Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Não Usem Estabilizadores


Mansonk2

Posts recomendados

então galera, é o seguinte... tenho um nobreak, nem sei qual é a marca dele, mais so sei q ele é de 500va... seria melhor eu ligar o pc, direto na tomada??? minha fonte(TT 430w) tá em 115v, pra se ligar direto na tomada, teria q botar ela em 220v, certo??? abraço

Ligar direto mesmo, sem um filtro supressor? Prefiro deixar no nobreak mesmo, chances são de que ao menos um varistor Fase/Neutro + fusível ele tem, então não ligue direto não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

desculpem queridos, a sinceridade mas:

1. quem compra estabilizador, nao compra, joga dinheiro fora, ou seja, um otario

Eu prefiro chamar de desinformado.

2. quem compra uma estab, nem sabe por que faz isso, so compra porque todo mundo tem e diz que é necessario

Realmente. Antes ainda se comprasse sabendo os seus limites e reais funções e disfunçoes.

3. quem usa estabilizador corre o risco de incendio se colocar o aparato em cima de carpet e ligar tudo nele (impressora laser então nem se fala)

Não mais com a nova norma que possui proteção contra sobretemperatura e sobrecarga, desligando o estabilizador em condições perigosas. Pelo menos em parte a proteção agora é maior

4. estabilizador é uma enganacao da industria, PODE TER CERTEZA

De certo modo o é, especialmente com os anos que passamos usando tremendas porcarias sem proteção alguma que se prese, que trabalham muito quentes, correndo risco de botar fogo em sua residência. Felizmente agora tá menos pior, mas quantos são os modelos horríveis que ainda estão colocando em risco famílias e bens? Milhões!! O que é lamentável! Os fabricantes deveria recolher todos os modelos antigos, fazer um recall, sei lá! Não é assim que fazem com carros com problemas potencialmente perigosos? Eu acho um absurdo órgãos de testes provarem o perigo de muitos modelos e eles ainda continuarem aí "à solta"!

5. um varistor custa 50 centavos, um estabilizador custa 40

Pois é, e protege muito mais!

6. um fusivel custa 5 centavos....

Com certeza!

7. establizador? esse nome é para aparelhos que estabilizam, como no-breaks.

o nome correto pra essa coisinhade 40 reais é TRANSFORMADOR COM CAIXA BONITINHA

Nobreaks são iguais estabilizadores no quesito regulagem de tensão, mas eles são geralmente melhores acabados, têm ao menos um varistor e possui a proteção contra desligamento e religamento rápido, evitando danos às fontes por corrent inrush, nisso eu dou ponto positivo aos nobreaks.

8. trabalho com informatica a 15 anos. nao uso estabs.

Parabéns! Infelizmente há situações em que os mesmos podem ser utilizados como paliativos onde existem problemas de tensão muito baixa "incorrigível". Operar com tensões muito baixas por muito tempo força as fontes e reduz a vida útil, se falarmos principalmente das genéricas - a grande maioria!

9. estabilizador consome corrente...portanto eleva a conta de luz

Pra um usuário apenas ele não vai ver mais do que 1-4 reais a mais na conta do mês, mas num parque de máquinas bem grande, faz diferença!

10. NAO seja OTARIO COMPRANDO ESTABILIZADOR MENTIROSO DE 40 REAIS

Apoiado! Mas recomendo que analisem as necessidades de realmente usar um estabilizador e se necessário, veja seus limites e complemente a proteção com proteções realmente adequadas. Os modelos dentro da nova norma, com 8taps de regulação e outros recursos, um varistorzim obrigatório, um filtrozim básico, só agora passaram a dar proteção regular, eu diria.

---

por favor nao defendam estabilizadores de 40 reais.

sou engenheiro eletricista a 10 anos.

sei do que to falando

nao vem me enrolar

É isso aí, se informem mais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem,

Todas as vezes que vou comprar um equipamento novo para o meu pc, venho aqui no fórum ler as opiniões do pessoal que passa por aqui.

Montei um pc pro meu irmão, e, pra finalizar, faltava (?) um estabilizador. Como sempre, vim até aqui pra ler o que foi postado sobre as várias marcas disponíveis no mercado e após isso, escolher qual a marca com o melhor custo/benefício.

Então vocês imaginam a minha surpresa quando cheguei aqui e me deparei com esta guerra declarada contra os estabilizadores. Primeiro achei estranho, mas após ler (e muiiiiiito! nossa, como é difícil fazer as pessoas enxergarem as coisas!) posts muito bem embasados e escritos como este http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=2280252&postcount=553 (que se, ao ler até aí, você ainda tiver alguma dúvida quanto ao quanto um estabilizador é dispensável, ela com certeza vai ser sanada) e muitos outros, definitivamente decidi abandonar a ideia de comprar um estabilizador e pesquisei alguns filtros de linha (que também foram muito bem indicados aqui).

Não era cadastrada no fórum e fiz o meu cadastro simplesmente para parabenizar o trabalho de usuários como o faller, marco_piracicaba (entre outros - os citados foram os mais ativos no meu "convencimento") que trouxeram muita gente para a luz :D com textos sérios e sem achismos :)

Vou aposentar meu estabilizador, aproveitar a oportunidade e comprar um filtro de linha para mim também ^_^

Sabrina

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom galera, venho por meio deste tópico expressar minha total indignação com respeito aos distribuidores e comerciais de filtro de linha.

Ficou claro a vantagem dos filtros de linha, até uma nova usuária (Sabrina), foi convencida a substituir o estabilizador por este componente.

Tudo bem, eu também concordo. Mas parece que isso não é suficiente.

Sou espanhol e moro em Florianópolis (SC) faz três anos. Pelo qual eu não sei se no resto dos estados brasileiros a tensão e de 110 V. Em Santa Catarina é de 220 V e por este motivo é praticamente impossível encontrar um filtro de linha de 200 V sem ter que pagar um preço absurdo por ele.

Procurei, procurei e no fim decidi atender o conselho de Faller e ir atrás do filtro de lina http://www.endecom.com.br/catalago%20mg/73_74.pdf .

Entrei no site e procurei o distribuidor do meu estado. Escrevi um mail comentado minha situação e porque queria o filtro de linha. A primeira mulher me contestou (por favor entenda-se isto sem preconceito!) e me passou o telefone de um tal experto eletricista que iria me vender o filtro pois eles não fazem encomendas menores de R$ 300,00.

Liguei para o tal experto e foi irrisório, o cara nem sabe para que serve o filtro de linha e me falou que era loucura tratar de trocar por um estabilizador. Mas que se eu estava mesmo interessado tinha um bem baratinho por R$15,00... pois o filtro que eu queria ele nunca tinha sabido dele...

Mandei mais um mail pedindo uma referencia mais fiável desta vez.

Uma segunda mulher contestou. Me passou outro telefone de outro experto de total confiança...Liguei e cara não começou rir porque pensou que teria alguma possibilidade de ainda me convencer a comprar um estabilizador bem baratinho também... Pois botar filtro de linha jamais tinha escutado algo parecido, e claro também não tinha o filtro que pedia.

Mandei outro mail para o distribuidor relatando minha total insatisfação com sua profissionalidade pois como é possível que um distribuidor não saiba com que comerciais trabalha os quais alem de não ter o produto que se supõe tem, eles nem recomendam...

Bem, passou, uma terceira mulher me contestou. E me falou que ela dispõe do filtro de linha que quero mas é o produto de exposição e que por isso não tem caixa... mas que esta novinho novinho....

Não sabia se rir o chorar...

Mas nesse meio tempo eu foi procurar por toda a cidade nas lojas de componentes elétricos por os filtros de linha. E é aqui que NINGUÉM MAS NINGUÉM, recomendou o uso de filtro de linha em vez de estabilizador. Alem de que ninguém tem filtro de 220 V a não ser os mais simples, que são extensões mesmo.

Fiz o mesmo com as lojas de informática que conheço, neuma delas recomendou nem nunca escuto falar de trocar estabilizador por filtro de linha.

Então... Eu morei em Inglaterra, Alemanha e claro em Espanha. Num desses países utiliza qualquer tipo de componente parecido ao filtro o estabilizador. Por isso não estava costumado. Comprei estabilizador pois tudo o mundo me falou que era preciso...

Não fiquei por ai, entrei na internet e tem três lojas online que vendem o filtro AKT 2200. Mandei email para todas para saber a disponibilidade e somente uma contestou por enquanto, mas conseguem adivinhar a resposta??? Substituir estabilizador por filtro de linha, não aconselho mesmo!!!!

Como já comentei meu estabilizador começou a dar problemas por isso entrei no forum procurando ajuda.

Minha pergunta e petição final é por favor, se alguem mora em um lugar com 220 V qual foi o filtro de linha que comprou e a onde se for possível pois juro que esta complicado mesmo encontrar..

Desculpem a pequena Bíblia que tenho escrito mas a situação acho que merece...

Obrigado pela ajuda

Jose

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vejam que a utilização do estabilizador é motivada apenas por cultura brasileira, em nada tendo a ver com suas propriedades técnicas. Pois se assim fosse, ninguém o utilizaria.

Eu mesmo já tive várias fontes torradas por causa de estabilizador, sempre desconfiei, porém como todo mundo dizia que protegia (e eu não tinha nenhuma referência técnica a respeito) só me dei conta do problema com este tópico.

Hoje eu uso no-break, e os benefícios são enormes. O maior benefício é o funcionamento linear do equipamento, sem travamentos. Um benefício que eu percebi bem rápido, é que o switch da minha rede vivia travando, com as luzes das portas todas acesas ... daí eu tinha que desligar ele e ligar de novo... depois que eu coloquei o no-break, isso nunca mais aconteceu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Eu morei em Inglaterra, Alemanha e claro em Espanha. Num desses países utiliza qualquer tipo de componente parecido ao filtro o estabilizador.

Que o estabilizador é um produto tipicamente brasileiro eu já sabia de há muito tempo. Que você não o encontraria na Espanha, nenhum sobressalto, não me espanto. Agora, réguas de proteção essas de há muito tempo se usa para proteção dos equipamentos, só você não sabia.. Você não atinava para o lado proteção. Tenho certeza que se os procurar em sites ingleses ou Alemães também vou encontrar esses filtros e protetores de surto. Estabilizador é que vai ser difícil encontrar...

Veja ai que belo exemplo. Nem sei se peguei um vendedor significativo, mas o fiz na Espanha.

Veja ai, nenhum estabilizador a venda, no-breaks sim, regletas (filtros ou réguas de proteção sim. O site tinha 30 diferentes tipos dessas réguas, e, pelas marcas, boas régua de proteção...

AbyssEnergia.jpg

ABYsS_Regletas.jpg

Quanto a encontrar boas réguas para 220 Volts no Brasil, com essa febre desenfreada por estabilizadores, nem culpo os lojistas, culpo os técnicos (como você demonstrou e culpo os compradores, que insistem em comprar estabilizadores que, notem a heresia, nenhum fabricante recomendou..)

Mostrem-me um fabricante, umzinho só, que tenha explícitamente recomendado a colocação de estabilizador ai na sua casa. Algum que tenha dito, escrito em seu manual de instruções que sem o estabilizador ele não daria garantia a seu produto. Me mostrem...

Os compradores sim são culpados dessa pobreza de oferta de boas réguas de proteção. Já foi muito pior. venho nessa campanha contra essa praga da informática de longa data e no início se tinha nada nas lojas de protetores, de filtros. agora lojas conceituadas já os tem: http://www.atera.com.br/lista.asp?f1=27&f2=1&f3=&f4= Veja. Essa dai tem 19 Deles, não tantos quanto aquela distribuidora espanhola, que tinha pelo menos 30 delas...

Cito, para 220 Volts, 3 boas indicações, de diferentes preços:

Clamper Computer Protector Pró

ComputerProtectorPr.jpg

Um bem barato mas de capacidade média: http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=FILTRO5TFAX

Um que penso até em comprar, se encontrar, pois os dados elétricos são passáveis, e até melhores que esse da Clone dai de cima:

http://www.endecom.com.br/catalago%20mg/73_74.pdf

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:confused: depois de ler este topico não sei mais o que pensar, já passei por varios pc's, nunca queimaram placa mãe, HD ou qualquer outro hardware, sempre tive o cuidado de desligar da tomada o meu equipamento e desconecta-lo da rede sempre que se inicia uma tempestade, sempre usei estabilizador e aprendi que isso era bom, pois fornecia uma energia melhor para o meu equipamento. meus pc's sempre funcionaram bem, se deu algum travamento foi por causa do windows, se reiniciaram foi por causa da falta de energia. Agora nunca confiei meu equipamento a "tecnico de manutenção de computadores", esses sim são nocivos, sempre fiz eu mesmo meus up grades, e montei meus novos pc's. Concordo plenamente com alguém que disse que mercadoria que vem do mercado negro seja sucata de RMA, então o cara não pode reclamar. Uso estabilizador sim, e não vou deixar de usar porque alguém acha que é idiotice, filtro de linha sim, é dinheiro jogado fora, não passa de uma extensão com varias tomadas um led, e um fusivel. O que adianta o cara colocar essa porcaria e cortar o pino do aterramento. É o que a maioria faz... Aterramento adequado são raros, não é só enfiar uma haste cobreada com um cabo nú conectado a ela não. Tem que ser feito um estudo.

Essa discussão toda é igual a marca de cerveja, cada um com a sua preferida.

E argumentos como: na Alemanha... Ah na Espanha... Etc... primeiro vejamos a diferença territorial que existe entre eles e nós! A extensão das nossas redes de transmissão! A forma de ser gerada a energia! Tudo isso influencia na energia eletrica que chega nas tomadas das casas, pode ser que está longe do ideal.... mas o nosso pais tem dimensões continentais, o nosso amigo galego tá procurando um filtro de linha para poder ligar o pc dele lá em Santa Catarina, alguém deveria dizer a ele que compre essa porcaria de R$ 15 e mudar o comutador de tensão do pc dele para 220V que a função desse filtro de linha vais ser o mesmo, ou seja igual a nada. Me desculpem os engenheiros, fabricantes, comerciantes, estudantes... mas esqueceram de falar para os meus equipamentos de que estabilizador fosse ruim para eles, então espero que eles não passem a dar pau a partir de agora. Mas vou continuar com o meu ligado. apesar do peso dele, e outra coisa que li de que não pode ligar o monitor na fonte, a tomada que existe na fonte é ligada direto na rede. e minha fonte nunca esquentou. Nem faz esses ruidos que foram mencionados. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

já passei por varios pc's, nunca queimaram placa mãe, HD ou qualquer outro hardware, sempre tive o cuidado de desligar da tomada o meu equipamento e desconecta-lo da rede sempre que se inicia uma tempestade,

Se procurar aqui mesmo no fórum encontrará outras pessoas que, nas mesmas condições que você se apresenta, não tiveram a mesma sorte.

Qual a conclusão podemos tirar destas estatísticas?

Você acha que os estudos feitos para solução de problemas referentes a distúrbios elétricos são baseados em meras estatísticas?

Será que estes estudos devem ser feitos baseados na sua "sorte" e os sinistros devem ser ignorados? :confused:

sempre usei estabilizador e aprendi que isso era bom, pois fornecia uma energia melhor para o meu equipamento. meus pc's sempre funcionaram bem, se deu algum travamento foi por causa do windows,

Vamos imaginar que um ruido provocado pelo chaveamento do estabilizador tenha provocado uma instabilidade no sistema e isto tenha causado o referido travamento.

Como afirmar que foi?

Como afirmar que não foi?

Como pode ter tanta certeza que foi exatamente o "sistema operacional"?

se reiniciaram foi por causa da falta de energia.

Desde que você tenha presenciado, eu acredito... :confused:

Uso estabilizador sim, e não vou deixar de usar porque alguém acha que é idiotice,

Não creio que alguém no fórum tenha lhe obrigado a isso.

filtro de linha sim, é dinheiro jogado fora, não passa de uma extensão com varias tomadas um led, e um fusivel.

Está confundindo "filtro de linha" com "extensão com vária tomadas, um led e um fusível". :D

Desculpe, mas, se os filtros de linha por você conhecido possuem estas características, não é a pessoa ideal para fazer tais comparações. :seila:

O que adianta o cara colocar essa porcaria e cortar o pino do aterramento. É o que a maioria faz...

O que tem o corte do "pino de aterramento" a ver com o assunto em questão?

E quem não corta?

Quem disse que é a maioria que o faz?

Conheço muitas pessoas que cortam o "pino de aterramento" do estabilizador, do UPS, da fonte, do monitor...

Qual a influência "do corte do pino de aterramento" no uso do estabilizador?

Qual a relação do funcionamento do estabilizador com o aterramento?

Aterramento adequado são raros, não é só enfiar uma haste cobreada com um cabo nú conectado a ela não. Tem que ser feito um estudo.

Que tipo de estudo?

Como é feito seu aterramento?

Essa discussão toda é igual a marca de cerveja, cada um com a sua preferida.

Uma pessoa consciente não pensa desta forma.

E argumentos como: na Alemanha... Ah na Espanha... Etc... primeiro vejamos a diferença territorial que existe entre eles e nós!

E entre os Estados Unidos e o Brasil? É maior ou menor?

Entre eles e o Japão.

Entre eles e o Oriente Médio...

Qual a influência da "diferença territorial" no uso do estabilizador?

A extensão das nossas redes de transmissão!

Existem paises desenvolvidos que possuem redes de transmissão maiores e menores que as nossas e ainda assim não utilizam estabilizadores.

Qual a relevância desta sua constatação?

Qual a influência da "extensão das nossas redes de transmissão" no uso do estabilizador?

A forma de ser gerada a energia!

Estou curioso para saber como é gerada a energia nestes paises. :confused:

Qual a influência da "forma de geração de energia" no uso do estabilizador?

Tudo isso influencia na energia eletrica que chega nas tomadas das casas, pode ser que está longe do ideal....

Pode ser?

Afinal, é ou não é?

De onde tirou estas afirmações?

O que é "energia elétrica ideal" para você?

Quem disse que a nossa energia elétrica difere destes países?

mas o nosso pais tem dimensões continentais,

Os outros países não têm? :confused:

Qual a influência da "dimensão continental do nosso país" no uso do estabilizador?

o nosso amigo galego tá procurando um filtro de linha para poder ligar o pc dele lá em Santa Catarina, alguém deveria dizer a ele que compre essa porcaria de R$ 15 e mudar o comutador de tensão do pc dele para 220V que a função desse filtro de linha vais ser o mesmo, ou seja igual a nada.

Nisso tenho que concordar contigo mas, deixo algumas indagações:

- Por que recomendar um produto de R$ 15,00?

- Por que não recomendar um produto de qualidade?

- É desta forma que você adquire seus equipamentos?

Me desculpem os engenheiros, fabricantes, comerciantes, estudantes... mas esqueceram de falar para os meus equipamentos de que estabilizador fosse ruim para eles, então espero que eles não passem a dar pau a partir de agora.

Da mesma forma que seus equipamentos sobrevivem às ingerências do estabilizador, muitas pessoas fumam vários maços de cigarro diariamente e no entanto não apresentam qualquer sinal visível de perda de vitalidade.

Baseado na sua linha de raciocínio, "cigarro não faz mal". :muro:

E olha que os tanto os cigarros como os estabilizadores são fabricados baseados nas normas da ABNT.

Mas vou continuar com o meu ligado. apesar do peso dele,

Cada um tem o direito de pensar como quer.

Eles também:

e outra coisa que li de que não pode ligar o monitor na fonte, a tomada que existe na fonte é ligada direto na rede. e minha fonte nunca esquentou. Nem faz esses ruidos que foram mencionados. :)

Não me lembro de alguém ter feito tal afirmação.

:confused: depois de ler este topico não sei mais o que pensar,

Pra quem começou o post com uma dúvida generalizada, até que você se mostrou grande conhecedor de transmissão e fornecimento de energia elétrica no "âmbito intercontinental".

Este post é um dos melhores que já li. :ZZZ:

Para completar só falta você responder as perguntas feitas acima mas, sem usar conceitos achológicos e teorias chutológicas.

Se possível com referências bibliográficas.

Os engenheiros, fabricantes, comerciantes, estudantes e outros interessados agradecem.

Hoje eu uso no-break, e os benefícios são enormes. O maior benefício é o funcionamento linear do equipamento, sem travamentos. Um benefício que eu percebi bem rápido, é que o switch da minha rede vivia travando, com as luzes das portas todas acesas ... daí eu tinha que desligar ele e ligar de novo... depois que eu coloquei o no-break, isso nunca mais aconteceu.

O modo de funcionemento do seu UPS é "online"?

Se não, sinto ter que discordar de você mas, pelo seu relato, trocou 6 por 5.

O "ÚNICO" benefício que um UPS pode contemplar é, manter seu computador alimentado em uma falta súbita de energia elétrica, por um tempo suficiente para você poder salvar os arquivos importantes e não foi esta preocupação que percebi no seu relato.

O UPS não é o responsável pelo fim dos travamentos do seu switch e sim o filtro de linha inserido nele e este poderia estar em uma régua de tomadas com mais vantagens.

O funcionamento do UPS não é linear e sim em degraus, exatamente como um estabilizador.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O modo de funcionemento do seu UPS é "online"?

Se não, sinto ter que discordar de você mas, pelo seu relato, trocou 6 por 5.

.

Seberei te responder assim que você me responder a seguinte pergunta:

Qual a diferença entre um UPS online e um UPS offline?

EDIT do Moderador.

Antes que me responda, encontrei a sua resposta. O meu no-break é on-line.

Pra quem quiser se aprofundar no assunto, segue link:

http://www.iben.ind.br/guianobreak.html

Aproveito para pedir que não transformem esse tópico em uma praça de guerra, ou um clássico de futebol. Não precisamos disso aqui. Quem quiser permanecer na ignorância, que fique, mas não ofenda quem deseja obter conhecimento técnico sobre o assunto.

Isso vale pra todo mundo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom galera, venho por meio deste tópico expressar minha total indignação com respeito aos distribuidores e comerciais de filtro de linha.

Ficou claro a vantagem dos filtros de linha, até uma nova usuária (Sabrina), foi convencida a substituir o estabilizador por este componente.

Tudo bem, eu também concordo. Mas parece que isso não é suficiente.

Sou espanhol e moro em Florianópolis (SC) faz três anos. Pelo qual eu não sei se no resto dos estados brasileiros a tensão e de 110 V. Em Santa Catarina é de 220 V e por este motivo é praticamente impossível encontrar um filtro de linha de 200 V sem ter que pagar um preço absurdo por ele.

Procurei, procurei e no fim decidi atender o conselho de Faller e ir atrás do filtro de lina http://www.endecom.com.br/catalago%20mg/73_74.pdf .

Entrei no site e procurei o distribuidor do meu estado. Escrevi um mail comentado minha situação e porque queria o filtro de linha. A primeira mulher me contestou (por favor entenda-se isto sem preconceito!) e me passou o telefone de um tal experto eletricista que iria me vender o filtro pois eles não fazem encomendas menores de R$ 300,00.

Liguei para o tal experto e foi irrisório, o cara nem sabe para que serve o filtro de linha e me falou que era loucura tratar de trocar por um estabilizador. Mas que se eu estava mesmo interessado tinha um bem baratinho por R$15,00... pois o filtro que eu queria ele nunca tinha sabido dele...

Mandei mais um mail pedindo uma referencia mais fiável desta vez.

Uma segunda mulher contestou. Me passou outro telefone de outro experto de total confiança...Liguei e cara não começou rir porque pensou que teria alguma possibilidade de ainda me convencer a comprar um estabilizador bem baratinho também... Pois botar filtro de linha jamais tinha escutado algo parecido, e claro também não tinha o filtro que pedia.

Mandei outro mail para o distribuidor relatando minha total insatisfação com sua profissionalidade pois como é possível que um distribuidor não saiba com que comerciais trabalha os quais alem de não ter o produto que se supõe tem, eles nem recomendam...

Bem, passou, uma terceira mulher me contestou. E me falou que ela dispõe do filtro de linha que quero mas é o produto de exposição e que por isso não tem caixa... mas que esta novinho novinho....

Não sabia se rir o chorar...

Mas nesse meio tempo eu foi procurar por toda a cidade nas lojas de componentes elétricos por os filtros de linha. E é aqui que NINGUÉM MAS NINGUÉM, recomendou o uso de filtro de linha em vez de estabilizador. Alem de que ninguém tem filtro de 220 V a não ser os mais simples, que são extensões mesmo.

Fiz o mesmo com as lojas de informática que conheço, neuma delas recomendou nem nunca escuto falar de trocar estabilizador por filtro de linha.

Então... Eu morei em Inglaterra, Alemanha e claro em Espanha. Num desses países utiliza qualquer tipo de componente parecido ao filtro o estabilizador. Por isso não estava costumado. Comprei estabilizador pois tudo o mundo me falou que era preciso...

Não fiquei por ai, entrei na internet e tem três lojas online que vendem o filtro AKT 2200. Mandei email para todas para saber a disponibilidade e somente uma contestou por enquanto, mas conseguem adivinhar a resposta??? Substituir estabilizador por filtro de linha, não aconselho mesmo!!!!

Como já comentei meu estabilizador começou a dar problemas por isso entrei no forum procurando ajuda.

Minha pergunta e petição final é por favor, se alguem mora em um lugar com 220 V qual foi o filtro de linha que comprou e a onde se for possível pois juro que esta complicado mesmo encontrar..

Desculpem a pequena Bíblia que tenho escrito mas a situação acho que merece...

Obrigado pela ajuda

Jose

Os brasileiros tão influenciando mal os gringos!! :(

Realmente, a falta de produtos bons pra 220V é muito comum no Brasil e diria pra 110V tb! Se não fosse a APC e os modelos importados independentemente, nós não teríamos nenhuma proteção realmente boa pra ligar os equipamentos. Na Europa a APC possui uma linha grande pra 230V, infelizmente eles parecem não se interessar em lançar modelos iguais aqui no Brasil. Não tem nem como importar esses modelos por causa das tomadas bem diferentes na Europa.

Aqui na minha região é 220V tb. Há uns meses atrás tinha pensando em importar um APC SurgeArrest europeu, mas desisti porque teria que comprar vário adaptadores que nem sei se encontraria facilmente aqui onde moro.

EDITADO: Oi José, você fez uma pergunta que não respondi. Aqui é 220V e uso um nobreak, UPS como geralmente é conhecido lá fora ou SAI como é conhecido na Espanha. A maioria desses aqui no Brasil convertem 220V pra 115V, daí você teria que ajustar as chaves de seleção de tensão atrás dos seus equipamentos caso esses não sejam bi-volt automáticos. Uma marca que te indico é APC. Estes vêm com bons supressores de surtos e filtro de linha

:confused: depois de ler este topico não sei mais o que pensar, já passei por varios pc's, nunca queimaram placa mãe, HD ou qualquer outro hardware, sempre tive o cuidado de desligar da tomada o meu equipamento e desconecta-lo da rede sempre que se inicia uma tempestade, sempre usei estabilizador e aprendi que isso era bom, pois fornecia uma energia melhor para o meu equipamento. meus pc's sempre funcionaram bem, se deu algum travamento foi por causa do windows, se reiniciaram foi por causa da falta de energia. Agora nunca confiei meu equipamento a "tecnico de manutenção de computadores", esses sim são nocivos, sempre fiz eu mesmo meus up grades, e montei meus novos pc's. Concordo plenamente com alguém que disse que mercadoria que vem do mercado negro seja sucata de RMA, então o cara não pode reclamar. Uso estabilizador sim, e não vou deixar de usar porque alguém acha que é idiotice, filtro de linha sim, é dinheiro jogado fora, não passa de uma extensão com varias tomadas um led, e um fusivel. O que adianta o cara colocar essa porcaria e cortar o pino do aterramento. É o que a maioria faz... Aterramento adequado são raros, não é só enfiar uma haste cobreada com um cabo nú conectado a ela não. Tem que ser feito um estudo.

Essa discussão toda é igual a marca de cerveja, cada um com a sua preferida.

E argumentos como: na Alemanha... Ah na Espanha... Etc... primeiro vejamos a diferença territorial que existe entre eles e nós! A extensão das nossas redes de transmissão! A forma de ser gerada a energia! Tudo isso influencia na energia eletrica que chega nas tomadas das casas, pode ser que está longe do ideal.... mas o nosso pais tem dimensões continentais, o nosso amigo galego tá procurando um filtro de linha para poder ligar o pc dele lá em Santa Catarina, alguém deveria dizer a ele que compre essa porcaria de R$ 15 e mudar o comutador de tensão do pc dele para 220V que a função desse filtro de linha vais ser o mesmo, ou seja igual a nada. Me desculpem os engenheiros, fabricantes, comerciantes, estudantes... mas esqueceram de falar para os meus equipamentos de que estabilizador fosse ruim para eles, então espero que eles não passem a dar pau a partir de agora. Mas vou continuar com o meu ligado. apesar do peso dele, e outra coisa que li de que não pode ligar o monitor na fonte, a tomada que existe na fonte é ligada direto na rede. e minha fonte nunca esquentou. Nem faz esses ruidos que foram mencionados. :)

Realmente você não sabe mesmo em que pensar - foi você mesmo que disse -mas mesmo assim deu sua opinião confusa!

Não vou comentar todos os detalhes da sua opinião, mas vou escrever sobre os pontos principais.

Você sabe o que existe dentro de um estabilizador comum anterior à norma NBR 14373:2006? Vou te dizer:

Basicamente tem um transformador de 220 pra 115V em modelos bivolt. Nesse transformador existe tb no mínimo (na maioria dos modelos anteriores à nova norma) 4 taps ou enrrolamentos no transformador. Cada enrrolamento corresponde à uma diminuição de por exemplo, 5% na tensão em dois passos ou 5% em mais dois passos de aumento, esses valores em porcentagem estão aproximados e variam de estabilizador pra estabilizador. Bem, lá dentro dele existem 2 ou 4 dispositivos eletromecânicos chamados de relé, o que esse relé faz? Comuta entre os 4 taps de um transformador. Basicamente é isso que tem lá dentro na maioria dos estabilizadores anteriores à nova norma que entrou em vigor esse ano. Filtro de linha e proteção anti-surto (por varistores) era algo inexistente em modelos 300VA, quando existia eram dois capacitores "y" e nada mais, um filtro de linha pobríssimo!

Por natureza, fontes de equipamentos eletrônicos informáticos da década de 80 pra cá, mas pra ser mais cuidadoso com as afirmações, de 90 pra cá, são de modo chaveado (não confunda "chaveado" com a chavinha que tem atrás da fonte, nada a ver - vide fonte chaveada em sites como Wikipedia ou dá uma googleada). Essas fontes comportam naturalmente variações de 20% pra cima ou pra baixo nos modelos vagabundos e 30% nos modelos melhores e de 80-265V nos modelos com fator de correção de potencia ativo (PFC Ativo). Nenhum estabilizador anterior à nova norma era capaz de operar nessas faixas. Os modelos da nova norma agora são bi-volt automáticos, mas não "on the fly", pra mudar da faixa nominal de 115 pra 220V, é preciso desliga-los da energia e religa-los, desnecessários em fontes "full range". Enfim, por enquanto estamos discutindo os modelos da velha norma. Acho que deu pra entender que a regulagem de tensão feita por esses modelos é desnecessária pra esse tipo de fonte citada. Esses estabilizadores trabalham numa faixa menor do que as próprias fontes são capazes.

Pra continuar eu percebi que seu conceito de filtro de linha é muito limitado, ao ponto de dizer que são desnecessários! Seu conceito de filtro de linha é uma régua com fusível. Realmente, com um conhecimento desses não me surpreende dizer que um filtro de linha é condenável. No seu conceito ele o é sim! Mas agora esqueça o seu conceito de filtro de linha e vamos às informações que tentarei mantê-las básicas.

Um sistema de filtragem de transientes (filtro de linha) é tão necessário que qualquer fonte pra computador tem componentes de filtragem de ruídos. Ruídos podem ser causados por interferência eletromagnéticas e ondas de rádio, todas essas são geradas de várias formas, se não existissem filtros, dificilmente um PC funcionaria estavelmente.

Um filtro de linha que se prese possui uma ou duas bobinas indutoras de ferrite, 1 ou 2 capacitores "X" e dois capacitores "Y". Essa é a parte de filtragem de ruídos. O filtro geralmente também inclui supressores de surto que são varistores + fusível ou qualquer outro dispositivo seccionador de circuito. Não vou explicar exatamente como funcionam, mas um filtro completo possui esses componentes variando apenas o nível de corte de ruído e supressão de surto de acordo com seus valores de operação e a forma que forem implementados no circuito.

Então nunca diga que um filtro de linha é desnecessário, você está fazendo uma generalização tremenda baseando no que você conhece como filtro de linha, que na verdade não são nem filtros, nem deveriam ser chamados assim, mas apenas extensão de tomada! Você corre risco de dizer isso pra um engenheiro elétrico/eletrônico e ele rir na tua cara, nem precisa ser um engenheiro, eu mesmo não sou, mas tem engenheiros aqui nesse tópico só que não citarei nomes, se quiser cito em pvt.

Bem, voltando aqui aos estabilizadores da nova norma. A nova norma obriga agora que eles venham com filtro de linha integrado + supressão de surtos, entre outras características. Como sempre, apenas o básico do básico é exigido, mas de qualquer forma melhorou em relação aos modelos antigos que antigamente além de opcional, essa parte de filtragem e supressão era quase sempre ridícula ou inexistente. Veja bem, você que condenou um filtro de linha está vendo que normas agora os obrigam integrados no estabilizador, que lamentavelmente são filtros básicos mesmos, mas felizmente pra quem tem uma fonte boa tem todos esses componentes lá dentro, com exceção da proteção anti-surto que quando vem na fonte, é básica.

Agora vamos ao caso à parte, os nobreaks!

Nobreaks domésticos/escritório são essencialmente um estabilizador de 4 taps com bateria. Enquanto dentro da faixa estipulada, ele vai fazer a regulagem de tensão nesses 4 taps de um transformador, EX: - 6 volts, - 6 volts / + 6 volts, +6 volts, tudo em tentativa pra manter por exemplo 115V nominais, o que é impossivel de ser feito de forma linear da forma que eles são projetados e com os componentes utilizados. Digamos que a tensão esteja em 140V, o que o nobreak ou estabilizador faz é comutar os relés pro tap de menor tensão possivel, mas a saida nunca será 115V exatos, esta ficará por volta dos 125V, quem segura as pontas é a fonte mesmo, e muito bem, se não fosse assim e dependessemos do que temos hj, não estariamos nem escrevendo aqui.

Estabilizadores da nova norma possuem 6 taps no minimo e alguns 8 taps, conseguindo operar numa faixa de entrada mais larga e mantendo melhor (ou de forma menos pior) uma saida de 115V com 6% de variação nesse valor, seja pra cima ou pra baixo ou seja os 115V podem chegar até 121V no limite superior, muito distante do limite das fontes chaveadas... Outro recurso que a nova norma exige nos estabilizadoresé q abaixo ou acima de um valor estipulado, eles se auto-desligam - e isso trará um incoveniente sem tamanho, que não vou entrar em detalhes agora.

Bem, os nobreaks todos possuem filtros e proteção anti-surto, que da mesma forma vão daquelas básicas até melhores, novamente o preço do produto e a falta de normas mais restritas nessa área, é o que manda, então muitos fabricantes deixam partes de fato importantes, sub-dimensionadas, tudo uma questão mercadológica, mas há excessões e fabricantes que são mais conscientes.

O recurso desejável do nobreak é a bateria. Estudos mostram que o desligamento rápido da energia, mesmo que durante 40 milisegundos e retorno logo em seguida, podem causar danos às fontes. Esses micro-apagões produzem o que se conhece como corrente inicial de pico ou "inrush current". Essa inrush current é provocada ao esvaziar a energia dos capacitores de entrada da fonte e reenergiza-los. Toda vez que esses capacitores vão se energizar, eles exigem bastante corrente que acaba chegando em outros componentes. Nas fontes existem um limitador de corrente, mas que só opera quando esta fonte está fria. Reenergizar uma fonte quente deixa que toda corrente inrush adentre-a, estressando os componentes e reduzindo sua vida útil. Nisso um UPS (nobreak) tem meu ponto positivo, porque todos eles conseguem comutar pra bateria abaixo do hold-up time dos capacitores de entrada das fontes, que em média conseguem manter o funcionalmente por 16.6ms (1 ciclo AC) de falta. Os nobreak geralmente eles conseguem comutar em 8ms pra bateria, então em 8ms a fonte não se desliga e logo em seguida os capacitores com metade de carga, recebem a outra metade e seguem como se nada tivesse acontecido, te dando tempo pra salvar tudo e desligar o PC corretamente, dando tempo pra fonte dar uma esfriada ou no caso o termistor NTC (limitador de corrente). Estudo que citei: http://innovolt.com/white_papers/surgespaper06.pdf

Mas infelizmente os nobreaks ficam com a desvantagem do comutar de relés iguais a de um estabilizador puro, mas nessa parte dos malés os menores. Fontes boas possuem filtragem na entrada e no meu ponto de vista o ruído gerado peles tlecs dos relés (que são por natureza desnecessários) passam despercebidos antes de entrar na fonte ou melhor, quase, porque à cada comutar de relé os capacitores vão à meia carga e se se vem na situação de terem que se recarregar novamente. No caso da comutação do nobreak pra bateria esse evento seria mais raro, mas o comutar de relés pela estabilização é muitas vezes constante, fazendo esse descarregar e recarregar os capacitores de entrada algo constante, nisso não se sabe se há um stress considerável nesses componentes, ainda gostaria de achar estudos científicos sobre esse assunto...

Bem acho que é "só" isso por agora.

Seberei te responder assim que você me responder a seguinte pergunta:

Qual a diferença entre um UPS online e um UPS offline?

EDIT do Moderador.

Antes que me responda, encontrei a sua resposta. O meu no-break é on-line.

Pra quem quiser se aprofundar no assunto, segue link:

http://www.iben.ind.br/guianobreak.html

Aproveito para pedir que não transformem esse tópico em uma praça de guerra, ou um clássico de futebol. Não precisamos disso aqui. Quem quiser permanecer na ignorância, que fique, mas não ofenda quem deseja obter conhecimento técnico sobre o assunto.

Isso vale pra todo mundo.

Não sei se se entendi essa postagem, mas duvido que seu nobreak seja online. Todos online custam uma pequena fortuna e são to tamanho de frigobar. Qual é o modelo? Não me surpreenderei se for um SMS que diz nas specs: "Regulação Online"...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se se entendi essa postagem, mas duvido que seu nobreak seja online. Todos online custam uma pequena fortuna e são to tamanho de frigobar. Qual é o modelo? Não me surpreenderei se for um SMS que diz nas specs: "Regulação Online"...

Olá amigo,

De acordo com a fonte que eu citei no post anterior, ele é on-line sim. No entanto, caso a fonte esteja equivocada, e você possa nos dizer a real diferença entre um no-break on-line e off-line, ficarei feliz em saber.

Também gostaria de saber se procede o comentário do marco_piracicaba, dizendo que quando eu troquei o meu "estabilizador" por um no-break, eu troquei 6 por 5.

Ah, ele não é SMS não ... mas ele fica em casa, quando chegar lá, eu vejo a marca dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

NUm nobreak off line (standby) que pode ser "line interactive" ou não, ou seja, podem vir com estabilizador integrado + filtro e linha a energia que entra no nobreak passa direto pro PC antes passando pelo processamento que vai comandar o estabilizador e também passa pelo circuito de filtragem - nos line interactive. A bateria fica em "stand-by" recebendo carga, quando esta é solicitada um relé reverte o circuito pra bateria que vai passar pelo inversor e outros componentes pra produzir uma onda geralmente senoidal por aproximação, quasi-senoidal, trapezoidal ou o nome que querem dar, em 120VAC RMS 60Hz, na maioria dos modelos. Esses modelos rondam a faixa de 170 - 2000 reais, sendo que da faixa de 800 reais pra frente a maioria produz uma onda senoidal pura em bateria.

Um modelo offline ou standby sem ser "line interactive" passa a energia direto pros equipamentos, sem nenhuma alteração no formato da onda, sem filtragem, sem regulagem de tensão e um inversor fica em espera. Quando o processamento do nobreak "vê" a falta de energia, ele rapidamente comanda o relé do inversor pra comutar pra energia da bateria.

Um modelo offline ou standby "line interactive", filtra os ruidos, "estabiliza" a tensão e carrega a bateria ao mesmo tempo após a energia passar pelo transformador regulador de tensão, da mesma formao relé do inversor fica em espera pra qualquer evento na rede que precise de energia da bateria.

Um nobreak online dupla conversão:

Basicamente é igual a um modelo stand-by, mas eles possuem conversores AC-DC muito mais parrudos e o inversor também é dimensionado pra rodar continuamente convertendo energia DC-AC RMS. Geralmente estas unidades possuem refrigeração ativa, com coolers, pra manter o inversor frio também.

O nome dupla conversão vem da capacidade do nobreak operar convertendo energia AC pra DC e DC pra AC no mesmo instante, mantendo as baterias carregadas e ao mesmo tempo as mesmas fornecendo energia pras máquinas.

A grande vantagem é que como o inversor está sempre ativo, quando há falta elétrica, não a tempo de comutação, já que o inversor está sempre ativo, a outra vantagem é que a energia é pura, totalmente isolada da energia da tomada, sem ruido algo, sem harmonicas, sem variações de frequencia, de tensão, etc. As desvantanges é que esses nobreaks são cerca de 10% menos eficiêntes no consumo elétrico, aquecem mais e desgastam as baterias mais rapidamente, já que elas estão sendo continuamente carregadas e também doando carga. Eles usam mais baterias também. O custo pra manter um nobreak desses é mais alto.

Bem, expliquei com minhas palavras...

Eu gostaria mesmo q você me dissesse o modelo e marca do seu nobreak, porque pode ser que hoje já exista modelos de menor porte de topologia online, mas não conheço. Quanto que você pagou nele?

Sobre o comentário do Marco eu digo o seguinte, veja é que é minha opinião.

Trocar o estabilizador pelo nobreak traz uma vantagem, tempo pra salvar seus dados, evitar possivel corrupção de arquivos, evitar dandos que porventura podem vir a ser causado pela desenergização dos capacitors de entrada da fonte e em tempo curtíssimo a energia voltar e reenergizar os capacitores, causando naturalmente uma corrent inrush alta. Como a fonte está quente, o termistor NTC não consegue limitar essa corrente de pico inicial, deixando toda corrente entrar na fonte. Esse evento pode ser ou não danoso, vai depender de fatores como tempo de queda e retorno, angulo na qual a onda foi cortada e retornada, mas basicamente micro-apagões podem se tornar eventos muito danosos. Do resto geralmente um nobreak tem componentes de filtragem melhor que estabilizadores e proteção anti-surto tb, mas não é uma regra, há q se procurar modelos bons. Agora se o seu for online mesmo, é claro que vai ser melhor que qualquer coisa!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá _rau_

Muito obrigado pelos esclarecimentos, estou convencido que o meu no-break é standby "line interactive".

Esse no-break eu peguei de um cliente que queria trocar por dois mais novos, daí eu vendi dois APC com software e comunicação USB pra ele, e ele me deu esse no-break.

Quando eu peguei ele, a bateria estava ruim (6 anos de uso, não segurava mais do que 7V), e o transformador que alimenta o circuito de carga e gerenciamento de corrente estava quebrado, devido à sua posição interna em relação a bateria (a placa de circuito fica suspensa acima da bateria). Por estes motivos, a bateria não carregava. Daí eu comprei uma bateria de 7,2A pra ele (40,00) e troquei o transformador por um idêntico (com as mesmas especificações de E/S) que eu consegui em um amplificador de sinal de tv. Hoje ele funciona normalmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo!

Eu duvido logo quando a pessoa fala que tem um nobreak online em casa porque é um trambolho! Nunca vi modelos pequenos. Eles exigem mais manutenção, gastam mais... não justifica usa-los em casa, só se a pessoa é completamente paranóica com a energia ou for impossivel usar o equipamentos devido a qualidade energética, mas esse caso justificaria mais corrigir a rede eletrica, do que comprar um nobreak online.

Olha esse só de olhar parece ser online, né?

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=SUA2200I

Pois não é, é um nobreak senoidal de 2200VA Line Interactive. A metade de baixo é só de baterias...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com o mesmo problema do José, sou de Florianópolis e fiz uma saga pela cidade atrás de um bom filtro de linha. Nada. Chegou ao cúmulo de um vendedor tentar me empurrar um filtro de R$15,00 da Clone ¬¬

Enfim, vou ter que me virar pela internet mesmo. Esse filtro http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=APC_PH8VT3 já foi indicado algumas vezes aqui no fórum. Mas eu queria mesmo pegar o Clamper Computer Protector PRO.

Se alguém souber de uma loja online confiável, por favor indique :) Senão vou ficar com aquele APC mesmo.

Ahhh.. Compartilhando minha experiência com vocês:

Eu moro em um bairro aqui da cidade onde a eletricidade é bem instável. Falta luz direto, de vez em quando fica um tempo em meia fase, etc. Então, eu acreditava que estava protegida com o meu super estabilizador e até me sentia super segura quando a fase caía e eu escutava o tlec tlec (que indicava que o trambolho tava "protegendo" meu computador hahaha). Mas, de vez em quando meu computador reiniciava, e eu não entendia porque. Troquei a fonte várias vezes, limpei, comprei mais cooler, mas de nada adiantou. Até que eu tirei o estabilizador :D E todos os meus problemas terminaram :P

Sabrina

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sabrina, já analisou a possibilidade da compra de um bom nobreak? É ideal pra seus problemas de quedas constantes, aqui tb acontece muitos cortes curtos, médios e longos! Antes era mais frequente no verão, agora virou "moda" parece, cair a luz toda semana, pelo menos por alguns segundos.

Ou então se quiser arriscar, tem esse bivolt. Estou esperando alguem comprar e abri-lo pra tirar umas fotos e postar pra gente analisar a qualidade dos componentes. Se for bom, vai ser a indicação pra 220V:

http://www.americanas.com.br/AcomProd/35217/556076

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje eu uso no-break, e os benefícios são enormes. O maior benefício é o funcionamento linear do equipamento, sem travamentos. Um benefício que eu percebi bem rápido, é que o switch da minha rede vivia travando, com as luzes das portas todas acesas ... daí eu tinha que desligar ele e ligar de novo... depois que eu coloquei o no-break, isso nunca mais aconteceu.

Também gostaria de saber se procede o comentário do marco_piracicaba, dizendo que quando eu troquei o meu "estabilizador" por um no-break, eu troquei 6 por 5.

O "ÚNICO" benefício que um UPS pode contemplar é, manter seu computador alimentado em uma falta súbita de energia elétrica, por um tempo suficiente para você poder salvar os arquivos importantes e não foi esta preocupação que percebi no seu relato.

Caro underworldpina.

Se observar a sequência de posts, verá que minha linha de raciocínio partiu da sua preocupação em proteger seu ETI de distúrbios na alimentação AC e não a manutenção da energia elétrica em caso de falta súbita (veja o primeiro post destcado acima).

Baseado neste post, corrijo minha afirmação de que você trocou "meia dúzia" por "3". :D

Como já disse, o UPS não foi o responsável pela supressão dos ruidos que travavam o seu "switch" e sim o elemento "filtrante" no seu interior. O mesmo usado em um "bom filtro de linha".

Se a procedência deste "switch" fosse européia, o mesmo possuiria "obrigatóriamente" este filtro em seu interior também (conforme Diretiva Européia de EMC).

A única tarefa de um UPS é manter seu equipamento energizado por um período mínimo suficiente para serem salvos os trabalhos "essenciais", salvo os casos onde há a necessidade da manutenção do funcionamento de equipamentos (serviços essenciais) por tempo indeterminado. Não é a tarefa de um simples UPS doméstico à baterias.

Perceba que em nenhum momento você transmitiu esta preocupação.

Ao agregar este UPS à sua config agregou também alguns inconvenientes:

- terá que se preocupar com a manutenção preventiva (desnecessária) do mesmo e corretiva em caso de avaria;

- terá que se preocupar com a manutenção periódica da bateria;

- terá um consumo mensal adicional na sua conta de energia elétrica;

- terá os mesmos problemas causados por um estabilizador, já que o mesmo assim atua em todo o tempo em que a energia elétrica se fizer presente (um estabilizador com bateria). Inclusive a "correção em degraus" e não "linear" como afirmado por você.

Existem pessoas que possuem um UPS e nunca tiveram a felicidade de vê-lo em ação.

Vejam um exemplo de desperdício de dinheiro:

Aos que se encontram nesta situação vale a pena colocar estes gastos na ponta do lápis e verificar "na primeira troca da bateria", se "valeu" a pena o investimento.

Quanto seria gasto se no lugar do UPS existisse um filto de linha?

Qual foi a proteção conferida pelo UPS neste período, que um "bom filtro de linha" não pudesse dar conta do recado?

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Marco,

Da forma como você coloca, parece que um No-break é pior do que um estabilizador ...

É claro que o principal benefício que eu procurei obter quando resolvi trocar o estabilizador por um No-break, foi o fato de poder salvar os equipamentos no caso de falta de energia, ainda que seja por alguns segundos. Talvez em Piracicaba isso não ocorra com frequência, porém aqui em Taboão isso costuma acontecer.

Quando fiz os comentários no tópico, foi apenas para relatar minha experiência com estabilizadores, e o que ocorreu após eu abolí-los.

Concordo com você quando diz que o que resolveu o problema do meu switch foi o filtro de linha presente no no-break, no entanto, é de se considerar pelo preço desses equipamentos aqui em São Paulo, em relação aos melhores filtros de linha do mercado (já vi alguns custarem mais do que um no-break APC gerenciável), e principalente, o custo dos equipamentos que estarão ligados na rede.

E quando você diz que eu "troquei meia-dúzia por 3", a não ser que você tenha escrito errado, acho sua visão meio distorcida, já que nesse caso, eu tinha um estabilizador que era melhor que um no-break!

Com relação a procedência do switch, a procedência não é européia não, é chinesa mesmo, rssss ... então já viu, né ... qualquer irregularidade na rede, e lá se vai o bom funcionamento ...

Com relação à manutenção;

Eu não me preocupo muito, já que não possuo profundos conhecimentos sobre o funcionamento do equipamento, mas consigo resolver vários pequenos problemas que possam aparecer. Aliás, eu peguei ele de segunda mão, resolvi os problemas existentes, (um transformador e uma bateria, que me custaram o valor de um filtro de linha simples), e já vai pra um ano sem problemas;

A bateria aqui é barata, então compensa a substituição em caso de avarias;

A conta de energia elétrica realmente aumenta, não muito, mas aumenta.

Com relação aos "degraus" que você disse, não tenho observado isso, fato característico pelos "tlecs" que existiam no estabilizador, e são ausentes nesse modelo.

Além da proteção típica de qualquer no-break, este modelo possui filtro de linha, que sozinho (somente o filtro), não evita problemas de falta repentina de energia.

Não vejo sentido em você querer comparar um no-break com um filtro de linha, já que as diferenças entre ambos impedem que você julgue um melhor que outro. São apenas diferentes.

Eu possuo um UPS, e ele já me salvou várias vezes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Da forma como você coloca, parece que um No-break é pior do que um estabilizador...

Infelizmente esta é a realidade.

A maioria encontrada no nosso mercado não passa de "estabilizadores com bateria".

Quando você mais necessita (falta de energia) ele alimenta seu ETI com uma forma de onda não senoidal, estressando muito mais sua fonte de alimentação.

"Ruim na presença da energia elétrica, pior na ausência dela".

Minha recomendação é, para os usuários que não tenham condição de adquirir um UPS "online" e "senoidal", procure adquirir um (offline) que possua gerenciamento, a fim de salvar seus arquivos e desligar seu ETI no menor tempo possível.

É claro que o principal benefício que eu procurei obter quando resolvi trocar o estabilizador por um No-break, foi o fato de poder salvar os equipamentos no caso de falta de energia, ainda que seja por alguns segundos. Talvez em Piracicaba isso não ocorra com frequência, porém aqui em Taboão isso costuma acontecer.

Agora você expôs sua real necessidade. Há de convir que sua apresentação inicial, de longe demonstra esta necessidade.

E quando você diz que eu "troquei meia-dúzia por 3", a não ser que você tenha escrito errado, acho sua visão meio distorcida,

Confirmo novamente o que escrevi baseado na sua primeira apresentação. Após sua complementação, excluo-o deste grupo, mas sem mudar meu ponto de vista com relação aos UPSs "offline".

É uma questão de bom senso.

Muito se fala em abolição dos estabilizadores por fatores "X", "Y" e "Z" e depois é recomendada a adoção de UPS sem ao menos uma análise mais crítica da real necessidade.

Procure pelo fórum, e veja qual é a preocupação de muitos usuários quando adquirem um UPS.

Proteção contra surtos.

Se perguntar qual o número de vezes ocorreu algum apagão no seu bairro, muitos dirão algo parecido com: "uma ou duas vezes no ano" e em nenhuma delas eu estava usando o computador. Exatamente o exemplo dado no link do meu post anterior.

Isso sem contar que as tarefas realizadas no computador de muitos usuários não são tão importantes a ponto de justificar a aquisição.

Resumindo: não passa de um estabilizador de luxo.

Existem necessidades reais sim mas, nem todas são.

já que nesse caso, eu tinha um estabilizador que era melhor que um no-break!

Não entendi. :confused:

Com relação a procedência do switch, a procedência não é européia não, é chinesa mesmo, rssss ... então já viu, né ... qualquer irregularidade na rede, e lá se vai o bom funcionamento ...

Infelizmente é a nossa realidade.

Com relação aos "degraus" que você disse, não tenho observado isso, fato característico pelos "tlecs" que existiam no estabilizador, e são ausentes nesse modelo.

É um fato um pouco estranho.

Talvez a comutação seja feita por tiristores (estado sólido).

Caso seja feito por reles, não acha estranho estes não fazerem ruido, já que o equipamento está conectado na mesma rede elétrica?

Quem está correto? O estabilizador ou o UPS?

Uma coisa posso lhe afirmar. O controle não é linear como você pensa.

Não vejo sentido em você querer comparar um no-break com um filtro de linha, já que as diferenças entre ambos impedem que você julgue um melhor que outro. São apenas diferentes.

Em meus posts não existe nenhuma comparação entre estes dois produtos.

Tomara que agora você tenha entendido. :D

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá _rau_

A propósito, respondendo sua pergunta, o no-break é da marca "Ragtech" (nunca tinha visto) modelo EL-Elite 500. Ele é estabilizado, line interactive.

O site do fabricante:

http://www.ragtech.com.br/

Ragtech é uma marca não muito bem vista por muitos, inclusive por mim. Talvez seus produtos tenham melhorados, mas esta marca ficou suspeita de ter conseguido na justiça a não liberação do testes de seus estabilizadores feito pela Proteste e divulgado no Fantástico em 2005. Ficou só na suspeita mesmo, mas são grandes as suspeitas porque em umas das fotos que borraram o nome da marca, ficou aparente um pequeno R no nome em fotos divulgadas. Por melhor que seus produtos possam ser hoje, não merece minha confiança por causa de atitudes como essas. Não conheço nenhuma outra fabricante de estabilizadores que começa com R...

Esse seu nobreak deve ser bem antigo, já que não achei no site, nem na seção de produtos descontinuados.

Infelizmente esta é a realidade.

A maioria encontrada no nosso mercado não passa de "estabilizadores com bateria".

Quando você mais necessita (falta de energia) ele alimenta seu ETI com uma forma de onda não senoidal, estressando muito mais sua fonte de alimentação.

"Ruim na presença da energia elétrica, pior na ausência dela".

Minha recomendação é, para os usuários que não tenham condição de adquirir um UPS "online" e "senoidal", procure adquirir um (offline) que possua gerenciamento, a fim de salvar seus arquivos e desligar seu ETI no menor tempo possível.

Marco, antes de mais nada gostaria de dizer que eu uso um nobreak e sei de todas suas vantagens e desvantagens, partindo desse ponto eu queria dizer que recentemente descobri mais uma vantagem que eles possivelmente trazem.

É um assunto pouquíssimo discutido e não achei muita coisa sobre o assunto a não ser o site que indicarei abaixo. O assunto é relativo à Voltage Sags x Inrush Current. Este documento mostra um estudo onde indica a relação entre quedas de tensão ou desligamento total da energia versus retorno rápido. As causas de abaixamentos na tensão e desligamentos são várias, inclusive raios provocam esses rebaixamentos e micro-desligamentos, o que ficou provado, pelo menos no meu entendimento, é que uma corrente inrush é provocada durantes esses eventos pelo esvaziamento total, ou quase total, dos capacitores principais da fonte e logo em seguida ocorre uma reenergização brusca, onde a fonte não teve tempo pra esfriar e seu limitador de corrente (termistor NTC) pra voltar ao seu estado de atuação ou seja, quando relativamente frio. Quente ele não tem capacidade de limitar correntes inrush... O que ficou demonstrado nesse estudo é que quanto maior a duração do rebaixamento de tensão ou desligamento total, maior o pico da corrente inicial no religamento da energia. Esse pico vai depender em qual ângulo a onda foi cortada ou rebaixada e retornada - até onde consegui entender. Num desligamento de 16ms ou seja, 1 ciclo de rede, o pico inicial é mínimo e este é o "hold-up time" das fontes de PCs, o que me levou à conclusão:

Um nobreak responde em média dentro de 8ms diante um rebaixamento ou queda, tempo suficiente pra manter os capacitores energizados e a fonte operando. Se a onda é senoidal ou não, pra mim dos males os menores, talvez mais à longo prazo, se é que é significativo e existente, mas é melhor do que deixar essa corrente inrush reduzir a vida util ou lascar com a mesma. Onde não falta energia quase beleza, mas onde falta direto e ainda aquelas faltas com retornos três vezes antes de cair de vez... Semana passada só aqui foram duas quedas semelhantes. A energia caiu e num piscar de olhos voltou, caiu, voltou e caiu de vez. Da segunda vez caiu, voltou e caiu de vez.

Vide mais detalhes sobre o estudo acima em:

http://innovolt.com/white_papers/cvsspaper06.pdf

http://innovolt.com/white_papers/surgespaper06.pdf

Muito se fala em abolição dos estabilizadores por fatores "X", "Y" e "Z" e depois é recomendada a adoção de UPS sem ao menos uma análise mais crítica da real necessidade

Procure pelo fórum, e veja qual é a preocupação de muitos usuários quando adquirem um UPS.

Proteção contra surtos.

Se perguntar qual o número de vezes ocorreu algum apagão no seu bairro, muitos dirão algo parecido com: "uma ou duas vezes no ano" e em nenhuma delas eu estava usando o computador. Exatamente o exemplo dado no link do meu post anterior.

Isso sem contar que as tarefas realizadas no computador de muitos usuários não são tão importantes a ponto de justificar a aquisição.

Resumindo: não passa de um estabilizador de luxo.

Existem necessidades reais sim mas, nem todas são.

A minha preocupação passou a ser o assunto que introduzi acima. A proteção anti-surto sei que meu nobreak me dá também. Ele possui varistores somando 450J de absorção, ligados em FN/FT/NT e filtro de linha com uma bobina indutora de 20mm, capacitores X e quatro capacitores Y de valores esperados por um filtro razoável, se não me engano um dos capacitores "X" tem 0,47uf ou nf, não me lembro... Quando o seu estabilizadorzinho interno de 4 taps, já nem ligo, sei q não ta acrescentando muito ou talvez nada! Não posso comprar um nobreak online, que à propósito não sabia q esse era online e com preço relativamente em conta e tamanho pequeno:

http://www.datatri.com.br/descr.asp?codigo_produto_gestao=12751&codigo_produto=1214&origem=shallonadonai

Só me pergunto se vale à pena o gasto ainda maior de energia, já que nobreaks Online são menos eficientes que modelos offline, até onde sei e o desgaste mais veloz das baterias. Acho que não vale a pena. Um modelo Senoidal offline acho que é a melhor escolha pra um usuário doméstico.

Não entendi. :confused:

Infelizmente é a nossa realidade.

É um fato um pouco estranho.

Talvez a comutação seja feita por tiristores (estado sólido).

Caso seja feito por reles, não acha estranho estes não fazerem ruido, já que o equipamento está conectado na mesma rede elétrica?

Quem está correto? O estabilizador ou o UPS?

Uma coisa posso lhe afirmar. O controle não é linear como você pensa.

Em meus posts não existe nenhuma comparação entre estes dois produtos.

Tomara que agora você tenha entendido. :D

.

O Nobreak dele parece ser bem velho, já q não achei-o no site do fabricante, nem nos produtos discontinuados. Eu duvido que sejam utilizados tiristores, esses geralmente são usados em nobreks e estabilizadores de grande porte.

Pra mim esse nobreak deve tá com problemas nos relés...

Eu acho que o underworldpina não fez um bom negócio trocando dois APCs por esse aí não. Foi isso q ele tinha me dito pelo menos, que tinha feito essa troca... Trocar APC por Ragtech, só se tivesse precisando de grana e olhe lá...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!