Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Alimentação de circuitos com uC


rodrigocirilo

Posts recomendados

Boa tarde pessoal do CDH, Sei que o assunto não tem haver com programação, mas li algo em outro tópico aqui que me deixou intrigado, seguinte: 

 

Li em outro topico ( não consigo achar) onde o colega ajudado estava tendo problemas de interferências... Dai o colega que o ajudou perguntou se ele estava usando "fonte de pc" dessas chaveadas ( sem trafo) e disse que seria melhor que usasse uma fonte convencional com trafo...

 

Com isso surgiu uma duvida, nos meus circuitos eu uso as fontes da MCM de 500mah ou de 1Ah chaveadas, feitas para serem usadas em sistemas de CFTV, onde ja passei algumas pelo osciloscópio e não percebi nenhum tipo de ruido.. Meus projetos também sempre funcionam..

 

Existe alguma restrição para este tipo de fonte???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodrigocirilo,

 

Existem fontes chaveadas e "fontes" chaveadas ..... Algumas são bem feitas, com regulação e filtragem , tudo certinho. Outras, são feitas sem nenhum cuidado, e nem a regulação foi testada, quando você liga ela pode ter 5,9 Volts em vez de 5 V. Eu tive uma assim, que veio junto com um mp3 que eu comprei. Fui medir e ela tinha 5,9 Volts..... Descobri que o circuito nem tinha um zener de referencia, usava apenas um opto na realimentação.

 

Agora, pensa comigo... tem camelô que vende "carregadores de celular" ou de mp3 com saída de 5 volts, por R$ 3,00 ....  e eu compro minhas plaquinhas de fonte no Ebay, pago em cada uma US$ 4,50 com todas as filtragens e muito bem feitas, compro para 5V e para 12V.

 

como podem vender aqui por R$ 3,00 ???????? Tem coelho nesse mato, meu amigo !

 

Agora, sobre interferferência, eu nunca tive esse problema, pois tenho a "mania" de colocar um capacitor de 100nF cerâmico colado em qualquer alimentação de CI. E sofro nos layouts para manter sempre trilhas mais grossas e bem separadas para circuitos com alta corrente e baixa corrente.  Quem sofre com isso é porque não toma essas precauções necessárias no projeto.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk, mais uma vez obrigado amigão... suas explicações são muito boas...

 

Na verdade essa fonte chaveada que citei é para CFTV (MCM) na própria caixa vem dizendo "filtragem especial contra interferência na imagem"   acredito que seja verdade pois tenho um amigo que vende essas fontes em um distribuidora e ele me disse que o retorno é muito pequeno, alem delas terem 2 anos de garantia.

 

Creio que a fabrica não daria 2 anos de garantia em um negocio mal feito, e pelo que conheço de sistemas de CFTV ( ja trabalhei com isso)  qualquer ruido/interferência na alimentação e passado para a imagem gerando faixas....

 

Vou pagar aprox. 28,00 em cada fonte.. ( nunca comprei no ebay, só da china!!)  preciso aprender a comprar lá assim que tiver um tempo vou estudar sobre os modulos arduinos que você citou em outo topico...

 

Ja adotei seu método do capacitor de  100nf colado nos pinos de alimentação...hehehe..

 

fonte de camelô é tensa hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodrigocirilo,

 

Ontem chegaram 4 destas aqui :

 

http://dx.com/pt/p/power-supply-switch-module-green-85-265v-251952

 

Demorou 40 dias, mas vieram, olha que bela fontezinha, tem tudo que precisa nela para filtragem e estabilização.

 

Já havia comprado esta aqui, mais simples, de 12 volts, mas tive de alterar a saída dela, coloquei um pequeno indutor na saída para tirar um ruídozinho de cerca de 53 Khz que existia na saída, era pequeno, mas com o indutor sumiu de vez. Uso duas delas para fazer a tensão de +12V e -12V do meu amplificador Hi-Fi de fone de ouvido que usa 5 NE5532 e mais nada ativo ....

 

http://dx.com/pt/p/isolated-switching-power-supply-module-green-12v-400ma-237434

 

Moral da história : melhor pagar quase US$ 1 a mais para já vir tudo certinho para o uso, concorda ?

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk, bem na DX eu comprei muito ja... olhei essas fontes, mas fiquei com receio de pedir...

 

Eu ja abri uma fonte dessas da MCM, e elas são bem parecidas com essa da DX, talvez a "industria" tupiniquim só as importe e colocam sua etiqueta... 

 

Comprando aqui pagarei 2 vezes mais, mas pelo menos terei 2 anos de garantia...

 

Bom concluímos que se a fonte chaveada for de boa qualidade não afetará o funcionamento do circuito com uC?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodrigocirilo,

 

Sim, pode apostar que eles importam as fontes prontinhas, nem é o módulo, é toda a fonte, e só colocam etiqueta.

 

Não basta a fonte ser de boa qualidade.... se voce usar uma dessas fontes de parede comum, que usa um cabo fininho para ligar em seu circuito, a interferência pode chegar no seu microprocessador através do cabo ! Se a fonte é boa, pelo menos seu circuito não irá queimar, já é um bom passo ! Mas ainda assim pode ter alguma interferência externa captada pelo cabo dela !

 

Isso é um dos testes que é feito aqui no laboratório certificador do INMETRO para certificar essas fontes, e eu já sofrí com isso uma vez. As fontes do meu cliente que vinham da China junto com os roteadores não passavam no teste, tiveram de mudar tudo nela para passar. O fabricante acrescentou um indutor, um pequeno capacitor cerâmico e trocou o cabo por um mais grosso, e aprovaram a fonte....

 

De qualquer maneira, sabe onde você monta um conector para receber o conector da fonte ? Coloca logo aí mesmo um indutor de choke e um capacitor de filtragem, tipo cerâmico, para não deixar nenhuma interferência que seja recebida pelo cabo passar pela entrada e atrapalhar o seu circuito.

 

Sempre pense que uma coisa pode te ferrar, e aja na frente dela, providencie para não ser pego com as calças curtas !

 

Sempre é melhor prevenir do que remediar ... Sabe as fontes que eu falei que não passaram no teste ? Me falaram que vendeu tudo, cerca de 7.000 , na Santa Ifigênia.......... alguém sempre acaba pagando o pato.....

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma vez comprei na eletrodex 4 fontes chaveadas auto oscilantes (o desgosto já começou por ai, pois noa anuncio não dizia ser auto oscilante hehe) paguei 4 pilas em cada (OK podem rir de mim se quiserem...kkkkk), a saída da fonte ficava aleatoriamente entre 5.5 e 6 volts, coloquei um capacitor de 47uF eletrolítico na entrada de um regulador (LM317, polarizei para trabalhar com 3.5Volts) um de 100n na saida taquei na fonte e coloquei meu circuito e funcionou, mas se ligar direto sem o regulador é zica na certa. Total: 4 da fonte e  3,50 do regulador ficou em 7 pilas e meia a brincadeira, mas pelo menos aprendi minha lição....hehe...  É bom tomar cuidado com essas fontes chaveadas baratas...

rodrigocirilo

  Depende o que você define como boa qualidade, pois o ruido gerado pelo PWM (ou chaveamento) da fonte pode sim dar interferência no uC, independente de ser auto oscilante ou não nenhuma fonte chaveada escapa disso, mas nada que um filtro com capacitores e uma desacoplagem não resolva, se a fonte tiver este estagio dentro dela mesmo, não tem problema nenhum.

(Aphawk respondeu enquanto eu digitava...hehe)

 

 Espero ter ajudado.

A) Luiz Gustavo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah entendi... bom quanto ao cabo entre o circuito e a fonte, será de no max. uns 10cm ficará bem proximo, ainda sim é necessario o indutor? qual valor você recomenda?? 

 

@LuizGBarrio vou abrir uma e fotografar e colocar aqui pra vocês verem....eu acredito que tenha sim toda etapa de filtragem internamente..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LuizGBarrio,  estamos rápidos no gatilho hoje ein ???? kkkkk

 

De vez em quando é bom ver que mais gente sofreu como eu já sofri kkkkk Essas "tentações"  que temos em nosso mercado sempre são pega-patos... e olha que eu já tomei tanto tiro de espingarda que até as penas do rabo já caíram kkkkkkkkkkkkk 

 

Cansei disso, agora joguei fora o bico de pato, as penas de pato e os pés de pato, gozado que até parei de dar aquelas "borradas" de pato também kkkkkkk

 

Viva o Ebay, viva o Dx !!!

 

 

@rodrigocirilo,

 

10 Cm ???? Não precisa de nada não.... a chance de pegar algum ruído cm isso é quase zero.

 

Paulo 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!