Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Temperatura de AMD Opteron 180


UMARIZAL

Posts recomendados

Saudações!

 

Amigos, como tratei em outro tópico há algum tempo, troquei um Athlon 64 3000+ por um Opteron 180, ambos soquete 939, numa Asus A8V.

 

O Cooler que estou usando é o Box original do Athlon 3000+, como não tinha outro, usei para testar.

 

A temperatura em full load, fica em torno de uns 50°C, com todos os recursos de Cool'n'Quiet e Asus QFan desligados (para teste), pois quando ligados, claro, sem estar em full load a temperatura cai absurdamente, ficando em 34~36°C...

 

O "X" da questão a que venho debater com vocês é que acho arriscado manter o processador a maior parte do tempo a 50°C, sendo que a temperatura limite seria 65°C como citado aqui e aqui, visto que em jogos como Candy Crush, que minha mãe joga o tempo todo no Facebook (PC é dela) o mesmo fica em Full Load e nesta temperatura citada.

 

Por essas e outras, gostaria da opinião de vocês sobre se é recomendável trocar o cooler ou manter este caso o ganho em refrigeração não seja significativo.

 

Este cooler box do Athlon 3000+ que estou usando, já lapidei (fiz um ótimo trabalho em sua base, ficou um espelho, lindo, mas deu trabalho... muita lixa e massa de polir depois). Também estou usando uma pasta térmica de boa qualidade aplicada na medida certa (pelinha de batata, rs), uma Artic Silver 5.

 

O Case é bem ventilado e planejado. Tanto o Athlon 64 3000+ quanto um Sempron 64 3400+ que tive montado neste case, ficavam em full load com temperaturas chegando à no máximo 40° em full load, o que eu acho que seria o ideal para o Opteron 180, não?

 

Pelo que vi, o Cooler original do Opteron 180 usa uns "caninhos", o que chamam de Heat Pipe, não? Isso imagino que seja um diferencial, mas vale a pena o investimento?

 

Outra... não vou encontrar um cooler box do Opteron 180 'novo' a venda... provavelmente, se encontrar separado do processador, já vai estar bem rodado (literalmente, rs). Logo, talvez seja recomendado pegar um de outra marca, como Akasa, Thermaltake, etc... mas não quero gastar muito no cooler, afinal, paguei R$ 100,00 pelo processador, não acho interessante pagar R$ 50 num cooler, entendem?

 

O que me recomendam?

 

Obrigado amigos ;-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Se eu não estiver enganado o cooler do Opteron deve ser esse aqui.

 

Na época esse cooler da AMD era o mais recente com design superior aos coolers das gerações anteriores.

Ele parecia competir com coolers de outras marcas.

 

Nesse fórum aqui tem pessoas que viram melhoria significativa de desempenho de 10C com o novo cooler da AMD.

 

Eu pessoalmente não vejo razões para adquirir um novo cooler já que o seu atual já está atendendo as necessidades.

Eu teria preocupação mais no caso do processador estar com temperaturas próximas do limite rodando 24x7.

No seu caso a temperatura de 50c ainda tem uma boa folga com relação ao limite recomendado de 65C.

 

O novo cooler poderia ser uma boa opção de compra na época mas atualmente pelo preço de R$ 50 e pelo processador já ser de uma geração bem antiga não acho que vale o seu custo benefício.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pela ajuda EdsonSM, realmente acho que é este cooler indicado o cooler box (original) do Opteron 180... pois vi anúncios do Opteron Box com um cooler igual ou muito parecido com o que citou.

 

Realmente, o meu processador só passa de 50°C em caso de overclock (fiz alguns testes), aí, em 8~10% de overclock, passa fácil dos 60°C em Full Load. Já na configuração padrão de fábrica, sem qualquer tipo de overclock, em dias comuns fica em torno de 50~52°C em Full Load. Apesar de não ser usado 24 horas por dia, quando é usado, geralmente minha mãe fica o tempo todo no tal Candy Crush, onde o processador fica em 100% de utilização e aquece muito, ficando o tempo todo nesses 50~52°C que citei.

 

Como não consegui ativar o Cool'n'Quiet de forma alguma no Windows 7 (assunto tratado em outro tópico neste fórum), optei por ficar no Windows XP onde o CnQ funciona perfeitamente, mantendo o processador na faixa dos 38~40°C para uso normal (visitando sites, etc...).

 

Bom, pois é, concordo contigo sobre não compensar pagar R$ 50,00 num cooler, ainda que melhor que o atual, a menos que me digam que é risco iminente de danos estando trabalhando a 50°C em média.

 

Tenho um VCom 39B aqui, mas não consegui utilizá-lo... será que ele seria melhor que o Cooler Box do AMD Athlon 64 3000+?

vcoms462-39.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Julgando pelas imagens eu não esperaria que seu desempenho vá ser muito diferente dos coolers que vem de fábrica e que usam apenas fan de 70mm.

Pode ser que o cooler não seja compatível com o socket atual do processador e se for esse o caso é melhor não usá-lo ou adaptá-lo.

 

O cooler atual está atendendo as necessidades e ainda deixando uma boa folga com relação a temperatura limite.

Não creio que overs de apenas 10% no processador vão apresentar uma diferença de desempenho que seja perceptível no nosso uso prático, inclusive jogos.

 

Eu pessoalmente deixaria o cooler atual e pensaria em uma troca somente em caso de apresentar algum problema.

Imagino que o computador já seja bem antigo e eu particularmente consideraria apenas a possibilidade de uma hora algum outro componente como a placa mãe ou o disco rígido falharem.

Creio que somente nesses casos valeriam a pena pensar em uma substituição ou então pensar em uma configuração com hardwares mais atuais.

 

Deixe então sua mãe jogar em paz e aproveitar enquanto o computador estiver funcionando bem. :lol:  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!