Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SSD funciona porém nem metade do especificado


Jeferson Filho

Posts recomendados

Bom dia a todos,

Comprei esse SSD ADATA Premier Pro SP900 ASP900S3-64GM-C 2.5 "SATA III MLC Internal Solid State Drive / SSD (64GB)minha mobo é da gigabyte 970a-d3 com sata 3 como segue em anexo executei o teste e confirma que a velocidade de gravação é 72 e de leitura 245 MB/s o fabricante diz que a velocidade é Leitura de 550 e gravação 505. Alterei na BIOS para AHCI, o SSD está na porta 0 do sata, o TRIM está ativo, não está com 60% do disco utilizado, firmware está na última versão.

Podem me ajudar?

Obrigado até o momento.

post-716405-169606_thumb.png

post-716405-0-31975300-1394203626_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Jeferson!

 

Eu também tinha medido a performance do meu SSD pelo CrystalDisk, um OCZ Agility3 60GB, e obtive resultados muito inferiores que de suas especificações. Não saberia dizer com propriedade adequada, mas desconfio que pelo fato do sistema operacional estar instalado no SSD, pode haver uma interferência na medição, porque o SSD, mesmo durante a medição deste programa, o sistema precisa acessar os dados contidos nele, alterando o resultado do bench.

 

Um programa que parece mostrar um panorama melhor e que seus resultados condizem a uma realidade mais próxima em relação às especificações do fabricante é o ATTO Disk ( http://www.techpowerup.com/downloads/1749/atto-disk-benchmark-v2-46/ ). Fiz até umas medições do SSD e dos HDs que tenho instalados aqui (um de 5400RPM e outro de 7200RPM) para comparar os resultados:

 

WD Green Caviar 1TB @ 5400RPM:

post-642830-0-25466700-1394473493_thumb.

 

WD Blue Caviar 500GB @ 7200RPM:

post-642830-0-64734000-1394473486_thumb.

 

OCZ Agility3 60GB (SATAIII):

post-642830-0-07921700-1394473472_thumb.

 

Pela peculiaridade de cada benchmark, parece que os resultados do ATTO são mais corretos. Teste seu Adata pelo ATTO, Jeferson, e veja se os resultados mostrados pelo CrystalDisk persistem.

 

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voltando!

 

Opa, Jeferson! Pelos dados de Leitura e escrita do bench do Adata pelo ATTO, vejo que o funcionamento dele está mais próximo das especificações: Cerca de 485MB/s em escrita e 550MB/s em leitura. O que me chamou a atenção é o fato de seu HD de 500GB ter apenas a metade do desempenho de um HD normal de 5400RPM. Ele está ok?

 

Se quiser um programa que visualize o SMART do HD de forma fácil, tem esse aqui: HD Tune: http://www.hdtune.com/download.html 

 

post-642830-0-99345700-1394558686_thumb.

 

Ele indica com clareza se algum atributo dos discos instalados está em ordem ou não. 

 

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Caro,

acredito que esteja Ok sim o mesmo está com 2 partições e as 2 estão com menos de 6GBs livre, acredito que seja isso a lentidão uso mais para backup

e mesmo assim vou fazer os testes.

 

sobre o SSD então, porque será que no ATTO apresenta uma informação enquanto nos outro programas informações diferentes?

questiono pois tenho SSD Intel e tinha outro SSD Kingston e ambos apresentavam o valor correto apresentado pelo fabricantes,

assim como Corsair, OCZ entre outros de valor $$$ no mercado que sempre apresentam a leitura/gravação correta.

 

Agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, Jeferson!

 

 

sobre o SSD então, porque será que no ATTO apresenta uma informação enquanto nos outro programas informações diferentes?

questiono pois tenho SSD Intel e tinha outro SSD Kingston e ambos apresentavam o valor correto apresentado pelo fabricantes,

assim como Corsair, OCZ entre outros de valor $$$ no mercado que sempre apresentam a leitura/gravação correta.

 

Pode ser por diferença de controlador, Jeferson. Deve ser uma particularidade tanto do meu SSD quanto do seu, pois a controladora deles é Sandforce e são assíncronos. Os demais, por terem outros tipos de controladores e, provavelmente, síncronos, devem ter resultados próximos da realidade nestes benchmark mesmo com o S.O. rodando neles, suponho. Parece que só o ATTO consegue medir esse tipo de SSD (o nosso).

 

Ainda acho estranho o HD ter apenas 60MB/s de transferência de dados...será mesmo porque está cheio até a tampa? O HD Tune mostrou que tá tudo legal nos atributos dele?

 

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde !

 

Obrigado pelo retorno,

 

Cara, vou lhe dizer que não gostei nada da ADATA apenas do preço porém não é um retorno em velocidade/gravação como SSD da Kingston, Corsair e OCZ.

Vou é juntar um pouco de reais e comprar o Ssd Kingston 240gb Ssdnow V300 Sata 3 6gb/s com leitura/ gravação de 450 MB/s vale bemmm mais a pena.

 

Sobre o HD de 500, a lentidão deve ser porque o mesmo é SATA 2 está com 2 partições e com uns 6GBs livres apenas em cada partição, após

executar o programa HD TUNE conforme segue no post acima no simbolo + Health não apresentou nada, nenhum defeito.

 

Tem mais algo que possa me ajudar Cabelo75? senão irei dar como concluído aqui.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Novamente aqui!

 

 

Cara, vou lhe dizer que não gostei nada da ADATA apenas do preço porém não é um retorno em velocidade/gravação como SSD da Kingston, Corsair e OCZ.

Vou é juntar um pouco de reais e comprar o Ssd Kingston 240gb Ssdnow V300 Sata 3 6gb/s com leitura/ gravação de 450 MB/s vale bemmm mais a pena.

 

Putz...são sabia que o Adata é tão medíocre assim. Esse comportamento é visível nas tarefas normais do micro, Jeferson? Se for pegar outro SSD, a rapaziada fala muito bem dos Samsungs e o Sandisk tem um bom custo x benefício, caso queira opções em relação ao Kingston.

 

 

Sobre o HD de 500, a lentidão deve ser porque o mesmo é SATA 2 está com 2 partições e com uns 6GBs livres apenas em cada partição, após

executar o programa HD TUNE conforme segue no post acima no simbolo + Health não apresentou nada, nenhum defeito.

 

Ah beleza então! Tava tão lento que pensei que tinha algo a mais acontecendo, mas como o HD Tune diz que tá ok, beleza!

 

 

 

Tem mais algo que possa me ajudar Cabelo75? senão irei dar como concluído aqui.

 

Acho que não, Jeferson. Pena que não tenho uma resposta ou algum procedimento para alavancar a performance de seu SSD. Sinta-se a vontade de fechar o tópico se não houver algum camarada do fórum a se prontificar em ajudá-lo.

 

Grande abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!