Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda para desenvolver circuito para alarme que detecto sensor de presença


Posts recomendados

Ola pessoal tenho um alarme residencial que tem só duas zona (setor) que hoje estou usando um zona interna que tem uns cinco sensor de presença, e a outra zona eu uso externa com três sensor de presença, mais  quando dispara um zona a central indica a traveis de um led que foi disparado zona interna ou externa mais não indica qual foi o sensor que causou o disparo.

por isso pensei em desenvolver um circuito (com ajuda de vocês e claro rs) que quando recebe o sinal dos sensores vai acionar um led e disparar o alarme indicando qual sensor que causo o dispara e facilitando a saber qual foi o comado da casa que foi violado ou ate mesmo se persistir o dispara no mesmo comado sem violação podendo trocar o sensor que pode ta com defeito.

 

Lembrando que esse alarme já foi desenvolvido um circuito com a ajudo de um colega aqui do fórum Muder_Fox que com um programador horário manda um sinal para um circuito que manda um pulso negativo e liga e desliga o alarme no horário programado

que esta funcionado perfeitamente.

 

Estou eu aqui de novo pedindo ajuda para os colega do fórum para mais um circuito.

Vai ficar mais o menos como no anexo. 

 

post-400134-0-74401400-1398046355_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pensei em usar um circuito mais o menos assim,  exp- esse circuito funciona assim quando fecha qualquer um do SW vai acender o lede e ligar o rele, só que no meu causo eu preciso que quando abre contato SW (que seria o sensor que trabalha com contato fechado)

ia acender o led e abrir contato do rele disparando o alarme, acho que seria por ai preciso de ajuda para inverter essa situação a outro probleminha que mesmo que SW fique abrindo e fechado uma vez disparado o led continue aceso para identificar qual foi o sensor que disparou.

circuito de alarme.bmp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

     Montei seu circuito aqui, para inverter o acionamento do LED e fácil é só usar uma porta lógica NOT, você usa um transistor com resistor.
    A parte difícil é que o LED fique acesso continuamente mesmo que a entrada volte a “0”, o problema consiste em registrar isso, pois depende de algo ativo, e um evento de disparo que sempre ocorre da mesma forma não ocorrendo variação, somente varia a ordem (o que importa é o primeiro disparo) e o tempo de registro (por quanto tempo se guarda o valor, qual evento de reset), usando microcontrolador essa sua situação seria fácil de se resolver, porém acredito que queira usar um circuito discreto, para isso montei ele com um CI contador o CI 4510, aproveitei e dei um upgrade no circuito e adicionei um conjunto de display 7 segmentos com o CI 4511,para você visualizar a contagem sendo o limite “9”, depois disso retorna a 0, esta contagem também pode ser restada, a outra upgrade foi que adicionei também um filtro RC que permite que o contador somente contabilize o evento depois de um tempo, isso só ocorre no cantador, para atuar o relé e acionar os LED, não coloquei filtro RC, o tempo do filtro usado deixei em 1 segundo.
    O circuito no proteus está em anexo, pronto para simular.

Entrada Status e Contagem.rar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Montei o esquema que você  fez, o circuito principal fico funcionado beleza o circuito contagem também  mais como você diz o led teria que permanecer aceso para identificar qual sensor que disparou mais mesmo assim da para saber qual sensor que disparou por cousa do circuito contagem que vai ta registrado um dispara  e os outro vai ta zero só que cada sensor teria que ter um circuito dese vai da uma placa muito grande por que tem uns outo sensores.

se conseguisse fazer algo no circuito principal tipo o lede permanecer aceso.

So tem mais um probleminha que o sensor mesmo com alarme desligado ele fica ligando e desligando, ai pode acontecer que quando ligar o alarme o led já esta acesso, teria que fazer algo para quando ligar o alarme resetar o led (apagar) mais isso pode ser feito usando o pro pio rele do alarme, e tentar algo pra permanecer o led aceso, ja esta no caminho vamos ver se surge mais ideias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

    Então estava pensando como você não quer um contador e só um led memorizado uma ação, pode se usar um flip-flop RS para setar o led e como as entradas são invertidas uma porta not com transistor na entrada do flip-flop RS.
   Agora não vai dar para eu montar o circuito depois monto, então ai o link com o flip-flop:
- http://www.sabereletrico.com/leituraartigos.asp?valor=49
  É só na entrada de set adicionar uma porta not. No lugar dos transistor para o flip-flop você pode usar um CI com portas nand (como o 74HC00) e montar o flip-flop, ou ainda usar um CI com flip-flop RS, veja no link abaixo os CIs e analise os que melhor resumiria seu circuito:
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_dos_circuitos_integrados_da_s%C3%A9rie_7400
- http://www.sabereletrico.com/leituraartigos.asp?valor=50

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se possível quanto mais resumido melhor por que para cada sensor vai um circuito eu tenho na residencia sete sensor interno e três externo daria deis  circuitos.

Acho que um circuito só com led já e suficiente para saber qual sensor disparou sabendo qual comodo foi violado ou ate mesmo um problema no sensor se  tiver dispara frequente no mesmo local.

Ate párese um circuito simples mais não e, por  que o sensor vai abrir o conta acender um led e disparar o alarme e o led continuar aceso para identificar de qual sensor veio o disparo, mais como eu disse que esse led pode já estar acesso antes de ligar o alarme por causa que o sensor ficar ligando e desligando com o alarme desligado por isso teria que ter o reste ao ligar o alarme.

 

 

Montei um circuito baseado no circuito principal teu usando um mini rele contato duplo usei um contato para selar e manter o rele e o led acesso , funcionou beleza só tem que vê a formula de reste.

 

Estou tentando anexar arquivo dês de ontem mais ta dando erro.

Ai moderado se poder ver isso para mim fico grato, esta dando essa mensagem (Upload cancelado erro 500)

 

http://imageshack.com/a/img835/1187/4m7n.jpg

4m7n.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

   Bem agora tive um tempo e fiz o circuito, fiz do modo, mas simples possível.
   Uma coisa que quero saber esse seu alarme não usa um microcontrolador ? Pois se usa e não tinha portas o suficiente para ler os sensores era só colocar um 74LS151 que já lhe fornecia oito portas, agora se seu alarme não usar microcontrolador acredito que ficaria mais profissional e com muito mias recursos como filtro, contagem, histórico, data/hora etc. além de que sairia barato, pois o circuito ficaria bem simples, pois com um microncontrolador, um display lcd e uma matrix de teclas já resolveria quase todo o projeto (não estou analisado o orçamento para o projeto).
   Mas vamos ao que interessa. Usei o CI CD4043 que tem quatro flip-flop RS, para registrar o ultimo sensor que “entrou”, para inverter a entrada usei resistores de push-up, já o sistema de reset só tem um evento de importância, logo ou se deixa eles ligados por um tempo ou usa esse evento, no caso usei esse evento que é o reset junto com o set, o reset ocorre pouco tempo depois do set e as entradas que estão em “0” passa suas saídas para “0” apagando o led, com isso o circuito só registra o ultimo sensor que disparou a saída (rele), mas acende os leds caso outra entrada o acione, sendo assim possível ver defeitos do sensor.

Entrada%20Status%20e%20Set.jpg?psid=1

 

Obs: Não sabia que não podia postar link para programa pirata. E a parte de anexos, o fórum esta com problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulosev de uma olhada para vê se foi isso mesmo, montei aqui coloquei os quatro reles   interliguei os rest,  funcionou da seguinte forma, abre sensor um acende led um e liga todos os reles, fecha o sensor um desliga reles e permanece led um acesso, ao acionar sensor dois acende led dois e apaga led um ligando todos reles, fechado contato  censor dois desliga reles e permanece led dois acesso e assim sucessivamente. Acho que por causa da interligação dos rest todos os reles estão ligando junto, o bom e que o rele ficou ligando e desligando ao abrir e fechar contato do sensor, por que o alarme em caso de disparo falso ele toca a sirene por uns minuto e desliga a sirene e religa o alarme, se o contato continua aberto ele não desligaria a sirene e quanto o proprietário não chegar e desligar o alarme.

Tentei modificar para deixar so com um rele mais não deu certo, por que como eu vou precisar de dez senso cada sensor quando ativar vai ligar dez rele.

de uma olhada no anexo ve se e assim mesmo de repente esta errado. mais ficou show cara ta quase la.  

 

http://imageshack.com/a/img841/9417

 

g9bq.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa consegui eliminar os reles e deixar só com um.

Paulo estava pensando em outro problema Exp. Se eu chegasse em casa e o alarme tivesse disparado e rearmasse novamente, ele ia registrar qual sensor disparou através do led aceso, mais quando eu chego encasa e desarmo o alarme e entro na residencia eu passo por três sensores ate char na central de alarme com isso três sensores vai me detectar e resta o que causou o disparo e manter aceso o ultimo que me detecto, mais para isso não acontecer vou fazer o seguinte, esse alarme tem uma saída para colocar um lede para indicar que ele esta ligado que não esta sendo usado  (veja no anexo) vou colocar algo nessa saída tipo um rele e usar o contato entre a alimentação do R1 a R4 (veja no anexo) assim ele não vai registrar nada com o alarme desligado só vai manter aceso se por um acaso o alarme disparou.  Da um confere ai ve se tem mais alguma coisa a melhorar.  

 

 e8x6.jpg

 

0nay.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

   Como realmente você irá fazer com circuito discreto, eu adicionei um tempo para o sensor acionar ou contabilizar a contagem, pois elimina os possíveis “falso positivos” como animais (vai que ele dispare), esse tempo foi colocado adicionando um filtro RC nas entradas colocando um capacitor em cada entrada dos sensores, coloquei capacitores de 100uf, que mediante a função “T=1.5*C*R”, dão o tempo de delay, na ordem de 1.5s.
   Quanto aos sensores que marcam mesmos depois de desarmado, o que você pensou funciona, no entanto não seria melhor você pegar o status do circuito da central do alarme que indica que o alarme está desabilitado, pois assim você não fica restrito a somente esses três sensores, além de economizar fios que teria que trazer desses sensores, tendo que trazer somente da central.

 

Entrada%20Status%20e%20Set%20V2.jpg?psid

 

   Para facilitar agora irei deixar o circuito do proteus.
- http://www.4shared.com/rar/I65pl0P7ce/entrada_status_e_set_v2.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto ao capacitor seria uma boa fiz um teste numa rápida abertura ele não dispara.

Eu pretendo pega o sinal  que indica que a central esta ligada, e uma saída que tem na central que vem para colocar um led se a caso quiser e eu não uso essa saída, ai vou pegar  esse sinal para acionar um rele quando ligar o alarme  o rele vai ligar junto, uso o contato do rele para alimentar todos esse resistor, por que vou ter que montar três circuito como esse que você indicou , dois para os sensores interno e um para os sensoreá externo, dois vai ser com oito sensores vou montar só com um rele, e o outro para quatro sensores com um rele também, como esse   central tem duas zona levo o contato fechado de cada rele para cada zona.

Dei uma andada na cidade hoje e não encontrei os CI 4043 mais já comprei no mescado livre ate la vou desenvolvendo o circuito impresso no ARES vou ver se monto os três circuito em um só, mais vou dar uma testada no proto board para ver se esta tudo ok.

Assim que for montando posto aqui.

Paulo por enquanto abrigado pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai galera chegou os CI 4043, comprei seis CI no mercado livre mais para minha decepção não funcionou nem um, montei todo circuito no  proto board mais o CI não fez o que deveria fazer que era ao abrir o contato permanecer o led acesso ate o próxima abertura de um outro contato resetando ele e acendendo outro.

O rele funcionou beleza como era para funcionar mais na parte do CI fico assim abre contato acende led fecha conta apaga lede , dos seis  que comprei  quatro funcionou duas porta e dois funcionou uma porta ate pensei que teria montado errado mais ai montei o circuito só com o CI foi tudo a mesma coisa, tenho que correr atras de CI que funciona por acaço alguém sabe a onde vende CI que funcione  fala ai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...