Ir ao conteúdo

Erro em fonte ajustável 25v 2A

marcelo.br

Posts recomendados

Postado

Montei uma fonte ajustável com o LM338 a fim de ter 25v e 2A na saída.

Montei tudo de forma mais alto portante, parecida com a fonte que está neste link:

http://forum.clubedohardware.com.br/fonte-ajustavel-bancada/1010009?p=5450513

Aconteceu que quando liguei a fonte para checar a saída se está tudo ok, não está saído os 1,25v como regra do regulador se o pot estiver em 0. Está saído em torno de 5,7v quando o pot está zerado. mas quando aumento a sua resistência até o fim, sai os 25v e até um pouco mais.

Usei:

- um potenciometro de 3k3

- o resistor de ajuste é de 180R

- dois capacitores de filtro 15000uF 50v e 3300uF 50v

- um capacitor 100nF poliéster depois dos dois acima

- mais um capacitor de 100nF poliéster na saída para diminuir mais o ripple

- ponte retificadora de 4A

Por que está acontecendo isso, se eu fiz todas as ligações corretas? Se tivesse alguma coisa errada a fonte não funcionaria, o problema é só na tensão mínima. Testei o pot e ele está normal.

Desde já agradeço ajuda!

• Membro VIP
Postado

Opções possíveis de estar acontecendo ai:

1) O potenciômetro não zera efetivamente (me parece afastado pois checaste o mesmo. E para testar efetivamente isso, faça um curto do pino de ajuste até o comum.. (curto no potenciômetro). Ai será obrigado, se operar a contento cair para 1,25 a tensão de saída;

2) Montagem dois pinos errada (note que um LM317, ou 350 ou 338 tem as ligações dos pinos numa disposição diferente daqueles da família 78XX;

3) CI com defeito ou carimbado de um lixo de escória da indústria de componentes (é comum de se encontrar por ai até nas boas casas do ramo)

Postado

Valeu Faller, mas a montagem errada dos pinos do ci eu descarto, deve ser o pot que não zera por completo ou o ci com defeito.

Vou dar um curto do ajuste ao terra, se continuar é porque é o ci.

Depois eu volto e falo.

Postado

Tenho uma fonte desa com trafo quando fui ligar pela primeira vez começou a apagar o display e parar a ventoinha  quando aumentava a tensão, o problema tava só por que tirei a alimentação do display do mesmo ci 7812 ele aquecia demais e cortava, ai coloquei um radiador de calor no 7812 e ficou tudo beleza esta funcionando ate hoje. mais creio que o seu problema esta no potenciômetro que não esta zerando  como diz o  faller.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!