Ir ao conteúdo

Qual linguagem usar para substituir batch?

MabioVinicios

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal, sou novo em programação, na verdade nem posso dizer que sei.

O problema é que uso um batch para me auxiliar em algumas tarefas de manutenção, faz mais de dois anos que uso ele, e sempre que queria executar de forma "personalizada" eu criava uma copia do .bat e excluia a linha que queria que não fosse executada, aí eu penssei: da pra fazer isso com variaveis, e o SE, então botei em pratica, meu projeto ficou legal e funcional.

Agora estou penssando em uma interface gráfica, porém não encontrei como fazer uma interface para a linguagem BATCH. Meu problema é saber uma linguagem compativel com os comandos do BATCH, meu interesse é desativar ou ativar recursos do windows (serviços) e instalação de programas com linhas silenciosas.

exemplo:

Para instalar o skype eu uso a linha:

if "%skype%" == "yes" (    @echo Instalando Skype 6.14.0.104start /wait Addons\Skype\Skype.msi /quiet /norestart)

gostaria de fazer isso em uma interface gráfica, de modo que eu apenas marcasse o que queria instalar ou configurar, e deixasse desmarcado o resto. =]

alguma sugestão pessoal?

Postado

Tipo InoSetup? ja utilizei ele para criar setups, mas não vejo como fazer isso com os comandos silent install, pois ficaria complicado compilar o "setup" sempre que fizer alguma atualização dos programas ou comandos, visto que esses arquivos juntos chegam facinho a 7 gb

poderia especificar melhor?

grato.

Postado

Você pode usar praticamente qualquer linguagem de programação completa, aí você vai ter que aprender a linguagem de programação e depois aprender a usar uma biblioteca de interface gráfica como QT, GTK, WxWidgets, etc. Pessoalmente eu recomendaria uma linguagem interpretada como Python ou Ruby.