Ir ao conteúdo

Ajuda com lampada de led simples

Diego Narducci Arioza

Posts recomendados

Postado

Boa noite, gostaria de construir uma lampada de led bem simples, vi milhares de esquemas na internet prontos, mas o meu intuito alem de utilizar no meu dia dia o que eu faço é aprender, então gostaria de elaborar uma lampada bem simples mesmo, utilizando apenas componentes em que eu conheca pelo menos o basico do principio de funcionamento, então pensei em uma fonte sem trafo, irei utilizar 12 leds de alto brilho, 3,3v com 15mA a 20 mA, seria mais ou menos assim:

4GgqC0bV.png

minha dificuldade estão na compreensao das formulas, fico muito confuso quando o assunto é reatancia capacitiva e impedancia, tem formulas diferente que em sites vejo a utilizacao bem confusa, para calcular a impedancia em um circuito serie rc seria 1/2xpixfxc ?, no caso de uma fonte sem trafo com ponte retificadora, deveria levar em conta a queda de tensão em cada diodo, e o capacitor na saida para diminuir o ripple, gostaria de aprender a elaborar essa lampada levando tudo em consideracao, eu tentei fazer uns calculos vendo as formulas no google, mas fiquei muito confuso, principalmente na conversão dos farads, pra nano, pico e etc, gostaria de fazer algo mais ou menos assim, adicionando se possivel, um zenner na saida para estabilizacao da tensão, alguém que tenha um pouco de paciência poderia me ajudar ? obrigado.

eu sie que daria para ligar os leds diretamente na corrente alternada utilizando um diodo em paralelo com led e utilizando um capacitor com resistor, mas eu li que isos diminui a vida util dos leds, gostarie de construir algo semelhante a esse desenho e com componentes simples e que tenho em casa, como esses.

• Membro VIP
Postado

Eu faria algo assim:

LEDemAC.jpg

De qualquer modo, no seu esquemático, o valor do capacitor está muito alto. Confira:

Xc = 1 / 2 x pi x f x C

Xc = 1 / 2 x 3,1416 x 60 x 0,000001 = 1/ 0,000376992 = 2652 ohms..

Ora, 110 / 2652 = 41,4 mA ou seja, uma corrente muito elevada para o led funcionar continuamente por longo período..

• Membro VIP
Postado

justamente o valor do capacitor que tenho dificuldade em calcular, mas usando um retificador a vida util dos leds n aumenta ?

Não muda nada..  O circuito que mostrei também e retificado, pelo led que e um diodo, e protegido quanto a tensão inversa sobre cada led, que nunca será maior que a tensão de condução de seu associado em anti paralelo..

O capacitor pode ser um valor qualquer de 330 nF a 470 nF, para redes 110 Volts. Use capacitores com isolação para 400 Volts..

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!