Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual Linguagem Visual Basic ou Pascal?


Lucas2052

Posts recomendados

Boa noite amigos beleza? O negocio e o seguinte eu estou com uma duvida que todos tem "qual liguagem escolher" , eu ja peguei a logica com o portugol pelo visualg então agora estou em duvida qual linguagem me aprofundar??? :confused: eu estou em duvida se começo com pascal ou se começo em visual basic iae qual opinioes de vocês pogramadores? qual escolho ou se estudo um pouco mais de logica ou se posso estudar portugol e alguma dessas linguagens de uma mesma vez? obrigado pela compreensão de todos!! Boa Noite

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu lhe recomendo não levar as opiniões alheias tão a sério neste caso, o melhor a se fazer, é estudar uma pequena parte de cada e assim decidi qual se encaixa melhor em suas necessidades. Por exemplo, eu lhe recomendaria começar por Pascal, mas ela não pode ser a 'sua cara'.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Eu lhe recomendo não levar as opiniões alheias tão a sério neste caso, o melhor a se fazer, é estudar uma pequena parte de cada e assim decidi qual se encaixa melhor em suas necessidades. Por exemplo, eu lhe recomendaria começar por Pascal, mas ela não pode ser a 'sua cara'.

Discordo.

As opiniões alheias podem ser úteis, e sim devem ser levadas a sério. Mas isso não quer dizer que tenhas que seguir estritamente as opiniões.

 

Para que perder tempo estudando uma coisa que ele nunca mais vai usar? Visual basic,  Pascal? Nada disso precisa. Ele já tem a lógica aprendida.. então não tem necessidade de se "aprofundar" em linguagens obsoletas.

 

Eu recomendaria estudar uma linguagem fácil e atual.. como:

java ( útil para desenvolvimento android)

php ( além de ser uma linguagem voltada para a web,é possível desenvolver aplicações robustas para "desktop" com o PHP-GTK

python( é possivel desenvolver ótimas aplicações com ele)

 

enfim...

 

escolha uma e vá na fé.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Discordo.

As opiniões alheias podem ser úteis, e sim devem ser levadas a sério. Mas isso não quer dizer que tenhas que seguir estritamente as opiniões.

A ideia a ser passada na mensagem anterior não foi exatamente ignorar o que as pessoas dizem. Apenas quis dizer que ele que vai ter que escolher qual a melhor linguagem para ele, pois somente ele sabe de suas necessidades atuais.

 

Mas isso não quer dizer que tenhas que seguir estritamente as opiniões.

Eu quis dizer isto, porém acabei utilizando "palavras" diferentes.

 

Até mesmo pensei em recomendar uma linguagem como C, Java, C#, porém isto depende muito do que ele exatamente quer aprender, qual o tipo de linguagem e em que quer utilizar.

 

Abraços  ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra iniciantes em programação minha recomendação é Python, é uma linguagem completa e poderosa, é multiplataforma, tem um grande "arsenal" de bibliotecas que a torna útil em diversas áreas, é bem documentada, e o que considero muito importante pra um iniciante é que ela foi desenvolvida com a filosofia de que deve ser facilmente entendida e sucinta, pra facilitar o entendimento do código por outras pessoas e agilizar a programação, além de que por ser uma linguagem interpretada permite usar um shell interativo onde você pode digitar os comandos e executa-los imediatamente, então você pode ir aprendendo e praticando, e isto também facilita muito pra fazer testes de comandos pra ver se eles funcionam como você imagina.

 

Python também ajuda o iniciante a criar boas práticas de programação dês do início de seu aprendizado ao usar a indentação do código pra direcionar o fluxo de execução dos comandos (no lugar de usar lógicas do tipo comando/fimcomando ou chaves { }, usados em muitas linguagens). E a linguagem foi dês do princípio bem documentada, e tem várias ferramentas pra facilitar a geração de documentação, por isso o exemplo foi seguido pela comunidade de programadores Python, portanto além de encontrar várias opções de bibliotecas pra as mais diversas funções, o programador também deverá encontrar documentação adequada explicando como usa-las (falta de documentação adequada costuma ser um problema relativamente comum em bibliotecas das diversas linguagens de programação).

 

 

Agora uma dica importante que posso te dar é que independente da linguagem de programação que você escolha é muito importante ser fluente em inglês, compreender bem o inglês facilita muito a sua vida em programação, pois além das linguagens de programação usarem o inglês em sua sintaxe, também é mais fácil encontrar cursos, livros, tutoriais, etc, em inglês, as documentações sempre vão estar disponíveis em inglês mas documentações em português serão mais difíceis de encontrar, e o número de pessoas que podem te ajudar e tirar dúvidas é muito maior, já que vai incluir gente do mundo inteiro que fala inglês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também seria bom saber pra que fins voce pretende programar,ver quais linguagens mais usada pra esse tema e se ela tem um bom suporte de bibliotecas pra tal.

Se quiser só aprender a programar,linguagens que abstraem mais do programador e não faz você se preocupar tanto com coisas como checagem de erros também seria bom,se gostar,depois você pode aprender outras que te dão mais controle da máquina.O importante é tentar não se acomodar só em uma,assim vai poder ver as vantagens de todas  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!