Ir ao conteúdo

Substituir trimpot por potenciometro.

Matthwus

Posts recomendados

Postado

Galera to com uma fonte de bacada simples aqui caseira mesmo, e ela tem como regulador de tensão um trimpot 3296, queria saber se é possível colocar um potenciômetro no lugar e qual vocês recomenda ?

Postado

A recomendação é colocar um potenciômetro de mesmo valor ôhmico do trimpot, e linear.

E como acho o valor em OHMS do trimpot ? a unida informação que tenho dele é esse numero 3296...

• Coordenador
Postado

O valor ôhmico dele vem escrito no "corpo" dele, esse descrição numérica que você passou deve ser a posição dele no esquema da fonte.

Tire umas fotos dele e coloque aqui para nós, de preferência fora da placa, ai poderemos te ajudar melhor.

Qual a marca e modelo da fonte?

Postado

O valor ôhmico dele vem escrito no "corpo" dele, esse descrição numérica que você passou deve ser a posição dele no esquema da fonte.

Tire umas fotos dele e coloque aqui para nós, de preferência fora da placa, ai poderemos te ajudar melhor.

Qual a marca e modelo da fonte?

É uma fonte feita com LT1083 de 5A.

Postado

você precisa de precisão no ajuste? se for colocar um potenciômetro pode ser que não tenha isso... se o trimpot é para regular a tensão de saida, eu colocaria um trimpot multivias, até para não ter o perigo de aumentar muito a tensão de repente e acabar queimando algo :P

• Coordenador
Postado

Posso colocar um potenciômetro de 5K no lugar ?

Sim, a diferença de tensão não será muito grande.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!