Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
ilkyest

Placa mãe não liga, ou liga e desliga, ou liga e apita por "fonte"

Recommended Posts

Pessoal. Vou contar uma coisa que está acontecendo na minha Gigabyte. Eu vi em vários foruns que ela é encrenqueira, infelizmente. To pensando em voltar com minha ASUS se ela funcionar

1) Há um mês, usando o pc, ao desligar ele, depois não ligou mais. Nem sinal.

buenas, como eu queria fazer um casemod, e tal, eu desliguei todo ele, removi hd, limpeza e tal. Ontem consegui terminar os pcbs, terminei os circuitos, etc, tudo ligado... mesma situação

Então pensei, pode ser no botão power

Peguei o verde, curto circuito com o preto, ligou. Logo que ligado, apitou por cerca de 12 vezes, parou um pouco, e continuou apitando da mesma forma.

Para desligar, só pela tomada. Desliguei, liguei, novamente a mesma coisa....só via curto. o botão power e reset não funcionam. Funcionavam até, pelo menos, o primeiro desligar que citei acima (1)

Então, na net, diz que pode ser fonte.

A fonte está assim:  eu tenho duas fontes corsair VX550W, ligadas os SATA em paralelo (amarelo/amarelo preto/preto laranja/laranja e vermelho/vermelho) e hoje, talvez, os molex comum em paralelo (amarelo/amarelo preto/preto vermelho/vermelho)

Não coloquei em paralelo a alimentação da placa mãe (8-pin) e nem os cabos pci-e (6-pin) porque perdi a paciência, e queria o pc funcionando. A alimentação da mobo é feita por um dos cabos 24pin e, da mesma fonte, um de 8-pin. e a alimentação da placa de vídeo é feita pelo PCI-E da outra fonte. Se não entenderem eu desenho (na boa)

Julgo, assim, que fonte não é.

Julguei ser o processador, fui trocar, e na pressa, entortei alguns pinos do outro :angry: :angry: . Vou tentar desentortar hoje, mas, pus o antigo novamente. Achei, achei, que pode ser mal encaixado, mas... o braço de fixação não iria fechar se assim estivesse, e o bip seria outro, entendo eu

Assim que está ligada, eu tirei o pc-speaker (odeio o bip, ainda mais com ele dizendo "não funciona não funciona não funciona nao nao nao nao") e medi com o multímetro. As tensões de 12V, 5V e 3V, em relação a zero, estão ok, nos SATA, no PCI-E, na alimentação da Mobo. Problema de tensão, não é.....

Os HDs aparentemente, estão funcionando, então HD não é também. Aliás, pondo num dock station e pondo, após, no notebook, funciona normal. Memórias. Antes funcionava, sem estar ligado e estragar, sei lá......

O LED ho HD pisca, "digamos normalmente" então a placa está "procurando algo".

Outros sintomas. O plugue 24pin da placa mãe tem o fio verde, e logo ao lado 4 pretos. se eu curto circuitar com o primeiro, liga.... com os 3 liga, mas assim que eu tiro desliga. Talvez, como só uma das fontes está puxando energia ali, seria o "energy ok" que não está ativo?

Pelo menos, ligar agora liga, mas os coolers ficam no mínimo, fica bipando loucamente, ou fica em silêncio sem post, e mais nada... antes sequer ligava.

Tem ideia?

Hoje pela manhã, tirei a bateria da cmos, o cabo da tomada, e pus um jumper em clr cmos... vou tentar a tardinha

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já tentou ligar com somente 1 fonte?

Compartilhar este post

Link para o post

@Math.PI... agora tá tudo soldado. Ontem, após brigar um pouco, descobri alguns erros

• dissipador do WC mal encostado, e pouca pasta termica, ou seja tava esquentando, por isso desligava
  • A tecla reset, apos ressetar a BIOS, voltou a funcionar
  • A tecla power não funciona, e pelo que pude ver, não por culpa dela, e sim, aparentemente os pinos na mobo não estão aceitando (um curto nos pinos nada acusa, já medir continuidade, com o multímetro, e acionar o interruptor, dá contato. Acho que vou trocar o botão para o verde/preto, só não sei para desligar a mobo, como será
  • beep parou.... está trabalhando agora.

Agora a unica coisa que está me incomodando, mas isso estou até acostumado com ela, é que, quando em vez, entra em um loop infinito de resset, daí eu tenho de desligar, trocar os pentes de memória, e ligar de novo. Falei com a Gigabyte e eles deram a culpa pro processador, porque ele é que gerencia a memória (huh)... Enfim, isso eu vou lidar depois.

Agora, até o momento, apenas o botão do gabinete que, tecnicamente, está sem função

Compartilhar este post

Link para o post

garantia não tem mais....

eu vou testar mais algumas coisas no interruptor... ontem pode ser que o dedo escorregou e encostou uma ponta de prova na outra, dando 'continuidade' no teste... enfim

Compartilhar este post

Link para o post

cara.. gambiarras não.. fiz com a fonte... é fato. e o único defeito, agora, é o botão liga/desliga... o pc está funcionando, ainda... claro....

quanto a multímetro, por óbvio, se testa por curto, ou se a chave funciona claro... gambiarra não vejo nisso

quanto as fontes, buenas.. isso eu ja queria fazer a tempo. Hoje atualizei a bios, para uma acima (FD) tudo ok por enquanto, salvo o bendito power claro

Compartilhar este post

Link para o post

O Phenom deu problema? Acho que ainda tá na garantia da AMD...não sei como funciona o rma deles.

Testou os módulos de RAM e os slots?

Como tu liga a mobo?

Cara, pc reiniciando é *oda,

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se é o Fenão apolo, acho que é a mobo meio loquinha. Na verdade, o drama dela é que é automático, então já viu né

Ontem eu limpei com "bombril" os contatos e depois um "arquinho isopropiliquis"

350802.jpgcorrétis

e liguei de novo. Continua 16Gb/7 usável. Mas isso não me incomoda, agora

Quanto ao botão liga/desliga... para ligar a mobo, atualmente o verde/preto

Como faz-se para "fazer um botão liga-desliga" por fora? eu tenho algumas chaves tateis que vou usar, e vou, primeiro, testar se essa chave do gabinete não é o problema , vou isolar ela e vou por uma chave tátil, tipo essa

cT05OSZzcmM9aW1nL3Byb2R1dG9zL3Byb2R1dG9f

e ver se liga.... se ligar, é a chave, se não, é a "parte responsável" da placa mãe

Compartilhar este post

Link para o post

Cara ta com problema de ligar testa a mobo fora do gabinete e da um toque no power com uma chave de fenda se ligar de boa o problema é o botao de power do gabinete

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais