Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador barulhento


Brocador007

Posts recomendados

Boa noite pessoal,

 

tenho um processador QuadCore AMD Phenom II X4 850, 3269 MHz (16.5 x 198).

Ele estava normal até quarta (23/04) de manhã, vou explicar...

 

Quarta quando liguei ele pela manhã, ele disparou e começou a trabalhar com toda capacidade (eu acho), fazendo muito barulho, coisa que nunca aconteceu.

 

E então com uns 5 minutos, ele parava e voltava ao normal, depois na quinta-feira (ontem) era a mesma coisa, só que por diversas vezes ao dia, ele disparava durando uns 5 segundos, inúmeras vezes ao longo do dia. 

 

E hoje aconteceu o mesmo, só que ele está o tempo todo disparado com essa barulho, não para de jeito algum. Abri o PC e limpei tudo, coloquei pasta térmica nele, e o problema não some.

 

Aliás, isso é um problema? O quê devo fazer? Comprei ele faz 1 ano e meio aproximadamente.

 

Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo tenho algumas dicas úteis faça uma limpeza no cooler do processador removendo pó e o seguinte passo faça uma lubrificação, caso os resultados não foram boa para você, você pode ir na Bios da sua placa mãe e procurar o Cpu Configuration lá esta a velocidade da rotação do cooler e altere por um mais baixo as vezes este barulho muito alto é devido a rotação alta 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo tenho algumas dicas úteis faça uma limpeza no cooler do processador removendo pó e o seguinte passo faça uma lubrificação, caso os resultados não foram boa para você, você pode ir na Bios da sua placa mãe e procurar o Cpu Configuration lá esta a velocidade da rotação do cooler e altere por um mais baixo as vezes este barulho muito alto é devido a rotação alta 

 

 

Vou tentar resolver pela BIOS, mas como óleo você indica para fazer essa lubrificação?

 

Sai pra faculdade, cheguei agora e o barulho ainda continua  :(

Consegui chegar no local onde você falou, e agora?

 

OwAAAImWFi72RVkTAUHcWpXBpvQrAdb5cjziqeof

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o óleo que eu indico para você pode ser um desengripante eu uso um Starrett M1 micro óleo anticorrosivo e na setup na Bios vá em advanced e desative a opção Cool n quiet normalmente vem Enabled e você deixa no Disabled caso ainda não encontrou resultados bons na bios vá em "Power" em seguida vá em "HW Monitor Configuration" e depois vá em Cpu Q-Fan Mode de Standard coloca em Silent feito isso aprte F10 e é só aguardar caso o pc desligue é normal e desculpe pelo erro falei abóbrinha não é em Cpu configuration é em Power 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o óleo que eu indico para você pode ser um desengripante eu uso um Starrett M1 micro óleo anticorrosivo e na setup na Bios vá em advanced e desative a opção Cool n quiet normalmente vem Enabled e você deixa no Disabled caso ainda não encontrou resultados bons na bios vá em "Power" em seguida vá em "HW Monitor Configuration" e depois vá em Cpu Q-Fan Mode de Standard coloca em Silent feito isso aprte F10 e é só aguardar caso o pc desligue é normal e desculpe pelo erro falei abóbrinha não é em Cpu configuration é em Power 

 

Infelizmente eu não achei nenhuma opção dessas que você citou. Não sei se é burrice minha ou se realmente não tem.

 

No caso, esse problema começou faz 3 dias, eu não mexo na BIOS, será que o problema é lá?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi ,antes de mais nada é preciso saber o que está acontecendo.Ta barulhento  o ventilador porque o  processador ta com stress ou o ventilador foi pro saco mesmo?

Computador 'de loja'? Talvez  a BIOS da sua placa nem tenha a possibilidade de mexer na velocidade dos fans,as mais simples não tem.

Independete do barulho o pc ta lento? Trava depois de um tempo ,religa?Isso seria  pra proteger  o processador do aquecimento.

Lento  de cara seria indício de muitas tarefas e que tem algum ou alguns  programas ,ocupando demais o processador.

Instala o PCWIZARD ou AIDA64- não faça download do baixarki-pra ter uma ideia do quanto a cpu está sendo exigida e as Temperaturas do pc.

Veja quantos processos estão correndo,se tem coisas novas na inicialização .

Não vá  jogando óleo com o cooler no lugar ,com a rotação parte do óleo vai parar na placa, o que vai juntar poeira e fazer uma nhaca depois.

Colocou  direito a pasta ? Se sabe fazer isso sabe trocar o fan,se o fan foi pro espaço ,troque-o ,valor não compensa o risco de avariar o processador.

 

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi ,antes de mais nada é preciso saber o que está acontecendo.Ta barulhento  o ventilador porque o  processador ta com stress ou o ventilador foi pro saco mesmo?

Computador 'de loja'? Talvez  a BIOS da sua placa nem tenha a possibilidade de mexer na velocidade dos fans,as mais simples não tem.

Independete do barulho o pc ta lento? Trava depois de um tempo ,religa?Isso seria  pra proteger  o processador do aquecimento.

Lento  de cara seria indício de muitas tarefas e que tem algum ou alguns  programas ,ocupando demais o processador.

Instala o PCWIZARD ou AIDA64- não faça download do baixarki-pra ter uma ideia do quanto a cpu está sendo exigida e as Temperaturas do pc.

Veja quantos processos estão correndo,se tem coisas novas na inicialização .

Não vá  jogando óleo com o cooler no lugar ,com a rotação parte do óleo vai parar na placa, o que vai juntar poeira e fazer uma nhaca depois.

Colocou  direito a pasta ? Se sabe fazer isso sabe trocar o fan,se o fan foi pro espaço ,troque-o ,valor não compensa o risco de avariar o processador.

 

Boa sorte.

 

Não é de loja, também não está travando em nada, a não ser no Chrome com muitas abas abertas, mas vejo que isso não é o problema. Coloquei a pasta certinha, a única coisa que não sei fazer é mexer na BIOS.

 

Hoje liguei ele, e ficou silencioso, daí uns 3 minutos deu uma leve acelerada e parou e então está a 30 minutos normal.

O Fan que você fala seria o cooler?

 

Ps: tenho o everest aqui e a temperatura não passa de 30 cº

nem quando está acelerado a temperatura aumenta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi ,antes de mais nada é preciso saber o que está acontecendo.Ta barulhento  o ventilador porque o  processador ta com stress ou o ventilador foi pro saco mesmo?

Computador 'de loja'? Talvez  a BIOS da sua placa nem tenha a possibilidade de mexer na velocidade dos fans,as mais simples não tem.

Independete do barulho o pc ta lento? Trava depois de um tempo ,religa?Isso seria  pra proteger  o processador do aquecimento.

Lento  de cara seria indício de muitas tarefas e que tem algum ou alguns  programas ,ocupando demais o processador.

Instala o PCWIZARD ou AIDA64- não faça download do baixarki-pra ter uma ideia do quanto a cpu está sendo exigida e as Temperaturas do pc.

Veja quantos processos estão correndo,se tem coisas novas na inicialização .

Não vá  jogando óleo com o cooler no lugar ,com a rotação parte do óleo vai parar na placa, o que vai juntar poeira e fazer uma nhaca depois.

Colocou  direito a pasta ? Se sabe fazer isso sabe trocar o fan,se o fan foi pro espaço ,troque-o ,valor não compensa o risco de avariar o processador.

 

Boa sorte.

Interessante sua pergunta, mais tem outro programa também o SpeedFan é bom também estou tentando ajudar o rapaz também com rotação alta=barulho alto.

 

 

Não é de loja, também não está travando em nada, a não ser no Chrome com muitas abas abertas, mas vejo que isso não é o problema. Coloquei a pasta certinha, a única coisa que não sei fazer é mexer na BIOS.

 

Hoje liguei ele, e ficou silencioso, daí uns 3 minutos deu uma leve acelerada e parou e então está a 30 minutos normal.

O Fan que você fala seria o cooler?

 

Ps: tenho o everest aqui e a temperatura não passa de 30 cº

nem quando está acelerado a temperatura aumenta.

Normalmente é normal de não achar porque a varia de marca pra marca se você puder me passar a marca e modelo da sua placa mãe eu posso pesquisar aqui onde vai ter que ir onde esta a configuração etc.E lembrando para lubrificar e ou desengripar o cooler tem que remover a élise do cooler ou ventoinha do jeito que você chama, e para remove-lo recomendo que veja um vídeo 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante sua pergunta, mais tem outro programa também o SpeedFan é bom também estou tentando ajudar o rapaz também com rotação alta=barulho alto.

 

 

Normalmente é normal de não achar porque a varia de marca pra marca se você puder me passar a marca e modelo da sua placa mãe eu posso pesquisar aqui onde vai ter que ir onde esta a configuração etc.E lembrando para lubrificar e ou desengripar o cooler tem que remover a élise do cooler ou ventoinha do jeito que você chama, e para remove-lo recomendo que veja um vídeo 

 

 

Verei o vídeo. E por incrível que pareça, o barulho sumiu (até agora).

 

Minha placa mãe:

http://www.biostar.com.tw/app/pt/mb/introduction.php?S_ID=499

 

Obrigado a todos pela atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi só eu falar, agora o barulho começou de 1 em 1 minuto, dá uma acelerado de uns 5 segundos e para, depois de 1 minuto ou mais volta de novo, as vezes passa de 1 minuto. 

 

 

Eu tenho um cooler novo aqui, só que é Intel, algum problema? Também tenho um ADM, só que usado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não trava,religa  e tal,não é excesso por stress do processador,o everest está descontinuado ,mas é confiável.sobra o fan da cpu,tem como testar ,o fio alcança no conector da ventoinha do gabinete , o de 3 pinos na parte baixa da sua placa?Intel não vai casar a furação , o amd é compativel?mesmo que seja mais fraco vale colocar um pouco-só um pouco-pra ter certeza que é o cooler e não eventualmente um problema da tensão da placa ali.agora se o pc não é de supermercado ,você ou alguem de confiança montou é menos provavel que  a placa esteja com problema de tensão-fonte ruim,força placa,capacitor estufado .Ta tudo indicando que é só o fan. testa o que puder e conta pra gente .

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não conseguir resolver com as dicas acima, observe ainda só uma coisa...Verifique se não é a ventoinha da fonte de alimentação do seu computador que está fazendo este ruído intermitente pois, as vezes, pode ser confundido com ruido vindo do cooler do processador.

Tinha um computador que resolvi problema de barulho, substituindo a ventoinha da fonte que já estava com a bucha danificada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

.

Quero agradecer por todas as respostas.

Eu tenho um cooler ADM usado, dei uma limpada e coloquei ele, até agora está tudo normal, nada de barulho ou algo do tipo.

Eu acho que o assunto foi resolvido, vou esperar mais um pouco pra ter certeza.

Obrigado a todos!

 

Que bom que está funcionando em ordem :)

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa queria aproveitar o topico do manin ai pra fazer uma pergunta uso o allpcmeter um gadgets q mostra os clocks memorias temp e etc bem meu processa n faz barulho mais quase sempre fica nos 3.10mgz as vezes baixa pra 1580mz mais a maioria do tempo ta em 3.10 sera q isso faz mal?

Não há problema algum, isto é uma característica de processadores que possuem tecnologia para economizar energia elétrica quando a demanda não necessita de alto clock, fique tranquilo mas, se quiser desabilitar e manter sempre no clock máximo do processador, é só entrar no setup e desabilitar Enhanced SpeedStep technology se for Intel e desabilitar Cool in Quiet, se for AMD, também existe outros parâmetros que mantém o clock máximo do processador no setup mas, acredito que não vale a pena desabilitar, tendo em vista que estes itens visam economia de energia se o computador não estiver necessitando, além do que imediatamente na hora que é exigido, o processador vai ao clock máximo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não há problema algum, isto é uma característica de processadores que possuem tecnologia para economizar energia elétrica quando a demanda não necessita de alto clock, fique tranquilo mas, se quiser desabilitar e manter sempre no clock máximo do processador, é só entrar no setup e desabilitar Enhanced SpeedStep technology se for Intel e desabilitar Cool in Quiet, se for AMD, também existe outros parâmetros que mantém o clock máximo do processador no setup mas, acredito que não vale a pena desabilitar, tendo em vista que estes itens visam economia de energia se o computador não estiver necessitando, além do que imediatamente na hora que é exigido, o processador vai ao clock máximo.

op obg pela responta manin so fiquei curioso mesmo pretendo mexer n so kereia saber se fazia mal abrass
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!