Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Temperatura Fx6300


Ir à solução Resolvido por Ellasius,

Posts recomendados

Pessoal montei faz uns 3 dias um Fx6300 é o meu primeiro AMD até hoje, desculpa pela ignorância no assunto... mas to preocupado com a temperatura dele que ta batendo fácil em 60º durante alguns jogos, e um cheiro de queimado sempre quando chega nessa temperatura, o conjunto é todo novo tirando minha fonte e Hd.

Então chequei tudo nenhum fio da fonte esquentando, o dissipador da placa mãe parece esquentar bastante comparado com o do processador, a placa de video chega a largar um vento frio. Não sei de onde tá vindo esse cheiro, se alguém tiver um Fx6300 pra comparar com o meu e me ajudar nesse esquentadinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coloque sua configuração completa!

 

 

Talvez possa ser a fonte.

 

Proc: Fx6300

Mother: Ga-970A-ds3p (O dissipador desse chip AMD970 fica fervendo é normal ?)

Mem: 1x4Gb

Vga: GTX560

Fonte: CX430 (Eu postei a configuração semana passado no topico de "FontesXConfiguração" e o pessoal disse que ela rodava isso com folga)

1xHD 500Gb + 1 Combo LG

e 2 Fans que vem com o gabinete "Haf-912"

 

Tá ai  :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Configuração bem balanceada. Talvez o cheiro de "queimado" seja porque é tudo novo e alguns componentes exalam cheiro por estarem aquecendo pela primeira vez. E 60ºC em jogos não é tão crítico para o cooler box. Só não pode passar disso constantemente.

 

Eu tenho um FX-6300 com D3P, se não me engano (risos) e uma HD 6870. Depois eu dou uma testada para ver se o dissipador esquenta mesmo.

 

Se der, compre um cooler para a CPU. Vai melhorar as temperaturas. Cooler box não é feito/ideal para jogos, especialmente para o clima brasileiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu problema é que essa Cx430 só tem 1 cabo Pci-e, então tenho que usar adaptador pra rodar a GTX560 só ai já tenho 2 de 3 molex "mortos". Eu queria colocar mais 3 Fans no gabinete pra tentar resfriar o processador e Vga.

 

Eu pensei nisso também @Contiusa, pode ser o verniz ou sei la o que da Vga esquentando e exalando esse cheiro estranho.

 

Tem algum programa que indique a temperatura da Mother ou pelo menos o Chipset? 

 

 

 

Usar isso aqui no verão vai ser um problema...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu problema é que essa Cx430 só tem 1 cabo Pci-e, então tenho que usar adaptador pra rodar a GTX560 só ai já tenho 2 de 3 molex "mortos". Eu queria colocar mais 3 Fans no gabinete pra tentar resfriar o processador e Vga.

 

Eu pensei nisso também @Contiusa, pode ser o verniz ou sei la o que da Vga esquentando e exalando esse cheiro estranho.

 

Tem algum programa que indique a temperatura da Mother ou pelo menos o Chipset? 

 

 

 

Usar isso aqui no verão vai ser um problema...

 

Use o AIDA64. Acho que tem uma versão de teste de 30 dias. É, verão é brabo! Mas o seu gabinete é bom. Em minha opinião, a prioridade é um bom cooler, e não mais ventoinhas para o gabinete. Eu acho que o TX3 custa uns 70 reais. Dá para segurar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Use o AIDA64. Acho que tem uma versão de teste de 30 dias. É, verão é brabo! Mas o seu gabinete é bom. Em minha opinião, a prioridade é um bom cooler, e não mais ventoinhas para o gabinete. Eu acho que o TX3 custa uns 70 reais. Dá para segurar.

 

 

Achei esse programa "SpeedFan" e registrei essas temperaturas logo depois de abrir um jogo.

Ta certo isso ?

post-641777-0-07984600-1400283220_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cheirar queimado não é normal não...

Os processadores da AMD são conhecidos por esquentarem bastante mesmo, mas seria melhor colocar um water cooler só por precaução...

 

Eu gosto da ideia de colocar um Water mas acho que seria um exagero, e um cooler daria menos manutenção.

 

Utilizando o AIDA64 como recomendou o amigo @Contiusa, eu descobri mesmo que esse "temp2" da imagem anterior a 80º é o North bridge como eu tinha suspeitado antes.

post-641777-0-09613500-1400289298_thumb.

 

Fugindo do assunto principal, esse North Bridge não teria porque de chegar a 80º+ com essa configuração ou teria? seria o caso da Mother estar com problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, eu fiz o teste com o meu FX-6300 e a 970A-D3P com um cooler Zalman 9900NT.

 

Eu converti um vídeo para full HD e o processador estabilizou em 70% de uso (que é bastante coisa). Depois de alguns minutos, a temperatura da CPU estabilizou em 32ºC. Eu coloquei o dedo no northbridge e estava quente, mas dá para manter o dedo sem problemas. Talvez esteja entre 45 e 50ºC (não faço a menor ideia, porque eu não sei medir a temperatura pela sensação tátil). No AIDA não aparece a temperatura do northbridge, mas a da placa-mãe fica em 40ºC. Eu achei completamente normal tanto as temperaturas quanto o northbridge como o processador.

 

Quando você coloca o dedo no northbridge, dá desconforto? Queima?

 

Sobre o water cooler, besteira. Por exemplo, o H60 custa 250,00 no Kabum. Por esse preço você compra um air cooler EVGA ACX, que é bem melhor. Só acima do H70 que os air coolers começam a perder, mas os water coolers costumam ser barulhentos e dar defeito na bomba, vazar o tubo, enfim... Mais para entusiasta que gosta de over e compra logo um H100. Mas não precisa gastar muito. Um TX3 EVO ou Hyper 212X custam entre 75 e 130 reais e são muito bons para um micro gamer que não faz over. Os dois até seguram um over, especialmente o 212X.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente a sua temperatura esta bem menor que a minha, 1 minuto depois de abrir um jogo o processador bateu em 69ºC e Nb em 80ºC como mostra na primeira imagem.

 

Utilizando a ferramenta "dedo" da pra sentir que esta realmente fervendo, não aguento mais que 3 segundos com o dedo no dissipador do NB.

 

Uma ultima pergunta @Contiusa se eu comprar (vou ter que comprar) um desses cooler que você me recomendou, isso vai influenciar na temperatura do NB? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente a sua temperatura esta bem menor que a minha, 1 minuto depois de abrir um jogo o processador bateu em 69ºC e Nb em 80ºC como mostra na primeira imagem.

 

Utilizando a ferramenta "dedo" da pra sentir que esta realmente fervendo, não aguento mais que 3 segundos com o dedo no dissipador do NB.

 

Uma ultima pergunta @Contiusa se eu comprar (vou ter que comprar) um desses cooler que você me recomendou, isso vai influenciar na temperatura do NB? 

 

Eu dei uma lida pela internet e nada indica que a temperatura do northbridge vai esfriar com o CPU cooler. Mas pode ajudar, porque se o cooler box não estiver dando conta do recado, a parte de cima do gabinete fica muito quente. O northbridge também é responsável pela tensão da CPU (pelo que tudo indica), então, pode ser que o CPU cooler melhore as temperaturas do northbridge, não sei.

 

Mas o pessoal diz que os northbridge do chipset 9XX são quentes mesmo. O mais importante agora é baixar a temperatura da CPU. Se o northbridge continuar muito quente, você pode colocar uma ventoinha em cima dele. É o que o pessoal faz.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Solução

Demorei mas Voltei...

 

Comprei e já instalei este cooler Hyper Tx3 e uma Arctic Mx-2 e o resultado foi excelente. Rodando o mesmo jogo em que as temperaturas do processador chegavam a quase 70ºC e NB chegava a 80ºC, hoje ele não passa de 35º~40ºC e NB fica na casa dos 50ºC. 

 

post-641777-0-63226800-1401556366_thumb.

 

 

Resumindo, esse Tx3 ajudou de alguma forma a resfriar o NB também, parece que eu posso colocar outra Ventoinha no lado oposto dele alguém confirma isso ?

 

Obs.: Nem sinal do cheiro de fio queimado, por enquanto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!