Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD com apenas 1 bad deve ser condenado?


nenew

Posts recomendados

...dae pessoal, beleza... seguinte, ultimamente estamos recebendo inúmeras maquinas com defeito no HD, diante disso compramos uma licença do software "HD tune" e começamos, antes de formatar, testar todos os hds com esse software. Gostaria de saber a opinião de vocês, se este software mostra apenas uma marcação de defeito (damaged blocks), apenas um ponto, é correto condenar o mesmo, e considerar a substituição da peça? Lembrando que a questão não é reparar ou não reparar, apenas condenar ou não. Desde já agradeço a contribuição de todos... Att.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

voce pode criar uma partição  que englobe este setor do hd e deixar sem formato( ou usar o minitool prtitiom wizard e formata-la em ext3) para que não fique visivel no windows, ela não sendo usada, provavelmente não surgira novos bad blocks no hd, se o problema for somente nesta região.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, "marcelogon", obrigado pela sugestão, mas se esse bad estiver na metade do disco, por exemplo, imaginemos um HD de 160Gb onde este único bad esta na posição dos 40Gb, pelo que entendi na sua sugestão, deveríamos criar uma partição (exemplo) de 30gb, deixar o espaço de + ou - 10gb sem formato, e outra partição com o restante do tamanho do disco, é isso mesmo? Se for, acredito que isso causará mais complicação pra nós, pois tem muito usuário que com apenas uma partição já salva dados e depois não encontra, imagine com duas, é mais tempo perdido com explicação, mais ligações recebidas e menos entendimento por parte dos usuários. Nosso setor de formatação, aqui na empresa faz em média 20 formatações por semana, pensando no tempo gasto para efetuar este processo e no tempo gasto com explicações acredito não ser a melhor escolha, mas muito obrigado pela tua opinião. A nível de agilidade do processo, você condena ou não? e mais uma vez obrigado pela orientação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando é no meio do disco fica complicado, principalmente quando é um disco pequeno. Eu gostumo criar uma partição de +- 5 gigas e deixo o bad block no meio dela. No teu caso ai, se o cliente quiser e puder comprar um hd novo, acho melhor fazer isto então. Sabe usar o hdd regenerator?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá nenew, na empresa onde eu trabalho também temos vários casos de HD com bad blocks, o nosso procedimento quando aparece apenas 1 setor defeituoso é passar um orçamento de recuperação do HD, isto é avisamos o cliente que

iremos passar um programa que "esconde" os bads para que eles não sejam lidos ( usamos o hddscan ou hdtune ) e avisamos que o HD já não é 100% bom.

 

Agora quando o HD tem vários bads, avisamos o cliente que deve-se trocar o HD e que iremos tentar salvar seus dados do hd defeituoso.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando é no meio do disco fica complicado, principalmente quando é um disco pequeno. Eu gostumo criar uma partição de +- 5 gigas e deixo o bad block no meio dela. No teu caso ai, se o cliente quiser e puder comprar um hd novo, acho melhor fazer isto então. Sabe usar o hdd regenerator?

...ok marcelogon, mais uma vez obrigado pela opinião, sei usar o hdd regenerator assim como vários outros programas que "recuperam" o disco, como os programas dos próprios fabricantes, sendo que até onde eu sei esses software's não recuperam o bad, apenas re-alocam ele e fazem com que essa parte não fique mais "visivel", e para evitar problemas posteriores de reclamação de pc lento, ou travando a melhor opção e a troca..... obrigado pelas dicas.

o procedimento que Marcelogon descreveu está correto, mas se você acha difícil ( o que não é), tente com o checkdisc.

o ruim de continuar com o hd desse jeito se realmente for grave é travamentos reinícios aleatórios que deverão ocorrer.

...olá MacLover, obrigado pela opinião, mas o que esta em questão não é achar fácil ou difícil, nem recuperar ou não, é apenas saber opiniões diferentes sobre um mesmo assunto, condenar HD com apenas um bad ou não.... obrigado.

eu nao confiaria mais 100%, apesar de usar ele com dados sem importancia

olá rodrigo.dcvieira, obrigado pela opinião, ja pegamos HD de 750Gb com apenas 1 bad e passamos a usa-lo como um HD de backup, até que depois de uns 300Gb copiados pra ele, ele travou e não leu mais, nem apareceu no gerenciador de dispositivos, nem de discos... depois dessa situação passamos a não utilizar HDs com bad nem para backups.... concordo 100% com você.... não confiaria mais nesse mesmo disco com apenas 1 bad. obrigado.

Olá nenew, na empresa onde eu trabalho também temos vários casos de HD com bad blocks, o nosso procedimento quando aparece apenas 1 setor defeituoso é passar um orçamento de recuperação do HD, isto é avisamos o cliente que

iremos passar um programa que "esconde" os bads para que eles não sejam lidos ( usamos o hddscan ou hdtune ) e avisamos que o HD já não é 100% bom.

 

Agora quando o HD tem vários bads, avisamos o cliente que deve-se trocar o HD e que iremos tentar salvar seus dados do hd defeituoso.

...olá killua*, obrigado pela opinião, vejamos um exemplo, você passa o orçamento de "recuperação" do disco para o cliente, junto com o valor da formatação, o cliente aprova o orçamento, leva a maquina e, depois de uns 2 meses +ou-, ele volta dizendo que a maquina esta lenta ou travando, ai você vai passar novamente o orçamento para "esconder" o bad, o cliente vai reclamar, com certeza, e pior ainda, como você já sabe que o disco esta com problema você vai sugerir a substituição do mesmo não.... ai o cliente surta... c sabe como são usuários.... obrigado pela opinião...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem HD com bad sector onde o sistema fui naturalmente sem problemas e tem outros que apresentam problemas.

 

Vai de cada caso, há aqueles que requerem tratamento e outros que não.

 

Os que pedem reparos tenta-se reparar os setores e caso não se consiga faz-se o remapeamento.

 

Tenho HD velho aqui de 40GB que já teve bad block na trilha zero e já está funcionando há anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Ok, obrigado pelas opiniões a todos que postaram..... Mais uma pergunta para reascender o tópico. Quando passamos o Hdd regenerator em um HD e o mesmo apresenta um delay no inicio da varredura, apenas delay não bad block, é possivel isolar este setor para que o S.O não o enxergue? Parece que o regenerator não """repara""" delay apenas bad, correto? Desde já agradeço a atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

....beleza Henrique-RJ.... vou rodar o MHDD, depois posto resultado. O interessante é que o HD tune não mostra Bad, o regenerator não mostra bad, mas no inicio da leitura o regenerator apresenta Delay, ja utilizei vários programas, ja formatei, ja desfragmentei e o maldito "D" continua...... Obrigado por enquanto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o MHDD confirmar esse delay no início do disco tenta aplicar um zero fill ou erase por poucos minutos e depois repassa o HDD Regenerator para ver se resolveu.

 

Esse procedimento apaga qualquer dado existente mas pode remapear o setor lento o que irá fazer aparecer uma faixa vermelha no SMART do HD Tune em " reallocated sectors count ".

 

Eu talvez usa-se o SpinRite que vem no Hiren's 8 para testar e retestar várias vezes esses setor na tentativa de reanimá-lo.

 

Um setor com delay pode se tornar bad block futuramente e sendo no início do disco pode danificar o boot de um sistema instalado ou a partição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!