Ir ao conteúdo

Problema - só com Dois roteadores wifi

Chico Borges

Posts recomendados

Postado
Pessoal, bom dia , e antes de tudo, os equipamentos: 

DI-524 150 - Wifi

DI-624S - Wifi

Opticom dslink 260e - Roteador com link GVT 10mbps

Switch encore Fast Ethernet

Bom, estou com um problema atípico aqui em casa, e ainda não consegui resolver, ou, entendê-lo. 

Usei por 3 anos o conjunto Opticom dslink 260e + DI-524 150 para a Wifi (DHCP) aqui em casa, com a internet chegando 

ao DI-524 pela porta WAN, e usando seu DHCP para Wifi e um computador no switch do DI-524. 

Porém, tive que colocar outro roteador wifi em outro ponto distante da casa, e puxei um cabo de cerca de 20m externo. 

Liguei o outro roteador, um Dlink DI-624S por um cabo reto na porta LAN 2 do DI-524 e na porta LAN 1 do DI-624S (com 

DHCP desativado), para ele receber ip pelo DHCP do 524, e assim, eu ter todos oscomputadores em uma mesma rede.

E aí que começaram os problemas, a internet fica MUITO lenta em ambos com essa configuração, mas não é na hora, é em 

questão de 30 minutos à uma hora, e fica assim. Se eu desligar ambos da tomada e religar, volta Ok, e logo fica lento demais. Eu primeiramente pensei no cabo (por ser externo), mas descartei pois efetuei o teste com um cabo curto e interno tambem, e tive o mesmo problema.

Desde então já tentei várias configurações além da que citei acima e sempre tenho o mesmo problema:

- DI-624S com dhcp ativado e recebendo internet na porta WAN.

- Trocar o Dlinks de lugar, e usar o 624S para receber a internet do 260E e passar via porta lan para o 524 (no outro 

cômodo)

- Testar as duas situações (Porta WAN->Com DHCP, Porta Lan->Sem DHCP) com ambos roteadores nos dois comodos.

A configuração onde cada um usa seu DHCP, onde 

DSLINK 260e -> DI-624S via WAN 

DI-624S sai via LAN e DI-524 recebe via WAN

não funcionar também me deixa intrigado.

Fiz várias configurações de gateway diferentes em ambos, até coloquei ambos sem DHCP ativado, utilizando o DHCP lá do 

primeiro router, o 260E (faixa 192.168.1.1), e funcionou da mesma maneira.

Por isso, testei algo inusitado, que funcionou bem nos últimos dias. 

Coloquei um switch entre o 260E e os outros dois roteadores, puxando um cabo para cada roteador wifi (ambos na porta 

WAN), onde cada um usa seu DHCP, e o computador que uso via cabo também no switch, este recebendo IP do DHCP do 

DSLINK 260E.

*Descarto a lentidão da internet ser atribuída ao tipo de criptografia usada (WPA TKIP, não lembro se uso AES), pois 

individualmente, consigo ótimos resultados com cada roteador e também nunca tive a necessidade de troca de canal da 

wifi, por exemplo.*

*Os roteadores wifi não possuem a função 'acces point', por isso coloquei o cabo enorme.*

A conectividade entre os pcs.. uma lan, não é necessária para mim, pois não jogo em rede e pouco utilizo o tráfego 

interno, porém, gostaria de uma ajuda para resolver isso apenas com meus roteadores, sem o switch. Não quero precisar 

de mais um dispositivo ocupado espaço, gastanto energia e poluindo o visual do ambiente se teoricamente não precisaria dele. 

Alguma sugestão?

Abraço, e obrigado desde já.

• Membro VIP
Postado

1. O teste de velocidade, para ter o parâmetro de lentidão foi realizado apenas via wireless?

2. Se acima for sim, teste via cabo depois de conectar os cabos para verificar se o problema ocorre com cabo também.

3. Ambos os aparelhos são antigos ou produtos, digamos não recomendados. O DI-524 150 é um aparelho comum, mas sua performance é baixa e oferece péssimo custo x benefício. O 624S é mais antigo e realmente deve ser mais interessante deixar ele como "AP" mesmo.

4. Realmente existem alguns conflitos de hardware + software que são quase insolucionáveis. DIgo isto porque recentemente tive um problema onde mesmo usando AP, ele funciona, distribui os IPs normalmente, mas não é possível acessá-lo via LAN. Apenas via WLAN quando conectado diretamente a ele. (Se reiniciar o aparelho ele permite acessar a página via LAN, mas passado minutos ou horas ele bloqueia o acesso)

Postado

1. O teste de velocidade, para ter o parâmetro de lentidão foi realizado apenas via wireless?

2. Se acima for sim, teste via cabo depois de conectar os cabos para verificar se o problema ocorre com cabo também.

3. Ambos os aparelhos são antigos ou produtos, digamos não recomendados. O DI-524 150 é um aparelho comum, mas sua performance é baixa e oferece péssimo custo x benefício. O 624S é mais antigo e realmente deve ser mais interessante deixar ele como "AP" mesmo.

4. Realmente existem alguns conflitos de hardware + software que são quase insolucionáveis. DIgo isto porque recentemente tive um problema onde mesmo usando AP, ele funciona, distribui os IPs normalmente, mas não é possível acessá-lo via LAN. Apenas via WLAN quando conectado diretamente a ele. (Se reiniciar o aparelho ele permite acessar a página via LAN, mas passado minutos ou horas ele bloqueia o acesso)

Obrigado pela resposta.

1 - O teste de velocidade foi efetuado tanto via wireless, quanto via cabo, nos dois computadores, pois além do notebook, o desktop também tem placa wireless.

3 - Sim, são antigos, mas enquanto funcionarem, mesmo que individualmente, gostaria de permanecer com eles.

4 - Entendo e já passei por situações realmente inexplicáveis com outros tipos de hardware, mas ainda sigo na busca para uma solução para este caso.

abraço

• Membro VIP
Postado

Mas em parte já não está solucionado usando o switch e roteadores?

Como disse sobre os aparelhos, eles podem estar tendo problemas para gerenciar mais conexões e dispositivos quando você usa eles em cascata.

Postado

Mas em parte já não está solucionado usando o switch e roteadores?

Como disse sobre os aparelhos, eles podem estar tendo problemas para gerenciar mais conexões e dispositivos quando você usa eles em cascata.

Obrigado pela resposta novamente.

Exatamente, em parte está solucionado usando o switch, porém, tenho outro fim para este switch, e se ele for realmente necessário, e eu precisar adquirir um, terei de ponderar o que realmente vale a pena. Um switch gigabit novo? um roteador wifi novo e com hardware 'potente'? Por isso gostaria de tentar até o fim uma solução entre eles, quem sabe uma atualização de firmware? 

Na verdade estou ficando um pouco sem esperanças...

• Membro VIP
Postado

Posso te adiantar que com os roteadores há pouca esperança para uma atualização de firmware resolva.

A sugestão é adquirir um roteador como o WR741ND, usar com Gargoyle que provavelmente não trará tantos problemas.

Um switch gigabit não trará nenhuma vantagem porque as portas dos roteadores são 100 Mbit.

Postado

Posso te adiantar que com os roteadores há pouca esperança para uma atualização de firmware resolva.

A sugestão é adquirir um roteador como o WR741ND, usar com Gargoyle que provavelmente não trará tantos problemas.

Um switch gigabit não trará nenhuma vantagem porque as portas dos roteadores são 100 Mbit.

entendi, interessante a ideia do 741, quanto ao gigabit, seria apenas para ajudar no tráfego de dados grandes nas raras ocasiões em que preciso, pois as portas USB do desktop são 2.0 e pela rede gigabit (o desktop possui duas placas de rede giga) seria mais rápido. 

Tem mais uma situação que não testei, e seguindo esta imagem, com o roteador GVT em brigde, e fazendo PPPOE pelo primeiro Dlink. E quanto ao segundo roteador, em outra faixa de ips, com IP 192.168.2.1 com DHCP desativado funcionaria, usando DHCP do primeiro 192.168.1.1? 

Imagem:

esquemaderede.jpg

• Membro VIP
Postado

Não entendi a relação do USB com o Gigabit, no caso as placas de rede sem fio são USB?

O Switch Gigabit só traria vantagem para os dados entre os desktops Gigabit e com eles conectados no switch.

Quanto a dúvida do 2º roteador e DHCP funciona. Teria que usar porta LAN-LAN para que o 2º roteador trabalhasse como AP. A desvantagem é que colocando em outro range, você não consegue acessar facilmente para ver quem está conectado, etc.

Postado

Não entendi a relação do USB com o Gigabit, no caso as placas de rede sem fio são USB?

O Switch Gigabit só traria vantagem para os dados entre os desktops Gigabit e com eles conectados no switch.

Quanto a dúvida do 2º roteador e DHCP funciona. Teria que usar porta LAN-LAN para que o 2º roteador trabalhasse como AP. A desvantagem é que colocando em outro range, você não consegue acessar facilmente para ver quem está conectado, etc.

Desculpe mas acho que não fui claro na primeira explicação mesmo.

É que no momento, usando SWITCH entre os roteadores, o Desktop está conectado no switch, visto que ele recebe o IP do roteador da GVT.

Como por vezes, eu uso um cabo crossover para transferir arquivos grandes entre o notebook e o desktop, ficando uma conexão gigabit ponto-a-ponto, se eu tiver mesmo que usar um switch neste meu modelo, prefiro optar por um gigabit, e eu poderia aposentar o crossover, e só ligar o notebook no switch quando necessário. 

A relação da USB 2.0 é apenas para dizer que o HD externo transfere muito mais lento no desktop usando USB 2.0, do que na conexão gigabit entre os dois dispositivos.

E sobre a segunda, entendo. pretendo implementar este esquema assim que possível  e tentar a sorte, caso não me resolva, considero a compra de um novo Wifi mais interessante, mesmo que suas 4 portas lan sejam fast ethernet.

• 4 semanas depois...
Postado

Atualizando, depois de um bom tempo de teste: Agora, mesmo com o Switch, depois de algumas horas, o streaming de video fica horrível, pra ver youtube, só reiniciando modem (gvt)..

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!