Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HDD deixando boot em SSD lento


Fernando Paim

Posts recomendados

Bom galera, comprei um SSD kingston 120GB para instalar o windows e deixar o PC mais rápido, como 120GB é pouco para armazenamento resolvi usar o meu HD, que estava novo ainda (3 meses de uso) da WD blue 500GB.

 

Pois bem, desconectei o HD da placa mãe, instalei o windows no ssd tudo normal, fiz alguns testes e o PC tava uma bala, ligava de 10 a 15 segundos. Depois de instalar uns programas no ssd, liguei o HD de 500GB e passei uns arquivos pra ele. Agora quando ligo o PC aparece o logo do windows por uns 2 segundos e sai, mas depois fica parado numa tela preta por uns 10 segundos. Parece que o windows carrega rápido pelo ssd, mas depois fica "esperando" o HD nessa tela. Queria saber se é normal, e se há alguma coisa pra fazer para o HD não atrapalhar esse investimento. Obrigado !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não deu para entender exatamente o que voce fez, mas se voce simplesmente passou alguns  arquivos de sistema para o HD convencional fica lento mesmo, voce voltou ao que era antes, pois vai carregar pelo outro e aí é até pior, pois tem um "delay" de troca de dispositivo.

Para carregar rápido o sistema precisa de todos os arquivos dele  instalados no SSD . Qual o Windows exatamente ? Tem alguns macetes para desabilitar alguns dos arquivos que não são imprescindíveis no carregamento, dê uma procurada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não deu para entender exatamente o que voce fez, mas se voce simplesmente passou alguns  arquivos de sistema para o HD convencional fica lento mesmo, voce voltou ao que era antes, pois vai carregar pelo outro e aí é até pior, pois tem um "delay" de troca de dispositivo.

Para carregar rápido o sistema precisa de todos os arquivos dele  instalados no SSD . Qual o Windows exatamente ? Tem alguns macetes para desabilitar alguns dos arquivos que não são imprescindíveis no carregamento, dê uma procurada.

Primeiro eu instalei o Windows 8 no SSD, depois por ele eu formatei o HDD pelo windows mesmo porque ele é novo e tinha pouca coisa, não achei necessario usar software pra isso. 

 

Depois eu conectei o HD na placa-mãe, passei musicas, fotos e filmes pra ele,nada de arquivos de sistema, só que instalei um único programa de ler PDF...

 

Ta bastante tempo na tela preta. O que da pra fazer? sera que desinstalar o programa e instalar no SSD? mas achei que dava pra fazer isso sem perda de performace, quando eu testei so com ssd ligado tava muuito rápido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora melhorou. Sua configuração é parecida com a minha, só que uso um Corsair GT120GB. Tenho um SSD com o sistema e alguns programas gráficos instalados nele.

O comportamento é que está estranho, principalmente a tela preta. Não dá para passar a configuração completa ? Parece um pau de driver de placa gráfica.

Se for o caso tem que ver o driver que está instalado. Quando tinha só o HD WD500 estava normal ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando tinha somente o HD ele ligava mais lento do que só com o SSD como era de se esperar, mas não ficava parado numa tela preta não. Não creio que seja problema do driver gráfico, está atualizado certamente.

Olhei na Bios da placa mãe e o SSD está em 1º como deveria, ativei um tal de fast boot, mas nao adiantou.

 

Fonte Cougar 550W PowerX

Asus H81m-c/br

i5-4570 3.2Ghz, 6MB, LGA 1150

Kingston 4096 MB (4GB) 1333Mhz

GTX-550 ti

HD WD SATA3 500.0GB 7200RPM Caviar Blue 6Gb/s

SSDNow Kingston 2.5´ V300 Series 120GB SATA III

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não acontecia com SSD não deveria acontecer porque a a Placa Gráfica usa a Memória RAM não o HD e o SSD.

 

tenta colocar ele como Externo comprando um Adaptador fica entre uns R$50.00 até R$100.00 e recomendando USB 3.0

e a sua Placa mãe é a minha e isso não dá problema aqui.. mesmo com SSD e HD.

 

Também tente desativar a Memória Virtual (Swap = Troca de Arquivos) que pode estar no HD porque seria lento mesmo passar do SSD para o HD e do HD para a RAM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sua configuração está boa, os HD's trabalham de forma independente. Desculpe, mas uma tela preta por 10s só pode ser driver de vídeo, a minha GTS250 de vez em quando dá as famosas mensagens " o driver de vídeo falhou e se recuperou..."

Se quiser testar a hipótese, tente um CD bootável de Ubuntú e abra uma planilha( estou supondo que o erro apareça em qualquer programa).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é erro em qualquer programa, é SÓ na hora de ligar a maquina, depois de sair o logo do windows, é so no boot. Quando o computador está ligado está tudo ótimo. Aqui nunca deu essa mensagem de driver de video, está atualizado e sem erros. O que achei que era: digamos que o HD sozinho liga em 25 seg, o SSD em 15, ligando os dois juntos, o SSD ficava "esperando" 10 seg o HD iniciar. Não sei se faz sentido.

 

Bom o que eu posso fazer pra ter certeza é desconectar o HD, ligar a maquina so com SSD conectado e ver se liga mais rápido sem tela preta. Se sim, o problema é com o HD e não saberei como resolver ainda, talvez formate o HD com software low level, nao sei, talvez deixo ele externo como a sugestão acima. Enfim devo fazer esses testes final de semana e posto aqui. Mas de qualquer forma obrigado pelas ajudas até agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu teste mais rápido será colocar um CD de Ubuntú para bootar. Em todo caso, em caso de reformatação, convém instalar o sistema com os dois HD's ligados, tomando o cuidado de deixar o SSD com o cabo lógico ligado em uma entrada SATA anterior ao do HD, por exemplo:SATA0 SSD e SATA1 HD. Aliás, já verificou isso ? se for o caso é só mudar a posição dos cabos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meio impossível de ser a causa da lentidão com 4 GB de RAM . Use o gerenciador de tarefas e verifique a memória total usada, a menos que voce tenha muitos programas/jogos  instalados que "comem" memória. A paginação só ocorre quando toda a memória física estiver sendo utilizada.

Ás vezes carregam alguns programas e até malwares sem que a gente saiba, vá na aba "programas" do configurador  para ver os que estão instalados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meio impossível de ser a causa da lentidão com 4 GB de RAM . Use o gerenciador de tarefas e verifique a memória total usada, a menos que voce tenha muitos programas/jogos  instalados que "comem" memória. A paginação só ocorre quando toda a memória física estiver sendo utilizada.

Ás vezes carregam alguns programas e até malwares sem que a gente saiba, vá na aba "programas" do configurador  para ver os que estão instalados.

A memoria nunca passa de 2,5Gb utilizado, o normal é nem chegar a 2Gb, mas vou tentar trabalhar sem memoria virtual para ver o que acontece mesmo assim, pode ser que atrase de alguma forma. Acabei de instalar windows, virus não deve ser também.

Desativei a memoria virtual e nada, desconectei o cabo sata do HDD e surpreendentemente nada. Não sei o que aconteceu, o SSD esta otimo nos testes que fiz, e estava ligando feito bala, é alguma configuração no windows só pode.

Fiz um vídeo reiniciando a máquina só com o SSD conectado, ficou meio escuro mas da pra ter a ideia do que estou falando... Vejam se da pra assistir: https://drive.google.com/file/d/0B1dpHGBfn248b3F1R29RMXZLaFU/edit?usp=sharing

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça o procedimento sugerido. Com o SSD e o HD ligados, com o cabo SATA do SSD em posição anterior ao HD, reinstale o Windows  com tudo ligado. Como sugestão, migre o sistema para Windows 7 ou 8, o desempenho será melhor ainda .

Meu windows é 8, o nome C está vista porque minha versão é de atualização, então primeiro tive que instalar o vista com a chave que tinha e depois usar o CD de atualização para atualizar. Quando instalei o vista ficou o nome.

 

 

Não sei se animo instalar tudo de novo cara, primeiro o vista, depois o 8, sendo que fiz isso final de semana passado. Perdi muito tempo fazendo isso, se não der vai ficar assim, como disse, só na hora de ligar que demora um tempo maior que o esperado, mas depois do PC iniciado esta perfeito. Não que eu tenha aberto o forum à toa, mas se a unica solução for instalar tudo de novo, vai ficar pra daqui um bom tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a tela preta parece ser  um timeout no reconhecimento de hardware, você não fez alterações no setup, verificou se está no modo UEFI?

Cara, nesses ultimos dias devo ter feito alteração em quase tudo rs. O que deveria estar nesse modo UEFI? não entendi bem. você viu o video?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o modo uefi é o modo que "substitui" a bios e faz com que o sistema inicialize mais rápido, o problema é que se você fez alterações demais no setup, e de alguma forma isso foi parar como "driver" nos registros do windows, ele sempre vai ficar procurando esses componentes que não existem mais,, pode ser a causa da demora... se for isso, só formatando mesmo. O que você pode fazer para confirmar é o seguinte: fazer uma imagem do seu C: para o HD com um ghost da vida.

Formatar o SSD e reinstalar um sistema de preferência em modo UEFI, se não resolver, sabemos que o buraco é mais embaixo e você pode simplesmente aplicar a imagem novamente para ter seu sistema atual de volta novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, RESOLVIDO, eu instalei o windows 8.1, gratuitamente, na esperança de melhorar alguma coisa com uma atualização e NADA.

 

Ai eu continuei mexendo até que resolvi tentar desabilitar uns programas na inicialização, olha que coisa simples !

 

Do segundo até o quarto item da imagem estava habilitado, mas o "impacto na inicialização" não estava medido, achei estranho e desabilitei, PRONTO, ligou rápido sem tela preta, da uma telinha preta mudando a resolução do vídeo por 2 segundos mas é super aceitável e normal. Agora está ligando super rápido ! 

 

Super obrigado pelas dicas galera, deixo aqui um print do que mudei para que se alguem estiver com o mesmo problema possa tentar fazer isso. Fiquei feliz de ser uma coisa tão simples e com raiva de não ter tentado isso antes. É isso. Não sei o que são essas coisas que desabilitei, mas era isso que estava atrasando o boot do sistema. Abraço!

 

post-630156-0-85542500-1395406310_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...