Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC confiável e durável para trabalhar em casa


Posts recomendados

Olá, caros companheiros de Fórum!

 

Até que enfim tomei coragem para investir tempo e dinheiro (modestamente) na construção de um PC desktop. Venho aqui pedir recomendações baseadas no que pretendo usar.

 

De antemão, peço que não me tomem por preguiçoso: já pesquisei bastante no google, e aqui no fórum também. Há muitas dicas interessantes, mas o que me parece é que a maioria dos tutoriais se direciona a Gamer PCs, ou a servidores com finalidades muito específicas. Também me causa confusão a grande variedade de marcas, modelos e preços (frequentemente assustadores). Busco, então, opiniões balizadas que me mostrem se há algum nível de consenso quanto a recomendações de peças e configurações.

 

Dito isto, segue uma listagem das minhas intenções com o futuro PC:

 

* Vou usar Linux (Arch);

* Não sou gamer, mas posso considerar a adição de uma placa de vídeo dedicada se houver benefícios comprovados (me parece que hoje em dia as GPUs integradas à placa-mãe dão conta da maioria das tarefas mais frequentes, mas o tal CUDA pode ajudar em computações mais complexas... sei lá!);

* Pretendo dar prioridade ao armazenamento (rodar o sistema a partir de um SSD pequeno e usar um HD grande, ou mais de um em RAID, talvez);

* Como trabalho com algum processamento de áudio e síntese sonora em tempo real (mas nada extremo), penso que uma CPU razoavelmente rápida é suficiente. No meu laptop, um i5 com 3.0 GHz faz o serviço sem reclamar.

* Gostaria que o PC fosse compacto, silencioso e não esquentasse demais (quem não quer???), mas sem gastar o leite das crianças em dispositivos caríssimos (ou seja, posso tolerar algum nível de barulho e calor);

* Muitas portas USB, pois uso mil traquitanas para fazer música (acredito que aqui tem a ver com a placa-mãe. Neste quesito estou nas mãos de vocês pois não sei diferenciar as boas das ruins).

* Aprecio sugestões de memória RAM, embora pense que para o meu uso atual, uns 4 a 6 gigas são bastante razoáveis (dá e sobra);

 

Conheço razoavelmente bem a parte de montagem e de lista de peças necessárias para me virar nos 30 sozinho, mas estou assumidamente por fora do que tem de bom em marcas e modelos de peças. Busco o melhor custo-benefício, mesmo que isso signifique não ter o top de linha (provavelmente não será nem necessário, ou longe disso). O que quero mesmo é estabilidade e durabilidade, um setup confiável. Se a performance vier no pacote por default, melhor; mas não é meu foco principal!

 

Entendo que seu tempo é precioso; não precisam me dar a receita completa do bolo se não acharem prático ou conveniente. Boas recomendações de leitura ou links para casos bem-sucedidos que sejam semelhantes ao meu já serão de grande ajuda.

 

Desde já, agradeço pela atenção.

 

Um abraço a todos e sucesso ao Fórum!

 

Edit: lembrei aqui que, como uso Arch Linux, tenho que compilar programas na mão com alguma frequência. Seria bom um setup que suportasse esse tipo de tarefa com agilidade (não sei se influencia tanto assim). Também ressalto que recomendações de peças usadas são bem-vindas, não teria nenhum problema em construir meu PC só com usados se fosse necessário/viável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Placa-Mãe Gigabyte GA-B85M-D3H - LGA 1150 - R$ 369,66 - Kabum
 
Processador Intel Core i3 4330 3.5GHz - R$ 414,96 - Pichau
 
RAM Kingston HyperX 1600 MHz 4GB - 169,20 - Mega Mamute
 
SSD Kingston SSDNow 120 GB - R$ 358,20 - Mega Mamute
 
HD 500GB Toshiba SATA III - R$ 194,40 - Mega Mamute
 
Gravador de CD/DVD ASUS - R$ 62,82 - Kabum
 
Fonte Cooler Master GXII 400 Watts - R$ 175,90 - Pichau
 
Total - R$ 1745,14, à vista, sem fretes

 

 

Falta o gabinete. Para o seu uso, não vejo necessidade em placa de vídeo. O vídeo integrado do processador, vai suprir sua necessidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria, obrigado! Me parece legal esta configuração. Vejo que a fonte tem certificação Bronze; só por curiosidade, queria saber qual é o real impacto desta certificação, se vale a pena investir um pouco mais numa fonte com certificação Gold.

E mais: qual a diferença, na prática (além do preço), entre um i3 e um i5 com a mesma frequência?

 

Grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa certificação é em relação à eficiência energética. Quanto maior a eficiência dela, menor a potência que ela "puxa" da tomada, ou seja, economiza energia. O problema é que uma fonte 80Plus Gold dessa potência, vai custar 3 vezes mais..

 

 

O Core i3 tem 2 núcleos físicos. Cada núcleo pode emular um núcleo virtual, totalizando 4 threads ou núcleos de processamento. Um núcleo emulado não é tão eficiente quanto um núcleo físico. Já o Core i5 tem 4 núcleos físicos. Por isso é melhor e mais caro..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!