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rele em corrente alternada


Diego Narducci Arioza

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Os modos funcionam como os nomes indicam, diferencial são distorções que ocorrem em apenas um dos condutores, geralmente derivados de ações humanas, liga e desliga de motores, chuveiro eletrônico etc. Já em modo comum são distorções que ocorrem em ambos condutores, geralmente causadas por causas naturais como raios etc.

Sugiro que gaste um tempo e leia TODO o tópico do filtro do Faller, 99% das dúvidas serão sanadas: http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/874612-prote%C3%A7%C3%A3o-e-filtro-de-linha-v2011-by-faller-montado-num-gabinete-de-estabilizador/

Ele explica que a indutância de cada indutor não é algo crucial para o filtro, por isso recomendei que no primeiro enrole o máximo possível de voltas, até encher o núcleo com várias camadas; e no segundo, o máximo de voltas apertadinhas, em uma única camada. Se o núcleo de ferrite tiver um bom fator de indutância, cada bobina vai ficar com indutância adequada para o filtro. Aqui ele ensina como calcular o número aproximado de voltas: http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/874612-proteção-e-filtro-de-linha-v2011-by-faller-montado-num-gabinete-de-estabilizador/?p=5355231

Além desse tópico há outro onde há muita informação sobre filtros, indutores etc.: http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/468227-como-tornei-%C3%BAtil-um-estabilizador/

Quanto aos capacitores, o único eletrolítico usado no circuito do Faller é o capacitor para o relê, junto da ponte de diodos que converte AC em DC. Capacitor eletrolíco possui polaridade, logo só pode ser usado em corrente contínua. Todos outros são de poliester.

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estou pensando em compra esse rele aqui, aguenta uma corrente um pouco maior, o que você acha ?

 

e irei ligar o rele assim: fonte-sem-trafo_zps8b1f709c.jpg

irá funcionar ???


valeu, irei comprar todos os componentes na proesi ainda hoje e semana que vem começo a montar, hj ficarei a madruga toda lendo tudo, valeu,

 

só mais uma duvida, esse capacitor de 2,2nf 400v, pode ser substituto do 2nf/250v ?  valeu.

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show, obrigado pelas dicas, irei desmontar uma fonte aqui e utilizar o de la, faller, nao estou achando o centelhador 350v, e o capacitor 2nf/250v, mais proximo que achei foi este http://proesi.com.br/capacitor-poliester-2/capacitor-poliester-2-2nf-2k2-400v-0-0022uf-400v.html

 

 

serve ?

Você pode também usar um indutor pronto, como fiz aqui na primeira versão de filtro que fiz para mim.. Esse dai tirei da fonte de um velho monitor Samsung de 23 Polegadas ainda CRT (tubão)

 

A primeira versão do filtro que fiz foi documentada ai:  Como tornei útil um estabilizador!    

 

IndutordefontedemonitorCRTSansung20.jpg

 

2nano Farads x 400 Volts??? Você não viu isso dai no meu esquemático viu??

Olhe ai: http://www.soldafria.com.br/capacitor-poliester-2nf-x-2500v-2022k0002uf-p-3113.html

 

Ou esse dai:  http://proesi.com.br/capacitor-poliester-2/capacitor-poli-ster-2-2nf-2k2-1-600v.html

 

Centelhadores a gás:

http://www.tmgeletronica.com.br/Busca.aspx?strBusca=centelhador

http://www.dvtecnologia.com.br/produtos.asp?sck=5

http://www.eletrodex.com.br/catalogsearch/result/?cat=&q=centelhador&x=0&y=0

http://www.eletropecas.com/produto.asp?idGrupo=020.005.0012&idProduto=25750

https://www.cinestec.com.br/ecommerce22/busca.aspx?busca=centelhador

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nossa juro que vi 250v, esse de 2nf

então esse CAPACITOR POLIÉSTER 2,2nf -2K2/1.600V serve né, irei comprar tudo na proesi, ai pago somente 1 frete, somente o centelhador que comprarei separado.

darei uma olhada nessa fonte que tenho, talvez ja use ela pronta mesmo, irei soltar ela e posto foto.

tem algum problema fazer nessas placas de circuito ilhada ??

acabei de comprar na proesi quase tudo, so faltou o microdisjuntor, esse microdisjuntor posso usar um disjuntor dyn 10a normal ?

também faltou o centelhador mas ja achei naqueles sites que você indicou e irei comprar também. valeu mesmo, irei montar em um estabilizador que irei depenar, irei retirar do projeto somente o voltimetro, aquela ponte retificadora e aquele capacitor eletrolitico e o resistor de 3k3.

peguei um estabilizador aposentado e abri ele, irei prender a placa do filtro com durepox dentro dessa carcaça do estabilizador.

http://imgbox.com/oqqTGMsB

http://imgbox.com/ba6rcAlg

http://imgbox.com/J5zlz4O7

http://imgbox.com/PKkncMFD

http://imgbox.com/oWwFeIEN

http://imgbox.com/z2xD6VEk

qual a utilidade do transformador em um estabilizador ?

nao estou conseguindo achar varistor de 40mm em nenhum lugar, poderia usar o de 20mm ou alguma forma de associar 2 de 20mm ?

tambem irei utilizar uma placa de fenolite ilhada, ja que nao tenho o furador nem o percloreto de ferro, tem algum problema ?

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nao estou conseguindo achar varistor de 40mm em nenhum lugar, poderia usar o de 20mm ou alguma forma de associar 2 de 20mm ?

tambem irei utilizar uma placa de fenolite ilhada, ja que nao tenho o furador nem o percloreto de ferro, tem algum problema ?

Por tudo isso que lhe disse que aquela proteção que fiz e a menina dos meus olhos, entendestes agora. Seu varistor tem capacidade para ser usado como DPS de proteção da casa toda, daqueles de se colocar no quadro de disjuntores.. Esses dai o:

 

DPS02.jpg

 

Repare o que usei se comparado com um de 20 mm:

PICT0004-2.jpg

 

 

Podes montar nesse tipo de PCB sim, só garanta que os caminhos da corrente sejam adequadamente dimensionados..   E, sinceramente, desista de procurar o Varistor de 40 mm, muito difícil de se achar e se achar será carinho bem carinho..

qual a utilidade do transformador em um estabilizador ?

Estabilizador e na verdade um seletor de tensão melhorzinha dentre três ou 4 taps de saída de um autotransformador, separadas de cerca de 6 a 10 Volts cada..

Aqueles reles pretinhos e que chaveiam uma ou outra saída do autotransformador de acordo com o que a eletrônica tenha avaliado e escolhido..

É algo que poderia ser assim simbolizado:

 

Diagramasimplificadodoestabilizador.jpg

 

Ou seja, igual sapo, que não tem embreagem, a tal de estabilidade de tensão dele é feita em passos de 6 a 10 Volts, aos pulos.. Verdadeiro atraso e útil somente para fontes de PC anteriores ao terceiro quarto de século do século passado. Anteriores a 40 anos atrás..

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então usarei o varistor de 20mm mesmo, obrigado pela explicação, hoje de manha resolvi depenar a fonte que tinha dito.

achei alguns indutores nela: kTYfJdLB.jpglnNAs7fk.jpg

mas no caso esses indutores com esses fios esmaltados, é melhor usar esse esmaltado ou cabo comum mesmo ?

estava pensando em utilizar esses cabos proprios da fonte mesmo: 1lNb12Yh.jpg

tambem tenho esse cabo, acho que é de 2,5mm: U5naDWdw.jpg

e esses 2 indutores que retirei da fonte nao poderia usalos como estão né ?, porque os 2 indutores no projeto nao sao iguais e um é diferencial, então um deles poderia usar como esta sem alterar nada, esse que eu tirei da fonte em qual lugar o colocaria, substituindo o de 2mH ou de 140mH ?

são tantas duvidas, rs, usando varistor de 20mm, quala desvantagem no projeto ?

tentei fazer os indutores

a ligação correta ficaria assim ?

NEHMJJEb.jpg

outra coisa qual programa voce usa para desenhar o layout e designe da placa ?, estou usando o livewire, mas é muito limitado e nem varistor possui

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então usarei o varistor de 20mm mesmo, obrigado pela explicação, hoje de manha resolvi depenar a fonte que tinha dito.

 

achei alguns indutores nela:

 

mas no caso esses indutores com esses fios esmaltados, é melhor usar esse esmaltado ou cabo comum mesmo ?

 

estava pensando em utilizar esses cabos proprios da fonte mesmo:

 

tambem tenho esse cabo, acho que é de 2,5mm:

 

e esses 2 indutores que retirei da fonte nao poderia usalos como estão né ?, porque os 2 indutores no projeto nao sao iguais e um é diferencial, então um deles poderia usar como esta sem alterar nada, esse que eu tirei da fonte em qual lugar o colocaria, substituindo o de 2mH ou de 140mH ?

são tantas duvidas, rs, usando varistor de 20mm, quala desvantagem no projeto ?

Amigo seus indutores estão prontos, use os mesmos, não os desmanche, não vale a pena, estão ótimos..

Pela minha experiência, assim no visual, poderia lhe dizer sem chance de erro muito grande que eles tem ambos uma indutância da ordem de

Imaginemos o material desse núcleo com um AL de 1200 (típico) e o número de espiras de cada indutor de mais ou menos 35 espiras..

Calcule pela fórmula:

Indutancia_zps75d9e584.jpg

 

Onde L = 2.700 x 35 x 35 nH = 3,3 mili Henries

 

Seu filtro ficaria assim:

Filtroquartaordem3_3mH_zps2cf00318.jpg

 

Note, quase nenhuma atenuação na frequência de 60 Hz, uma frequência de corte em torno dos 9 Khz e uma atenuação bárbara de 72 db em 100 KHz.. Melhor que todos os filtros de mercado que se vê por ai..

 

E atenção... Use os dois indutores sem desmanchar nenhum deles. Você ainda não entendeu como diferenciar um do outro???

Vou postar novamente para ver se entendes. É só inverter o modo de ligar o indutor..

Indutoresligadosemmodocomumemododiferenc

 

É a terceira vez que posto essa explicação. Preste bastante atenção na diferença existente entre a ligação de um deles e de outro...

 

PS: Depois de postar é que vi sua postagem ai de cima.. Sim agora vi que entendeste o modo de diferenciar os indutores

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beleza, eu nao desmanchei fiz os indutores com outros 2 que tinha em outra fonte, usarei esses prontos mesmo, mas então a ligacao nao estaria correta assim ?

 

NEHMJJEb.jpg


qual programa você usa para desenhar o layout e simular ?


voce foi certeiro, contei as espiras do indutor que esta pronto, deu 36 espiras o.O

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beleza, eu nao desmanchei fiz os indutores com outros 2 que tinha em outra fonte, usarei esses prontos mesmo, mas então a ligacao nao estaria correta assim ?

 

 

qual programa você usa para desenhar o layout e simular ?

voce foi certeiro, contei as espiras do indutor que esta pronto, deu 36 espiras o.O

Sim a ligação esta correta assim

Software: http://www.nuhertz.com/index.php

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Com base nesse desenho: eKG711MG.jpg

 

eu fiz o desenho do que deverá ser o filtro que construirei, nõ sei se esta tudo correto, faller se não for abuso gostaria de uma opinião sua, os componentes estão improvisado no dsenho4vUoE3GI.png


eu nao sei se esta correto, eu ainda nao entendi como sem um transformador conseguiste os 12 v necessarios na bobina, o amigo la em cima explico com os calculos mas ainda fiquei meio confuso...

 

 

o esqeuma acima nao estão ligados o P.E nas tomadas e ainda falta o centelhador que nao coloquei.

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Eu, no meu projeto, não consegui 12 Volts para o relé e sim 120 Volts DC. Esse seu dai vai queimar a bobina do relé..

Se tiveres relé 12 Volts tens de usar uma fonte de 12Volts como te sugeri lá pelo início do tópico, lembras.. Lembra do desenho:

Memoriadeligamento_zps9c5b42ad.jpg

 

Isso dai é uma fonte de 12V x 1A. Custa menos de R$ 5 em qualquer camelô que se preze..

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-544756343-fonte-estabilizada-chaveada-bivolt-12v-1a-cftv-fita-led-_JM

 

Teu circuito tá prá lá de confuso..

Tem resistor de 1.500k sendo que deveria ser de 1,5k e assim por diante..

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então usarei uam fontezinha mesmo tenho uma aqui de 12v /800mA

 

verdade, o valor esta errado, eu fiz bem rápido o esquema, comprei de 1k5 mesmo.

 

esse esquema que o amigo passou que eu tentaria usar achei estranho mas pensei que estaria certo, pelo que eu saiba unica maneira de abaixar uma tensão alternada é usando um transformador e depois retifica-la, tem alguma

outra maneira ?, de qualquer forma vou usar uma fontezinha mesmo, valeu

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  • Membro VIP

esse esquema que o amigo passou que eu tentaria usar achei estranho mas pensei que estaria certo, pelo que eu saiba unica maneira de abaixar uma tensão alternada é usando um transformador e depois retifica-la, tem alguma

outra maneira ?, de qualquer forma vou usar uma fontezinha mesmo, valeu

Esse esquema sim pode funcionar numa boa mas o valor, tanto do capacitor quanto daquele resistor serie vai depender da resistência da bobina do relê, que não é padronizada. Dois diferentes reles de 12 Volts podem exigir diferentes valores desses componentes. Podes tentar pelo método da tentativa e erro, dimensionar os mesmos, de tal modo a restar uma tensão aproximada de 12 Volts sobre a bobina do relê...

 

Você não está imaginando que esses valores de largura de trilha que ai aparecem sejam aqueles que efetivamente vais usar, para 10 Amperes ???

Pense melhor e use uma calculadora de largura de trilhas para dimensionar trilhas para 10 Amperes..

Alguns na internet:

http://circuitcalculator.com/wordpress/2006/01/31/pcb-trace-width-calculator/

http://www.desmith.net/NMdS/Electronics/TraceWidth.html

 

Nunca se esqueça de que a tensão ai será de 130 Volts AC o que requer uma boa separação entre trilhas com essa diferença de tensão.. Pelo mínimo algo como 2 mm

 

Todos dão trilhas da ordem de 4 mm de largura para essa corrente. A sua tem 0,5 mm somente..  Vai evaporar no primeiro surto de tensão..

 

Ajuda se, depois de soldares todos os componentes, soldares sobre as trilhas de alta corrente um fio rígido de 0,5 mm de área transversal, fio AWG #20

Componentes bem brutos, como os indutores por exemplo, tem fiação bem grossa e requer ilhas de soldagem bem dimensionadas para não soltar por temperatura no processo de montagem..

 

Leve o aterramento às tomadas de saída..

 

Detalhe de lay out: Se o seu fusível térmico tem de ir "colado" em um varistor  nada  melhor que posicioná-lo, no lay out, em paralelo a esse varistor (falo de lay-out dele) não lhe parece???

 

Mais ou menos assim, veja em um detalhe ampliado:

Detalhedelayout_zps4c4dd9d0.jpg

Ou seja, o lay out deve ajeitar os componentes, deve privilegiar o posicionamento ideal para os mesmos, ter compromisso com os mesmos e as trilhas que sigam por onde tiverem de seguir.. Componentes bem posicionados e trilhas desalinhadas, não tem o menor problema..

Note que até mesmo preocupação com o posicionamentos das ilhas para o varistor eu privilegiei, uma vez que os lides de um varistor não são alinhados com o corpo, sai um de cada lado..  Tudo para que o varistor fique paralelo e desse modo possa ser perfeitamente acoplado ao fusível térmico que vai monitorar, sensorar seu aquecimento..

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eu fiz esse layout so para ter uma ideia, nao irei em basear inteiramente nele nao, gostei da sua ideia, irei soldar fio de 2,5mm nas trilhas de alta corrente, esse layout gostaria de saber se esta ok, as ligacoes dos componentes, eu irei soldar diferente com as trilhas bem dimensionadas para nao ocorrer aquecimento das mesmas


as peças devem chegar acho que ate quarta feira, irei soldar tudo e antes de ligar tiro print e te amostro para ver se esta ok

 

bons sites esses, muito obrigado por toda ajuda !!!!

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  • Membro VIP

Se reparares o próprio esquemático de meu filtro mostra, por uma linha mais grossa, o caminho por onde o reforço de trilha do PCB tem de ser privilegiado.. Esse caminho dai sendo privilegiado para alta corrente vai ajudar na proteção, na baixa impedância \desse caminho que reúne todos os elementos de proteção..  Claro, todo o resto deve poder manipular correntes da ordem dos 10 Amperes mas esse dai, o de proteção, é o mais crítico..

Filtro_Proteo2011Esquemtico.jpg

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Esse esquema sim pode funcionar numa boa mas o valor, tanto do capacitor quanto daquele resistor serie vai depender da resistência da bobina do relê, que não é padronizada. Dois diferentes reles de 12 Volts podem exigir diferentes valores desses componentes. Podes tentar pelo método da tentativa e erro, dimensionar os mesmos, de tal modo a restar uma tensão aproximada de 12 Volts sobre a bobina do relê...

Ufa! Eu já estava achando que tinha feito coisa errada no meu filtro e — pior ainda — estivesse repassando isso.

 

Diego, eu quis apenas mostrar uma alternativa para acionar um relê usando uma "fonte sem trafo", mas como você já tem a fonte 12V, não complique, use-a para acionar o relê. Vou escrever para tentar explicar mais sobre isso apenas a título de curiosidade, ok?

 

Eu também demorei para entender como as fontes sem trafo funcionam. Uma das premissas básicas é entender que tensão e corrente estão sempre juntas, assim diz a lei de ohm. Algo parecido com o que já vi o Faller dizer sobre fontes de bancada com regulagem de tensão e de corrente, onde alguns se espantam inicialmente quando ela não consegue manter ambas, tanto tensão quanto corrente, regulados.

 

Exemplo: você seta a fonte em 12V, com o controle de corrente no máximo, e coloca uma carga — um resistor, uma lâmpada, tanto faz — que consuma 1A. Como o controle de corrente está no máximo, a fonte vai manter os 12V e fornecer 1A. Agora você pega o botão de controle de corrente e vai baixando para limitar a corrente, quando a corrente começar a ser limitada abaixo de 1A, a tensão da fonte vai cair, pois a única forma dela limitar a corrente é baixando a tensão. Ambas, corrente e tensão, andam sempre juntas.

 

Então se você limita a corrente sobre a bobina do relê (lembre que o conjunto capacitor e resistor em série limitam a corrente em 32mA nesse exemplo) automaticamente a tensão sobre a bobina do relê vai cair. 

 

 

Outra forma de entender essa fonte sem trafo é pensar nela como um divisor de tensão, no fundo ela é apenas um divisor de tensão mesmo.

 

fst01_zpsad6d0507.jpg

Esse é um divisor de tensão, dois resistores em série, onde a perna central entre os dois resistores, fornece uma tensão que depende dos valores dos resistores. No caso da fonte sem trafo, o R1 vai limitar a corrente e o R2 vai ser a carga, no nosso caso a bobina do relê. Caso você não conheça ainda os divisores de tensão, pede pro tio google que ele vai te indicar dezenas de links; é algo importante de se conhecer pois divisores de tensão são usados o tempo todo em eletrônica.

 

Vamos um pouco mais. Poderíamos usar apenas um resistor(R1) para limitar a corrente, mas como a tensão é alta, ele dissiparia bastante calor. Como estamos trabalhando com tensão alternada, temos a opção de usar um capacitor, pois em corrente alternada ele funciona como um resistor. 

fst02_zps63105954.jpg

Veja aqui, substituímos o R1 pelo capacitor e resistor em série. Veja que no desenho acima já temos os valores de tesão e corrente. A tensão alternada que entra no circuito é 127V. O conjunto capacitor e resistor em série estão limitando a corrente em 32 mA, e veja que a tensão sobre o R2 caiu para 12.8V. Assim funciona um divisor de tensão.

 

Mas vamos além, vamos tirar esse R2 e substituir pelo relê, chegando ao circuito final.

 

fst03_zpsc4c3d329.jpg

Veja que tiramos o R2, colocamos a ponte retificadora mais o capacitor eletrolítico (C2) para transformar AC em DC e, por fim, colocamos a bobina do relê fazendo o papel de resistência. E o que temos agora? Temos o relê, com 30 mA de corrente e 12.3V sobre ele. Veja que os valores de tensão e corrente baixaram um pouco, por conta da retificação, mas ainda temos um valor muito próximo do anterior. Veja que coloquei uma chave em vermelho, se abrirmos essa chave, aí sim teremos sobre  o capacitor C2 cerca de 178V, o valor de pico da tensão alternada. Mas como o relê vai estar sempre ligado ao conjunto, sempre teremos a tensão e corrente adequada sobre ele. Antes de eu montar esse esquema no meu filtro/protetor, eu montei um protótipo na protoboard e os valores reais medidos ficaram muito próximos da simulação.

 

Note que agora eu coloquei em vermelho a resistência da bobina do relê. Como o Faller bem disse, se a resistência da bobina for outra vai ser preciso recalcular os valores do capacitor e do resistor em série. Como calcular? Eu fiz assim:

 

Medi a resistência da bobina do relê 12V, deu 400R. Então tenho:

I = V / R

I = 12 / 400

I =  0,03A (30mA)

 

Como vou trabalhar com 127V, preciso calcular o valor de resistência para obter essa corrente de 0.03A:

R = V / I

R = 127 / 0.03

R = 4233R

 

Essa é a resistência que preciso obter com o conjunto capacitor mais resistor em série, para achar os valores do capacitor e resistor há bastante teoria e cálculos, mas de modo prático peguei uma calculadora online e fui jogando os valores comerciais de capacitor e resistor até obter algo próximo do que preciso: 

http://keisan.casio.com/exec/system/1258032632

Pela calculadora vejo que com os valores de 470R e 680nF (a frequência é a da nossa rede, 60 Hz) tenho uma resistência, uma impedância total de 3929R, próximo do que eu preciso.

 

Por fim, é preciso calcular a potência do resistor, para isso primeiro calculamos a corrente sobre ele:

I = V / R

I = 127 / 3929

I = 0.032A

 

E por fim a potência:

P = R . I²

P = 470 . 0.032²

P =  0.48W

 

Logo um resistor de 1/2W, ou de 1W para garantir, é suficiente.

 

Acho que é isso, qualquer erro que eu tenha cometido o professor Faller aparece para dar um puxão de orelha.  :D

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show de bola, adorei a explicação, eu conheci esse forum a muitos anos, mas não sabia que era tão util e com pessoas assim se propondo sempre a ajudar, muito obrigado mesmo por sanar minhas duvidas.

 

bem, enquanto as peças nao chegam estou em dedicandoa  montar o layout, fiz uma mudança como nao irei utilizar uma tomada que ficará sempre ligada resolvi ligar o rele no inicio do filtro, ainda nao esta 100%, mas fiz a diferenciação com relaçao ao tamanho da trilha como o faller mencionou, esta com 2mm nas trilhas onde eu acho necessitar de uma corrente alta, eu sei que sao 4 mm, mas no desenho do programa ficava muitobaguncadoe  confuso com 4mm, mas utilizarei 4mm no projeto, esta correto faller ?

 

N6FdmJvf.png


faller se não for muito abuso de minha parte gostaria de lhe pedir se pudesse verificar se esta tudo ok, pos pretendo utilizar esse layout na montagem do filtro, somente a ligacao do rele que nao esta aparecendo na img, mas ignorando isso eu gostaria de saber se o filtro esta correto e as trilhas e tudo mais.

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Ola, enfim consegui as peças e montar o filtro do faller, mudei so algumas coisas, mas a base é qse exatamente igual, faller, estou com uma duvida, coloquei os 3 leds que você indicou e mais um para indicacao de funcionamento da fonte 12 v, esta funcionando direito, porém eu liguei um ventilado aqui para testar e esta fazendo um zumbido bem baixinho ( n sei exatamente daonde ) e o led vm do lado do resistor de 33k ascende meio fraco, sera que tem algo errado ?
eu fiz um video e to upando no yt, ja posto.


obs 1: estou ligando em uma tomada sem terra.


obs 2: os fusiveis termicos estão dando continuidade e os varistores estão ligados corretamente.


o video que gravei...


coloquei o sistema com memoria, usando rele no inicio do circuito.


algumas fotos...

http://imgbox.com/EXV6PdIv
http://imgbox.com/wCYBgv8T
http://imgbox.com/zFTDu1nO
http://imgbox.com/sQIHho9C
http://imgbox.com/C3Q0sbPb
http://imgbox.com/usXH6QlO
http://imgbox.com/O5kk79y6
http://imgbox.com/8AyXjZ6f
http://imgbox.com/TDQLmT4x
http://imgbox.com/VcDm4bUh
http://imgbox.com/A350fMIf
http://imgbox.com/IlA3NccY
http://imgbox.com/87kg7SJm
http://imgbox.com/wEvx0wvU
http://imgbox.com/DJ5KvqNU
http://imgbox.com/jNimCHSJ
http://imgbox.com/xXfigBM6
http://imgbox.com/vopjgMCh


ate agora n consegui entender porque o led vermelho perto do r33k esta ascendendo bem pouco e quando ligo um ventilador faz um zumbidop n sei aonde


obs 3: verifiquei todo o circuito, n tem nada ligado errado, esta perfeito, dixei ligado um tempo, nao esquento nada e ta tudo ok, so n sei porque o led vm ascende um pouco e ta tendo um pequeno zumbido


faller ?

preciso de um auxilio seu rs.

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beleza, mas e o chiado ? é normal ?

liguei um circulador de ar nele e faz um chiado, quando ligo coisas menores n faz nenhum barulho.

faller acabei de trocar o diodo, quando energizo as saidas o led vermelho ja fica aceso :/

descobri, tinha um cabo quebrado, aff u.u, agora sim fu7ncionando perfeitamente, so estranho o chaido quando ligo algo que pucha muita energia

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Chiado quando puxa um pouco mais de corrente? Eu apostaria nos indutores, se os fios não estiverem bem apertados ele pode fazer um zumbido. Meu filtro eu montei inicialmente com bobinas já montadas ( http://i37.photobucket.com/albums/e90/atomazelli/eletronica/filtro04_zps8df53e3b.jpg ), eram bobinas com capacidade de corrente de sobra para o meu PC, mas mesmo assim quando eu exigia processamento etc do meu PC essas bobinas ficavam zumbindo. Em algum tópico alguém comentou que não há problema algum além do zumbido. Mas como era um barulhinho chato que me incomodava, troquei os indutores, enrolei novos indutores com cabinho e pronto.

 

 

Outra coisa que pode fazer os indutores chiarem é se houver algo "sujando" a energia, como chuveiro com controle eletrônico de potência que gera distorções na onda de energia. Mas aí é um barulho que não vai aparecer sempre, nem vai começar quando houver uma corrente maior, como o que você relatou.

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então se for so pelo zumbido n tem problema, porque é um barulho bem baixinho, so fiquei com medo de ser algum capacitor ou os proprios varistoores, ou algo estourar e pegar fogo, estou utilizando 2 fusiveis, um de 8a na entrada da alimentacao do filtro e um de 5a antes do rele, bom so quero usar 2 tomadas e irei ligarequip que n consumira muito, como usei placa ilhada, achei o material muito fraco e n botei muita fé acho melhor n forçar muito, esse filtro foi algo experimental, ate final do ano quero montar algo melhor para realmente ser aproveitado.


nunca mais utilizado essa placa ilhada, alem de ser muito vagabunda n consegui soldar o rele direto na placa, tive que utilizar mais cabos acabou ficando meio baguncado.ficou muito bom seu filtro xd

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Verdade, esse modelo de relê não encaixa na placa ilhada, acho que não, nunca testei mas sei que na protoboard que possui o mesmo espaçamento ele não encaixa. Eu uso placa ilhada de vez em quando, algum projetinho simples sem potência, quando não tenho paciência para fazer placa. Mas igual nesse caso, onde correntes altas estão envolvidas, prefiro corroer a placa. Deve ter em algum lugar ainda o desenho da placa, se tiver interesse...

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