Ir ao conteúdo

Qual linguagem usar para substituir batch?

MabioVinicios

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal, sou novo em programação, na verdade nem posso dizer que sei.

O problema é que uso um batch para me auxiliar em algumas tarefas de manutenção, faz mais de dois anos que uso ele, e sempre que queria executar de forma "personalizada" eu criava uma copia do .bat e excluia a linha que queria que não fosse executada, aí eu penssei: da pra fazer isso com variaveis, e o SE, então botei em pratica, meu projeto ficou legal e funcional.

Agora estou penssando em uma interface gráfica, porém não encontrei como fazer uma interface para a linguagem BATCH. Meu problema é saber uma linguagem compativel com os comandos do BATCH, meu interesse é desativar ou ativar recursos do windows (serviços) e instalação de programas com linhas silenciosas.

exemplo:

Para instalar o skype eu uso a linha:

if "%skype%" == "yes" (    @echo Instalando Skype 6.14.0.104start /wait Addons\Skype\Skype.msi /quiet /norestart)

gostaria de fazer isso em uma interface gráfica, de modo que eu apenas marcasse o que queria instalar ou configurar, e deixasse desmarcado o resto. =]

alguma sugestão pessoal?

Postado

Tipo InoSetup? ja utilizei ele para criar setups, mas não vejo como fazer isso com os comandos silent install, pois ficaria complicado compilar o "setup" sempre que fizer alguma atualização dos programas ou comandos, visto que esses arquivos juntos chegam facinho a 7 gb

poderia especificar melhor?

grato.

Postado

Você pode usar praticamente qualquer linguagem de programação completa, aí você vai ter que aprender a linguagem de programação e depois aprender a usar uma biblioteca de interface gráfica como QT, GTK, WxWidgets, etc. Pessoalmente eu recomendaria uma linguagem interpretada como Python ou Ruby.

Mas se você quer usar apenas isto apenas como ferramenta para administrar sistemas, talvez seja uma boa dar uma olhada no PowerShell do Windows, que é um shell como o prompt de comandos, mas bem mais desenvolvido, feito com o objetivo de facilitar a criação de scripts (*.ps1, *.ps2) para administrar sistemas windows, e permite criar interfaces gráficas usando o WinForms.

Postado

Pessoal, estava dando uma estudada em Python e não consegui achar o equicalente a chamar um programa externo em Batch.

no batch eu faria o seguinte:

start /wait programa.exe /quiet /norestart

ou

start /wait programa.msi /quiet /norestart

Alguém saberia me guiar? pois tentei de muitas formar que vi em pesquisar mas não consegui.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!