Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Rede funciona mas preciso de ajuda para configurar


hamtaro

Posts recomendados

Olá Amigos

 

Inicialmente, gostaria de agradecer antecipadamente quem for me responder, especialmente pela paciência.

 

O seguinte: tenho uma rede com 3 roteadores (sendo 2 deles atuando como Bridge)...

 

Eu montei a seguinte configuração:

 

1) Roteador TP-Link TL-WR740N (endereço de IP 192.168.0.1) roteando um modem da NET (cabo), com o SSID "nome". O DHCP está habilitado para a faixa de 192.168.0.100 a192.168.0.199 - Vou chamar de "roteador mãe".

 

2) Roteador TP-Link TL-WR841N (endereço de IP 192.168.0.5). Está funcionando com o WDS habilitado, conectado no "roteador mãe", e DHCP desabilitado. Coloquei o mesmo SSID "nome" do "roteador mãe", e funciona perfeitamente (todos os dispositivos conseguem se conectar nesse roteador - Vou chamar de "roteador meio"

 

3) Roteador TP-Link TL-WR702N (endereço de IP 92.168.0.254) - Esse aqui está dando problema. Conectei ele no "roteador meio" no modo Bridge.. Não funcionou.. Parece que ele fica "brigando" com o sinal do roteador meio

 

Eu consigo enxergar o sinal, mas parece que ele está com algum problema para fornecer IP para os dispositivos, e conseqüentemente não conecta

 

Alguma dica?

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal

 

Imaginando que se tratava de um problema do TL-WR702N, e sabendo que qualquer resposta aqui do fórum iria me remeter, invariavelmente, para uma configuração menos "truncada" da rede, resolvi comprar um outro roteador TL-WR841N e modificar toda a configuração da rede.

 

Inicialmente, resolvi modificar o roteador ligado no cable-modem da NET. Substitui o TL-WR740N pelo novo roteador, e coloquei este último como roteador final da ponta.

 

Minha configuração de rede ficou da forma seguinte:

 

1) Roteador-mãe (IP 192.168.0.1): TL-WR841N ligado no cable-modem da NET, com DHCP habilitado na faixa 192.168.0.100 a 192.168.0.199. SSID "nome". WAN com IP dinâmico

 

2) Roteador-meio (IP 192.168.0.5): TL-WR841N conectado no roteador-mãe em WDS, com DHCP desabilitado. Usei o mesmo SSID "nome" e a mesma senha do roteador mãe. Todos os dispositivos conectam em ambos os roteadores, usando o mesmo SSID e senha. Basta sair do raio de alcance do roteador-mãe, para que o roteador-meio assuma a conexão automaticamente. Fiz testes com celulares (Samsung Galaxy S4, Ipad2, e IPhone 4S) bem como com notebooks (MacAir, Win8.1, Win7). Todos funcionam perfeito.

 

3) Roteador-ponta (IP 192.168.0.9): TL-WR740n conectado no roteador-meio em WDS, com DHCP desabilitado. Usei o mesmo SSID "nome" e a mesma senha dos outros dois. funcionando.

 

Apenas noto que quando mudo de "zonas" de roteadores, alguns dispositivos têm dificuldade de obter IP. Estou fazendo testes, configurando os dispositivos com IPs fixos para a rede SSID "nome". Vou ver no que dá.

 

Sei que essa configuração não é a mais indicada, e se alguém tiver uma dica de como melhorar, eu agradeço. De qualquer forma, está funcionando satisfatoriamente (minha conexão no último roteador está com uma taxa elevada, o que significa pouca perda de performance).

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qwm.. Percebi isso e outra coisa.. Não consegui manter o SSID de todos os slaves e do master como um padrão. a rede ficou muito instável e começou a perder performance na ponta. Parece que os roteadores slave "brigam" entre si... Rede ficou instável e eu não conseguia conectar nenhum dispositivo no último ponto da rede, pois o master não estava fornecendo IP automático via DHCP. Então, fiz o seguinte: mantive o SSID para o master e o slave intermediário (ambos funcionando perfeito) e conectei o ultimo slave com uma SSID diferente.

Funciona. Não é meu ideal, mas por enquanto, como quebra galho, está servindo bem. O sinal na ponta do ultimo slave esta forte (minha conexão tem 10mb e consigo chegar na ponta com aprox. 8,2mb de velocidade de download).

Meu apartamento é cheio de curvas e paredes grossas então tive que usar 3 roteadores mesmo, em um espaço de aprox. 20 metros lineares. Depois quero descobrir um meio de fazer uma rede wireless mais eficiente, com menos nós... Mas de qualquermformq, obrigado pelas dicas. Ab

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente a configuração WDS é cheio de pegadinhas, é recomendado os 3 roteadores serem da mesma marca e modelo, usarem a mesma SSID, canal e dependendo do roteador, a criptografia WPA não é bem aceita, então seria bom testar o WEP para ver se não é esse o caso, se sim, faça um filtro de MAC no roteador principal para aumentar a segurança.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!