Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida sobre gestão de qualidade de software


CaioTarugo

Posts recomendados

Boa tarde Galera do Clube do Hardware

 

me chamo Caio, nao sei se aqui é o local exato para abrir este tópico mas se puderem me ajudar agradeço desde já

 

e eu estou com uma dificuldade de fazer um trabalho da minha faculdade, eu curso Gestao de T.I

mas estou com dificuldade na matéria pois perdi quase 1 mes de aula na faculdade para resolver aquele famoso FIES, enrolação atras de enrolação, e não estou conseguindo fazer meu trabalho...

 

Peço por gentileza, se alguem tiver conhecimento da matéria, se puder me ajudar, me esclarecer como devo fazer o trabalho, fico muito grato!!!

 

segue abaixo o trabalho!

 

Desde já agradeço a atenção de todos! e o site é ótimo!!!!

 

 

 

 

OBJETIVO

 

1. Introduzir os conceitos de Requisitos do Usuário e Requisitos de Sistema.

2. Descrever Requisitos Funcionais e Não Funcionais.

3. Mostrar como requisitos de software podem ser organizados em um documento de requisitos de software.

4. Fazer com que o aluno crie uma especificação de software, que garanta:

  • Completeza

· Todas as funções requeridas pelo usuário devem estar definidas

  • Consistência

Não deve haver definições contraditórias de requisitos

 

ORIENTAÇÃO

 

· Estabeleça um formato padrão e use-o para todos os requisitos.

· Utilize a linguagem de modo consistente. Faça distinção entre os requisitos obrigatórios e os que são desejáveis (O sistema deve... O sistema deveria...).

· Utilize destaque no texto para ressaltar partes importantes dos requisitos.

· Evite o uso de jargões de informática.

Utilize o português estruturado, de forma que um leigo possa compreender os requisitos.

 

DESCRIÇÃO BASEADO NO LIVRO TEXTO

 

 

Lembre-Se:

Padrão IEEE/ANSI 830 -1993 para o documento de requisitos

1. Introdução

2. Descrição Geral

3. Requisitos específicos (funcionais e não funcionais)

4. Apêndices

5. Índice

 

Requisitos de um documento de requisitos

Deve:

1. Especificar o comportamento externo do sistema.

2. Especificar as restrições à implementação.

3. Ser fácil de ser modificado.

4. Servir como ferramenta de referência para a manutenção.

5. Registrar a estratégia sobre o ciclo de vida do sistema.

6. Caracterizar respostas aceitáveis para eventos indesejáveis.

 

Pontos Chave:

1. Os requisitos estabelecem o que o sistema deve fazer e definem restrições sobre sua operação e implementação.

2. Requisitos funcionais são declarações de funções que o sistema deve fornecer.

3. Requisitos não funcionais se relacionam às propriedades emergentes do sistema e, portanto, se aplicam ao sistema como um todo.

4. Requisitos de usuário são declarações de alto nível do que o sistema deve fazer.

5. Requisitos de usuário devem ser escritos em linguagem natural, tabelas e diagramas.

6. Requisitos de sistema se destinam a comunicar, de modo preciso, as funções que o sistema tem de fornecer.

7. Requisitos de sistema podem ser escritos em linguagem natural estruturada, uma PDL (PDL é uma linguagem derivada de uma LP, com maior poder de expressão) ou em linguagem formal.

8. O documento de requisitos de software é a declaração estabelecida dos requisitos do sistema.

Itens importantes para especificar requisitos:

· Descrição da necessidade atendida pelo requisito

· Descrição da função ou entidade que está sendo especificada

· Descrição de suas entradas e de onde elas se originam;

· Descrição de suas saídas e para onde elas prosseguirão

· Indicação de quais outras entidades são utilizadas

· Pré-Condição

· Condição que deve ser verdadeira para que seja executado

· Pós-Condição

· O estado resultante do sistema

 

Exemplo

Requisitos

· Um novo cliente deve ser cadastrado em um Site de Comércio Eletrônico

· O cadastro do cliente contém nome, CPF, endereço e telefone, endereço para entrega, condição de pagamento, forma de pagamento, etc.

Pré-condição:

· Não existe nenhum cliente com o CPF informado

Pós-condição:

· O cliente foi adicionado ao cadastro e uma confirmação de cadastro precisa ser enviada por e-mail para a conta cadastrada

· Os dados informados sobre o cliente são atualizados nos atributos do cliente

· O cliente é criado sem históricos de compras, mas a data de criação do cadastro deve ser mantida

 

Desenvolvimento:

Sistema para Compra de Ingressos Online

Criar um documento para apresentar a especificação de requisitos para a informatização de um sistema automático de compra de ingressos para shows e espetáculos. Os usuários escolhem o show, a data, local e lugar de assento. O mesmo apresenta um cartão de crédito e um número de identificação pessoal e escolhe a forma de entrega ou retirada do ingresso.

São permitidos no máximo 4 ingressos por compra.

Deve ser incluído uma taxa de conveniência pela venda do(s) ingresso(s). A taxa é cobrada por ingresso.

Se a opção de retirada for por correio, incluir taxas.

O ingresso é emitido e o custo é debitado em sua conta do cartão de crédito junto com o custo de conveniência.

A validade do cartão é checada e o usuário, então, deve fornecer um número de identificação pessoal. Quando a transação de crédito é validada, a confirmação de compra do ingresso é efetuada.

 

ATIVIDADE PROPOSTA

 

Descubra ambiguidades ou omissões no sistema e relate em sua conclusão suas sugestões para melhoria ou

Implementação do sistema. Estas sugestões já devem ser contempladas na documentação de requisitos.

Para isso, tente se colocar no lugar do usuário e acrescente as necessidades que não foram apontadas aqui, além das mencionadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!