Ir ao conteúdo

Coisas que preciso saber antes de comprar um Water Cooler

Kirlerus

Posts recomendados

Postado

eu tenho um pc gamer , porém eu uso ele para renderização , o problema é que o processador esquenta bastante quando eu vou renderizar , pensei em comprar um V8 ou um V10 só que faz 3 semanas que não vejo nem sombra disso aqui onde eu moro , então estou pensando em comprar um Water Cooler para ele , penso em comprar o H110 , porém não sei praticamente nada sobre isso , gostaria de saber o que eu preciso saber antes de comprar , coisas como manutenção essas coisas , e preciso urgentemente , pois uma prova se aproxima onde eu tenho que renderizar 16 imagens e com certeza com essa temperatura , não vai sobrar nem pó do meu processador

Meu computador , tirando o processador que é 2º geração (2600) e ele é 1 TB , o restante é o mesmo (comprada nesse mesmo site)

http://www.ibyte.com.br/computador-ibyte-gamer-nitro-i6gl-intelr-coretm-i7-3770-3-4ghz-8gb-2tb-dvd.html

na primeira imagem é ele renderizando uma imagem , coisa de 1 mim. mais ou menos , na segunda imagem é ele depois de renderizar a imagem , aguardo respostas o mais rápido possivel

post-715835-0-63816200-1397881952_thumb.

post-715835-0-41652400-1397882006_thumb.

Postado

Fala Kirlerus!

Se você ainda está usando o coolerbox do i7 2600, é saudável trocá-lo por um aircooler ou até mesmo por um WC mais eficiente. Sofri muito com temps quando adquiri o meu i7 2600, chegando a 89ºC em um jogo. não demorou muito para me senti obrigado a achar uma solução melhor para o arrefecimento da CPU.

O lado não tão ruim é que não precisará desembolsar uma grana preta para isso. Um aircooler médio ou um watercooler de entrada já atenderá a demanda com tranquilidade. Eu já usei o Coolermaster Hyper 212 Plus e, atualmente estou com um WC Coolermaster Seidon 120V. Ambos mantiveram, e mantém até então as temperaturas dos cores em patamares bastante aceitáveis, inclusive em testes de estabilidade. Como temos o mesmo processador, Kirlerus, fiz rapidamente um teste de estabilidade pelo Aida64 por 3 minutos para ter uma ideia da performance (temp ambiente cerca de 23ºC):

CPU em repouso: 

rUqUVbQ.png

CPU em full (após 3 minutos):

7DonFtY.png

A temperatura dos núcleos ficaram estabilizadas entre 56ºC e 59ºC na maior parte do teste. No meu caso em particular, eu uso duas ventoinhas Coolermaster Excalibur instaladas no radiador (sistema "Push-Pull") rodando em 75% de suas capacidades de rotação (cerca de 1650RPM).

Já que se trata de um i7 "non-k", caro Kirlerus, soa até desperdício de grana pegar um H110i, pois não há possibilidade de overclock do processador. Pode-se também optar por um Corsair H60 (WC) ou mesmo em um CM Hyper 212X (Air). Se a grana estiver curta demais, uma solução emergencial para atenuar essas temps seria o CM Hyper TX3 EVO. Todo caso, antes de optar por qualquer tipo de solução de arrefecimento, meça o gabinete onde o WC ou o aircooler ocupará espaço. Se tratando de aircoolers em especial, o dissipador avantajado deste tipo de cooler costuma a "invadir" a área das memórias.

Abraço!!

Postado

Se tratando de aircoolers em especial, o dissipador avantajado deste tipo de cooler costuma a "invadir" a área das memórias.

Abraço!!

Por esse motivo compre memórias LP (Low-profile), como fiz (observe minha assinatura), e não terá problemas.

Lá pelos 20segs tem a comparação do tamanho.

Abraço

Postado

A principal coisa que observei de sua configuração é que o gabinete é estreito (185 mm) e a placa mãe é micro ATX. voce deve tomar cuidado:

1) se o water cooler vai caber efetivamente no Gabinete, pois eles precisam de de uma ventoinha frontal de pelo menos 12cm, o ideal é 14

2) se a ventilação restante está de acordo, o que aliás voce deve testar primeiro. Tire a tampa do gabinete e coloque um ventilador médio e veja se o problema da temperatura persiste. Se diminuir está provado que a ventilação deve ser melhorada. Outra coisa a ser verificada é se a pasta térmica está bem aplicada e se o cooler é BOX mesmo deve tentar substituir por um cooler melhor( e cuidado com as interferencias que a placa micro-ATX provoca por ter todos os componentes mais apertados, principalmente as memórias), tomando o cuidado se o gabinete comporta, mas acredito que o seu caminho para melhorar será mesmo trocar o gabinete e eventualmente a placa mãe. É horrível trabalhar com placas micro-ATX, não dá para fazer upgrades de forma adequada.

Postado

levei em um tecnico agora a pouco , e ele disse que se as ventoinhas forem de 12 cm da até pra colocar , mas teria que estudar aonde seria o melhor local para colocar elas , pois também quero colocar um exaustor e um dissipador em pontos estrategicos , e em relação ao dinheiro , o H110 aqui está custando 500 reais , acho que até esse preço da pra levar o WC , porém eu quero um PC não para jogos , e sim para renders , por isso não penso muito em overclocks ainda , mas quem sabe no futuro eu queira fazer , porém , meu pc sendo gamer , não quer dizer que eu nas minhas folgas não acabe jogando um battlefield da vida , pois ele no ultra ele roda tranquilo , mas depois de um certo tempo o driver da placa de video dele para de funcionar , ocasionando em uma tela branca do jogo , gostaria de saber na opinião de vocês qual seria o WC mais rentavel para mim , estou preferindo WC , pois na minha cidade , coolers mais avançados não tem para vender , o que eu consigo encontrar que solucione os problemas seria os WC .

sobre o lance da pasta d'agua , foi aplicada novamente resultando em uma diminuição de 10º tanto quando ele está normal , quanto quando ele está renderizando , conversei com o tecnico ele disse que ele teria que trocar as ventoinhas do meu processador , pois é a que ja vem com o proprio , disse que teria que colocar ventoinhas mais potentes , ou o proprio WC como eu mesmo sugeri , caso ajude , postei 2 imagens da minha cpu , uma delas no local onde pretendo colocar o WC , não sei se

https://scontent-b-mia.xx.fbcdn.net/hphotos-frc3/t31.0-8/10272630_621390404613614_3508143556643537740_o.jpg

Postado

Na área!

eu quero um PC não para jogos , e sim para renders , por isso não penso muito em overclocks ainda , mas quem sabe no futuro eu queira fazer , porém , meu pc sendo gamer , não quer dizer que eu nas minhas folgas não acabe jogando um battlefield da vida , pois ele no ultra ele roda tranquilo ,

A questão é que, tanto para jogos, quanto para renderização, o processador é altamente exigido por longos períodos. Mesmo os perfis de uso sejam totalmente distintos, uma melhora no arrefecimento na CPU é sempre muito bem-vinda.

Bem, visualizando o interior do gabinete, posso dizer com tranquilidade que um H110i não caberá por ali. Esse WC é um modelo com radiador de 280mm (duas fans de 14cm) e poucos gabinetes tem o suporte adequado para o radiador+fans com esta dimensão. Há também de convir, caro Kirlerus, que tanto o Core i7 2600 e a placamãe B75M-D3H não oferecem suporte para overclock. Para fazer over na linha Intel atualmente, necessitará destas duas condições: um processador Core i série K e uma placamãe de chipset específico (P67, Z68, Z77 ou Z87 dependendo do socket compatível à CPU, claro).

Não será necessário gastar 500 pratas em um WC onde que um aircooler do padrão da Coolermaster Hyper 212 X atenderá a demanda gastando menos que um terço desse valor. Basta você medir a distância entre o processador até a parede lateral do gabinete para saber se há como colocá-lo. Se essa distância tiver mais de 160mm, ficará joia, pois como usa memórias de perfil baixo, a fan do dissipador não acarretará em problemas por ali.

Agora, se estiver disposto em empregar mesmo um WC, como já disse antes, um WC simples já resolve. Aqui vão alguns exemplos de watercoolers que usam fans de 12cm são: Coolermaster Seidon 120 V (ou M), Corsair H60 e Thermaltake Water 2.0 Performance são suficientes e custam cerca da metade do H110i.

Constatando pela foto, Kirlerus, a instalação do radiador+fan será mesmo no lugar desta ventoinha de 8cm de exaustão, já que não deu para ver se o topo do gabinete comporta fans ou se é fechado. No meu micro, mesmo com espaço no topo e na traseira, preferi colocar o sistema fans+radiador na dianteira para aproveitar o "excesso" de baias dianteiras e otimizar o fluxo de ar pelo gabinete. Ocupou cerca de 4 baias de 5,25'' para adaptar o conjunto por ali:

ALCKilL.jpg

Espaço ocupado na baia dianteira (visão frontal):

dWZXGAH.jpg

Como já tinha esse adaptador de acrílico para fans de 12cm, bastou apenas aproveitá-lo:

baia-fan-120mm-preto.jpg

Comprei-o neste link: http://www.spon.com.br/index.asp?secao=93&categoria=684&subcategoria=0&id=1926

Pra fechar, quando optar pelo sistema de arrefecimento, procure preços também em lojas online. Há lojas idôneas que vendem mais barato com confiabilidade na entrega. Veja também esses links do CdH que poderão ajudá-lo, Kirlerus:

- Promoções de peças pela Internet: http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/603294-pre%C3%A7os-de-pe%C3%A7as-promo%C3%A7%C3%B5es-na-internet/

- Recomendações de lojas: http://forum.clubedohardware.com.br/forum/12-recomenda%C3%A7%C3%B5es-de-servi%C3%A7os-e-lojas/

Bem, qualquer dúvida é só retornar.

Abraço!!

Postado
no topo do gabinete não tem espaço para as fans , mas tem espaço aonde eu bati a foto e um pouco acima também , e outro lugar também com espaço é na palheta (esqueci o nome kk) que fecha a cpu la tem espaço para 2 fan de 12 , o proprio tecnico falou que talvez dava pra imendar 2 de 14 parafuzando apenas 2 pontas , mas isso iria interferir no fato de que não teria um bom resfriamento interno , pois não teria locais adequados para botar um dissipador e outro exaustor , teria que colocar na frente (onde eu tirei a foto) onde a saida de ar é muito pequena , ou atras abaixo do radiador do WC , onde a saida também é estreita , fazendo eu optar por fans de 12 mesmo , disse também que um V8 / V10 talvez fosse resolver meu problema , talvez porque se não resolvesse teria que comprar um WC mesmo , e entre escolher a duvida ou a certeza , prefiro a certeza né , sobre onde você comprou a baia , todo o site você acha confiavel? , tenho medo as vezes de comigo dar errado , conheço pessoas que compraram muitas coisas e se deram mal , mas também conheço pessoas que compraram meio mundo de coisas e nunca tiveram problemas e mais uma coisa , algumas pessoas me recomendam o H100i pois possui 2 fans de 12 , mas porque vocês acham que o H60 ja daria conta do recado ? que o H60 ja está bom e tal , seria no caso então desperdicio de dinheiro por comprar um WC com o dobro do custo de um H60 pra rodar com um desempenho parecido com o dele? , o que eu quero mesmo é não forçar muito o processador , pois trabalhar com render é muito pesado , mas se eu acabar vendo que o melhor custo beneficio é o H60 , eu compro ele mesmo ;]]

Postado

Ao Kirlerus, quais são as temperaturas atuais quando renderiza ?( pois você disse que trocou a pasta térmica e baixou a temperatura). Poste a imagem de um programa tipo Speedfan.

Sinceramente, em condições normais um Cooler ativo usando ventoinhas, tipo um Coolermaster T4 ( que tem altura de 152mm, cabe perfeitamente no gabinete) e custa uma fração de um Watercooler, e além do mais que o colega Cabelo75 já disse que não cabe em seu gabinete.

Com a diferença de preço sugiro comprar um SSD 120 GB  que fará uma diferença significativa no processamento da renderização.

Postado

sobre os beneficios dos SSD's ainda não tive tempo de pesquisar , mas em relação a temperaturas , meu processador normalmente fica na faixa de 50º , com a renderização chegou a 91º com uma possibilidade de chegar a 100º , com a troca da pasta termica a mesma renderização encerrou com 81º , mas em relação ao uso comum , ele continua 50º como temperatura media , estou tentando ver a possibilidade de comprar diretamente com o fabricante do V10 Cooler Master

Postado
tenho uma duvida , sobre a minha placa mãe , que é a  GA-B75M-D3H , impressão minha ou ela suporta 2 placas de video? , porque se suportar eu poderia colocar ela no driver de baixo e poderia até dar certo o espaço do WC , como vocês vêem , a minha placa de video está no 1º slot , se ela caber mesmo 2 placas de video como estou pensando , ela iria pro 4º slot , estou pensando em colocar o H80i ja que eu acho que a minha cpu não teria espaço para colocar o H100i, e nem suporte para aguentar o H110 e suas fans de 14 

segue abaixo mais fotos :

Postado

Vou ser sincero .. eu comprei um H80 a um ano achando que ia acabar com meus problemas de temps .. PN .. amanha vou entrar em contato com a garantia da corsair .. porque meu cooler box ta melhor que meu water cooler .. eu pensaria e pesquisaria bem antes de comprar um water cooler .. meu amigo tem um V8 a 3 anos e nunca deu problema.

Postado

Kirlerus, a outra PCI-e 16 é 4X, voce teria uma perda de performance grande demais na GPU, como vários colegas falaram a utilização de um Watercooler é problemática no seu caso. voce deve tomar cuidado com o tamanho do cooler, esse V10 teria problemas com a altura em relação á tampa, meça bem a altura da MB até o topo da tampa e as larguras. Outra coisa que vai atrapalhar é a interferencia com a altura das memórias . Esperimentou o ventilador com a tampa aberta ?

Postado

Kirlerus, a outra PCI-e 16 é 4X, voce teria uma perda de performance grande demais na GPU, como vários colegas falaram a utilização de um Watercooler é problemática no seu caso. voce deve tomar cuidado com o tamanho do cooler, esse V10 teria problemas com a altura em relação á tampa, meça bem a altura da MB até o topo da tampa e as larguras. Outra coisa que vai atrapalhar é a interferencia com a altura das memórias . Esperimentou o ventilador com a tampa aberta ?

Tamanho por tamanho .. minha tampa lateral possui uma ventoinha e o H80 nao permite que tampa lateral feche. Tem que ver muito bem essa questao .. meu amigo tem um V8 e a tampa lateral tmb nao fecha.

Postado

queria comprar um V8 GTS , mas faz uns 2 ou 3 meses que esses coolers não chegam aqui na minha cidade , agora os WC tem sim , por isso queria comprar , e o WC que eu iria comprar seria o H80i , e não o H80 , estou sempre pesquisando e tudo mais sobre qual seria o melhor e até agora vi que o H80i seria bom para mim , espero que não seja o mesmo h80 que você está falando né brother kk , pelo o que eu andei pesquisando o H80i está tendo um dos melhores desempenho atualmente em relação a resfriamento

Postado

sim o meu é vovo desse ai .. H80 .. o desempenho dele nao tenho o que reclamar .. tenho que reclamar da porcaria que fizeram pra essa ***** estragar em menos de 1 ano .. agora to ***** com RMA .. bom fica ai .. eu iria de V8

Postado

V8 é bom também , penso na possibilidade também do V8 GTS , mas o negocio é , será que cabe? , prox. vez que eu for no tecnico eu vou medir a distancia do processador até a tampa lateral ;]

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!