Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Minha CPU não ligou mais depois da queda de um raio


Posts recomendados

No dia 19 de março eu estava jogando tranquilamente no meu PC bem no horário de almoço e de repente deu dois estouros aqui.

Eu estava com meu Headset e mesmo assim me assustei com o barulho, acho que ele ainda foi mais forte porque o Headset dificulta ouvir o som do ambiente.

Não me lembro muito bem como foi, porque foi muito rápido e acho que fiquei meio fora do ar, mas lembro de ter ouvido uma explosão e uma mais baixa que me suou como um eco ou como se tivesse explodido alguma coisa na casa do vizinho também.

Acho que uma explosão foi do estabilizador e a outra foi do raio.

Estava com um Joystick na mão e comecei a levar choque,

Quando eu coloco o Joystick na entrada USB o computador não reconhece ele conectado e a luz vermelha do analógico fica ligada e não desliga se eu apertar o botão do controle.

Não foi tão forte e acho que me assustei mais com barulho que vinha de perto de mim.

Assim que o choque parou pensei por alguns segundos e tirei o PC da tomada.
Logo após tirei a tampa do gabinete e cheirei, não senti nenhum fedor de fumaça ou algo do tipo, não vi nada preto por dentro.
 
Pergunta:
 
O que será que queimou ou algo do tipo? Não senti cheiro de fumaça em nada do meu computador, nem no estabilizador que queimou.
Era uma fonte genérica de 300 W, será que perdi meu HD, placa de vídeo e processador, Placa Mãe? O telefone e modem queimou e senti o cheiro de fumaça do modem, sem contar que o modem parecia um chocalho.
Abri minha fonte e por dentro está normal, fiz um teste tirando ela da placa mãe e colocando um clipe de papel sem tinta nela e ela ligou de boa, esta funcionando normalmente.
Agora eu não sei o que era, pois jurava que era minha fonte que tinha ido para o limbo.
Testei tirando minha placa de vídeo do computador para ver se ligava com a placa de vídeo  onboard e nada...
 
Sobre o dia:
No dia em questão estava calmo e de boa, um baita sol, forte até. E de repente do nada começou a cair uns pinguinhos e logo em seguida deu um baita trovão.
Foi tudo muito rápido.
 
Complemento:
Eu não sabia que o estabilizador não servia para nada e só atrapalhava, descobri quando me ferrei.

E o engraçado também é que a minha tela que estava ligada diretamente na tomada não queimou.

Mas o PC que estava ligado no estabilizador não quer ligar.

Só queria saber por vocês, porque tem muita gente que mexe com informática que são uns mala!
Se eu falar tudo isso que disse aqui pra ele, ele nem vai ver e vai dizer que queimou quase tudo e vai me enfiar a faca.

Só irei ir em um técnico quando eu ir em uma cidade que fica umas 2 horas daqui.

Eu queria saber logo o porque não aguento mais esse suspense.

Mas eu acho que não queimou, porque não tinha cheiro de fumaça e nem ficou preto.
Se bem que nem o estabilizador tinha cheiro de queimado e não liga mais..
 
Especificação do PC:
Qbex, Core I3 3.4 GHZ
Memória de 4 GB 1 TB de HD
Placa de vídeo Geforce 9500
Placa mãe: H16 MHV
Segue a uma foto da fonte e a parte de trás do PC e da placa mãe.
Nessas horas o Google imagem é ótimo!
Não "é" ou "era" um PC muito bom, mas já me atendia bem para jogos.

 

post-615165-0-83318900-1395611094_thumb.

post-615165-0-16753300-1395611100_thumb.

post-615165-0-53175900-1395611103_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem aterramento né? É brabo quando isso acontece... Bom, experimentou outra fonte no lugar desta, só para ver quais componentes podem ou não estar queimados? Afinal, se um só deles queimou, outros também podem ter sido afetados, uns não funcionando, outros funcionando parcialmente, dependendo da quantidade de sobrecorrente recebida.
Eu recomendaria testar com outra fonte para avaliar os componentes, mas quase certo que ele não liga porque (pelo menos) a memória fritou...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem aterramento né? É brabo quando isso acontece... Bom, experimentou outra fonte no lugar desta, só para ver quais componentes podem ou não estar queimados? Afinal, se um só deles queimou, outros também podem ter sido afetados, uns não funcionando, outros funcionando parcialmente, dependendo da quantidade de sobrecorrente recebida.

Eu recomendaria testar com outra fonte para avaliar os componentes, mas quase certo que ele não liga porque (pelo menos) a memória fritou...

Muito obrigado por me responder cara!

Sim, eu não tenho aterramento, porque nunca passou pela minha cabeça que um dia eu iria sofrer esse problema.

Eu bem que queria testar com outra fonte, só que não tenho outra.

Esse computador que estou usando era o velho que substitui pelo que sofreu dano.

Não tinha nem três meses de uso, sacanagem...

Não posso usar essa fonte no computador que deu defeito, porque ela não tem 300 W, esse PC é muito antigo, então não deve servir.

Na sua opinião foi a memória RAM que já era então?

Você acha que tem alguma chance de eu ter perdido meu processador ou HD? Porque acho que a placa mãe já era.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pode testar o que for possível: por exemplo, o HD é compatível com o PC "velho" que você está usando? Se não for, é só colocar ele no PC e testar.
A memória provavelmente seja incompatível para testar...

O melhor é levar a uma assistência técnica de referência, e testar os componentes. Ou conseguir com algum parceiro peças similares e testar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pode testar o que for possível: por exemplo, o HD é compatível com o PC "velho" que você está usando? Se não for, é só colocar ele no PC e testar.

A memória provavelmente seja incompatível para testar...

O melhor é levar a uma assistência técnica de referência, e testar os componentes. Ou conseguir com algum parceiro peças similares e testar.

Cara, esse PC que estou usando "o velho" é um daqueles PC bem "ruinzinho" é tudo emendado, parece uma placa mãe soldado com memória RAM.

Eu olhei... Olhei e não achei nenhum lugar para por ou tirar a memória RAM na placa mãe.

Ele nem entrada para placa de vídeo tem.

Mas o HD eu posso ver se é compatível sim.

Sim, eu irei levar assim que for viajar, só não sei quando eu irei, enquanto isso eu fico pensando em o que pode ser.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!