Ir ao conteúdo

Cooler 120mm Aerocool

visca7

Posts recomendados

Postado

Olá,

Indo direto ao ponto: recebi um Aerocool 120mm Shark (Black Edition) por conta de um crédito que tinha num site, mas confesso que sou totalmente inexperiente em relação à instalação de coolers. O gabinete no qual vou colocá-lo é um Corsair Carbide 500R e, como ele já vem com uma série de fans instalados, gostaria de saber qual melhor lugar pra colocar esse Aerocool 120mm. Se não me engano, os únicos espaços vagos seriam 2 no topo e 1 na base, entre a fonte e os HDs. Também seria legal saber se faria diferença colocar o cooler puxando ar para dentro ou jogando para fora, de forma que o airflow fosse otimizado… Isso aí deixo na mão de quem entende do assunto :lol:

Além disso, só pra avisar, a configuração não é a da assinatura. Se for preciso, podem pedir informações acerca disso.

Agradeço desde já!

Postado

Varia muito, depende do esquema de ventilação que já usas. Se for no topo, coloque com o fluxo para for, como exaustor, assim potencializa o efeito do ar quente que sobe naturalmente.

Para um auxilio melhor, indique quais fans e onde elas jogam ou tiram ar.

Postado

Não dou certeza absoluta do que falo, mas visto que não mexi no esquema padrão do gabinete, o que tenho agora deve ser o seguinte:

• 1 fan lateral de 200mm (entrada de ar)
  • 1 fan traseira de 120mm (saída de ar)
  • 2 fans frontais de 120mm (entrada de ar)
Postado

Fala Visca!

Pelo padrão que tu descreveu em relação a disposição das fans pelo gabinete, acho que as 2 fans dianteiras tá meio exagerada nesse caso, já que sua config não tem tanto HD para ser arrefecido e na lateral conta com essa "humilde" fan de 20cm. Creio que há muito volume de ar para uma só fan de 12cm fazer a exaustão do sistema. 

Visca, claro que é apenas uma opinião particular, entretanto, eu remanejaria as duas fans dianteiras originais do gabinete para o teto (exaustão) e colocaria a Aero Shark na dianteira, visando refrigerar o(s) HD(s) instalado(s) na baia de 3,5''', até porque as ventoinhas tipo "padrão" de gabinete apresentam um perfil mais silencioso, enquanto a Shark já tem uma melhor performance. Com esse raciocínio, acredito que o fluxo de ar pelo interior do gabinete será otimizado desta forma.

Abraço!!

Postado

Fala Visca!

Pelo padrão que tu descreveu em relação a disposição das fans pelo gabinete, acho que as 2 fans dianteiras tá meio exagerada nesse caso, já que sua config não tem tanto HD para ser arrefecido e na lateral conta com essa "humilde" fan de 20cm. Creio que há muito volume de ar para uma só fan de 12cm fazer a exaustão do sistema. 

Visca, claro que é apenas uma opinião particular, entretanto, eu remanejaria as duas fans dianteiras originais do gabinete para o teto (exaustão) e colocaria a Aero Shark na dianteira, visando refrigerar o(s) HD(s) instalado(s) na baia de 3,5''', até porque as ventoinhas tipo "padrão" de gabinete apresentam um perfil mais silencioso, enquanto a Shark já tem uma melhor performance. Com esse raciocínio, acredito que o fluxo de ar pelo interior do gabinete será otimizado desta forma.

Abraço!!

Como não saco quase nada de cooler e fluxo de ar, deixei as fans dispostas do jeito que vieram mesmo, mas o que você disse parece fazer todo sentido! Vou deixar o tópico rolando pra ver se alguém tem alguma outra sugestão, mas devo seguir o que você falou. Valeu, Cabelo75!

Outra pergunta que é meio boba: onde exatamente eu conecto o cooler à placa mãe? Esse Aerocool tem 3 pinos e veio com um adaptador para 4 pinos, mas nunca instalei uma ventoinha por mim mesmo, então é sempre bom perguntar… A placa mãe, no caso, é uma Gigabyte GA-Z87-HD3. Ela terá conector sobrando, visto que o gabinete já vem com esse monte de cooler instalado?

Postado

De volta!

Como não saco quase nada de cooler e fluxo de ar, deixei as fans dispostas do jeito que vieram mesmo, mas o que você disse parece fazer todo sentido! Vou deixar o tópico rolando pra ver se alguém tem alguma outra sugestão

Tô de pleno acordo contigo, Visca. quanto mais opiniões dos nossos amigos do fórum, melhor. Apenas dei o pontapé inicial!

Outra pergunta que é meio boba: onde exatamente eu conecto o cooler à placa mãe? Esse Aerocool tem 3 pinos e veio com um adaptador para 4 pinos, mas nunca instalei uma ventoinha por mim mesmo, então é sempre bom perguntar… A placa mãe, no caso, é uma Gigabyte GA-Z87-HD3. Ela terá conector sobrando, visto que o gabinete já vem com esse monte de cooler instalado?

Esquenta com isso não, pode ficar a vontade em perguntar o que quiser. Afinal, o fórum tá aí pra isso, tranquilo?

O lance da ligação da Aero Shark pode-se fazer de duas formas:

1ª - Aproveitar o adaptador da Shark e ligá-la diretamente na saída "molex" da fonte. Como esse adaptador possui os dois sentidos de encaixe, não "matará" a conexão da fonte, podendo ligar outro periférico na outra ponta do mesmo. Nesse caso, não poderá monitorar os RPMs da fan e ela funcionará 100% de sua capacidade.

2ª - Como é o seu desejo, usar um dos conectores da placamãe. Há três locais para a Shark, mas pode acontecer de seu cabo não alcançar as conexões. Peguei uma foto da sua Giga e envolvi de vermelho os tais conectores. O mais próximo deve ser mesmo o conector SYS_FAN3:

post-642830-0-73789900-1393558511_thumb.

Como a Shark não é PWM, ela não estará sendo controlada automaticamente pela placamãe, funcionando a 100%. Mas há modelos de placa que aceitam uma certa personalização da rotação de fans pela BIOS, até mesmo as fans não PWM. Não terá a vantagem de oscilar a velocidade quando necessário de forma autônoma (PWM), entretanto. Agora não sei se a sua Giga tem essa capacidade ou não...

Beleza então, Visca?

Abraço!!

• 2 semanas depois...
Postado

Finalmente arrumei um tempo livre junto ao meu irmão e instalamos o cooler. Colocamos o Aerocool Shark na frente, puxando ar para dentro, e realocamos as duas fans padrão da Corsair para o topo, servindo de exaustão.

Muito obrigado aos que responderam, em especial ao amigo Cabelo75 pelas respostas tão detalhadas!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!