Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
AlysonPW

Notebook Semp Toshiba IS1253: cooler

Recommended Posts

Tenho um notebook Semp Toshiba IS1253 com um processador Core 2 Duo T7200. O desempenho dele me agrada, exceto quando esquenta, pois nunca fui fã desses controle automáticos de temperatura, que deixa o processador quase ferver para daí ligar o cooler (aí já é tarde, o desempenho da máquina já deteriorou). No meu PC de mesa, por exemplo, sempre configuro o cooler do processador para rodar no máximo, já no notebbok não consigo acessar essa opção (BIOS de notebook geralmente é capada). Então, possuo duas dúvidas:

1- Há alguma tecla para acessar funções avançadas da BIOS? Eu já vi isso em PC de mesa, na qual você apertava um Ctrl + Shift + (alguma outra tecla) e apareciam mais funções para configurar. Será que isso é possível na BIOS desse notebook?

2- Caso a resposta para a pergunta anterior seja não, alguém sabe alguma coisa sobre ligação direta do cooler do processador? Muitos sites afirmar que os dois fios das extremidades do cooler são para a sua alimentação de energia, e que o central para o seu comando, tendo um sinal variando de 0 a 5 V para determinar sua rotação. O segredo que explicam é para ligar esse fio central direto em 5 V, mas como? Onde é que eu ligaria esse cabo para fazer essa solução? E de que forma para garantir não danificar nenhum outro componente do notebook?

Obrigado a todos.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não sei se vale a minha resposta mas você poderia correr atrás de um programa chamado SpeedFan, ele controla a velocidade do cooler do seu note. Veja se ajuda...

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Ola, beleza

Se você tiver conhecimento de técnico terá que tirar o dissipador do processador e limpar com um pincel macio para retirar toda a poeira que esta obstruindo a passagem de ar, a mesma coisa terá que fazer com o cooler. Mais com o cooler você terá que desmontar ele retirando a elice e limpar o ímã que existe na elice com álcool isopropílico, e depois passar um cotonete com desengripante no eixo da elice. Pronto e só montar de volta que vai funcionar legal com um desempenho ótimo...esquece esse lance de aumentar a velocidade do cooler por tensão q e furada, a placa mãe e o processador já se encarrega disso ok

Obs: Lembre-se de quando tirar o dissipador terá que trocar a pasta térmica também !

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais