Ir ao conteúdo

Fonte negativa 12v dando choque no dissipador

cesardelta1

Posts recomendados

Postado

l_a_fa10.jpg

Montei essa fonte do @faller já a algum tempo e ela nunca deu problema, ontem estava usando-a e quando fui movimenta-la tomei aquele choque no dissipador.

NOTA: O dissipador é ligado fisicamente, sem isolação do gabinete metálico pois a fonte é de regulagem negativa, com transistores NPN

A rede aqui é 127V

Então com uma ponta de prova do multímetro na mão e outra no gabinete, medi incríveis 190v.

Entre o dissipador e o neutro da rede foi medido próximo de 250v.

quando eu inverto a posição da tomada da rede, os valores caem para Menos da metade. (Tomada sem terra)

A tensão de saída da fonte está normal, de 1.2 a 20v

Verifiquei tudo, tirei o trafo do gabinete, eliminando assim qualquer influência elétrica dele (e de sua alimentação) com o gabinete.

Retirei do dissipador, o regulador de tensão e a ponte retificadora, só ficaram os transistores, e continua dando choque.

Esse defeito aconteceu de um dia para o outro, no dia anterior estava usando-a consumindo correntes baixas de até 5A em 7v.

Transistores, ponte retificadora e regulador de tensão estão no mesmo dissipador e esse ultimo é isolado com mica do dissipador.

As modificações que fiz foram:

O trafo que uso é para 15A

Os resistores dos emissores são 0.33 Ohm

O regulador de tensão é um LM337 (para ajustar a tensão)

Não coloquei o ventilador nem seu Zener, pois os quatro 2n3772 e o dissipador grande julgo serem mais que suficiente para o trafo de 15A

Não coloquei o zener 16v x 5w

e os capacitores de filtro são dois de 22 mil uF x 16v (ainda não explodiram)

Coloquei um voltímetro/amperímetro eletrônico com shunt de corrente

A quem puder ajudar, Obrigado

• Membro VIP
Postado

Só posso ver o transformador como culpado ai..

Isso tem a ver com a relação AC x gabinete e essa relação é determinada pelo transformador que não deveria ter nenhuma continuidade do primário com o secundário...

Tens certeza de que não tens por ai nenhum filtro com capacitores do tipo Y a massa anteriormente a fonte??? Ai a massa fica flutuante e essa fuga pode aparecer via fuga nesses capacitores na falta do aterramento...

Postado

@Leonardo69 @faller

Foi a primeira coisa que eu olhei.

Tirei-o do gabinete, desliguei o primário da rede, mas deixei o secundário ligado.

Liguei o primário em uma extensão e continuou dando choque.

Reparem que o trafo também foi minha primeira suspeita, porque a rede aqui é 127v e testando o dissipador com o neutro da rede, mede-se 239V de tensão alternada, em continua mede-se 58v oscilante.

Mas, pelo choque é de tensão alternada....dá até aquela trepidada...hehehe

tirei tudo do dissipador, menos os transistores, inclusive tirei o dissipador do gabinete e só ele dá choque.

Testei o secundário 16V

nos capacitores 21V

Tens certeza de que não tens por ai nenhum filtro com capacitores do tipo Y a massa anteriormente a fonte??? Ai a massa fica flutuante e essa fuga pode aparecer via fuga nesses capacitores na falta do aterramento...

Eu até tinha a intenção de fazer um filtro de RF com os capacitores Y, más não achei para comprar.

Mesmo que tivesse colocado, eu liguei o trafo em uma extensão para testar, então não deveria dar choque.

Postado

Se não é o trafo fica meio difícil encontrar o erro.

Tem foto da fonte?

Não acho que seja um erro, ela funcionava perfeitamente as 2 meses, ontem que reparei da pior maneira o defeito.

Há alguma remota possibilidade dos transistores estarem com defeito e amplificando a tensão  e ainda assim entregando a tensão certa para a fonte?

• Membro VIP
Postado

Não amigo.. Choque no gabinete dá se e somente se houver alguma fuga do AC para esse gabinete, o que seria inexplicável estando seu transformador em perfeitas condições. Esse choque vem da rede AC, com certeza. O que pode é algum surto de tensão ter "furado" a isolação primário secundário de seu transformador..

Outras razões para teres sentido somente agora o choque, na hipótese de ele ter sempre tido condições de acontecer, é você somente agora ter manipulado o gabinete com pés no chão ou com calçados não isolantes diferentemente de antigamente..

Fuga para a rede elétrica (entenda-se fio fase) e/ou maior condutividade para com o piso são elementos importantes para o aumento da sensação de choque no gabinete. Fora disso nenhum componente da fonte poderia provocar esse fenômeno..  Nem se quisesse..

Postado

sem_ta10.png

Achei o problema mas não entendi o porque.

Meu trafo tem 3 enrolamentos secundários:

1º é o principal com fio 4mm 8+8v

2º com fio 0,75mm 7,5v

3º com fio 0,75mm 18,5v

Eu retifiquei e filtrei o 2º secundário para ligar o Multímetro/amperímetro que tem 3 fio finos para medição e alimentação do medidor, e outros 2 fios mais grossos para ligar ao shunt.

De alguma maneira essa tensão que alimenta o Multímetro/amperímetro está sendo amplificada pelo seu circuito e retornando pelo fio que é ligado ao shunt, que por sua vez está ligado ao negativo da fonte e consequentemente ao dissipador.

Desligando o conector de alimentação do Multímetro/amperímetro o choque cessa e a tensão medida nesse conector é de 11v DC

A tensão medida no fio de medição do shunt, que é ligado ao negativo da fonte é de 233v AC, com o secundário principal desligado.

Só não entendi o porque dessa amplificação de tensão e o seu retorno para o negativo.

• Membro VIP
Postado

Não existe amplificação de tensão coisa nenhuma.. Esse seu transformador é um misto de transformador (para o enrolamento de 8+8 Volts) e um auto transformador para os demais enrolamentos. Isso é típico em alguns autotransformadores de no-break que incorporam estabilizadores..

Não existe amplificação e sim um contato com o fio fase, por via um desses enrolamentos do autotransformador, por onde recebestes alimentação e contra o solo.. Se ai é 110 Volts ou 220 Volts isso vai determinar o tamanho do choque que recebestes, sem amplificação alguma. É do fio fase para a massa.. Ou você não imagina poder levar choque com um só fio!!!

Desse modo os enrolamentos 2 e 3 dai provavelmente tem contato elétrico com o primário desse autotransformador e desse modo eles trazem para a referência secundária o fio fase com maior ou menor tensão.. Seu secundário e tudo que é ligado a ele fica literalmente vivo.. com fio fase presente..

Experimente medir a continuidade entre o plug de entrada AC de sua fonte e o secundário da mesma, pode ser até mesmo o gabinete..

Esses enrolamentos auxiliares não são isolados do primário e não pode usá-los.

Veja ai como eu fiz, para poder usar um transformador desses e ao mesmo tempo alimentar voltímetro e amperímetro..

Use somente o enrolamento de 8+8 de seu transformador e para alimentar instrumentos em geral adote outra fonte externa.. Fontes de 12V x 1 A são baratinhas e se duvidar vais ter uma dessas ai parada na gaveta..

Veja como é baratinha: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-544756343-fonte-estabilizada-chaveada-bivolt-12v-1a-cftv-fita-led-_JM  Pode comprar no camelô de sua rua/bairro/cidade..

FonteAjustvel17V4AV1_0.jpg

O voltímetro alimentei com a alimentação primária, da própria fonte derivando a mesma antes do regulador e estabilizando com zener em 6 Volts. Pude fazer isso pois o terra, o comum, seria o mesmo.. Já o amperímetro, que ficaria lá na linha de entrada, no positivo, sem nenhuma referência ao aterramento, ao comum, tive de adotar uma fonte flutuante e ai coloquei uma dessas fontes prontas, de R$ 5,00

Repare ai, num diagrama, como deve ser esse seu transformador, com isolação para o secundário de 8+8 Volts e não isolado para os demais enrolamentos:

Transformadortipicodeno-breakcomestabili

Ai dá choque mesmo se referenciares qualquer um desses enrolamentos de 7,5 e 18,5 Volts no secundário.. Dá choque de levantar os cabelos de qualquer lugar...

Postado

Realmente esse trafo é de um nobreak e partindo da ideia que esse secundário seja tapes da bobina primaria, tudo faz mais sentido.

O problema é que, se me recordo bem, eu havia testado a continuidade de todas as bobinas antes de usar o trafo.

Eu também havia tido a ideia de usar uma fontezinha que tenho aqui para alimentar o medidor, más para que eu iria entulhar a montagem com mais uma placa se eu tenho uma outra suposta derivação "testada" que eu poderia usar? Não sei, a noite vou testar para ter certeza.

De qualquer maneira, sua teoria resolve todos os mistérios desse choque, não há outra explicação sensata.

Obrigado mais uma vez por compartilhar seu conhecimento, mestre Faller.

Postado

Bah!

O secundário de 18v não tem continuidade com o primário, más justo o de 7v tem.

De qualquer forma já coloquei uma plaquinha chaveada de 5v e está funcionando, ela é barulhenta, mas está funcionando.

Obrigado mais uma vez, Faller.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...