, quer do estabilizador, da lâmpada, do chuveiro ou da batedeira da padaria lá da esquina.... O problema mesmo é a energia primária de seu PC estar sendo comutada a todo instante que a tensão da rede der um p.eido, por um desses contatos que dia-após-dia mais se parecerão com esse dai. Concordo contigo que num estabilizador zerado, novo, o contato estará ok, e amanhã?? e depois de amanhã... Já ví e convivi com a solução, aqui no fórum mesmo, de um monte de pessoas que se queixavam que (lembrei de uma agora mesmo...) se queixava que quando a bomba do poço da casa dele ligava, seu PC resetava... Usava estabilizador. Pedi para que tirasse e ligasse direto... Bingo, não mais ressetou.. Esse estabilizador desse cidadão deveria estar com os contatos piores até do que esses dai, quando o estabilizador tentasse chavear, não fazia um bom contato, gerando "bouncing" no relé, punha tudo a perder. Não é a RFI nem a MFI o problema sacou caro colega... É a própria energia do PC envolvida no "boucing" e não a do chuveiro, ou da máquina de fazer mariolas...

Dito por: engenheiro_do_surf: Agora todo respeito ao No-Break.

Com relação ao que estavam dizendo aos varistores e fusíveis, de nada adianta um varistor se houver uma sobre-tensão muito rápida na sua rede, ela queimará todo o pc, pois não tem tempo de resposta suficiente e o fusível o mesmo, caso de raios (onde há rompimento do dielétrico nos isolantes) e sobre tensões na rede. Tudo fica dependendo do tempo de resposta, hoje em dia, já existem filtros ativos que possuem excelente tempo de resposta.

Dito por faller: De nada adianta um varistor, um DSP, um santinho em cima do PC se um raio resolver cair em cima dele. Nisso concordo contigo. Mas não é todo o santo dia que um raio está disponível para cair no seu PC... Pense no dia-a-dia, pense no transiente de uns 350 volts gerado na rede AC quando a contatora do elevador do predio vizinho abriu... Pense no ruído elétrico introduzido na rede pela solda a arco do funileiro ali da esquina... Pense que todo dia ela está ali a gerar transientes e surtos que se você nada fizer, acabam sim podendo potencialmente prejudicar seu PC, seu Monitor, seu modem, sua printer... Sim filtro de linha/protetor de surtos são efetivas proteções elétricas para o dia-a-dia de seus equipamentos.. Costumo dizer ao ser inquirido sobre a melhor proteção para um PC... "Pode ser uma caixa de sapato, ou uma lata de biscoitos, desde qua a mesma tenha em seu interior um bom filtro de linha/supressor de surtos por onde passe a alimentação para seu PC"

Se você comprou un no-break no sentido de proteger seu PC de transientes elétricos, certifique-se de que o mesmo contenha em seu interior um bom filtro de linha/supressor de surto.. caso contrário seu no-break lhe estará fornecendo continuidade de fornecimento de energia e não proteção contra transientes elétricos... Quanto a sua informação de que já existem uma série de filtros ativos com excelente tempo de resposta... Concordo plenamente com a afirmação, mas lhe informo que filtros ativos, com excelentes tempos de resposta, não são feitos para uso do mesmo modo, na mesma função, no mesmo topologia dos filtros de rede, para supressão de surtos... Ou seja, para tal função não servem para nada... São completamente inúteis... Gostaria de aprender mais sobre esses filtros ativos para proteção em AC dos equipamentos como os compuitadores, favor me passar indicação de literatura, de preferência na Internet para que possamos analisar em conjunto. Volto a dizer, conheço muitas teorias de filtros ativos, mas não para ligar na entrada de um PC para "limpar" a rede elétrica...

Dito por: engenheiro_do_surf: Outra coisa, a corrente de consumo não é simplesmente dividir a potencia pela tensão, por favor..... isso só é válido pra circuitos resistivos...

Dito por: faller: Como meu nobre colega passaria a informação para nosso colega do fórum de que um fusível de 6 Amperes não vai abrir com uma potência demandada do micro da ordem de 300 Watts???

Seria, por acaso falar que a potência aparente na linha, se dividida pela impedância representada pela carga ativa, que é uma fonte, considerando o cosseno do ângulo de defasagem entre corrente e tensão, agregado a condição de não lineariedade de comportamento do diodo da fonte, blá,blá,blá... Não sei aonde você chegaria... Aida mais, se a fonte do PC tivesse correção do Fator de potência, com a minha tem, a equação que propuz estaria 100% correta... Minha fonte sim se comporta como um circuito resistivo. Não sei aonde você queria chegar...

Dito por: engenheiro_do_surf: Estabilizador e filtro de linha são meros produtos que ainda vendem pela crença e desinformação do consumidor.

Dito por faller: Concordo 50% contigo, só com relação ao estabilizador, não em relação ao filtro/supressor de transientes, que para mim são fundamentais para proteção elétrica.

Sucesso a todos

A palavra é sua caro colega..

Abraço...

Postado

Faller, você citou um exemplo de estabilizador sem varistor. E no caso do estabilizador possuir um ou mais varistores? Ainda assim, além de inútil, ele é prejudicial?

• Membro VIP
Postado
Faller, você citou um exemplo de estabilizador sem varistor. E no caso do estabilizador possuir um ou mais varistores? Ainda assim, além de inútil, ele é prejudicial?

Para você entender: A maioria das pessoas que conheço vêm no estabilizador uma espécie de proteção elétrica pelo fato de que ao estabilizar nenhum dos transientes, dos ruídos, dos surtos de tensão normalmente existentes na rede elétrica passariam para sua saída que ficaria estável, cravada alí nos 115 Volts. Essa é a visão do estabilizador na cabeça da grande maioria das pessoas, correto??

Agora vamos para a realidade...

- Na função de não deixar passar espúrios, transientes e surtos de tensão, algumas vezes com amplitides de sei lá, quatro vezes maiores que a tensão de rede ou até mais, o estabilizador nem se mexe para tentar removê-las, ele as deixa passar pois não é rápido o suficiente para tal...

Se não houver um bom filtro de linha/supressor de surtos, dentro do estabilizador, essa função não é realizada.

- A segunda função que é aquela de selecionar um tensão mais adequada para seu PC, o estabilizador tem, para realização dessa função, a disponibilidade de conectar a saída do mesmo, a diferentes taps de um autotransformador. Tem ai somente poucas escolhas a fazer, geralmente 4 a 5 delas, todas separadas entre si de 6 volts, tipicamente. Tenta ele, o estabilizador, escolher a melhor saída (entenda-se mais próxima aos 115 Volts) em um autotrafo... Essa comutação é que é feita por relés.

Essa comutação, essa escolha de melhor tensão, não é nem um pouco necessária se sua rede tiver um comportamento normal, ou seja, estiver dentro de um valor de 115 Volts + ou menos 10%. A fonte do PC se encarregará de compensar qualquer diferença que ai se verifique...

Se seu estabilizador tiver internamente bons filtros/supressores de surto e fizer a segunda tarefa que é a de escolher a tensão "melhor", ele se comportará como um bom filtro/supressor de surtos agregado a uma tarefa que eu gostaria que ele nem fizesse que é essa coisa de buscar a melhor tensão... Preferiria que ele deixasse passar para a saída a mesma tensão que entra (um estabilizador com a chave de escolha trancada faz um bem maior para sua config)

Resumo. Utilizar um filtro de linha/supressor de surtos somente me garante não correr o risco de ficar tentando descobrir a melhor tensão, e para tal ficar comutando meu PC a todo instante através de contatos ruins como aqueles que mostrei... sem necessidade alguma... Ainda haverei de mostrar, numa tela de osciloscópio, a bagunça que é feita nessa hora do chaveamento desses relés... em cada tlec-tlec do estabilizador... Essa bagunça está ligando e desligando a fonte de seu PC...

Abraço...

• Membro VIP
Postado
Vixiii e agora o que faço com o meu estabilizador :eek:

Quer uma boa sugestão??? Eu vou fazer, agora no recesso de final de ano, um belo filtro de linha/supressor de surtos, baseado no tópico do Almeida Filho, e vou colocá-lo dentro do gabinete de um estabilizador antigo que tenho aqui... É aquele do qual coloquei a foto, com cinco tomadas boas no painel posterior. Claro que a buchada e a "inteligência" do estabilizador saem fora... Só aproveito a caixa com tomadas rabicho para ligar na rede, chave liga/desliga, led de painel, nada mais..

Referência: http://forum.clubedohardware.com.br/tutorial-construindo-filtro/462752?t=462752

Abraço...

Postado
Quer uma boa sugestão??? Eu vou fazer, agora no recesso de final de ano, um belo filtro de linha/supressor de surtos, baseado no tópico do Almeida Filho, e vou colocá-lo dentro do gabinete de um estabilizador antigo que tenho aqui... É aquele do qual coloquei a foto, com cinco tomadas boas no painel posterior. Claro que a buchada e a "inteligência" do estabilizador saem fora... Só aproveito a caixa com tomadas rabicho para ligar na rede, chave liga/desliga, led de painel, nada mais..

Referência: http://forum.clubedohardware.com.br/tutorial-construindo-filtro/462752?t=462752

Abraço...

Só não joguei meu estabilizador fora por causa disso....não se esqueça de colocar fotos para gente!!!!

Abração!

Postado

Sou mais um leigo q está procurando proteção para seus equipamentos.

Tá, o filtro de linha é que é essencial, mas e quanto aos outros equipamentos (monitor, impressora, modem, caixas de som, etc) q não possuem a fonte do PC para 'estabilizar' a eletricidade (:eek:). Esses precisam ou não estar conectados em um estabilizador, além do filtro de linha?:unsure:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...