Ir ao conteúdo

Boot estranho na Asrock - tela com listras coloridas

Betto Betto

Posts recomendados

Postado

Pessoal, boa tarde.

Tenho uma placa-mãe ASrock modelo N68 S3 FX que estava funcionando normal, mas hoje ao ligar ela apresentou um comportamento estranho: demora um pouquinho a ligar, aparece a tela do boot e logo após fica distorcida. Dá pra ver como fica nas imagens abaixo.

Fiz vários procedimentos:

1 - desliguei todos os componentes deixando somente memória e processador, claro;

2 - troquei cabos de alimentação e a própria fonte por uma nova;

3 - troquei o processador e depois a memória por outros equivalentes e funcionando;

4 - desmontei a placa-mãe, limpei, passei limpa contatos, e remontei

O defeito persiste, sempre o mesmo comportamento.

A única coisa que não pude fazer foi testar uma placa de vídeo offboard nela, porque não disponho de nenhuma.

O que poderia ser e qual o procedimento a se fazer neste caso?

Uma boa tarde a todos.

post-713096-0-57383400-1394645014_thumb.

post-713096-0-93086000-1394645051_thumb.

Postado

Provavelmente defeito na placa mãe ou sujeira nos pentes de memória, já tive problemas parecidos e resolvia dando um "banho" na placa com álcool em gel mesmo e funcionava... não recomendo fazer o procedimento caso tenha medo de fazer algo errado e danificar algum componente da placa, FAÇA POR SUA CONTA E RISCO

Postado

mas chega a funcionar o sistema operacional?

verificou o cabo vga q liga o monitor ao pc?

Não, como mostrei nas imagens, aparece a tela de boot da asrock e logo em seguida distorce e trava tudo. O cabo não é porque testei em outro pc e está ok.

Postado

Bom, pessoal, ao que parece ( SÓ parece, não tenhocerteza de nada ainda ) a placa voltou a funcionar.

Pensei "perdido por um, perdido por mil, tanto faz" resolvi fazer uma coisa que penso há tempos: lavei a placa-mãe, embora ela tivesse pouca poeira. Mas esse problema do travamento no boot já fazia um bom tempo, e ontem ela "pifou" de vez.

Mas lavei com muita água e detergente mesmo e um pincel macio, chacoalhei bastante pra tirar o excesso d'água e depois sequei com um secador de cabelo alternadamente ( deixava esfriar, secava com secador, deixava esfriar novamente ) fiz este procedimento boa parte da tarde de ontem. ao ligar tudo no lugar, ela demorou um pouco além do normal, pensei que tivesse queimado e me preparava pra comprar outra. Dali a instantes, ela deu o boot normal e desliguei e liguei ela incontáveis vezes e tem se mantido normal até agora.

Procurei alcool isopropilico pra comprar mas não achei em lugar nenhum, daí pra evitar maiores oxidações penso em dar um banho com o spray de limpa-contatos nela inteira só pra garantir.

Como não sei se foi resolvido mesmo o problema, não quero fechar o post agora. Pode ser que o problema volte, não sei.

Se ela se mantiver funcionando assim, então direi que o problema era esse mesmo - poeira e maresia, já que moro em área litorânea. 

Volto com mais informações.

Bom dia.

EDIT - ainda funcionando normal até agora, mesmo ligado há 3 horas.

Postado

Esquisitaço, pessoal, mas a mobo ta funcionando a pleno vapor.

Depois do banho ainda desmontei ela pra dar outro banho, mas de limpa contatos.

Ta tudo normal, normal, coisas da informatica...

Dou como resolvido sem nem saber como, mas creio eu que fosse maresia, acho.

Obrigado.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!